Introdução:
Contar
histórias é uma arte que sempre empolgou a humanidade, por isso essa prática
sobrevive desde a mais remota antiguidade, da Odisséia, de Homero, até a
Literatura de nossos dias.
As narrativas transmitidas de geração confirmam o ditado: quem conta a história sempre acrescenta um toque especial (pessoal). Contar um conto requer talento, força de vontade e um pouco de técnica.
As narrativas transmitidas de geração confirmam o ditado: quem conta a história sempre acrescenta um toque especial (pessoal). Contar um conto requer talento, força de vontade e um pouco de técnica.
Justificativa: O conto é um veículo de narrativas que
também utiliza a comunicação visual num registro histórico e dinâmico da
realidade, atendendo às diferentes necessidades do homem quanto a sua sintonia
com o mundo. Assim, constituiu-se num importante recurso pedagógico de registro
das transformações realizadas pelo homem, que faz a história através do tempo,
desenvolvendo sua consciência crítica. Sendo assim, se é necessário fundamentar
a presença do conto na escola, considerar a natureza, interdisciplinar e
complementar com diferentes dinâmicas a sua importância cultural, social,
histórica e artística.
Objetivos:
Levar o aluno a conhecer vários contos que falem de:
amor, problemas sociais, ética, família e outros;
Sensibilizar para a livre escolha do tema que irá
realizar (leitura);
Estimular a participar estabelecendo comparações com outras formas de narrar;
Produzir através de temática escolha de texto do gênero;
Mostrar que nada é mais prazeroso do que pegar um bom livro de contos para ler e não largá-lo até concluir a leitura;
Oferecer a possibilidade de alargar o seu campo de experiências, podendo estabelecer relação Com universos, personagens, modos de pensar, dados diversos e compreendê-los.
Estimular a participar estabelecendo comparações com outras formas de narrar;
Produzir através de temática escolha de texto do gênero;
Mostrar que nada é mais prazeroso do que pegar um bom livro de contos para ler e não largá-lo até concluir a leitura;
Oferecer a possibilidade de alargar o seu campo de experiências, podendo estabelecer relação Com universos, personagens, modos de pensar, dados diversos e compreendê-los.
Conteúdos
- Ensino Fundamental
O Conto: aspectos históricos.
O Conto: aspectos históricos.
Características,
organização e estrutura do conto: recursos linguístico, foco narrativo,
personagens, trama, elementos cronológicos
e psicológicos.
Análise e interpretação: conteúdo, contexto de
produção e de recepção.
Hans Christian Andersen;
Irmãos grimm
Hans Christian Andersen;
Irmãos grimm
Interpretação: História e Arte.
Procedimentos
Metodológicos.
• Leitura de vários contos (atuais), de fadas, Hans Christian Andersen;
• Textos;
• Encenação de Contos;
•Exposição de cartazes e painéis.
Recursos Materiais e Didáticos.
• Cartazes; painéis; papéis diversos, canetinhas, etc;
• Câmara Fotográfica e Filmadora
• Giz e lousa;
•Coletânea de livros (contos), caderno de registros;
• Xerox de alguns contos, scanners e digitação.
Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicações, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos.
• Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa.
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.
• Reconhecer os elementos construtivos característicos do conto.
• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos do gênero.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.
•Avaliação
• Avaliação Diagnóstica.
• Avaliação contínua em todas as etapas do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.
• Auto – avaliação, aplicação de questionário para a apreciação dos alunos quanto aos trabalhos.
Auto-avaliação da Professora.
• Leitura de vários contos (atuais), de fadas, Hans Christian Andersen;
• Textos;
• Encenação de Contos;
•Exposição de cartazes e painéis.
Recursos Materiais e Didáticos.
• Cartazes; painéis; papéis diversos, canetinhas, etc;
• Câmara Fotográfica e Filmadora
• Giz e lousa;
•Coletânea de livros (contos), caderno de registros;
• Xerox de alguns contos, scanners e digitação.
Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicações, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos.
• Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa.
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.
• Reconhecer os elementos construtivos característicos do conto.
• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos do gênero.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.
•Avaliação
• Avaliação Diagnóstica.
• Avaliação contínua em todas as etapas do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.
• Auto – avaliação, aplicação de questionário para a apreciação dos alunos quanto aos trabalhos.
Auto-avaliação da Professora.
Período: Todo o
ano letivo
Público Alvo: Alunos
de 5ª a 8ª séries
“Escrevemos para ser o que somos ou aquilo que não somos.
Em um ou outro caso nós buscamos a nós mesmos, eternos desconhecidos”
Octávio
Paz
I
- Justificativa
O projeto da Sala de Leitura/2004
surgiu a partir do projeto da escola “Arte vida, vivendo arte”, que tem como
objetivo geral trabalhar a linguagem e tudo aquilo que permite a comunicação
entre os homens. O objetivo maior é fazer com que o aluno conheça os diversos
padrões lingüísticos existentes em sua língua materna, utilizando as linguagens
artísticas, tendo a leitura (tanto no código verbal como não-verbal) como
articulador do mesmo.
Na Sala de Leitura, trabalharemos
a arte da palavra – aquela abrangida pela Literatura, pois possui a
peculiaridade de casar a realidade com a fantasia.
A literatura aprofunda e inquieta
a sensibilidade do leitor para a vida que pode ser sempre humanamente melhor,
Estaremos assim, permitindo ao aluno ser decodificador crítico de textos e
fatos, bem como um produtor (criador e recriador) de outros textos, escrevendo
plenamente a sua cidadania.
Obs.: Em
nossas oficinas e demais atividades ocorrerá transversalidade com os temas
propostos, pela D.Ed./7ª C.R.E.:
·
1º bimestre – O Livro a Prosa e a Poesia
·
2º bimestre – A Palavra e a Mídia
·
3º bimestre – Cultura e Cidadania
·
4º bimestre – Arte e Linguagem
II
- OBJETIVOS
1) Desenvolver
e/ou ampliar o gosto pela leitura como instrumento de: compreensão do mundo,
aquisição de conteúdos e lazer.
2) Reconhecer a
literatura como uma manifestação artística por toda a sua capacidade criadora.
3) Criar e
recriar textos de vários gêneros literários: aventura, suspense, poesia, contos
de fada...
4)
Manifestar-se através das diferentes linguagens: dramatização, música, pintura,
escrita...
III
- Desenvolvimento
Desenvolveremos este projeto
através de oficinas com as turmas, iniciando pelo 2º turno no 1º semestre. As
oficinas do 1º turno serão planejadas posteriormente.
Após a leitura de histórias
infantis, os alunos criarão uma carta ao autor a partir do ponto de vista de
vários personagens.
A partir da leitura do livro
“Mais um Pequeno Manual de Monstros Caseiros”, Stanislav Marijanovic, Companhia
das Letras, os alunos criarão novos monstros descrevendo suas características.
A partir da leitura do conto de
terror “O vampiro que descobriu o Brasil” –Ivan Jaf, os alunos terminarão a
história, onde o desfecho final ocorrerá em locais diferentes que fazem parte
do cotidiano do aluno.
A partir da leitura e reflexão de
texto informativo sobre o movimento Hip Hop os alunos escreverão sobre as
mesmas lembranças com intenções diferentes. Ex. Contar sobre a paquera na
escola: para os pais, para o melhor amigo, para o professor, para o espelho
etc., parodiando rap ou funk, para posterior apresentação na escola.
VI
- RECURSOS MATERIAIS
°
Livros e fitas de vídeo que tratem sobre os vários gêneros literários: romance,
ficção científica, contos de fada, poesia, etc.
°
Computador, televisão, rádio
V
- RECURSOS HUMANOS
Alunos e professores da U. E.
VI
- AVALIAÇÃO
Será realizada ao término de cada
atividade, através da observação direta do desempenho e interesse dos alunos ao
realizarem as atividades propostas e nas culminâncias do projeto.
As demais atividades relacionadas
abaixo serão desenvolvidas ao longo do ano através de subprojetos
01. Literatura em minha
sala – leitura semanal de livros em sala de aula;
02. Muito prazer, em sou a
Sala de Leitura – apresentação da sala aos alunos novos;
03. Clube do Leitor
– empréstimos de livros;
04. Banca da leitura
– momento da leitura no recreio;
05. Oficina da Palavra
– atendimento a alunos com dificuldades de leitura e escrita;
06. Palavra é arte
– oficinas de leitura e produção de vários gêneros literários, com posterior
montagem do livro de textos da turma;
07. Feira do troca-troca de
livros
08. Poesia – a palavra que
encanta – oficina de poesia de livre participação, com vistas à seleção
para o II Sarau de Poesias da escola e concurso “Poesia na Escola” da SME;
09. Rádio escolar –
projeto desenvolvido em parceria com os alunos do Grêmio Escolar;
10. Arte na informática
– confecção do livro virtual;
11. Monitoria da Sala de
Leitura e do Laboratório de Informática – formação de alunos monitores.
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