QUANDO
A ESCOLA CHAMA OS PAIS PARA UMA REUNIÃO
REUNIÃO DE PAIS ….
Quando
a escola chama os pais para uma reunião ,ela precisa se preocupar com o que vai
ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no processo (professores e funcionários)
a fim de proporcionar um momento agradável e que sirva de demonstração de como
é o dia-a-dia de seu filho.Tudo deve ser previamente conversado e elaborado
como critério. “Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente
proporciona dias felizes a seus filhos”.
Objetivos:
• Conquistar a confiança dos pais e maior
participação destes em todos os momentos que for necessário. Discutir as dificuldades, as habilidades e a
interação das crianças.
•
Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas
(interesse e participação da criança). Discutir coletivamente as ações
pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
•
Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das
crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral. Discutir, sem agredir, os assuntos
burocráticos da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os
pais, professores e funcionários em geral. Ser objetivo, claro e responsável ao
pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola. “Uma escola deve ser
atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a
confiança dos pais e alunos.” Ações da escola: Imagine que você realizará uma
reunião ainda esta semana.
PLANEJE TODOS OS DETALHES DESDE A CHEGADA ATÉ
A SAÍDA DOS PAIS.
1.
Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da reunião para que eles
possam acompanhar.
2.
Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer anotações e melhor esclarecer
suas dúvidas no momento oportuno. Inicie a reunião convidando os pais para
fazerem leitura de um pequeno poema.
3.
Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento pais-filho ou organize
uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam participar e estabelecer contato
uns com os outros.
4.
Reparta a reunião em três momentos diferentes:
Para
discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em
geral. Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos
presentes.
Momento
dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas
por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu rendimento, bem
como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos
nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a
ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação excessiva ou o
desinteresse etc.
Sugestão
para a dinâmica: Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de
várias faixas etárias.
Objetivos:
Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira
que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Comparar
diferenças e igualdades.
Tempo:
aproximadamente 50 minutos. Local: sala de aula ou uma sala grande. Material:
papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de
cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.
Desenvolvimento:
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos…
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um
peixinho, como desejarem… (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha,
giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem. Peça que, assim que terminem,
vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário. Após todos fixados, peçam para que
eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade.
Deixe-os à vontade para falar. Se necessário, conduza a conversa para o lado da
moral, da ética, do respeito às diferenças individuais. Todos os peixinhos
estão iguais? Por que são diferentes? Porque todos somos diferentes, temos
gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes. Todos os
peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê? Porque temos objetivos, metas e
sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias
diferentes etc. Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas
suas necessidades de sobrevivência. Como podemos transferir essas ideias para a
vida escolar? O que o aquário representa? Quem são os peixinhos? Como
convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola? E assim
por diante, de acordo com o retorno dos pais.
Conclusão:
As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e
facilitam muito a relação escola-pais.
Final
da reunião: Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm
alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.
Agradeça
a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse
dia. Retirado do site: http://atividade de professor.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário