MEIO AMBIENTE/PLURALIDADE CULTURAL
|
1 –
DIAGNÓSTICO DO GRUPO-CLASSE
|
2 - TEMA GERADOR: MEIO
AMBIENTE/PLURALIDADE CULTURAL
|
3-
JUSTIFICATIVA:
A
questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de
sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores
as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação
para uma vida sustentável deve começar já na Educação infantil.
Será
contemplada neste projeto a data comemorativa: Festa Junina.
|
4 –
OBJETIVOS:
Ampliar
novos hábitos de atitudes e comportamentos que conduzam a um relacionamento
mais harmônico entre nossa espécie, as outras, o meio ambiente e o planeta
como um todo, por meio de ações práticas para que ocorram mudanças de
comportamento;
Adotar
posturas na escola, em casa e em comunidade que levem a interação
construtiva, justa e ambientalmente sustentável;
Conhecer
e compreender, de modo integrado e sistemático, noções básicas relacionadas
ao meio ambiente.
Conhecer
diferentes espécies de animais, seus habitar e como podemos ajudá-los
preservando o meio ambiente;
Ampliar
o gosto pela leitura, bem como a análise do texto e das palavras;
Praticar
a escrita e a leitura como um trabalho prazeroso;
Estimular
o raciocínio lógico e a criatividade.
Conhecer
a diversidade cultural as regiões do Brasil
|
5 – AÇÕES:
Leitura
de diferentes textos: informativos, literários, poéticos e recreativos;
Leitura
dos livros do kit Mundinho (O Mundinho, os animais do Mundinho,
O
Mundinho azul e De Olho na Amazônia;
Confecção
do livro: MEU OLHAR PARA O MUNDINHO;
Pesquisas;
Uso
do caderno
Escrita
espontânea e convencional
Desenhos
e Pinturas;
Recorte e colagem;
Passeios
ao zoológico e parque ecológico da Gruta.
Roda
da conversa;
Dramatização
Uso
dos livros didáticos ( português e matemática)
Festa
Junina
Confecção
das lembrancinhas, ensaio, apresentações
Oficina
de sabão caseiro com os pais dos alunos
|
6 –
NOÇÕES:
-
tamanho e
forma -
organização -
numerais -
dentro e fora
-
formas e
cores -
respeito -
integração -
cooperação
-
quantidade -
responsabilidade -
higiene -
limites
-
seqüência -
afetividade -
regras e combinados - letras
-
utilizar/reutilizar
|
7 –
RECURSOS PEDAGÓGICOS:
Papeis
diversos;
Cds,
Dvds.
Kik
Mundinho
Tintas
e cola;
Espaços
da escola (parque, brinquedoteca, parque de areia, quadra e informática).
Jogos
diversos
Lápis
de cor e de escrever e canetinha
Caderno
e livros didáticos de português e matemática
Transporte.
(ônibus)
Sobras
de óleo (para oficina de sabão caseiro)
|
7 – AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada por meio de observação e registros
individuais e coletivos, identificando os avanços e as dificuldades, revendo
as estratégias para então repensar as ações.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário