quarta-feira, 23 de maio de 2012

SUGESTÕES PARA A 1ª SEMANA DE AULA




Lembre-se da importância do registro diário da rotina do dia na lousa (Contrato pedagógico).

1º dia – Dar boas vindas/ recepção
          Apresentação do professor
-         Apresentação dos alunos/ Quem sou eu?
-         Dinâmica para interação/socialização. Quais são seus desejos para este ano? (lembrá-los que seus desejos podem estar em suas mãos). (desenhar a mão e em cada dedo, escrever um desejo ou árvore registrando em suas folhas.)
-         Falando de boas maneiras, filas organizadas etc...
-         Recreio, como se comportar?
-         Dar importância à leitura diária desde o 1º dia de aula.

Para as 1ª series:

-         O acolhimento afetivo é fundamental.
-         Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los.
-         Dar importância a: brincadeiras, faz de conta, músicas, o desenho e historinhas, bem como a leitura pelo professor.

2º dia   - Um pouco de conversa faz bem. Aprender a falar um de cada vez.
-         Boas maneiras, sempre!
-         E os aniversariantes do mês?
-         Hora da leitura
-         Onde vivemos? Explorar bem: O Planeta Terra, Eu e o meio ambiente/desenhe.
-         Dar início a construção das Normas de convivência, que devera estar fixada em lugar visível da classe.

3º dia   - Lembre-se de que os 1º dias serão decisivos para o decorrer do ano, seja firme.
-         Cuidar do patrimônio escolar faz parte do meu dia a dia.
-         Reforçar bem: quem faz a escola somos nós, somos responsáveis por ela.
-         O que posso fazer para conservar a escola sempre bonita.
-         Música do patrimônio (Chapeuzinho Vermelho)
Uma escola limpa é bem diferente
Ela é bonita e faz bem pra gente
Se você é limpo você e esperto
Todo vai querer você por perto

Tome cuidado

Olhe a limpeza                 2 vezes
Uma escola limpa
É sempre uma beleza.

4º dia   - Reforçar aulas anteriores.
-         Retomando: Quem sou eu?/ dados pessoais – registrar/desenhar.
-         Eu e minha família – montar a árvore  Genealógica.
-         Dinâmica da boneca:
-         Cada criança recebe uma folha sulfite  e a professora vai falando como deverão desenhar  ex: A cabeça é um quadrado,
-          a boca uma banana,
        o nariz um garfo,
-          um olho é um coco,
-          o outro um botão,
-          o pescoço uma escada,
-          a barriga um travesseiro,
-          um braço um guarda chuva,
-          o outro uma colher,
-          uma perna é um objeto pesado,
-          o outro um objeto leve. Etc...
-         A criança devera escolher um nome, onde ele vive e o que come.
-         Conversar sobre o respeito as diferenças, enfocando os diferentes desenhos que fizeram.
-         Como estão as normas de convivência da nossa sala?
-         Escolhendo o representante da classe e seu vice,

5º dia   - Retomando aulas anteriores.
-         Um pouco de cidadania: O outro em nossa vida. O que posso fazer para ajudá-lo?
-         A escola faz parte do nosso meio ambiente?
-         O que é meio ambiente?
-         Como proteger o meio ambiente?
-        
 Leitura da fabula do beija-flor. Pergunta: Qual foi o ato de cidadania praticado pelo beija-flor?
   
         Era uma vez uma floresta encantada, onde todos os animais viviam em paz. Ao amanhecer de um certo dia, todos os animais começaram a correr,fugindo de um grande incêndio. 
       Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia. Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. O elefante, admirado com tamanha coragem, chega e pergunta ao beija-flor: 
- Seu beija-flor, o senhor está ficando louco?
       Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água?Fuja enquanto é tempo! E o beija-flor responde: 
- Sei que apagar este incêndio não é problema só meu.Eu apenas estou fazendo aminha parte!Esta floresta é meu lar, e não se abandona um lar antes de lutar para salvá-lo!
 
Lembre-se sempre:
 Você faz a diferença!!!
-      
-         Direitos e deveres do aluno.
-         Hino nacional todas as 6ª feiras.





 Leia a história a seguir e depois responda às questões.

Chapeuzinho Vermelho ficou grande.
   Nilce Ferreira

      Chapeuzinho Vermelho cresceu. Mas continuavam chamando-a de Chapeuzinho Vermelho, apesar de agora não usar capuz e sim capacetes de todas as cores: Amarelo, verde, azul, laranja, preto, tinha até cor de rosa com bolinhas brancas.
Obrigava sua mãe a comprar um novo, todas as vezes que iam as compras, pois fazia coleção.Mas seu preferido mesmo ainda era aquele vermelho, presente de sua querida e amada vovozinha.
      Sua vida era muito boa: pela manhã ia à escola, à tarde ouvia música, lia livros, ajudava sua mãe nos pequenos afazeres domésticos, como, dar milho às galinhas e molhar as plantas.Os capacetes, ela os usava na moto que recebera de presente de aniversário.
      E estava felicíssima. Combinava os capacetes com sua roupa, claro que não era uma moto daquelas grandes e bem equipadas. Era uma moto simples, mas VELOZ.
    Com ela ia à escola, pois sua casa ainda ficava no meio da floresta e a estrada era de terra.Sua mãe pensou ser mais seguro do que chapeuzinho ir a pé.
    Além de chegar mais rápido, não ficaria se distraindo pelo caminho, colhendo flores e pedrinhas e nem conversando com estranhos. Cada dia que passava Chapeuzinho ficava mais craque na moto.
   Cada manhã saía com um capacete, é claro, diferente.Como toda garota, tinha um espírito aventureiro e era muito esperta e corajosa.Certa tarde, sua mãe pediu que fosse até a casa da vovó levar um bolo de chocolate e suco de  laranja, pois estava um pouco resfriada.Chapeuzinho pegou um capacete e a cesta rápido, ligou sua moto e partiu. Nem ouviu quando sua mãe gritou:
__ Cuidado com a estrada, vai devagar.Logo Chapeuzinho estava na estradinha que levava à casa da vovó. Ia feliz, apreciando a paisagem e pegando um ventinho gostoso no rosto.De repente, a moto engasgou. Vocês sabem que todos os veículos a gasolina precisam dela para andar.
  Felizmente, acabar o combustível não acontece de uma hora para outra.No painel há um relógio que avisa o dono quando está precisando abastecer.Mas, às vezes, uma moto pode perder inesperadamente sua velocidade e parar, quando seu dono é bastante distraído e se esquece de olhar que o combustível acabou.
E foi exatamente isso que aconteceu naquela tarde ensolarada. No meio da floresta a gasolina acabou.
Chapeuzinho e sua moto estavam paradas próximas ao lago, sem nenhum posto de gasolina por perto.Quando Chapeuzinho estava chutando sua moto, tentando em vão ligá-la, estacionou ao seu lado uma grande moto “Harley Davidson”, toda preta, fazendo um barulho muito alto: RUM... RUM... RUM...
Lá estava o lobo mal sentado em cima daquela máquina, de todo tamanho. E perguntou:
__Onde você está indo, linda menina?
__ À casa da minha avó; por quê? __ respondeu Chapeuzinho, sem muita paciência.O lobo querendo conquistar a menina e se fazendo de bonzinho, ofereceu ajuda.
__ Deixa eu tentar consertar, menina. Mas antes me diga, onde é que mora sua querida vovozinha?Chapeuzinho parou e com a cara vermelha de raiva, disse:
__É o lobo mal, não é? E está cansado de saber onde mora minha avó.
   Vou falar pela última vez, hem? Fica detrás daquele morro, é toda branca de portas e janelas amarelas.Falando isso, entregou sua moto ao lobo Enquanto ele estava envolvido com o defeito, Chapeuzinho deu um pulo em cima da “Harley Davidson” e saiu em disparada pela floresta.
__Vou pegar você! __ Gritou o lobo mal, furioso.Chapeuzinho chegou primeiro à casa da avó. Foi entrando e falando:
__Levante dessa cama. Vamos nos esconder. O Lobo Mal deve chegar logo.As duas ficaram dentro do armário com uma vassoura na mão, e Chapeuzinho logo telefonou para o zoológico, pedindo socorro.Logo depois, o Lobo chegou cansado e bufando de tanto correr e, de barriga vazia, morrendo de fome.Não bateu.
Arrebentou a porta e partiu em direção à cama da vovozinha. Chapeuzinho Vermelho, muito esperta, havia colocado algumas almofadas embaixo das cobertas, para enganar o Lobo.
Quando o Lobo se jogou na cama, as duas partiram para cima dele, cada uma com uma vassoura e começaram a bater com o cabo na sua cabeça com todas as suas forças.
Quando os homens do zoológico chegaram, as duas já tinham vencido o lobo com tantas vassouradas.Ele estava chorando no chão, pedindo para ser levado ao zoológico e tentava se desculpar:
__Eu só queria devolver a moto. __ Ia dizendo baixinho, enquanto a cabeça parecia estar com a maior enxaqueca do mundo.Dizem que até hoje o Lobo está muito bem obrigado, vivendo no zoológico, e não quer nem ouvir falar de Chapeuzinho Vermelho. Aliás, ele até virou vegetariano. 

                              Após a leitura do texto, responda:

       1)  Que características são comuns à chapeuzinho vermelho na história original e na história atual?
Usavam enfeites na cabeça que combinavam com sua roupa, apreciava a natureza nas duas histórias, era muito prestativa e amorosa, corajosa e esperta.
2)   Que diferenças são possíveis perceber na chapeuzinho menina e na chapeuzinho crescida? cite duas diferenças.As diferenças são que “chapeuzinho menina” usava um chapeuzinho de tecido vermelho e a “chapeuzinho crescida” usava capacete, a “chapeuzinho menina” andava a pé e a “chapeuzinho crescida” andava de moto.obs: professor, outras diferenças poderão ser registradas pelas crianças. será necessário verificar se elas estão de acordo com o texto.
       3)    Na história original como é o encontro do lobo com chapeuzinho vermelho?
Na história original o encontro do lobo com a chapeuzinho acontece em uma parte da floresta onde há muitas flores e ele se faz de bonzinho e engana a menina indo à casa de sua avó pelo caminho mais curto.
4)  Escreva como é o encontro desses dois personagens no texto apresentado.Nessa história, o encontro com o lobo com chapeuzinho acontece em uma estrada e os dois estavam “pilotando” uma moto. a moto da menina estava com defeito e ele ao se aproximar não consegue enganá-la, pelo contrário, ela é quem o engana e vai rapidamente para a casa de sua avó.
5) Na história atual, a autora revela uma rotina de atividades importantes e necessárias na vida de chapeuzinho vermelho.
Retire do texto as atividades que chapeuzinho faz em um dia e depois registre se há semelhanças ou diferenças entre a rotina dela e a sua.
 rotina de chapeuzinho vermelho (retire do texto):rotina de chapeuzinho:“pela manhã ia à escola, à tarde ouvia música, lia livros, ajudava sua mãe nos pequenos afazeres domésticos, como, dar milho às galinhas e molhar as plantas”semelhanças e diferenças entre sua rotina e a dela:rotina pessoal (cada criança deverá escrever coisas que fazem parte de sua rotina, semelhanças e diferenças.)

6) Releia o trecho abaixo:

Logo chapeuzinho estava na estradinha que levava à casa da vovó. ia feliz, apreciando a paisagem e pegando um ventinho gostoso no rosto.
Identifique as palavras desse trecho que estão no diminutivo:as palavras que estão no diminutivo são: chapeuzinho, estradinha e ventinho.explique o efeito que o diminutivo provocou no sentido de cada palavra no texto.

chapeuzinho dá ideia de carinho, delicadeza, afetividade.
estradinha dá ideia de estrada pequena, estreita, estrada de interior.
ventinho da ideia de que havia um pouco de vento que refrescava o rosto da menina. pequena quantidade de vento.
7) O  final da história original também se difere dessa história.que diferenças você consegue registrar, em relação ao final das histórias: “chapeuzinho vermelho” e “chapeuzinho vermelho ficou grande”?Na história original, chapeuzinho é enganada pelo lobo que diz ser sua avó e depois é devorada pelo animal que demonstra muita gula. depois de algum tempo é retirada da barriga do lobo por um caçador. nessa história o lobo é quem é enganado e a menina esconde- se no armário com sua avó e “pegam” o lobo de surpresa no momento em que ele entra em casa.
 8)   No final da história, o lobo tenta justificar o motivo pelo qual ele teria ido à casa da vovó.Qual é essa justificativa?o lobo diz que só queria devolver a moto para a menina

9)  a) procure o significado da palavra vegetariano no dicionário. registre-o nas linhas a seguir de acordo com o sentido do texto.vegetariano quer dizer: aquele que faz uso de alimentos vegetais.
b) explique a frase: “aliás, ele até virou vegetariano.”
de acordo com a história, o lobo ficou traumatizado com a experiência vivida, quando tentou devorar a vovozinha de chapeuzinho. desde então não quer mais saber de se alimentar de carne, só com vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário