Lembre-se da importância do registro
diário da rotina do dia na lousa (Contrato pedagógico).
1º dia – Dar boas vindas/ recepção
Apresentação
do professor
- Apresentação
dos alunos/ Quem sou eu?
- Dinâmica
para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembrá-los
que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo,
escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
- Falando de
boas maneiras, filas organizadas etc...
- Recreio,
como se comportar?
- Dar importância
à leitura diária desde o 1º dia de aula.
Para as 1ª series:
- O
acolhimento afetivo é fundamental.
- Conhecer a
escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
- Dar
importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas,
bem como a leitura pelo professor.
2º dia - Um pouco
de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
- Boas
maneiras, sempre!
- E os
aniversariantes do mês?
- Hora da
leitura
- Onde
vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
- Dar início a
construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível
da classe.
3º dia - Lembre-se
de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
- Cuidar do
patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
- Reforçar
bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
- O que posso
fazer para conservar a escola sempre bonita.
- Música do patrimônio
(Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto
Tome cuidado
Olhe a
limpeza 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.
4º dia - Reforçar
aulas anteriores.
- Retomando:
Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
- Eu e minha
família – montar a árvore Genealógica.
- Dinâmica da
boneca:
- Cada criança
recebe uma folha sulfite e a professora vai falando como deverão desenhar ex: A cabeça
é um quadrado,
- a boca
uma banana,
o nariz um garfo,
- um olho é um
coco,
- o
outro um botão,
- o pescoço
uma escada,
- a barriga um
travesseiro,
- um braço um
guarda chuva,
- o outro uma
colher,
- uma
perna é um objeto pesado,
- o outro um
objeto leve. Etc...
- A criança
devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
- Conversar
sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
- Como estão
as normas de convivência da nossa sala?
- Escolhendo o
representante da classe e seu vice,
5º dia - Retomando
aulas anteriores.
- Um pouco de
cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajudá-lo?
- A escola faz
parte do nosso meio ambiente?
- O que é meio ambiente?
- Como
proteger o meio ambiente?
-
Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania
praticado pelo beija-flor?
Era uma vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz. Ao amanhecer de
um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande
incêndio.
Eis que, naquele momento, uma cena
muito estranha acontecia. Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu
pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. O elefante,
admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor:
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?
Não está vendo que não vai
conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo! E o
beija-flor responde:
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo aminha parte!Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
Lembre-se sempre: Você faz a diferença!!!
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo aminha parte!Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
Lembre-se sempre: Você faz a diferença!!!
-
- Direitos e
deveres do aluno.
- Hino
nacional todas as 6ª feiras.
Leia
a história a seguir e depois responda às questões.
Chapeuzinho
Vermelho ficou grande.
Nilce
Ferreira
Chapeuzinho Vermelho cresceu. Mas continuavam chamando-a de Chapeuzinho Vermelho,
apesar de agora não usar capuz e sim capacetes de todas as cores: Amarelo,
verde, azul, laranja, preto, tinha até cor de rosa com bolinhas brancas.
Obrigava sua mãe a comprar um novo,
todas as vezes que iam as compras, pois fazia coleção.Mas seu preferido mesmo
ainda era aquele vermelho, presente de sua querida e amada vovozinha.
Sua vida era muito boa: pela manhã ia à escola, à tarde ouvia música,
lia livros, ajudava sua mãe nos pequenos afazeres domésticos, como, dar milho
às galinhas e molhar as plantas.Os capacetes, ela os usava na moto que recebera
de presente de aniversário.
E estava felicíssima. Combinava os capacetes com sua roupa, claro que
não era uma moto daquelas grandes e bem equipadas. Era uma moto simples, mas
VELOZ.
Com ela ia à escola, pois sua casa ainda ficava no meio da floresta e a
estrada era de terra.Sua mãe pensou ser mais seguro do que chapeuzinho ir a pé.
Além de chegar mais rápido, não ficaria se distraindo pelo caminho,
colhendo flores e pedrinhas e nem conversando com estranhos. Cada dia que
passava Chapeuzinho ficava mais craque na moto.
Cada manhã saía com um capacete, é claro, diferente.Como toda garota,
tinha um espírito aventureiro e era muito esperta e corajosa.Certa tarde, sua
mãe pediu que fosse até a casa da vovó levar um bolo de chocolate e suco
de laranja, pois estava um pouco
resfriada.Chapeuzinho pegou um capacete e a cesta rápido, ligou sua moto e
partiu. Nem ouviu quando sua mãe gritou:
__ Cuidado com a estrada, vai
devagar.Logo Chapeuzinho estava na estradinha que levava à casa da vovó. Ia
feliz, apreciando a paisagem e pegando um ventinho gostoso no rosto.De repente,
a moto engasgou. Vocês sabem que todos os veículos a gasolina precisam dela
para andar.
Felizmente, acabar o combustível não acontece de uma hora para outra.No
painel há um relógio que avisa o dono quando está precisando abastecer.Mas, às
vezes, uma moto pode perder inesperadamente sua velocidade e parar, quando seu
dono é bastante distraído e se esquece de olhar que o combustível acabou.
E foi exatamente isso que aconteceu
naquela tarde ensolarada. No meio da floresta a gasolina acabou.
Chapeuzinho e sua moto estavam paradas
próximas ao lago, sem nenhum posto de gasolina por perto.Quando Chapeuzinho
estava chutando sua moto, tentando em vão ligá-la, estacionou ao seu lado uma
grande moto “Harley Davidson”, toda preta, fazendo um barulho muito alto:
RUM... RUM... RUM...
Lá estava o lobo mal sentado em cima
daquela máquina, de todo tamanho. E perguntou:
__Onde você está indo, linda menina?
__ À casa da minha avó; por quê? __
respondeu Chapeuzinho, sem muita paciência.O lobo querendo conquistar a menina
e se fazendo de bonzinho, ofereceu ajuda.
__ Deixa eu tentar consertar, menina.
Mas antes me diga, onde é que mora sua querida vovozinha?Chapeuzinho parou e
com a cara vermelha de raiva, disse:
__É o lobo
mal, não é? E está cansado de saber onde mora minha avó.
Vou falar pela última vez, hem? Fica detrás
daquele morro, é toda branca de portas e janelas amarelas.Falando isso,
entregou sua moto ao lobo Enquanto ele estava envolvido com o defeito,
Chapeuzinho deu um pulo em cima da “Harley Davidson” e saiu em disparada pela
floresta.
__Vou pegar você! __ Gritou o lobo mal,
furioso.Chapeuzinho chegou primeiro à casa da avó. Foi entrando e falando:
__Levante
dessa cama. Vamos nos esconder. O Lobo Mal deve chegar logo.As duas ficaram
dentro do armário com uma vassoura na mão, e Chapeuzinho logo telefonou para o
zoológico, pedindo socorro.Logo depois, o Lobo chegou cansado e bufando de
tanto correr e, de barriga vazia, morrendo de fome.Não bateu.
Arrebentou
a porta e partiu em direção à cama da vovozinha. Chapeuzinho Vermelho, muito
esperta, havia colocado algumas almofadas embaixo das cobertas, para enganar o
Lobo.
Quando o
Lobo se jogou na cama, as duas partiram para cima dele, cada uma com uma
vassoura e começaram a bater com o cabo na sua cabeça com todas as suas forças.
Quando os
homens do zoológico chegaram, as duas já tinham vencido o lobo com tantas
vassouradas.Ele estava chorando no chão, pedindo para ser levado ao zoológico e
tentava se desculpar:
__Eu só
queria devolver a moto. __ Ia dizendo baixinho, enquanto a cabeça parecia estar
com a maior enxaqueca do mundo.Dizem que até hoje o Lobo está muito bem
obrigado, vivendo no zoológico, e não quer nem ouvir falar de Chapeuzinho
Vermelho. Aliás, ele até virou vegetariano.
Após a leitura
do texto, responda:
1) Que
características são comuns à chapeuzinho vermelho na história original e na
história atual?
Usavam enfeites na cabeça que combinavam com sua
roupa, apreciava a natureza nas duas histórias, era muito prestativa e amorosa,
corajosa e esperta.
2) Que
diferenças são possíveis perceber na chapeuzinho menina e na chapeuzinho
crescida? cite duas diferenças.As diferenças são que “chapeuzinho menina”
usava um chapeuzinho de tecido vermelho e a “chapeuzinho crescida” usava
capacete, a “chapeuzinho menina” andava a pé e a “chapeuzinho crescida” andava
de moto.obs: professor, outras diferenças poderão ser registradas pelas
crianças. será necessário verificar se elas estão de acordo com o texto.
3) Na
história original como é o encontro do lobo com chapeuzinho vermelho?
Na história original o encontro do lobo com a
chapeuzinho acontece em uma parte da floresta onde há muitas
flores e ele se faz de bonzinho e engana a menina indo à casa de sua avó pelo
caminho mais curto.
4) Escreva
como é o encontro desses dois personagens no texto apresentado.Nessa
história, o encontro com o lobo com chapeuzinho acontece em uma
estrada e os dois estavam “pilotando” uma moto. a moto da menina
estava com defeito e ele ao se aproximar não consegue enganá-la, pelo
contrário, ela é quem o engana e vai rapidamente para a casa de sua avó.
5) Na história
atual, a autora revela uma rotina de atividades importantes e necessárias na
vida de chapeuzinho vermelho.
Retire do texto as atividades que chapeuzinho faz
em um dia e depois registre se há semelhanças ou diferenças entre a rotina dela
e a sua.
rotina de chapeuzinho vermelho (retire do
texto):rotina de chapeuzinho:“pela manhã ia à escola, à tarde ouvia música, lia
livros, ajudava sua mãe nos pequenos afazeres domésticos, como, dar milho às
galinhas e molhar as plantas”semelhanças e diferenças entre sua rotina e a
dela:rotina pessoal (cada criança deverá escrever coisas que fazem parte de sua
rotina, semelhanças e diferenças.)
6) Releia o
trecho abaixo:
Logo chapeuzinho estava na estradinha que levava à
casa da vovó. ia feliz, apreciando a paisagem e pegando um ventinho gostoso no
rosto.
Identifique as palavras desse trecho que estão no
diminutivo:as palavras que estão no diminutivo são: chapeuzinho, estradinha e
ventinho.explique o efeito que o diminutivo provocou no sentido de cada palavra
no texto.
chapeuzinho dá ideia de
carinho, delicadeza, afetividade.
estradinha dá ideia de
estrada pequena, estreita, estrada de interior.
ventinho da ideia de que
havia um pouco de vento que refrescava o rosto da menina. pequena quantidade de
vento.
7) O final da história original também se difere
dessa história.que diferenças você consegue registrar, em relação ao final das
histórias: “chapeuzinho vermelho” e “chapeuzinho vermelho ficou grande”?Na
história original, chapeuzinho é enganada pelo lobo que diz ser sua avó e
depois é devorada pelo animal que demonstra muita gula. depois de algum tempo é
retirada da barriga do lobo por um caçador. nessa história o lobo é quem é
enganado e a menina esconde- se no armário com sua avó e “pegam” o lobo de
surpresa no momento em que ele entra em casa.
8) No
final da história, o lobo tenta justificar o motivo pelo qual ele teria ido à
casa da vovó.Qual é essa justificativa?o lobo diz que só queria devolver a
moto para a menina
9) a) procure o
significado da palavra vegetariano no dicionário. registre-o
nas linhas a seguir de acordo com o sentido do texto.vegetariano quer
dizer: aquele que faz uso de alimentos vegetais.
b) explique a frase: “aliás, ele até virou
vegetariano.”
de acordo com a história, o lobo ficou traumatizado
com a experiência vivida, quando tentou devorar a vovozinha de chapeuzinho.
desde então não quer mais saber de se alimentar de carne, só com vegetais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário