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Tema:
Brasil: Movimentos Sociais e Urbanos
Objetivo Geral:
Conhecer os movimentos sociais no Brasil, durante o século XX.
Brasil: Movimentos Sociais e Urbanos
Objetivo Geral:
Conhecer os movimentos sociais no Brasil, durante o século XX.
Objetivo Específico:
- Conhecer as representações e as relações de poder.
- Representação e compreensão da história local e do cotidiano.
- Conhecer as representações e as relações de poder.
- Representação e compreensão da história local e do cotidiano.
Descritores:
- Compreender os problemas contemporâneos e suas historicidades.
- Compreender o dinamismo da sociedade comprometendo-se e investindo em sua auto-formação.
- Compreender os problemas contemporâneos e suas historicidades.
- Compreender o dinamismo da sociedade comprometendo-se e investindo em sua auto-formação.
Atividade/material (Recursos):
Livro didático, textos complementares, filmes, jornais e revistas, quadro, pincéis, mapas.
Livro didático, textos complementares, filmes, jornais e revistas, quadro, pincéis, mapas.
Metodologia:
1º- Sensibilização para aprender: Vídeo/ Música/ Imagens/ Poesia
2º- Aulas expositiva pelo professor.
3º- Pesquisa pelos alunos na biblioteca da escola ou na internet.
4º- Trabalhos em grupo ,confecção de cartazes.
5º- Mesa redonda.( debate).
6º- Seminário realizado pelos alunos.
7º-Juri simulado
8º Auto-avaliação
1º- Sensibilização para aprender: Vídeo/ Música/ Imagens/ Poesia
2º- Aulas expositiva pelo professor.
3º- Pesquisa pelos alunos na biblioteca da escola ou na internet.
4º- Trabalhos em grupo ,confecção de cartazes.
5º- Mesa redonda.( debate).
6º- Seminário realizado pelos alunos.
7º-Juri simulado
8º Auto-avaliação
Avaliação:
Prova escrita e oral, trabalhos em grupo e individual, participação.
Prova escrita e oral, trabalhos em grupo e individual, participação.
Observações:
PARTICIPANTES:
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – MAIO / 2009
EJA 2° SEGMENTO
PROJETO DIDÁTICO
EJA 2° SEGMENTO
PROJETO DIDÁTICO
ÁREA: Cultural e Sociedade
Tema:
Brasil, mostra a tua cara.
Brasil, mostra a tua cara.
Objetivo Geral:
Reconhecer o lugar como experiência vivida dos homens com o território e paisagens.
Reconhecer o lugar como experiência vivida dos homens com o território e paisagens.
Objetivo Específico:
Identificar o lugar como espaço vivido, mediato e imediato dos homens na interação do mundo.
Refletir sobre a sua comunidade.
Identificar o lugar como espaço vivido, mediato e imediato dos homens na interação do mundo.
Refletir sobre a sua comunidade.
Descritores:
Reconhecer a cidadania com consciência de pertencer e interagir e sentir-se integrado com pessoas.
Compreender o dinamismo da sociedade do conhecimento comprometendo-se e investindo em sua auto-formação
Reconhecer a cidadania com consciência de pertencer e interagir e sentir-se integrado com pessoas.
Compreender o dinamismo da sociedade do conhecimento comprometendo-se e investindo em sua auto-formação
Atividade/material (Recursos):
-Livro didático;
- Pincel;
- Quadro branco.
- Internet
- Livros de pesquisa.
- Cartolina
- Revistas………
-Livro didático;
- Pincel;
- Quadro branco.
- Internet
- Livros de pesquisa.
- Cartolina
- Revistas………
Metodologia:
1. A partir da música começar uma discussão sobre os diversos espaços, especialmente o espaço vivido (comunidade).Música :Brasil mostra a tua cara.
2. Em segundo utilizar leitura do texto.
3. Aula expositiva.
4. Abrir espaço para o debate por questionamentos.
5. Procurar os significados das palavras desconhecidas.
6.Atividade em grupo. Produção de Cartazes.
7-Dramatização realizada pelos alunos.
8-Auto-avaliação
1. A partir da música começar uma discussão sobre os diversos espaços, especialmente o espaço vivido (comunidade).Música :Brasil mostra a tua cara.
2. Em segundo utilizar leitura do texto.
3. Aula expositiva.
4. Abrir espaço para o debate por questionamentos.
5. Procurar os significados das palavras desconhecidas.
6.Atividade em grupo. Produção de Cartazes.
7-Dramatização realizada pelos alunos.
8-Auto-avaliação
Avaliação:
- Observar a interação dos alunos com o tema.
- Atividades escritas.
- Observar a oralidade, fazer interferências.
- Observar a interação dos alunos com o tema.
- Atividades escritas.
- Observar a oralidade, fazer interferências.
Observações:
Produzir um mural coletivo sobre a temática.
Produzir um mural coletivo sobre a temática.
PARTICIPANTES:
EMEIEF NOME LEGÍVEL DISCIPLINA ASSINATURA
Walmik Sampaio Francisco Pinto História e Geografia
Alegria Cultural Fausto Alves Ferreira História e Geografia
Maria Lúcia Figueredo João Magalhães História e Geografia
Walmik Sampaio Francisco Pinto História e Geografia
Alegria Cultural Fausto Alves Ferreira História e Geografia
Maria Lúcia Figueredo João Magalhães História e Geografia
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
SETOR DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – MAIO / 2009
EJA 2° SEGMENTO
PROJETO DIDÁTICO
SETOR DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – MAIO / 2009
EJA 2° SEGMENTO
PROJETO DIDÁTICO
ÁREA: Cultura e Sociedade.
Tema:
As Paisagens Naturais.
Objetivo Geral:
Identificar o lugar como espaço vivido, mediato e imediato dos homens na interação do mundo.
Objetivo Específico:
Comparar as diferenças das várias paisagens do mundo, associando as facilidades que o meio ambiente oferece ou dispõe para a exploração do meio-ambiente.
As Paisagens Naturais.
Objetivo Geral:
Identificar o lugar como espaço vivido, mediato e imediato dos homens na interação do mundo.
Objetivo Específico:
Comparar as diferenças das várias paisagens do mundo, associando as facilidades que o meio ambiente oferece ou dispõe para a exploração do meio-ambiente.
Descritores:
- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações entendendo a formação e a organização espacial atual de espaços geográficos próximos e distantes.
- Compreender o trabalho e a apropriação da natureza na construção do território.
- Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações entendendo a formação e a organização espacial atual de espaços geográficos próximos e distantes.
- Compreender o trabalho e a apropriação da natureza na construção do território.
Atividade/material (Recursos):
- Livro didático:
- Mapa mundi;
- Globo;
- Notícias atuais sobre o clima;
- Apresentação do filme “Um Dia Depois de Amanhã”.
- Livro didático:
- Mapa mundi;
- Globo;
- Notícias atuais sobre o clima;
- Apresentação do filme “Um Dia Depois de Amanhã”.
Metodologia:
1. A partir da música começar uma discussão sobre os diversos espaços, especialmente o espaço vivido (comunidade).Música :Brasil mostra a tua cara.
2. Em segundo utilizar leitura do texto.
3. Aula expositiva.
4. Abrir espaço para o debate por questionamentos.
5. Procurar os significados das palavras desconhecidas.
6.Atividade em grupo. Produção de Cartazes.
7-Dramatização realizada pelos alunos.
8-Auto-avaliação
1. A partir da música começar uma discussão sobre os diversos espaços, especialmente o espaço vivido (comunidade).Música :Brasil mostra a tua cara.
2. Em segundo utilizar leitura do texto.
3. Aula expositiva.
4. Abrir espaço para o debate por questionamentos.
5. Procurar os significados das palavras desconhecidas.
6.Atividade em grupo. Produção de Cartazes.
7-Dramatização realizada pelos alunos.
8-Auto-avaliação
Observações:
PARTICIPANTES:
EMEIEF
NOME LEGÍVEL
DISCIPLINA
ASSINATURA
Deputado Martins R.
Mardonio
Geo/Hist
NOME LEGÍVEL
DISCIPLINA
ASSINATURA
Deputado Martins R.
Mardonio
Geo/Hist
José Mario Barbosa
Mª Rosilene de Oliveira
Polivalente
Mª Rosilene de Oliveira
Polivalente
Dr. José de Borba
Nilva Mª Magalhães
Lp/Le/Geo/Hist
Nilva Mª Magalhães
Lp/Le/Geo/Hist
Adauto Ferreira
Ilma Mª Chaves
Mat/Ciên/Geog
Ilma Mª Chaves
Mat/Ciên/Geog
Prof. Almir F. Dutra
Mariazinha P. Frota
Hist/Geo
Mariazinha P. Frota
Hist/Geo
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
SETOR DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – MAIO / 2009
EJA 2° SEGMENTO
PROJETO DIDÁTICO
SETOR DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO – MAIO / 2009
EJA 2° SEGMENTO
PROJETO DIDÁTICO
ÁREA: Ciências da Natureza
Tema:
Qualidade de Vida.
Objetivo Geral:
Reconhecer a importância dos hábitos saudáveis de alimentação e práticas físicas para a boa qualidade de vida.
Tema:
Qualidade de Vida.
Objetivo Geral:
Reconhecer a importância dos hábitos saudáveis de alimentação e práticas físicas para a boa qualidade de vida.
Objetivo Específico:
- Conhecer os tipos de alimentos, seu potencial nutricional para o bom funcionamento do organismo;
- Conhecer o IMC (índice de massa corpórea);
- Identificar a composição dos alimentos a nível calórico e energético;
- Reconhecer as consequencias das carências nutricionais dos alimentos (plásticos, energéticos e reguladores);
- Conceituar doenças física e emocional como uma debilitação do organismo.
- Conhecer os tipos de alimentos, seu potencial nutricional para o bom funcionamento do organismo;
- Conhecer o IMC (índice de massa corpórea);
- Identificar a composição dos alimentos a nível calórico e energético;
- Reconhecer as consequencias das carências nutricionais dos alimentos (plásticos, energéticos e reguladores);
- Conceituar doenças física e emocional como uma debilitação do organismo.
Atividade/material (Recursos):
- Termômetro;
- Balança;
- Fita métrica;
- Calculadora;
- Pincel, papel madeira, fita gomada, dicionários geral e específico;
- Modelos (tipos) de alimentos para demostração.
- Termômetro;
- Balança;
- Fita métrica;
- Calculadora;
- Pincel, papel madeira, fita gomada, dicionários geral e específico;
- Modelos (tipos) de alimentos para demostração.
Metodologia:
1. A partir da música começar uma discussão sobre a qualidade de vida com a música: É pra rir ou pra chorar.Gabriel Pensador.
2. Em segundo utilizar leitura de um texto reflexivo.
3. Aula expositiva pelo professor.
4. Abrir espaço para o debate por questionamentos.
5.Atividade em grupo. Produção de Cartazes.
6 – Realização de trabalhos por turma em sala de aula;
- Pesquisa no grupo domiciliar de cada aluno por turma;
- Pesquisa em grupos mistos;
7 – Apresentação dos trabalhos de forma escrita e oral;
8 – Elaborar tabelas e construir gráficos.
9-auto-avaliação
1. A partir da música começar uma discussão sobre a qualidade de vida com a música: É pra rir ou pra chorar.Gabriel Pensador.
2. Em segundo utilizar leitura de um texto reflexivo.
3. Aula expositiva pelo professor.
4. Abrir espaço para o debate por questionamentos.
5.Atividade em grupo. Produção de Cartazes.
6 – Realização de trabalhos por turma em sala de aula;
- Pesquisa no grupo domiciliar de cada aluno por turma;
- Pesquisa em grupos mistos;
7 – Apresentação dos trabalhos de forma escrita e oral;
8 – Elaborar tabelas e construir gráficos.
9-auto-avaliação
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