segunda-feira, 21 de maio de 2012

Projeto Dia do Índio


Projeto Dia do Índio
Escola:_________________________________________________________________
Professra:_______________________________________________________________
Tuma:_________________________Ano:  Educação Infantil   Período:  Uma semana
Tema: Comemoração do Dia do Índio

1)      Justificativa:
Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.

2)      Objetivos:

Ø  Conhecer um pouco da história dos índios;
Ø  Conhecer,analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
Ø  Refletir sobre a relação: brancos x índios;
Ø  Estimular a comemoração do dia do índio;

3)      Metodologia:

Sensibilização:

Ø  Roda de Conversa sobre o tema;
Ø  Cartaz com fotografias dos índios;

Desenvolvimento:

Ø  Capa dos trabalhinhos;
Ø  Quebra - cabeça;
Ø  Jogo da memória sobre objetos indígenas;
Ø  Jogo da Memória sobre as expressões dos índios;
Ø  Desenho para pintar;
Ø  Atividade elemento que não faz parte da cultura indígena;
Ø  Pintar, recortar, e montar uma índia;
Ø  Pintar de acordo com a legenda;
Ø  Ligue os conjuntos;
Ø  Descobrir a palavra;
Ø  Confecção de máscaras indígenas;
Ø  Confecção de cocar;
Ø  Confecção de maquete;
Ø  Desenho, recorte e colagem com vários tipos de materiais da cultura indígena;
Ø  Apresentação de uma música sobre o dia do índio;


 Desenvolvido  Por: Blog Cantinho do Saber (Carolina) - http://cantinhodosaber.buscasulfluminense.com


 4)      Materiais:

Ø  Atividades da semana do blog (10/04/10 até 19/04/10);
Ø  Músicas sobre o Dia do Índio (Xuxa, Mara Maravilha);
Ø  Urucum (pode ser substituído por colorau alimentício);
Ø  Palha;
Ø  Folhas secas;

5)      Avaliação:

Relatório 

Nenhum comentário:

Postar um comentário