sexta-feira, 1 de março de 2013

Dislalia:Definição à Intervenção

Algumas causas da dislalia: 
-alteração ou má formação do órgão fonador ou auditivo. 
-Cada pessoa é única e traz consigo uma série de elementos que a identificam. Isso não quer dizer que existindo dificuldades vamos deixá-las como estão, elas precisam ser analisadas e superadas. Sempre que isso é feito há crescimento na forma de entendermos e ajudarmos aos outros. 
-No ambiente escolar podemos enumerar vários exemplos de circunstâncias que ocorrem e podem ser auxiliadas com a parceria dos pais, uma deles é a dislalia. Quando as crianças em seus primeiros anos de vida começam a falar, geralmente têm dificuldades em pronunciar certas letras e até mesmo fonemas por estarem num processo de aprendizagem da fala e experimentação de sons diferentes. Tudo isso é completamente normal. No entanto, quando essa forma de falar perdura após os quatro anos de idade, os pais e aqueles que convivem com a criança precisam ficar atentos. É essencial que a criança seja levada a um especialista para diagnosticar o que está acontecendo. 
Mas, o que é dislalia?
É uma dificuldade que as pessoas podem apresentar na articulação das palavras, omitindo, substituindo ou trocando letras. E então, como encaminhar essa criança para um especialista? Em primeiro lugar o pediatra deve ser acionado, pois já acompanha o desenvolvimento físico, e pode conduzir para os profissionais corretos, que iniciarão um tratamento para superar essa dificuldade que, muitas vezes, pode estar ligada a processos simples. Profissionais que podem ajudar nesse tratamento são: fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores ligados à criança e psicólogos. 
Algumas causas da dislalia: alteração ou má formação do órgão fonador ou auditivo, distúrbios do sistema nervoso central, hereditariedade, imitação e até mesmo alterações emocionais. Na fase escolar a criança pode apresentar dificuldades na escrita, refletidas pela dislalia. Como já dizia aquele famoso ditado: como falo, escrevo. 
Pai e mãe podem ajudar quando seu filho tem o diagnóstico da dislalia, para isso:
-repita somente a forma correta das palavras e não complete as frases da criança, ela precisa fazer suas tentativas;
- articule bem as palavras para que seu filho perceba as diferenças;
- fique atento e verifique se seu filho tem alguma dificuldade relacionada a audição e/ou visão;
- acompanhe o tratamento de seu filho no ambiente escolar, e esteja sempre pronto a auxiliar;
- você será a ponte entre a escola e os profissionais especializados no tratamento, portanto, acompanhe todo o processo como parte integrante dele, não apenas como um mero expectador. 

Atividades que  auxiliam as crianças com suspeita ou diagnóstico de Dislalia:
As fichas ou cartelas ilustradas têm inúmeras aplicações. Com elas, o professor pode trabalhar a linguagem e a pronúncia das palavras de forma interessante e lúdica. Estas atividades podem auxiliar alunos com dislalia, gagueira, assim como incentivar uma pronúncia correta, enriquecer o vocabulário da turma, a imaginação, criatividade etc.

Abaixo, algumas sugestões de atividades com as fichas ilustradas:

.Sentados em círculo, o professor mostra uma ficha e pede que pronunciem o nome do desenho mostrado. Numa conversa informal, incentiva a pronúncia correta, sem intimidar quem errou, apenas repetindo da forma certa a pronúncia.

.Sentados em círculo, fichas ilustradas embaralhadas no centro, o professor pede que cada um retire uma carta e não mostre aos colegas. Em seguida, um a um, devem fazer a mímica dos desenhos ou ilustrações que pegaram e os demais tentarão adivinhar. Ou seja, sem perceber, a criança estará pronunciando vários nomes e palavras, na tentativa da adivinhação. O professor deve ficar atento e incentivar a pronúncia correta dos nomes;

.Sentados em círculo, cada um apanha uma carta. Uma criança começará uma história a partir da carta que pegou e os demais devem continuar a história, sempre incluindo o nome do desenho ou ilustração que está em seu poder. Por exemplo: Augusto pega a carta de um cachorro: "Era uma vez um cachorro". se Augusto pronunciar "tachorro", deve ser incentivado a pronunciar novamente, sem no entando, desejar resultados imediatos. É preciso ir com paciência para não causar constrangimento e apelidos. Paulo dará continuidade: "Era uma vez um cachorro e ele encontrou um gatinho...". Assim sucessivamente, cada qual deve acrescentar algum novo fato à história, até que tenham um final. Em classes cuja faixa etária 
permita, pode ser feito o registro do texto por parte dos alunos.

Atividades dirigidas e práticas:
soprar algodão ou vela usando canudinho; encher balão; estalar a língua imitando o trote do cavalo; tocar música no pente revestido de papel fino, recitar versos; cantar músicas; falar trava-línguas. 
CONCLUSÃO:
A Dislalia constitui um grupo numeroso de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. No primeiro caso, resultam da malformações ou de alterações de inervação da língua, da abóbada palatina e de qualquer outro órgão da fonação. Encontram-se em casos de malformações congênitas, tais como o lábio leporino ou como conseqüência de traumatismos dos órgãos fonadores. Por outro lado, certas Dislalias são devidas a enfermidades do sistema nervoso central.
A Dislalia, troca de fonemas (sons das letras), pode afetar também a escrita. Na prática o personagem Cebolinha, de Maurício, é um exemplo de criança com Dislalia. Ele troca o som da letra R pelo da letra L.
Alguns fonoaudiólogos consideram que a Dislalia não seja um problema de ordem neurológica, mas de ordem funcional. Segundo eles, o som alterado pode se manifestar de diversas formas, havendo distorções, sons muito próximos mas diferentes do real, omissão, ato em que se deixa de pronunciar algum fonema da palavra, transposições na ordem de apresentação dos fonemas (dizer mánica em vez de máquina, por exemplo) e, por fim, acréscimos de sons. 
Crianças com perdas auditivas leves e moderadas também costumam ter Dislalia, fazendo trocas de alguns fonema, como por exemplo, "t" por "d", "f" por "v", "p" por "b", "q" por "g". Muitas destas crianças, principalmente se estão em fase de alfabetização, apresentam também trocas na escrita. Este tipo de aluno costuma ser desatento na escola, porque tem dificuldade de ouvir a professora. A mãe costuma queixar de que a criança com perda auditiva não atende quando é chamado e/ou ouve o aparelho de som ou a televisão alto demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário