segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Leitura


SUMÁRIO


Introdução.........................................................................................03

Justificativa........................................................................................03

Objetivos: Gerais e Específicos........................................................04

Metodologia .....................................................................................04

Recursos..........................................................................................05

Professores envolvidos no projeto.................................................. 05

Avaliação ........................................................................................ 06

Bibliografia........................................................................................06


 INTRODUÇÃO

Este projeto apresenta uma proposta de exposição de outros projetos realizados durante o ano letivo pelas professoras de Língua Portuguesa, Literatura e Artes. A intenção é organizar a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, como forma de valorizar suas produções a apresentá-las para a toda a comunidade escolar, bem como para os visitantes durante a Feira Cultural.
Os professores de Língua Portuguesa, Literatura e Artes desenvolveram diversas atividades que privilegiam diferentes intenções, habilidades e interesses dos alunos: leitura, releitura, produção, apreciação, análise, adaptação para outras linguagens - valorizando e incentivando a leitura de diversos tipos de textos, como clássicos, gibis, poemas, cordéis, textos informativos, textos não-verbais, entre outros.
Acreditanto que ler não é apenas uma questão de educação, mas de direito, de cidadania, de inclusão social e por isso a leitura precisa ultrapassar o limite da sala de aula e da disciplina de Língua Portuguesa e envolver os alunos em atividades extraclasse, o presente projeto propõe que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos sejam expostos de forma lúdica durante a Feira Cultural.
                                          
                                                                  JUSTIFICATIVA                               

Baseando-se na necessidade de expor e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o ano letivo na Feira Cultural, os professores elaboraram no presente projeto um plano de atividades que visa à apresentação dos trabalhos de forma lúdica com atividades que despertem em nossos estudantes e visitantes o interesse pela leitura não só como busca de informações, mas também como fonte de diversão e prazer.


OBJETIVOS


OBJETIVO GERAL
- Apresentar e valorizar os projetos desenvolvidos durante o ano letivo.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular os alunos e os visitantes à leitura dos trabalhos desenvolvidos;
- Envolver os alunos na apresentação de suas produções;
- Promover a leitura para todos os segmentos da comunidade escolar.

  
METODOLOGIA


            O projeto funcionará de maneira integrada, pois desenvolverá várias ações de acordo com o planejamento do professor.
Para a Feira Cultural, os professores organizarão uma “sala da leitura” onde os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão expostos.  A exposição será organizada de forma lúdica. A intenção é que o visitante leia as produções dos alunos brincando, por exemplo: ao entrar na sala, o visitante jogará um dado que corresponde a alguma instrução que ele deva seguir para ler determinada atividade que pode estar pendurada no teto, na parede, escondida ou exposta.  Como forma de atrair os visitantes para a sala, alguns alunos estarão fantasiados de personagens da literatura e apresentarão a sala aos visitantes.
Os projetos apresentados na sala serão, entre outros:
  • Projeto História em Quadrinhos: Apresentação das adaptações e criações de histórias em quadrinhos desenvolvidas pelos alunos.
  • Projeto Gincana da leitura: Apresentação de sinopses das leituras desenvolvidas durante o ano: “Pode ler! Eu li e gostei!”
  • Projeto Releitura: Apresentação de paródias, paráfrases, releitura de obras e trabalhos artísticos produzidos pelos alunos.
  • Projeto Fantoches:
  • Projeto Crônicas: Apresentação de material digital produzido pelos alunos.
  • Projetos de Produção Textual: Apresentação das produções dos alunos: textos informativos, poéticos, literários, revistas, cartazes...
  • Projeto: Cantinho da Leitura.
  • Releitura das Obras de Humberto Spindola.
 
                                                  RECURSOS


Recursos humanos:
ü  Professores
ü  Alunos
           

Recursos materiais:
ü  Papel Manilha
ü  Papel Crepon
ü  EVA
ü  Folhas de isopor
ü  Tintas à base d’água
ü  Colas: isopor, quente,


                      
AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados, bimestralmente, de acordo com seu desempenho, participação e interesse nas atividades propostas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário