Tema: caderno de leitura
ü Justificativa:
Através da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da
“leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de
familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).
A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização
A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização
ü Objetivo geral:
Possibilitar a criança a desenvolver a linguagem oral e escrita nos
diferentes tipos de textos, socializando junto com o professor e seus pais.
ü Objetivos específicos:
• incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
• possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
• ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
• possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
• ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
ü Metodologia:
· O caderno de leitura será trabalhado das seguintes formas:
· Colagem de textos organizada pelo professor de acordo com as
necessidades do aluno, sendo vários tipos de textos.
· Atividade nos textos caso o professor veja a necessidade de aprofundar
mais o conteúdo, através de desenhos, interpretações, frases e outros.
· No fim do 4º bimestre será organizada uma culminância, com exposições de
quadros com desenhos de um texto escolhido pelo aluno e apresentações dos
alunos do 1º e 2º ano, tendo a lembrança de um porta retrato com a foto do
aluno com seu quadro e o texto escolhido digitado na foto.
ü Cronograma:
O trabalho será desenvolvido no período do 4º bimestre, sendo
trabalhando duas vezes na semana ou mais caso o professor haja necessidade.
Sendo o último dia (ainda não definido) para a culminância.
ü Abrangência:
Linguagem oral e escrita, criatividade, decodificação das palavras e
frases, atividade e participação associativa.
ü Divulgação:
Olá, parabéns pelo seu espaço, assuntos pertinentes e interessantes. Venha conhecer os meus também: http://profcidadialogoeducacao.blogaspot.com
ResponderExcluirhttp://dialogoeducacao.blogspot.com
Shalom!!!