Educar é Semear

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sábado, 7 de janeiro de 2012

Folclore


 
O que é Folclore?
       A formação Artística divide-se em duas correntes a Erudita: de Caráter acadêmico, são as Artes Plásticas Propriamente ditas: Pintura,Escultura, Arquitetura ,Teatro , Musica e Dança . E manifestações que expressão elementos artísticos sem influência acadêmica,são tradições culturais transmitidas na grande maioria das vezes de forma oral , é o Popular: manifestações folclóricas como: Danças, Musicas, Religião, Festas, Brincadeiras infantis , Típicas, superstições, lendas, mitos dentre outras.

      O Folclore é : O conjunto de manifestações de caráter popular  de um povo, ou seja é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas  de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam).
O folclore varia bastante de um Pais para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil  o folclore foi resultado da união da Cultura a partir da miscigenação de três povos (Europeu, Africano, Ameríndio ). O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido as influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada, por exemplo, no Nordeste na zona Litorânea as presenças das influências indígenas, Portuguesas e negra são que quase igualadas, já mais para  o Sertão a presença da Cultura negra não é muito marcante como no litoral .
      Lembrando que as manifestações folclóricas brasileiras, na sua grande maioria são manifestações de caráter de um povo mestiço, ou seja, sofrem influência de diversas raças,mas apresenta características próprias e que também a grande maioria são manifestações completas em caráter artístico pois possuem elementos do Teatro, Dança, Musica e Artes Plásticas.

O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Donde fica agosto consagrado ao Folclore. Cultura, antropologicamente, é tudo aquilo que o homem faz, material e não materialmente, excluídas as necessidades fisiológicas. Também de difícil conceituação é a palavra povo. Aqui deve ser tomado como todos os participantes de uma comunidade. Folk-Lore, por ser formado de termos de duas línguas diferentes, leva a equívocos. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume. Pode-se afirmar: Folclore é o saber vulgar do povo. Não transmitido através de escolas e nem de livros e sim por imitação ou por força de tanto ver e ouvir.
 
Para ser determinado como Fato inteiramente folclórico:
a)        ser transmitido oralmente, de boca em boca, e não por meios eletromecânicos, como rádio, disco e livro.
b)          ser social, praticado por muitos e não por uma só pessoa.
c)          ser espontâneo, livre. Quando o professor dá um provérbio para ser analisado sintaticamente pelos alunos, aí não há o fato folclórico. já quando dito pelo mesmo professor ou pelos anos, espontaneamente, para explicar ou justificar um fato, nesse caso há o fato folclórico.
d)          ser anônimo, não se conhece o autor de superstição,de uma dança popular, de um provérbio ou adivinhas
 
 





Tema: folclore
 
O tema folclore permite diversos direcionamentos durante as reflexões. Seguem algumas manifestações em sala:
Questionando sobre a origem das lendas:
“... Não havia iluminação nas ruas, e acho que nem ruas, então para proteger as pessoas para não serem atacadas por animais, ou mesmo se perderem, os mais velhos inventavam histórias para dar medo e desencorajar as pessoas. Quem sairia a noite sabendo que poderia ser atacado por uma mula-sem-cabeça?  Hoje, poucas pessoas acreditam, mas é uma história interessante e continuam a contar, é uma maneira de cultivar a lembrança de antigamente... Hoje em dia, os mais velhos ainda tentam controlar e proteger as pessoas e para isso usam o celular...”
Questionando sobre Plantas medicinais
“... Quando a pessoa está com dor ela procura um jeito de melhorar, muda de posição, toma água, qualquer coisa. Então alguém ficou com diarréia perto de uma goiabeira, não tinha nada para fazer, aí comeu a folha e melhorou. Contou para as pessoas que folha de goiabeira é bom para curar diarréia. As pessoas foram contando para os outros e hoje as pessoas tomam chá, que folha de goiabeira, que é melhor que comer a folha”.
 
Flexibilidades  que o folclore permite:
·         Através do tema “Folclore”, estamos trabalhando em:
·         Experiências com horta e  reciclagem.
·         Resgate de fatos da vivência dos alunos, desenvolvendo escrita, leitura e interpretação, através de cantos, trava-línguas, lendas, adivinhas. 
·         Situando geograficamente as diferentes culturas nas regiões brasileiras, além de estudar os modos de vida dos povos.
·         A importância da troca de conhecimentos através da comunicação (Projeto Rádio).
·         Em educação artística a professora ensina a confecção de brinquedos e peças artesanais de lendas e costumes (bumba-meu-boi).
·         Em educação física desenvolvem coordenação, organização, respeito às regras, socialização, através de jogos e brincadeiras.
 
No evento da Feira Cultural/2007 faremos exposição dos trabalhos que realizamos.
 

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