“VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA
CULTURA.BRASILEIRA” :
Introdução.
A despeito das
dificuldades seculares e estruturais que afetam o grupo negro- descendente, no
Brasil, a resistência tem sido uma das características que singularizam essa
parcela da população.Em raros espaços da Diáspora Negra isso se dá com a
exuberância ostentada aqui. Entretanto, essa capacidade de resistir não
viabilizou aos afro-descendentes a devida inclusão. Ou seja, apesar da cultura
brasileira ser imensamente negra, o mesmo não se pode dizer da cidadania. A
cultura do desenvolvimento aqui não é lastreada pela eqüidade e igualdade -
aliás, isso se dá precisamente face aos três séculos e meio de escravismo
cravados no cerne da alma brasileira. O país se especializou com zelo ibérico
em praticar um elaborado sofisma: deve-se tratar a todos igualmente, inclusive
os desiguais, secularmente excluídos. Evidentemente que por esse caminho não se
alcançará à igualdade efetiva. Como a pobreza brasileira não é como foram um
dia a da Inglaterra e do Japão - a daqui tem cor e procedência - há que
desenvolver uma tecnologia específica e eficiente visando a inclusão. Essa
necessidade é revelada por inúmeros estudos que quantificam o custo étnico-racial
pago pela população afro-descendente no Brasil.
Apresentação
:
A
ausência da História Africana é uma das lacunas de grande importância nos
sistemas educacionais brasileiros. Esta ausência traz conseqüências sobre a
população brasileira. Tomando o ambiente brasileiro como de exclusões étnicas,
o qual denomina de racismos, existe um processo de criação de credos sobre a
inferioridade do negro, do africano e dos afros-descendentes. Desta forma a
ausência de uma história Africana, retira a oportunidade dos afros descendentes
em construírem uma identidade positiva sobre as nossas origens; essa ausência
abre espaço para hipóteses preconceituosas, desinformadas ou racistas sobre as
nossas origens, criando assim terreno fértil para produção e difusão de idéias
erradas e racistas sobre as origens da população negra. Alimenta um universo do
Africano e afro-descendente como ignorante, inculto, incivilizado. A ausência
da história Africana coloca a apresentação dos continentes e das diversas
culturas a nível mundial, em desigualdade de informação sobre os conteúdos
apresentados pela educação. A ausência da história africana nos currículos
induz a idéia de que ela não existe. Que ela não faz parte do conhecimento a
ser transmitido.
Objetivo. Geral:
Com
este projeto pretende-se identificar, analisar e desmistificar as relações
raciais no ambiente escolar, assim como, as práticas e representações do
racismo no cotidiano multirracial e multicultural da escola, focalizando a
constituição do estigma racial a partir da visibilidade que o indivíduo (a
criança/jovem negra) tem de si mesmo e as exterioriza.
Objetivos específicos:
Observar
como a escola media as relações de diferenças e até que ponto busca
proporcionar uma educação democrática. •
Levantar
a visibilidade do negro com a análise das representações presentes, na fala e
na ação de brancos e dos negros em interação;
Construir
um espaço na escola para o estudo sobre da cultura afro-brasileira.
Divulgar
a contribuição da cultura africana na formação da cultura brasileira.
Valorizar
a identidade cultural do grupo étnico Afro - Brasil.
•
Resgatar a auto-estima da etnia negra.
•
Levar os envolvidos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo,
racismo, preconceito, a fim de desconstruir pré-conceitos.
• Refletir sobre o preconceito nos rótulos
atribuídos aos negros que resulta na construção do sentimento de submissão de
um grupo étnico.
• Conduzir os alunos à reflexão sobre a
cultura afra descendente - importância, valor histórico e cultural.
• Estimular o contato com elementos de
socialização como capoeira, danças narrativas e cantos afro-brasileiros.
•
Desenvolver trabalhos objetivando a inclusão cultural e a cidadania ativa –
movimentos culturais negros - para que os jovens possam conhecer seus direitos
e no futuro seja um agente social capaz de intervir na sociedade transformando-
a;
•
Incentivar o trabalho de construção da identidade nacional, resgatando o valor
da contribuição da cultura africana na formação étnico-racial brasileiro
Justificativa:
Baseia-se
na constituição de um panorama histórico cultural relacionando-o com as
questões sócio-econômicas, buscando analisar a formação do preconceito racial
no Brasil, sua legitimidade perante uma cultura construída por padrões europeus
de valorização e constante estigmatização da cultura negra e seus
participantes; das teorias de branqueamento que aparentemente proclamam a
oportunidade democrática de miscigenação, mas induzem ao reducionismo dos
caracteres negróides e principalmente a questão de nosso interesse centrada na
visibilidade do negro no contexto educacional. A necessidade de proporcionar uma
possível conscientização e reflexão acerca das práticas e representações que
configuram o racismo no contexto escolar, especialmente as mensagens
subliminares que se constituem na maior contribuição paraa consolidação de uma
sociedade em seus diversos segmentos racista e excludente, visando analisar
como atuam na percepção da criança negra sobre si mesma e seu lugar no mundo.
Apesar de a população negra constituir grande parte da sociedade brasileira, o
negro ainda é excluído do processo sócio-econômico-cultural. De um lado estão
os brancos que compõem em grande parte a elite e de outro estão os negros donos
dos menores índices de alfabetismo, expectativa de vida e numero de
universitários, pois neste grupo, o numero de evasão escolar é superior. Nesse
contexto, o sistema político - econômico no Brasil é falho porque não investe
em uma educação que possa mostrar ao povo brasileiro a importância do negro no
processo de civilização do país, sua história, seus valores e manifestações
culturais. Justifica-se este projeto na medida em que ele objetiva valorizar a
cultura negra como elemento construtor da sociedade brasileira e com isso
buscar o resgate da auto-estima dessa população excluída.
Tempo
de duração O trabalho será desenvolvido no transcorrer do ano letivo de 2007,
norteado por um cronograma de ações didáticas mensais a serem definidas no
planejamento escolar e acompanhadas pelo corpo docente no horário trabalho
pedagógico Coletivo (HTPC). Vista a amplitude da proposta, esta passará a fazer
parte do Projeto Político Pedagógico da escola, portanto, por ter um caráter
processual a cada ano estaremos promovendo reformulação e inovações necessárias
para atender os objetivos estabelecidos. Metodologia: A metodologia se
fundamentará dentro de um contexto progressista de educação, onde se
proporcionará situações didáticas centradas na ação/reflexão/ação, no estímulo
a criticidade e na resolução de problemas que possibilitem os alunos a pensarem
na questão de forma ética. Para tanto, os materiais de trabalho serão
escolhidos a partir da realidade dos alunos para que possam tecer relações
entre os conteúdos abordados e o seu cotidiano. O desenvolvimento das
atividades enfatizará a leitura e a discussão de textos, o debate de idéias e a
produção final de outros textos utilizando linguagens variadas, incorporando
novas idéias e valores étnicos, bem como a utilização correta dos códigos
lingüísticos. O estudo da literatura afro-brasileira, da religiosidade afro, da
história do neocolonialismo na África e da luta de seu povo permearão o
projeto, procurando mostrar aos alunos a inter-relação entre os conteúdos e a
realidade, para que possam compreender a relevância do despertar de consciência
cultural, reafirmando a exaltação dos aspectos étnicos, sociais e culturais como
agentes formadores da cultura brasileira. Integração das disciplinas:
·
História: pesquisar sobre fatos históricos do povo
africano, sobre a cultura e a influência dela na cultura brasileira.
·
Arte: Fazer
dramatização de textos e construir um espaço para a produção de cartazes e
grafites.
·
Educação Física: fazer um estudo sobre a capoeira.
Dança ou luta? Qual a sua origem. Apresentação.
·
Português: mediar o estudo da literatura
afro-brasileira, promover a interpretação e produção dos textos; pesquisar
letras de musicas que aborde a temática e auxiliar na elaboração de textos que
evidenciem a importância da cultura afro-brasileira.
·
Recursos Materiais: • Biblioteca; • Leitura de
vários tipos de livros
PROJETO CULTURA
AFRO-BRASILEIRA E INDIGENA
JUSTIFICATIVA
Desde o mais remoto dos tempos o convívio humano é marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre eles.O preconceito é um dos problemas vivenciados com mais freqüência. Este é passado de geração a geração, levando consigo a hostilidade e o sentimento de exclusão, levando a humanidade se dividir em grupos, onde muitos se conceituam como “superiores” ou “melhores”.Trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena permitirá a nós enquanto Escola está promovendo um resgate aos seus costumes e tradições, procurando está sensibilizando a população local da influência e da importância que a cultura africana e indígena tiveram ao longo dos tempos em diversos setores de nossa sociedade. Vemos também neste projeto a oportunidade do resgate as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes...Enquanto instituição educacional, as ações aqui descritas nos permitirão também está permitindo que a promoção da cidadania se faça presente em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar. Fato esse que nos norteará rumo à conscientização sobre a igualdade entre os povos. E nos fará refletir ainda sobre a questão das diferenças. Mostrando que elas existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada no âmbito internacional.Abolir o preconceito, certamente não se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e levar o aluno e a comunidade civil a uma analise sobre suas ações, constituirão o norte seguido por nós rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.
OBJETO SOCIAL DO CONHECIMENTO
LINGUAGENS E CÓDIGOS:
Língua Portuguesa;
Artes;
CIÊNCIAS NATURAIS:
Matemática;
Ciências;
CIÊNCIAS HUMANAS:
História;
Geografia;
Obs: interdisciplinaridade com educação religiosa e educação física.
OBJETIVO GERAL
Promover ações de resgate a cultura e a história dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e realidade local.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena;
Divulgar a influência que a cultura afro e indígena exerce sobre nossa cultura;
Promover uma maior integração dos descendentes destes povos no convívio social;
Conhecer as descendências de raças que constituem a população local;
Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade civil quanto à descriminação racial;
Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.
Ciências;
CIÊNCIAS HUMANAS:
História;
Geografia;
Obs: interdisciplinaridade com educação religiosa e educação física.
OBJETIVO GERAL
Promover ações de resgate a cultura e a história dos povos africanos e indígenas, buscando fazer uma contextualização entre realidade nacional e realidade local.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;Combater o preconceito relacionado à raça negra e indígena;
Divulgar a influência que a cultura afro e indígena exerce sobre nossa cultura;
Promover uma maior integração dos descendentes destes povos no convívio social;
Conhecer as descendências de raças que constituem a população local;
Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade civil quanto à descriminação racial;
Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.
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