Educar é Semear

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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Educação Ambiental


                                           Educação  Ambiental   

A educação ambiental, uma vez implantada, proporcionará à criança a oportunidade de manter um contato profundo com a natureza, ambientando-as às condições naturais que o mundo oferece em seu habitat.

2- JUSTIFICATIVA

A natureza é o bem mais precioso que o homem tem pois é dela que ele tira a sua sobrevivência. È por este motivo que a geração atual tem que começar a ensinar as gerações futuras como se deve preservar e minimizar a ação negativa que desagrega e destrói as nossas riquezas naturais.É por isto que as escolas tem que começar a orientar suas crianças desde a pré-escola, para que elas já cresçam pensando em preservar o meio-ambiente e respeitando as leis da natureza.Para se fazer um estudo ligado à área de meio-ambiente não precisa de muitos recursos financeiros e sim boa vontade, pois com cartilhas educativas e a boa vontade de professores que sejam orientados para tal, com certeza o assunto será tratado de maneira fácil e esclarecedora.Para tanto, justifica-se a necessidade de se fazer um trabalho voltado para despertar o interesse das crianças, para que elas possam fazer descobertas que contribuam para o enriquecimento do saber e para a preservação do meio em que vivem, e assim, cresçam conscientes para não destruir o mundo que as rodeiam.

2.1- Situação Problemática
A atual política ambiental no mundo é um exemplo da situação crítica pela qual passam os programas de preservação do meio-ambiente. O avanço da tecnologia tem alcançado o nível de exagero fortemente influenciado pelo entusiasmo no âmbito científico. Polêmicas não ficam a parte das questões que envolvem a educação ambiental. Se de um lado a opinião pública enfatiza que medidas penalizadoras sejam aplicadas aos agentes poluidores, por outro lado, o fato de se introduzir na legislação as respectivas penalidades, podem representar que os poluidores recorram e tenham o direito de poluir.A ausência de projetos governamentais que procurem ver as questões ambientais com mais intensidade e implante nas escolas disciplinas que orientem e eduquem as crianças a partir das primeiras séries do ensino fundamental é uma questão básica a ser discutida.Eis que diante dessas questões surge a formulação do seguinte problema: - Existem políticas educacionais que procurem orientar as crianças e adolescentes a respeito da importância do meio-ambiente?

3- CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO

Os órgãos do Governo ligados as áreas da natureza, como por exemplo os Ministérios da Agricultura, do Meio-ambiente, o Ibama, as Secretarias ligadas a estas áreas, e ainda uma união com o Ministério da Educação, pois estes são os que poderiam esclarecer e ajudar as escolas no processo de implantação de projetos ligados à preservação da natureza e à educação infantil/ambiental.

O estudo deve ser aplicado em todas as escolas públicas e particulares de todos os Estados e Cidades brasileiras, sem exceção, pois a preocupação em preservar o meio ambiente é uma questão que envolve todos os brasileiros.

4- OBJETIVOS

4.1-Objetivo Geral

Mostrar a importância da educação ambiental para o processo de formação de crianças e adolescentes no que diz respeito das questões ecológicas abordadas nas escolas.
4.2-Objetivos Específicos
4.2.1- Implantar desde a educação infantil um programa que procure tratar as questões ambientais;
4.2.2-Relacionar os problemas causados pela degradação do meio-ambiente;
4.2.3-Estudar os diversos fatores causadores da poluição na cidade e no campo;
4.2.4-Utilizar métodos que procurem na prática integrar criança-escola, natureza e sociedade.
5- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este capítulo tem como objetivo apresentar os conceitos que descrevem a teoria necessária para fundamentar o presente estudo. Para tal, serão citados alguns autores os quais guiarão as discussões no que diz respeito à educação ambiental implantada nas grades curriculares das escolas que trabalham com educação infantil. Portanto, serão utilizados livros que servirão como material de apoio, tratando diretamente da educação ambiental e infantil, podendo orientar e inspirar trabalhos nesta área.
TEMA:
O lixo no Meio Ambiente

2. PROBLEMÁTICA:

De que maneira podemos criar atitudes de conscientização nas crianças pequenas em relação ao lixo jogado no meio ambiente.

3. JUSTIFICATIVA:

O lixo faz parte da relação entre homem e natureza, sendo assim percebemos que, se ele não for destinado ao seu lugar corretamente estaremos cada vez mais, poluindo e degradando de forma irresponsável o meio ambiente, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.
4. OBJETIVO GERAL:
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente, na qual valorize de forma acentuada a destinação do lixo em recipientes adequados.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Conhecer o lixo que fabricamos;
• Desenvolver noções de cuidados e preservação da natureza;
• Explorar os materiais recicláveis;
• Relacionar lixo com a natureza;
• Adquirir conhecimento referente a materiais recicláveis;
• Incentivar a separação do lixo;
• Compartilhar possibilidades de transformação do lixo;
• Estimular o ato criativo através de materiais recicláveis;
• Conhecer as cores que classificam cada tipo de lixo (orgânico, plástico, metal, papel)
• Reconhecer os lixos que produzimos em sala;
• Identificar áreas poluídas onde lixos estejam pelo chão;
• Estimular a separação de materiais recicláveis;
• Construir brinquedos com materiais recicláveis;
• Conscientizar sobre a importância de separar os materiais recicláveis;
6. PROCEDIMENTOS:
- Pesquisas - internet
- Conhecimentos prévios sobre o lixo;
- Conversações e trocas de experiências nas rodas de conversa;
- Divulgação de informativos referente ao reaproveitamneto de materiais reciclávies;
- Campanha do reaproveitamento de materiais reciclávies;
- Elaboração de brinquedos;
- Reciclando papel;
- Construir Lixeiras com materiais reutilizáveis para o depósito de papel e de plástico.


7. FUNDAMENTAÇÃO:

Sabemos que o lixo faz parte de nossa sociedade e portanto devemos produzí-los com muita cautela pois a natureza precisa ser preservada e para isso precisamos nos conscientizar de que os bens retirados dela precisam ser melhor aproveitado e reaproveitado para assim consequentemente reduzir a produção de lixo em nossa sociedade. Segundo a publicação da Coordenação geral de Educação Ambiental (COEA) em seu Registro de projetos de Educação Ambiental na escola, p.14 . “A consciência de que a atuação sobre o meio ambiente não pode estar restrita ao âmbito a mera ação técnica” e sim a qualquer atitude que nos leva a refletir sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. E cada um de nós precisa minimizar de forma controlada um pouco dos problemas ambientais que existem em nossa comunidade, ex.: lixo nas ruas, materiais recicláveis misturados a lixos não recicláveis e isso depende basicamente, de cada um de nós fazer sua parte. E ao reaproveitar através da reciclagem os produtos utilizados em nosso cotidiano estaremos economizando um pouco dos recursos naturais e dessa forma, minimizando a ocorrência de impactos ambientais e sobre tudo reaproveitando os lixos para assim produzir menos lixos. Segundo José Silva Quintas no Ciclo de palestras sobre meio ambiente da Secretaria de Educação Fundamental realizado em – Brasília em 2001, neste sentido


“[...] à educação ambiental caberia, principalmente, promover a mudança de comportamento do sujeito em sua relação cotidiana e individualizada com o meio ambiente e os recursos naturais, objetivando a formação de hábitos ambientalmente responsáveis no meio social.” (QUINTAS, José Silva, p.41,2001)Sendo assim acreditamos que o ato de reaproveitamento do lixo é acreditar que o lixo não é lixo e sim fonte de reutilização de recursos para a transformação do lixo num bem comum para a sociedade. E portando o ato de reciclar deve estar permanentemente incluído em nossas vidas para assim conseguirmos resguardar um pouco dos recursos retirados da nossa própria natureza.

8. CRONOLOGIA:

Este projeto será realizado no primeiro e segundo semestre deste ano.

9. REFERÊNCIAS
Ciclo de palestras sobre meio ambiente / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília MEC ; SEF, 2001, 56 p.
Publicações sobre projetos ambientais. Secretaria de Educação Fundamental/Coordenação-Geral de Educação Ambiental- COEA - Brasília MEC ; SEF,

10. AVALIAÇÃO

- Avaliação durante o projeto;

- Avaliação da situação anterior;

- Situação atual;

- Culminância.

Ao término do Projeto estaremos realizando uma exposição de materiais que podem ser reaproveitados e transformados num bem comum 

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde. Vi o seu blog e gostei muito. Morei uns 10 anos no sul da Bahia, em Ilhéus e outras cidades vizinhas. Tive oportunidade de acompanhar um trabalho junto à CEPLAC, que se preocupava com a preservação e conservação da Natureza. Daí, comecei a me preocupar com o tema e hoje após aposentar-me em 2003, passei a produzir Sabão Ecologicamente Correto. O Sabão Lev, que é totalmente biodegradável e obedece a todos os parâmetros de um sabão 100% Ecológico. Procure no google, no youtube, comprove e conheça todo o processo de fabricação de um sabão artesanal e totalmente ecológico. veja: “Sabão Ecológico LEV”. Nosso contato é romulobc48@yahoo.com.br. Contate-nos. Agradecemos a atenção veja
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