segunda-feira, 21 de maio de 2012

DIAGNÓSTICO DO GRUPO-CLASSE


MEIO AMBIENTE/PLURALIDADE CULTURAL


1 – DIAGNÓSTICO DO GRUPO-CLASSE
TEMA GERADORMEIO AMBIENTE/PLURALIDADE CULTURAL
3- JUSTIFICATIVA:
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação infantil.
Será contemplada neste projeto a data comemorativa: Festa Junina.
4 – OBJETIVOS:
Ampliar novos hábitos de atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento mais harmônico entre nossa espécie, as outras, o meio ambiente e o planeta como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de comportamento;
Adotar posturas na escola, em casa e em comunidade que levem a interação construtiva, justa e ambientalmente sustentável;
Conhecer e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas ao meio ambiente.
Conhecer diferentes espécies de animais, seus habitar e como podemos ajudá-los preservando o meio ambiente;
Ampliar o gosto pela leitura, bem como a análise do texto e das palavras;
Praticar a escrita e a leitura como um trabalho prazeroso;
Estimular o raciocínio lógico e a criatividade.
Conhecer a diversidade cultural as regiões do Brasil   
5 – AÇÕES:
 Leitura de diferentes textos: informativos, literários, poéticos e recreativos;
 Leitura dos livros do kit Mundinho (O Mundinho, os animais do Mundinho,
 O Mundinho azul e De Olho na Amazônia;
 Confecção do livro: MEU OLHAR PARA O MUNDINHO;
 Pesquisas;
 Uso do caderno
 Escrita espontânea e convencional
 Desenhos e Pinturas;
 Recorte e colagem;
 Passeios ao zoológico e parque ecológico da Gruta.
 Roda da conversa;
 Dramatização
 Uso dos livros didáticos ( português e matemática)
 Festa Junina
 Confecção das lembrancinhas, ensaio, apresentações
 Oficina de sabão caseiro com os pais dos alunos
6 – NOÇÕES:
- tamanho e forma           - organização                - numerais                      - dentro e fora
- formas e cores               - respeito                      - integração                     - cooperação
- quantidade                     - responsabilidade       - higiene                          - limites
- seqüência                       - afetividade                - regras e combinados     - letras
- utilizar/reutilizar
7 – RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Papeis diversos;
Cds, Dvds.
Kik Mundinho
Tintas e cola;
Espaços da escola (parque, brinquedoteca, parque de areia, quadra e informática).
Jogos diversos
Lápis de cor e de escrever e canetinha
Caderno e livros didáticos  de português e matemática
Transporte. (ônibus)
Sobras de óleo (para oficina de sabão caseiro)
7 – AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada por meio de observação e registros individuais e coletivos, identificando os avanços e as dificuldades, revendo as estratégias para então repensar as ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário