PROJETO MEIO AMBIENTE
INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é
contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e
atuarem na realidade socio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o
bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com
informações e conceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação
de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola elaborou seu projeto “Despertando uma consciência ecológica” que tem como
objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no
processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar
dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.
OBJETIVOS
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e
da importância da sua preservação, assim como da necessidade do
reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a
sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e
ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais
recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no
dia-a-dia.
ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
As ações podem ser assim resumidas:
1. Análise da realidade ambiental na
comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo,
entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
Um dos problemas que será identificados será em relação aos
resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias
estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias
específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações
entre esses dois universos: o que se lê e
o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.
2. Promoção de palestras envolvendo especialistas de outras
secretarias. Os alunos participaram, não só como ouvintes, mas também envolvendo-se
em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem
como uma reflexão sobre o assunto discutido.
Não
só a questão do lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício
dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais
recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação
dos mesmos.
Para desenvolver essas questões, o
enfoque dado deverá ser interdisciplinar, percebendo-se o ambiente como um
tema transversal que permeia as várias disciplinas.
É
também proposta da Escola trabalhar com correspondências e/ou emails, para troca de experiências
relacionadas aos temas propostos, bem como criar situações que possibilitem a
criação de um “livro virtual”.
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES
MATEMÁTICA
1ª e
2ª séries
- Utilizando latas de refrigerantes, garrafas e
embalagens vazias, o professor pode trabalhar:
- conjuntos: agrupando
por tipos de
embalagens,
tamanhos, cores, formato.
- números cardinais e ordinais.
- Adição e subtração.
3ª e 4ª séries
- situações-problemas
envolvendo embalagens de supermercado trabalhando o
sistema monetário
- adição, subtração e
multiplicação
- situações-problemas
envolvendo preços de produtos de supermercados e gráfico
de consumo de refrigerantes vendidos na cantina.
PORTUGUÊS
1ª e 2ª séries
- Trabalhar,
utilizando as letras iniciais, vogais e consoantes, separação de sílabas das
marcas das embalagens trazidas pelos alunos: ltambé, Danone, Nestlé, Fanta,etc.
- Formar frases
afirmativas, negativas, interrogativas utilizando nomes de produtos.
- Em grupos,
apresentar propagandas sobre determinado produto.
3ª e 4ª séries
- Produzir textos,
peças teatrais e murais sobre a reciclagem e Meio Ambiente.
- Os alunos
confeccionam crachás, tipo “Guardas do Meio Ambiente” e usam durante o projeto,
ajudando na preservação do Meio Ambiente.
- Produzir um texto
com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos
percorridos por ela.
- “Apresentação de
Jornal Falado”: utilizando reportagens de jornais e revistas.
- Produzir textos
poéticos sobre o Meio Ambiente.
CIÊNCIAS
1ª e 2ª séries
- Aprender maneiras
de acondicionar o lixo, em suas residências.
- Pesquisar os
processos da reciclagem.
- Assistir a vídeos
sobre a preservação da natureza.
3ª e
4ª séries
- Pesquisar sobre o tempo de decomposição gasto para
cada tipo de material.
- Conhecer os cuidados
que se devem Ter para evitar as doenças transmitidas pelo lixo
mal-acondicionado.
- Pesquisar a
poluição dos rios da cidade por fábricas e lixo jogado pela população.
HISTÓRIA
1ª e 2ª séries
- Pesquisar e debater
a relação entre o aumento da população das cidades com o acúmulo do lixo nas cidades.
- Montar maquetes
sobre o tema.
3ª e 4ª séries
- Discutir os
problemas criados com aterros sanitários, contaminações e poluição das águas.
- Fazer o relatório.
GEOGRAFIA
1ª à
4ª série
- Debater o que fazer
para que nossa rua, nosso bairro e município fiquem mais limpos.
- Discutir a
responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Organizar uma excursão perto da escola, onde certamente
houver árvores e arbustos. O objetivo pode ser o estudo de plantas, e para
isso orientar os alunos para que não se torne um simples passeio.
Sugerimos o seguinte roteiro, mas o professor modificará de
acordo com as possibilidades do lugar a ser observado.
1ª e 2ª séries poderão
realizar atividades semelhantes e que depois serão diversificadas:
- observar plantas e colher sementes sem depredar a vegetação;
- observar as folhas, recolher algumas pelo solo e colher
outras diretamente das plantas, sendo orientadas pelo professor como se faz
isso, apenas uma ou duas, sem danificar os galhos.
3ª e 4ª séries poderão ser orientadas para o seguinte:
-
observar nas árvores, os troncos, os lhos, flores e frutos.
- indagar: serão nativas? Foram plantadas?
- observar o solo em que nasceram;
- na vizinhança há algum córrego?
- que tipo de
vegetação margens?
O professor deve estar atento para estimular as observações
e intervir, quando necessário, no comportamento de alunos, para não agredir a
natureza. O professor deve aproveitar a oportunidade, chamando a atenção para a
beleza da paisagem, o frescor sob as árvores, a variedade do verde, a
diversidade da vegetação. Em geral, o aluno não tem o hábito de observar, e os
mínimos aspectos da natureza merecem admiração. A beleza atrai a criança.
Essa excursão trará enriquecimento para a classe, sob todos
os aspectos.
Nos seus cadernos, os alunos poderão desenhar plantas,
sementes, flores, trechos da paisagem, ou algum pequeno animal encontrado.
De volta à classe, os alunos, de posse do material, vão
aprofundar suas observações.
1ª
série: examinar as sementes colhidas:
forma, cor, consistência, tamanho e comparar as várias
sementes, notando-lhes as diferenças. O que fazer com as sementes? Alguma
criança pode sugerir plantá-las e isso será motivo para o plantio, em latinhas
ou vasinhos.
2ª
série: observar as folhas colhidas: cor,
tamanho, variedade de formas, verificando o arranjo variado das folhas nas
hastes. Levar a criança a observar os dois lados da folha, se são da mesma cor.
Observar a cor do lado de cima e a do lado de baixo.
Levar a criança a observar as nervuras e a variedade delas
nas diversas folhas, preparando-as para um mostruário ou álbum. Para
isso, basta colocar a folha esticada sobre o jornal dobrado e um peso em cima,
que pode ser tábua, livro. Depois de seca, é só colar em folha de papel e
formar o mostruário ou álbum.
Poderão também cultivar plantas para ornamentar a sala de
aula. As mudas podem ser trazidas de casa.
3ª e 4ª séries examinar
as terras, de barrancos e dos solos que se encontram debaixo de árvores.
Quais as conclusões tiradas? Essas duas séries poderão preparar um canteiro
para o início de uma horta na escola.
Atividades
que serão realizadas com os grupos de alunos
1ª
série
· verificar, com as crianças, se os vasos e latinhas estão
devidamente regados;
verificar se há ainda sementes para serem plantadas e fazer
isso com o grupo;
· discutir com o grupo a respeito do melhor lugar para os
vasinhos;
· recordar as observações sobre as várias sementes colhidas;
· cada aluno poderá plantar e cuidar de um vaso.
2ª série:
· ajudar a organização do álbum com as folhas;
· providenciar papel ou jornal, para esse trabalho;
· discutir com o grupo a melhor maneira de colar as folhas;
· trocar idéias sobre a ordem de colocação dessas páginas
com as folhas.
3ª série:
· ajudar na organização de um mostruário com vários tipos de
solo, em vidrinhos,
latinhas ou caixinhas e rotulá-los;
· trocar idéias sobre rótulos, com indicações de onde foi
colhida a amostra;
· desenhar trechos de paisagem da excursão e escrever sobre
a paisagem;
· organizar uma exposição com esses desenhos.
4ª série:
· ajudar na organização de um mostruário com os tipos de
plantas encontradas nos vários tipos de solo. Os alunos poderão desenhar as
plantas. E atividade rica porque exige observação, habilidade para copiar do
natural, fidelidade no emprego das cores das plantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário