Projeto: “Motivação” EJA
Projeto: “Motivação”
Justificativa
É notório que os cursos no ensino noturno apresentam índices baixíssimos
de produtividade. A evasão e a repetência são causas consideráveis desse
índice, pois, não asseguram a permanência do aluno na escola, sendo então
necessário implantar um projeto que vise assegurar essa permanência e motivar o
corpo discente a interagir de forma autônoma, crítica e democrática na
construção da sua cidadania e dignidade.
O Projeto Motivação deve garantir condições de igualdade, respeito às
diferenças e o direito de uma educação de qualidade, onde os jovens desenvolvam
diferentes habilidades que necessitam de aprimoramento, as quais são exigidas
constantemente pelo mundo globalizado do qual fazemos parte e que podem ser
adquiridas no ambiente escolar, desencadeando mudanças de atitudes do cidadão
que se transforma em seu próprio benefício à medida que sente motivado para
tal.
Objetivo Geral
Oportunizar
aos alunos o acesso e a apropriação de competências, habilidades e atitudes
indispensáveis para o progresso no trabalho, na escola e na vida social.
Cronograma
De abril a novembro.
Metodologia
Com o propósito de incentivar os alunos na sua permanência na escola,
será sugerido aos professores, atividades como:
· Premiar as turmas que alcançarem 90% de frequência no bimestre, com
lanche especial;
· Realizar noite cultural entre os alunos, visando a descoberta de
talentos;
· Promover atividades voltadas para a recuperação da leitura e da escrita,
assegurando ao aluno acesso a todo material que possa ser um convite prazeroso
para o ato de ler e produzir suas escritas;
· Garantir o acesso ao laboratório de informática, a fim de aproximar o
aluno da tecnologia e incentivando-o na aprendizagem do novo para
desenvolvimento de suas atividades;
· Elaborar subprojeto “Educação para o Trabalho” a fim de auxiliar na
preparação dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho;
· Incentivar os alunos a participarem de palestras com temas sugeridos por
eles próprios.
Recursos
· Computador / Impressora;
· Livros didáticos e paradidáticos / jornais / revistas;
· Internet ( Orkut, Bate papo, Blog, Correio eletrônico, Fórum, Jogos, You
Tube, dentre outros);
· TV/ Vídeo;
· Som / CDs / DVDs;
· Retroprojetor;
· Câmera digital;
· Data-show, entre outros.
Avaliação
A avaliação será realizada através do interesse demonstrado durante a
participação ao longo do processo e pela análise de documentos que registram a
permanência do aluno na escola e seu rendimento educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário