O leão e o ratinho
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma
boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo
e deixou que fosse embora.Algum tempo depois, o leão ficou preso na
rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira
tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas
e soltou o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma
boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.
Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.
Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo
e deixou que fosse embora.Algum tempo depois, o leão ficou preso na
rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira
tremer com seus urros de raiva.
Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas
e soltou o leão.
Moral: Uma boa ação ganha outra.
1. Definição do tema: Cordel dos
animais.
2. Problematização: Você já leu uma fábula em forma de cordel? Que tal
fazer uma coletânea de fábulas em forma de cordel?
3. Objetivos: Aumentar o repertório de fábulas e apropriar-se da
estrutura do cordel.
4. A quem se destina: Aos alunos de séries anteriores.
5. Material necessário: Livros de fábulas, papel e material para escrever.
6. Descrição do trabalho:
Leia a fábula abaixo e o cordel a seguir e verifique o que eles têm em
comum.
2. Problematização: Você já leu uma fábula em forma de cordel? Que tal
fazer uma coletânea de fábulas em forma de cordel?
3. Objetivos: Aumentar o repertório de fábulas e apropriar-se da
estrutura do cordel.
4. A quem se destina: Aos alunos de séries anteriores.
5. Material necessário: Livros de fábulas, papel e material para escrever.
6. Descrição do trabalho:
Leia a fábula abaixo e o cordel a seguir e verifique o que eles têm em
comum.
Agora leia o cordel:
O Leão e o Ratinho
Era uma vez um leão
Animal exuberante
A dormir espichadinho
Numa sombra repousante.
Ninguém mexia com ele,
Pois era apavorante.
Um dia, por acidente,
Um ratinho descuidado
Sem notar o atropelou.
O bichão foi acordado:
— Quer morrer, bicho danado?
— Nããão! Imploro ser poupado!
Tanto o bicho insistiu
O leão foi generoso:
— Vá embora, criatura!
Fugiu dali ansioso
Pensando que escapara
De destino tenebroso.
Mas o destino dá voltas!
A fera horripilante
Foi presa por caçadores
Urrava angustiante!
Quem poderia salvá-lo?
Topa ser seu ajudante?
O Leão e o Ratinho
Era uma vez um leão
Animal exuberante
A dormir espichadinho
Numa sombra repousante.
Ninguém mexia com ele,
Pois era apavorante.
Um dia, por acidente,
Um ratinho descuidado
Sem notar o atropelou.
O bichão foi acordado:
— Quer morrer, bicho danado?
— Nããão! Imploro ser poupado!
Tanto o bicho insistiu
O leão foi generoso:
— Vá embora, criatura!
Fugiu dali ansioso
Pensando que escapara
De destino tenebroso.
Mas o destino dá voltas!
A fera horripilante
Foi presa por caçadores
Urrava angustiante!
Quem poderia salvá-lo?
Topa ser seu ajudante?
Para surpresa de todos
Nosso herói foi o ratinho
Com seus dentes afiados
Roeu os nós direitinho
Libertando seu amigo
Para seguir seu caminho.
Por isso pare e pense
Nesta fábula secular
Pra sê sempre bem tratado
É bom nunca menosprezar
Seja forte, seja fraco
Respeite quem quer ajudar
Joana D’Arque de Aguiar
a) Pedir aos alunos que tragam para a escola livros de fábulas.
b) Fazer um levantamento prévio na escola das histórias que poderiam
fazer parte do trabalho.
c) Em classe, promover a leitura dessas histórias, variando os leitores:
ora o professor lê para a turma, ora um dos alunos lê para os
colegas. A leitura deve ser preparada com antecedência.
d) Levar para a sala outros cordéis, como o da página 136 de Patativa
do Assaré, para que eles possam observar mais atentamente a
estrutura do gênero.
e) Organize os alunos em duplas por afinidade e nível de
desenvolvimento.
f) Após a leitura das fábulas, cada dupla escolhe uma para ser
transformada em cordel.
g) Promover a transformação da história escolhida em cordel. Fazer
revisões e edições para a melhoria do texto.
h) Pedir que façam ilustrações para o cordel.
i) Ajudá-los a fazer um sumário para a montagem de uma coletânea.
j) Marcar um dia para as apresentações dos cordéis. Mas, antes,
realizar ensaios para que se sintam mais seguros e à vontade.
Nosso herói foi o ratinho
Com seus dentes afiados
Roeu os nós direitinho
Libertando seu amigo
Para seguir seu caminho.
Por isso pare e pense
Nesta fábula secular
Pra sê sempre bem tratado
É bom nunca menosprezar
Seja forte, seja fraco
Respeite quem quer ajudar
Joana D’Arque de Aguiar
a) Pedir aos alunos que tragam para a escola livros de fábulas.
b) Fazer um levantamento prévio na escola das histórias que poderiam
fazer parte do trabalho.
c) Em classe, promover a leitura dessas histórias, variando os leitores:
ora o professor lê para a turma, ora um dos alunos lê para os
colegas. A leitura deve ser preparada com antecedência.
d) Levar para a sala outros cordéis, como o da página 136 de Patativa
do Assaré, para que eles possam observar mais atentamente a
estrutura do gênero.
e) Organize os alunos em duplas por afinidade e nível de
desenvolvimento.
f) Após a leitura das fábulas, cada dupla escolhe uma para ser
transformada em cordel.
g) Promover a transformação da história escolhida em cordel. Fazer
revisões e edições para a melhoria do texto.
h) Pedir que façam ilustrações para o cordel.
i) Ajudá-los a fazer um sumário para a montagem de uma coletânea.
j) Marcar um dia para as apresentações dos cordéis. Mas, antes,
realizar ensaios para que se sintam mais seguros e à vontade.
7. Conteúdos a serem construídos e
aspectos a serem
investigados:
• Conceitual: Ler fábulas e cordéis, observando a estrutura desses
gêneros.
• Procedimental: Transformar fábulas em cordéis. Montar
coletânea.
• Atitudinal: Desenvolver de atitude de respeito durante o trabalho
em grupo e valorizar as etapas da escrita até obtenção do produto
final.
8. Duração: 1- bimestre.
9. Apresentação do projeto (produto realizado/produto final):
Apresentações de cordéis e montagem de uma coletânea.
10. Avaliação e autoavaliação:
Responda às questões: Você gostou de fazer o trabalho? De qual parte
mais gostou? O que você faria de diferente? Quais histórias você ainda
não conhecia? O que você aprendeu ao fazer todo o trabalho?
investigados:
• Conceitual: Ler fábulas e cordéis, observando a estrutura desses
gêneros.
• Procedimental: Transformar fábulas em cordéis. Montar
coletânea.
• Atitudinal: Desenvolver de atitude de respeito durante o trabalho
em grupo e valorizar as etapas da escrita até obtenção do produto
final.
8. Duração: 1- bimestre.
9. Apresentação do projeto (produto realizado/produto final):
Apresentações de cordéis e montagem de uma coletânea.
10. Avaliação e autoavaliação:
Responda às questões: Você gostou de fazer o trabalho? De qual parte
mais gostou? O que você faria de diferente? Quais histórias você ainda
não conhecia? O que você aprendeu ao fazer todo o trabalho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário