segunda-feira, 21 de maio de 2012

TEMA: PAZ


1ª ETAPA DO PROJETO SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES
1º SEMESTRE

TEMA: PAZ

·        JUSTIFICATIVA

              O mundo paga um preço muito alto por ausência de paz.
              A história da vida humana neste planeta dista de nós cerca de mais de dois milhões de anos, durante todo este tempo, não conseguimos viver uma hora sequer de plena Paz na face da Terra.
              Chegamos ao final do século XX e alcançamos a soma de mais de quinze mil guerras, perpetradas por todos os povos.
              Como se não bastasse, este século foi o mais sangrento de toda a nossa história. Foi o período em que mais se matou seres humanos, e a maioria das vítimas foram civis inocentes. As principais nações do mundo se armaram portentosamente, com a construção de ogivas nucleares, armas químicas e biológicas, projetando a indústria bélica como a maior potência econômica do mundo.
              Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, existem 68 (sessenta e oito) focos de guerras ativos sobre o planeta. Os gastos efetuados para a manutenção destes conflitos seriam suficientes para erradicar a fome e a miséria de nosso planeta em pelo menos dez vezes.
              Alcançamos elevados níveis de progresso tecnológico, conquistamos o espaço e povoamos a terra com seis bilhões de habitantes, contudo, dois bilhões e seiscentos milhões de pessoas são despossuídas, vivendo abaixo da linha de pobreza; Quinze milhões de pessoas morrem de fome anualmente no mundo, inclusive crianças indefesas; Quinhentos milhões são subnutridos. Estes quadros representam o paradoxo da ausência de paz social.
              Destruímos as florestas, extinguimos diversas espécies vegetais e animais; secamos rios e lagos, abrimos a camada de ozônio, depositando na atmosfera anualmente seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono e de outros gases que provocam o "efeito estufa", provocando alterações climáticas de conseqüências imprevisíveis para a coletividade humana. Isto se agrava na medida em que estes gases levarão pelo menos 70 (setenta) anos para se dissiparem na atmosfera. Este é o espelho em que se reflete a ausência de Paz ambiental.
              Há muitas crises e medos à nossa volta. Assistimos dia a dia a ascensão da violência urbana e no campo; a expansão do crime organizado e do narcotráfico; a prostituição infanto-juvenil; a legalização da prática criminosa do aborto em setenta por cento das nações do mundo, e outros terríveis subprodutos das sociedades infelizes que se integram com a miséria, a agressividade e o medo...
              Conduzidos pela indiferença e pela omissão, a maioria das pessoas não se dão conta de que também são responsáveis pela permanência e expansão de todas estas formas de violência. É na omissão dos bons que os maus prosperam.
              Observando os altos índices de violência, degradações e crueldades que não param de crescer, se faz necessário conhecer a causa destes fenômenos em suas nascentes; mais ainda, é preciso compreender e explicar como o ser humano pode ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de violência, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz.
          A Escola Municipal Pedro de Alcântara Leal, dentro deste contexto, considera o convívio escolar como base para a aprendizagem dos valores éticos e morais, estimulando, assim, o processo contínuo de auto-educação, integrando, através de atividades didático-pedagógicas, os agentes de educação: a escola, a família e a comunidade, a fim de  despertar –lhes a consciência para a necessidade de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo e, da paz mundial.

·        OBJETIVO GERAL

·    Promover na escola o desenvolvimento de uma cultura de paz.

·       OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·             Despertar a consciência dos educandos para a necessidade da paz mundial.
·             Trabalhar ações de paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do amor ao próximo.
·             Destacar a importância da convivência solidária na família, na escola para a construção da paz.
·             Refletir sobre paz na perspectiva de que é um estado de consciência vivo e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo.
·             Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo, da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenha.
·             Promover experimentos que propiciam a todos contato com a paz interior.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA PAZ

·        A Paz Através da Música.


    
·        Roda de Histórias: Tsuru, Pássaro da Paz: Confecção do pássaro que na tradição oriental está associado à saúde, fortuna, harmonia e principalmente a paz. Serão confeccionadas pelo menos 500 dobraduras do pássaro Tsuru após contada a sua história ,que ao final, serão colocados nas árvores criando um ritual de união entre os participantes.Segundo a lenda, após esta ação, um desejo poderá ser realizado, e o desejo é que o mundo consiga a paz que ele tanto procura.

·        Vídeos e Bate- papos:

a) A Corrente do Bem
Direção Mimi Leder
 Filme conta a história de um menino que faz uma proposta: observar o mundo a sua volta e mudar  aquilo que não gosta através de uma corrente que propõe transformar a realidade de outras 3 pessoas e assim sucessivamente. Após a exibição do filme, reflexão sobre a possibilidade da promoção da paz social através de pequenos atos individuais.

·        Jardim da Poesia: Mostra de poesias sobre o tema PAZ de autores consagrados.






·        Painel Pela Paz: Painel com quadros representando sentimentos de paz.

·        Mural da Paz: Espaço livre para depoimentos.



* Exposição de Poemas e Textos sobre a Paz.
                                   Redação (Como seria um mundo de Paz? De quem depende a Paz?)

·        AUTORES

Dupla Gestora.

·        DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Todas.

·        PARTICIPANTES
           
            Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
·        Direção;
·        Professores;
·        Orientação pedagógica;
·        Funcionários (merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);
·        Comunidade local;
·        Familiares.

·       DURAÇÃO PREVISTA

 1º Semestre de 2010.

AVALIAÇÃO
            A avaliação será durante o decorrer do processo, quando serão observadas as atitudes e reações dos alunos, como o seu desempenho nas atividades propostas.
CULMINÂNCIA
 Caminha pela PAZ prevista para 20 de julho.
TEMA: RELACIONAMETO
2º SEMESTRE


·        JUSTIFICATIVA

    Este projeto surgiu da necessidade de valorização da Escola Pública, do meio ambiente escolar e do papel do aluno como agente transformador, capaz de adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa relação construtiva consigo mesmo e com seu meio.
             Acreditamos que as ações previstas sensibilizarão os alunos, levando-os a uma mudança de atitude, na medida em que passarão a ter a exata consciência da importância de sua relação saudável consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente como um todo.
           

·        OBJETIVOS

·        Tornar o espaço escolar um local de convivência pacífica, baseada na tolerância, no respeito ao ambiente, a si mesmo, às diferenças individuais e aos Direitos Humanos Universais;
·        Conscientizar-se que a sociedade brasileira é caracterizada pela diversidade etnocultural que, freqüentemente, é alvo de preconceito e discriminação que atingem a escola e reproduzem-se no seu interior;
·        Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;
·        Possibilitar a Compreensão de  que os problemas ambientais dizem respeito a todo o cidadão e que este deve considerar-se parte integrante da natureza e, portanto, deve tratá-la de forma respeitosa, responsável e comprometida, adotando uma postura na escola, em casa, na sua comunidade que garanta um meio ambiente saudável, de boa qualidade de vida, que possibilite a perfeita convivência do indivíduo com o seu meio, com o outro e consigo mesmo;
·         Construir uma consciência coletiva e individual sobre os direitos e deveres do cidadão relacionado ao meio ambiente, aos valores éticos, sociais e aos bens públicos;


·              METODOLOGIA
                 A Educação Ambiental, por ter caráter humanista, interdisciplinar e participativo, pode e devem adequar os conteúdos a ela referentes, à realidade local de modo a envolver educandos e educadores em ações concretas de modificação da realidade.
               Tendo os Parâmetros Curriculares Nacionais como eixo condutor deste Projeto, os conteúdos de Meio Ambiente estarão integrados a todas às áreas transversalmente, objetivando abranger toda a prática educativa, possibilitando, assim, ao |educando uma visão global e abrangente da questão ambiental.
              A escolha das atividades a serem desenvolvidas está relacionada às habilidades e competências a serem atingidas pelos componentes curriculares integrados, transformando-se em procedimentos que deverão atingir os objetivos propostos no projeto.

·        PARTICIPANTES

            Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
·        Direção;
·        Professores;
·        Orientação pedagógica;
·        Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais):
·        Comunidade local;
·        Familiares.

·        DURAÇÃO
           
As atividades previstas neste documento serão desenvolvidas durante o segundo semestre de 2010.


·        AVALIAÇÃO
           
 O trabalho pedagógico com a questão ambiental centra-se no desenvolvimento de atitudes e postura ética, na formação de hábitos e recuperação de valores como a solidariedade e a responsabilidade social.
            A partir destas considerações, serão usados os seguintes critérios para a avaliação crítica do projeto:
·  Verificar se houve melhora na limpeza geral da Escola;
·  Observar se houve modificação na postura e atitude dos alunos;
·  Acompanhar o comprometimento dos alunos nas atividades extraclasse de  preservação ambiental;
·  Verificar o envolvimento de todos os professores e funcionários no desenvolvimento do Projeto;
·  Documentar e divulgar o projeto através de cartazes, livrinhos feito pelos alunos, trabalhos interdisciplinares, fotografias, filmagens, relatórios, etc.

CULMINÂNCIA

I Feira Cultural da Escola Pedro de Alcântara Leal prevista para 26 de novembro.



                                          
SUGESTÕES  DE ATIVIDADES

         Podemos utilizar algumas das sugestões do tema Paz como:
Painel, mural,música, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário