1ª ETAPA DO PROJETO SIMPLICIDADE ESTÁ NOS VALORES
1º SEMESTRE
TEMA: PAZ
· JUSTIFICATIVA
O mundo paga um preço muito alto por ausência de paz.
A história da vida humana neste planeta dista de nós cerca de mais de dois
milhões de anos, durante todo este tempo, não conseguimos viver uma hora sequer
de plena Paz na face da Terra.
Chegamos ao final do século XX e alcançamos a soma de mais de quinze mil
guerras, perpetradas por todos os povos.
Como se não bastasse, este século foi o mais sangrento de toda a nossa
história. Foi o período em que mais se matou seres humanos, e a maioria das
vítimas foram civis inocentes. As principais nações do mundo se armaram
portentosamente, com a construção de ogivas nucleares, armas químicas e biológicas,
projetando a indústria bélica como a maior potência econômica do mundo.
Ainda hoje, segundo dados da UNESCO, existem 68 (sessenta e oito) focos de
guerras ativos sobre o planeta. Os gastos efetuados para a manutenção destes
conflitos seriam suficientes para erradicar a fome e a miséria de nosso planeta
em pelo menos dez vezes.
Alcançamos elevados níveis de progresso tecnológico, conquistamos o espaço e
povoamos a terra com seis bilhões de habitantes, contudo, dois bilhões e
seiscentos milhões de pessoas são despossuídas, vivendo abaixo da linha de
pobreza; Quinze milhões de pessoas morrem de fome anualmente no mundo,
inclusive crianças indefesas; Quinhentos milhões são subnutridos. Estes quadros
representam o paradoxo da ausência de paz social.
Destruímos as florestas, extinguimos diversas espécies vegetais e animais;
secamos rios e lagos, abrimos a camada de ozônio, depositando na atmosfera
anualmente seis bilhões de toneladas de dióxido de carbono e de outros gases
que provocam o "efeito estufa", provocando alterações climáticas de
conseqüências imprevisíveis para a coletividade humana. Isto se agrava na
medida em que estes gases levarão pelo menos 70 (setenta) anos para se
dissiparem na atmosfera. Este é o espelho em que se reflete a ausência de Paz
ambiental.
Há muitas crises e medos à nossa volta. Assistimos dia a dia a ascensão da
violência urbana e no campo; a expansão do crime organizado e do narcotráfico;
a prostituição infanto-juvenil; a legalização da prática criminosa do aborto em
setenta por cento das nações do mundo, e outros terríveis subprodutos das
sociedades infelizes que se integram com a miséria, a agressividade e o medo...
Conduzidos pela indiferença e pela omissão, a maioria das pessoas não se dão
conta de que também são responsáveis pela permanência e expansão de todas estas
formas de violência. É na omissão dos bons que os maus prosperam.
Observando os altos índices de violência, degradações e crueldades que não
param de crescer, se faz necessário conhecer a causa destes fenômenos em suas
nascentes; mais ainda, é preciso compreender e explicar como o ser humano pode
ir tão longe, a ponto de colocar em risco sua sobrevivência e a do planeta em
que vive. Precisamos desenrolar os emaranhados das fontes geradoras de
violência, a fim de sabermos como despertar as fontes geradoras de paz.
A Escola
Municipal Pedro de Alcântara Leal, dentro deste contexto, considera o convívio
escolar como base para a aprendizagem dos valores éticos e morais, estimulando,
assim, o processo contínuo de auto-educação, integrando, através de atividades
didático-pedagógicas, os agentes de educação: a escola, a família e a
comunidade, a fim de despertar –lhes a consciência para a necessidade de
paz dentro dos contextos da vida, destacando a importância da cooperação e do
amor ao próximo e, da paz mundial.
· OBJETIVO GERAL
· Promover na escola o desenvolvimento de uma cultura de paz.
· OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Despertar a consciência dos educandos para a necessidade da paz mundial.
· Trabalhar ações de paz dentro dos contextos da vida, destacando a
importância da cooperação e do amor ao próximo.
· Destacar a importância da convivência solidária na família, na escola
para a construção da paz.
· Refletir sobre paz na perspectiva de que é um estado de consciência vivo
e construtivo, ressaltando a diferença entre ser pacífico e ser passivo.
· Perceber que a paz nos ambientes e no mundo depende de cada indivíduo,
da qualidade dos pensamentos e das ações que desempenha.
· Promover experimentos que propiciam a todos contato com a paz interior.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES SOBRE O TEMA
PAZ
· A Paz Através da Música.
· Roda de Histórias: Tsuru, Pássaro da
Paz: Confecção do pássaro
que na tradição oriental está associado à saúde, fortuna, harmonia e
principalmente a paz. Serão confeccionadas pelo menos 500 dobraduras do pássaro
Tsuru após contada a sua história ,que ao final, serão colocados nas árvores
criando um ritual de união entre os participantes.Segundo a lenda, após esta
ação, um desejo poderá ser realizado, e o desejo é que o mundo consiga a paz
que ele tanto procura.
· Vídeos e Bate- papos:
a) A Corrente do Bem
Direção Mimi Leder
Direção Mimi Leder
Filme conta a história de um menino que faz uma proposta: observar
o mundo a sua volta e mudar aquilo que não gosta através de uma corrente
que propõe transformar a realidade de outras 3 pessoas e assim sucessivamente.
Após a exibição do filme, reflexão sobre a possibilidade da promoção da paz
social através de pequenos atos individuais.
· Jardim da Poesia: Mostra de poesias sobre o tema PAZ de
autores consagrados.
· Oficina de Pintura.: Vivência e reflexão sobre o
tema da paz e criação coletiva de uma Pintura, aberta a interessados de todas
as gerações. O resultado da oficina ficará exposto na escola.
· Painel Pela Paz: Painel com quadros representando
sentimentos de paz.
· Mural da Paz: Espaço livre para
depoimentos.
* Exposição de Poemas e Textos sobre a Paz.
Redação (Como seria um mundo de Paz? De quem depende a Paz?)
Redação (Como seria um mundo de Paz? De quem depende a Paz?)
· AUTORES
Dupla Gestora.
· DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas.
· PARTICIPANTES
Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
· Direção;
· Professores;
· Orientação pedagógica;
· Funcionários (merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais);
· Comunidade local;
· Familiares.
· DURAÇÃO PREVISTA
1º Semestre de 2010.
AVALIAÇÃO
A
avaliação será durante o decorrer do processo, quando serão observadas as
atitudes e reações dos alunos, como o seu desempenho nas atividades propostas.
CULMINÂNCIA
Caminha pela PAZ prevista para 20 de julho.
TEMA: RELACIONAMETO
2º SEMESTRE
· JUSTIFICATIVA
Este projeto surgiu da necessidade de valorização da Escola Pública, do
meio ambiente escolar e do papel do aluno como agente transformador, capaz de
adotar posturas pessoais e comportamentos sociais que lhe permitam viver numa
relação construtiva consigo mesmo e com seu meio.
Acreditamos que as ações previstas sensibilizarão os alunos, levando-os a uma
mudança de atitude, na medida em que passarão a ter a exata consciência da
importância de sua relação saudável consigo mesmo, com o outro e com o meio
ambiente como um todo.
· OBJETIVOS
· Tornar o espaço escolar um local de convivência pacífica, baseada na
tolerância, no respeito ao ambiente, a si mesmo, às diferenças individuais e
aos Direitos Humanos Universais;
· Conscientizar-se que a sociedade brasileira é caracterizada pela
diversidade etnocultural que, freqüentemente, é alvo de preconceito e
discriminação que atingem a escola e reproduzem-se no seu interior;
· Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou
preconceito;
· Possibilitar a Compreensão de
que os problemas ambientais dizem respeito a todo o cidadão e que este deve
considerar-se parte integrante da natureza e, portanto, deve tratá-la de forma
respeitosa, responsável e comprometida, adotando uma postura na escola, em
casa, na sua comunidade que garanta um meio ambiente saudável, de boa qualidade
de vida, que possibilite a perfeita convivência do indivíduo com o seu meio,
com o outro e consigo mesmo;
· Construir uma consciência coletiva e individual sobre os direitos e
deveres do cidadão relacionado ao meio ambiente, aos valores éticos, sociais e
aos bens públicos;
· METODOLOGIA
A Educação Ambiental, por ter caráter humanista, interdisciplinar e
participativo, pode e devem adequar os conteúdos a ela referentes, à realidade
local de modo a envolver educandos e educadores em ações concretas de
modificação da realidade.
Tendo os Parâmetros
Curriculares Nacionais como eixo condutor deste Projeto, os
conteúdos de Meio Ambiente estarão integrados a todas às áreas
transversalmente, objetivando abranger toda a prática educativa,
possibilitando, assim, ao |educando uma visão global e abrangente da questão
ambiental.
A escolha das atividades a serem
desenvolvidas está relacionada às habilidades e competências a serem atingidas
pelos componentes curriculares integrados,
transformando-se em procedimentos que deverão atingir os objetivos propostos no
projeto.
· PARTICIPANTES
Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
· Direção;
· Professores;
· Orientação pedagógica;
· Funcionários ( merendeiras, auxiliares de secretaria e serviços gerais):
· Comunidade local;
· Familiares.
· DURAÇÃO
As atividades previstas neste documento
serão desenvolvidas durante o segundo semestre de 2010.
· AVALIAÇÃO
O trabalho pedagógico com a
questão ambiental centra-se no desenvolvimento de atitudes e postura ética, na
formação de hábitos e recuperação de valores como a solidariedade e a
responsabilidade social.
A
partir destas considerações, serão usados os seguintes critérios para a
avaliação crítica do projeto:
· Verificar se houve melhora na limpeza geral da Escola;
· Observar se houve modificação na postura e atitude dos alunos;
· Acompanhar o comprometimento dos alunos nas atividades extraclasse
de preservação ambiental;
· Verificar o envolvimento de todos os professores e funcionários no
desenvolvimento do Projeto;
· Documentar e divulgar o projeto através de cartazes, livrinhos feito
pelos alunos, trabalhos interdisciplinares, fotografias, filmagens, relatórios,
etc.
CULMINÂNCIA
I Feira Cultural da Escola Pedro de Alcântara Leal prevista para 26 de
novembro.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Podemos utilizar
algumas das sugestões do tema Paz como:
Painel, mural,música, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário