PLANO DE AÇÃO
2008
INTRODUÇÃO
I – Os objetivos fundamentais da escola são de
construir uma sociedade justa e solidária para que estes possam garantir o
desenvolvimento social e cultural dos educandos. Há que se considerar que a
sociedade brasileira atual, fundamenta-se num modo de produção embasado numa
economia globalizada. Isto requer domínio de conhecimento teórico e prático
para o desenvolvimento cultural e mesmo econômico de todas as camadas sociais.
Embasados nestes princípios e considerando especialmente
os objetivos da escola pública, onde o seu papel primordial é a construção da
democracia social, da política e da cidadania, importa definir e planejar ações
que conduzam o trabalho educativo para atender as transformações exigidas pela
modernidade. Também valorizar a participação de seus segmentos constitutivos,
entendendo que o funcionamento da escola exige uma relação ao mesmo tempo
objetiva, pela via da definição de ações, como uma relação subjetiva, pela qual
os sujeitos, movidos por suas próprias percepções, conferem ao processo de
tomada de decisões as suas impressões.
Na possibilidade de organizar o trabalho educativo,
nortearemos nosso Plano de Ação, conduzindo nossos alunos a busca: pela
justiça, pela igualdade, aos princípios éticos da autonomia, da
responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum;
·
dos princípios políticos e dos direitos e
deveres da cidadania, do exercício da criatividade e do respeito e deveres da
cidadania, do exercício da criticidade e do respeito a ordem democrática;
·
dos princípios estéticos da sensibilidade, da
criatividade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais;
·
pela valorização do saber, do conhecimento como
formas de inserção no mercado de trabalho.
Com
relação ao nosso corpo docente definiu-se:
·
buscar formas de enfrentar as dificuldades dos
alunos através de ações pedagógicas, para reduzir os índices de evasão escolar
e repetência, e para melhoria da qualidade do ensino.
·
buscar formas de enfrentar os problemas dos
professores, com palestras constantes, com profissionais especializados no
assunto, para melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho, para a
construção de um ambiente social competente e participativo, condição essencial
para o sucesso da escola como um todo.
II Tópicos discutidos – problemas levantados
e ações da escola em 2008
1 – Projeto Político Pedagógico
a)
Problemas levantados
·
na opinião dos professores, há uma grande
dificuldade de tornar o PPP, uma realidade concreta, pelo tempo disponível dos
professores e pelo acesso de manuseio do mesmo, sua discussão, a agilização das
ações contidas nele e sua prática.
b)
As ações definidas:
·
colocar à disposição dos professores cópias do
PPP na sala de Hora – Atividade;
·
reuniões dos professores, por disciplina, para
leitura e questionamento do mesmo;
·
discutir um tópico de cada vez na hora
atividade;
·
elaborar um Cronograma de estudos.
c)Período:
Uma
vez por mês para cada disciplina.
d)
Responsável: Equipe Pedagógica.
2 – Regimento Escolar
a) Problemas levantados:
Nas discussões observou-se que a autonomia da escola
implica necessariamente, na sua dependência com o sistema de ensino, da LDB e
do ECA. Por esta razão, não temos problemas de indisciplina na escola. Nesse
sentido, a formulação do documento pelos profissionais da escola torna-se nulo,
pois ela já vem definida pelo sistema e não podemos colocar nele o que
realmente almejamos.
Outro problema é também o tempo disponível dos
professores para manuseio e discussão do mesmo.
b) Ações:
Propiciar momentos de leitura e discussão para a
aplicação correta do mesmo.
c) Período:
Nas
reuniões do coletivo da escola e na hora atividade
d) Responsável: Equipe pedagógica.
3 – Instâncias colegiadas: Grêmio
Estudantil/APMF/ Conselho Escolar.
a) Problemas levantados:
·
Ainda há muita dificuldade de integração entre
esses órgãos, dificultando assim o trabalho coletivo escola.
b) Ações da escola:
·
Envolver essas entidades em todas as atividades
e reunião da escola, para assim desempenhar e assumirem um papel mais
participativo na escola;
·
Promover eventos onde cada instância assuma
tarefas e atividades definidas;
·
Participação na tomada de decisões em relação à
atitudes de alunos.
c) Período: em todas as atividades promovidas pela
escola, durante todo o ano letivo, principalmente em datas cívicas.
d.
Responsáveis: Toda a escola
4) Entidades externas:
a) Problemas levantados: Na discussão entre o grupo
não há um comprometimento das entidades com a escola.
b) Ações: promover reuniões com representantes de
entidades como: Emater, Secretarias municipais da saúde, Agricultura, Meio
ambiente, Banco do Brasil , Cooperativas, Associações comerciais e associações
locais, para informação dos projetos e programas da escola, visando a
integração com os projetos e programas da escola, visando a integração com os
projetos e programas desenvolvidos no município, buscando parcerias com as
mesmas.
c) Período: Semestralmente.
d.
Responsáveis: Direção, Corpo docente e Equipe
Pedagógica.
5 – Planejamento Participativo
a) Problemas levantados:
·
Dificuldades de integração e participação e
comprometimento das pessoas envolvidas no processo.
b) Ações:
·
Promover mais encontros para trocas de
experiências, idéias e mais comprometimento.
c)
Período: Semestralmente
d)Responsáveis:
Direção, Equipe Pedagógica , APM e Docentes.
6 -Cumprimento do Calendário Escolar em dias
letivos e horas aula.
1.
Problemas levantados:
·
Por ser a escola longe de difícil acesso, temos
que aproveitar mais o período então acabamos fazendo a hora atividade em outra
escola e as vezes não tem o entrosamento e troca de idéias e experiência;
·
Outro problema enfrentado é quando chove muito
com isso não tem o transporte dos alunos ficando deficiente o conteúdo passado.
2.
Ações:
·
Elaborar um projeto de reposição dos conteúdos,
com atividades extra-classe, possibilitando ao aluno o aproveitamento dos
conteúdos e o cumprimento da carga horária;
·
Durante a hora atividade por área preparar os
conteúdos em forma de atividades e cobrar do aluno a entrega da mesma para um
acompanhamento do professor.
c) Período: Sempre que surgir o problema de chuva.
d) Responsáveis: Direção e Equipe Pedagógica.
7 – Relação Escola – Comunidade
a) Problemas levantados:
·
Dificuldades da comunidade ( pais ) para a
locomoção de sua propriedade até a escola, pois sempre o único meio de
transporte é o ônibus que transporta os alunos sendo este o único meio de o pai
sair de sua localidade.
b) Ações: Dificuldades apresentadas.
·
Falta integração da comunidade ( pais ) para a
locomoção de sua propriedade até a escola pois sempre o único meio de
transporte é o ônibus que transporta o aluno e o único que existe na maioria
das comunidades.
3.
Ações propostas:
·
Promover eventos como: gincanas, dia do pai, dia
das mães, encontros com atividades para um aperfeiçoamento de sua atividade (
agrícola ou pecuária ) até porque a escola faz parte de uma comunidade rural.
d) Responsáveis: Toda a escola e comunidade
8 – Programa Paraná alfabetizado
a) Problemas levantados:
·
Comunidade de difícil acesso, possuindo
transporte apenas no período matutino, por sobreviverem apenas da agricultura é
inviável a participação ou outros períodos que não seja no noturno.
b) Ações propostas:
·
Conscientização em sala de aula com alunos para
que eles transmitam aos pais e vizinhos da importância do saber ler e escrever.
c) Período:
Nas campanhas feitas no início do ano onde é feita no
país, estado e município..
d) Responsável:
Professores e Equipe Pedagógica.
9 – Proposta Pedagógica Curricular/ Plano de
trabalho docente
a) Problemas levantados:
Dificuldades em relação aos professores PSS que não
participaram da elaboração da Proposta e Plano de Ação docente, pois não
puderam fazer parte da semana pedagógica.
b) Ações:
Estudo dos documentos e interação entre os
professores das diversas áreas.
c) Período:
No início do período letivo e durante a hora
atividade.
d) Responsável:
Equipe pedagógica e Professores.
10 – Avaliação Escolar
a) Problemas levantados:
Apesar de exaustiva discussão sobre a forma de
avaliação ser um processo contínuo, diagnóstico e cumulativo, alguns
professores ainda não compreenderam o verdadeiro sentido desta prática. Existe
também uma certa resistência de alguns sobre esta forma de avaliação.
b) Ações:
·
Retomar o tema nas reuniões pedagógicas e
encontros com professores por área;
·
Supervisionar os livros registro dos professores
para observação do cumprimento das normas de avaliação.
c) Período: Durante todo o ano letivo.
d) Responsável: equipe Pedagógica.
11 – Conselho de Classe:
a) Problemas levantados:
·
Dificuldades em colocar em prática o que consta
no PPP e no Regimento Escolar sobre os objetivos do Conselho de Classe, pela
resistência de alguns professores em aceitar as mudanças sugeridas nos
referidos documentos.
b) Ações:
·
Promover os conselhos com mais atenção para que
o mesmo possibilite uma reflexão sobre os resultados negativos;
·
Conduzir o Conselho de forma dinâmica para
permitir uma tomada de decisões, que na prática resulte na solução dos
problemas levantados.
c) Período: Bimestralmente ( pré – conselho e
conselhos ).
d) Responsáveis: Equipe Pedagógica, Direção e
Professores.
12 – Hora – atividade
a) Problemas levantados:
·
O não cumprimento das horas – atividade por
alguns professores.
b) Ações:
·
Oferecer aos professores um local próprio e
confortável para a hora – atividade;
·
Com a organização da hora – atividade em dias
pré – estabelecidos para cada área, permitirá aos professores a oportunidade de
discutir e planejar suas atividades e a troca de experiências entre as áreas..
c) Período: Durante todo o ano letivo.
d) responsáveis: todo o corpo docente.
13 – Recuperação de estudos
a) Problemas levantados:
·
Dificuldades de alguns professores em entender o
processo;
·
Alunos que faltam muito em dias de avaliação;
·
Alunos que se negam em fazer a recuperação.
b) Ações:
·
Sugerir aos professores que troquem experiência
na hora – atividade, para esclarecer pontos obscuros;
·
Convocar os pais dos alunos faltosos e
informá-los sobre os problemas;
·
Desenvolver um trabalho de acompanhamento
permanente desses alunos.
c) Período: Durante todo o ano letivo.
d) Responsáveis; Equipe Pedagógica e Professores.
14 – Sala de Apoio
OBS: Não possuímos em nossa escola sala de apoio.
É feito um trabalho individualmente do aluno com
trabalho diferenciado com o intuito de sanar essa dificuldade até mesmo por que
a escola longe do município e pouco aluno na escola isso torna – se impossível
a abertura de turma.
15 – Registro e acompanhamento de alunos
incluídos
Obs: A escola não possui
16 – Reuniões pedagógicas / Semanas
Pedagógicas
a) Problemas levantados:
·
A impossibilidade da participação dos
professores PSS na semana pedagógica;
·
Os textos ( temas ) enviados pelo NRE para
estudo na semana pedagógica, ocupa a maior parte do tempo disponível, restando
pouco tempo para discussão de problemas e projetos da escola para o ano letivo,
incluindo o Plano de Ação.
b) Ações:
·
Repasse de informações e orientações para os
novos professores sobre as práticas pedagógicas ( planejamento, livro didático,
Plano de Ação e outros );
·
Nas reuniões pedagógicas repensar as atividades
e atitudes em sala de aula ( metodologia );
·
Avaliação dos projetos realizados.
c) Período: Na semana pedagógica e durante o ano
letivo.
d) Responsáveis: Direção, Equipe Pedagógica e
professores.
17 – Enfrentamento à evasão
a) Problemas levantados:
·
Famílias desestruturadas por vários problemas:
pobreza, alcoolismo, abandono dos filhos, uso de drogas.
b) Ações:
·
Buscar parcerias com a Ação Social do município
e Conselho Tutelar;
·
encaminhar esses alunos aos projetos sociais do
município.
c) Período: Todo o ano letivo.
d) Responsáveis: Equipe Pedagógica
18 – Jornadas Pedagógicas
a) Problemas levantados:
·
Na maioria das vezes as jornadas pedagógicas
iniciam no meio do ano e as vezes não se coloca em prática o que foi proposto
devido a falta de tempo.
b) Sugestões: Que a equipe do NRE propicie troca de
experiências entre os pedagogos nas jornadas pedagógicas.
c) Período: Em todos os encontros.
19 – Grupo de Estudos
a) Problemas levantados:
·
Os professores questionam a dificuldade de
permanecer no grupo, pois mesmo que a falta seja com atestado perdem o direito
de continuar.
b) Sugestões:
·
Flexibilidade quanto à freqüência com atestado
ou justificativa plausível;
·
Textos mais específicos para cada disciplina.
20 – Simpósios/ Encontros/ Cursos
a) Problemas levantados:
·
Falta dos mesmos para professores e pedagogos;
·
Disponibilidade para a participação no
calendário escolar.
Sugestões: Que sejam programados encontros ou cursos
onde possam participar juntamente todo o coletivo escolar ( por município )
·
21 – PDE / GTR.
Obs.: a escola não possui
22 – Produção de material ( folhas / OAC)
Obs: até o presente momento não há nenhum professor
envolvido na produção do folhas.
23 -PROJETOS ESPECÍFICOS DA ESCOLA
Os projetos da escola serão desenvolvidos durante o
ano sem problemas por todos os professores envolvendo todos os alunos, e
comunidade e ainda Paralelamente , será desenvolvido um Projeto Permanente de
Palestras, durante todo o ano letivo, com os seguintes temas: Sexualidade,
Enfrentamento à Violência na escola, Saúde, Uso de Drogas, Tabagismo,
Alcoolismo, Gravidez na Adolescência, Educação Ambiental, Cidadania e Cultura –
Afro brasileira e Africana. As palestras serão dadas por profissionais
habilitados para cada tema.
1º Bimestre
Continuação
do projeto de leitura, onde uma vez por semana em dias alternados todos os
professores independente de disciplina, param e fazem a leitura com o material
disponível na biblioteca ou próprio do professor.
Temas:Dia Internacional da Mulher, Dia da Poesia, Dia
Mundial da Água, Dia do Teatro, Páscoa, Dia do Índio, Tiradentes, Descobrimento
do Brasil.
Responsáveis: Equipe de professores e alunos.
Coordenação:
Pedagogo e Direção.
2. Projeto Permanente de Palestras.
Temas: Sexualidade, Gravidez na Adolescência.
Coordenação: Equipe Pedagógica e Direção.
2º Bimestre
1.Projeto Datas Comemorativas
Temas: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia Mundial do
Meio Ambiente, Festas Juninas e
Outros.
Responsáveis: Equipe de professores, alunos e equipe
pedagógica.
2. Projeto Permanente de Palestras:
Temas: Sexualidade na adolescência, Alcoolismo e
Tabagismo.
Coordenação: Direção e equipe Pedagógica.
3º Bimestre
1 – Projeto Datas Comemorativas:
Temas: Dia do estudante, Semana do Folclore, Semana
da Pátria, Semana Mundial da Alimentação e Agricultura, Dia da Árvore, e Mês da
Bíblia.
Responsáveis: Equipes de professores e alunos.
4º Bimestre
1 – Datas Comemorativas:
Temas: Semana da Criança, Dia do professor, Dia
Nacional do Livro, Dia da Programação da República, Dia da Bandeira, Dia da
Consciência, Negra, Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
Responsáveis: Equipe de professores e alunos.
2 – Projeto Permanente de Palestras
Temas: AIDS, discriminação e Preconceitos.
Coordenação: Direção e equipe pedagógica.
24 – Programas Institucionais da SEED:
FERA/Consciência/ Jocops/ CELEM
Obs: Nossa escola participa somente do Projeto Fera.
25 – Educação no Campo.
Obs: Este tema faz parte dos projetos deste Colégio,
através de palestras e atividades desenvolvidas por meio de parcerias com
entidades do município.
26 – Desafios Educacionais contemporâneos:
educação ambiental, sexualidade, enfrentado a violência nas escolas, prevenção
ao uso indevido de drogas, educação fiscal, história e Cultura Afro –
brasileira e Africana.
Obs: Estes temas fazem parte do Plano de Ação da
escola e são trabalhados no decorrer do ano letivo, através de palestras com
profissionais habilitados para cada tema e através de atividades desenvolvidas
pelos professores com todos os alunos.
27 – Materiais e ambientes didático –
pedagógicos: Laboratório de ciências e informática / TV Paulo Freire,
TV Pendrive, acervo da biblioteca, Livro Didático Público.
·
Laboratório de Ciências: funciona precariamente
por falta de reposição de materiais e laboratorista;
·
Laboratório de Informática: dificuldade em
acessar o Paraná Digital e falta de laboratorista;
·
TV Paulo Freire: se encontra permanente ligada
para acesso dos professores em hora-atividade e é um excelente recurso de apoio
didático pedagógico;
·
TV Pendrive: Em aguardo;
·
Livro Didático Público: Não estão vindo o
suficiente, as solicitações das escolas não são atendidas.
28 – Recursos financeiros: Fundo rotativo /
PDE
Problemas levantados:
·
Verba insuficiente para custeio de material
permanente;
·
Data do recebimento da verba inviável para
execução em tempo.
Sugestões:
·
Abertura para compra de materiais de qualquer
espécie conforme necessidade da escola.
Período: Primeiro Semestre.
Aparecida
Sirlei Coimbra de Franca
Diretor
Maria
Angelina Flores da Rocha
Secretária
Cecília
Vogivoda Walter
Equipe Pedagógica
Gostei desse instrumento de avaliação, gostaria de saber qual foi a dinamica utilizada com ele. Também estou atuando como coordenadora em Arraias-To, e gostaria de compartilhar experiencias, pois sou novata e sei que tenho muito a aprender!!!
ResponderExcluirOlá colega!Esse plano de ação eu consegui na net e achei muito legal compartilhar no blog.Ele pode ser trabalhado em início de ano na elaboração do projeto político pedagógico.Ele nos dá uma ideia de metas e ações que podem ser desenvolvidas na escola.
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