DIMINUIR A
RETENÇÃO
Levantar histórico: Reúna os
dados gerais da escola e também os por turma, comparando com o de anos
anteriores, para observar se o problema está em uma série específica.
Analisar as causas :Com a
coordenação pedagógica e os docentes, discuta sobre os alunos que repetem de ano:
os professores os envolvem nas atividades propostas? São indisciplinados?
Participam de outros projetos da escola no contra turno
Estruturar aulas de reforço :Os alunos
podem ser agrupados na própria sala de aula, segundo os conteúdos em que
precisam de reforço ou em turmas específicas no contra turno. Cabe às equipes
gestora e pedagógica discutir a melhor forma de oferecer o apoio, considerando
a orientação da rede e a disponibilidade de salas e educadores.
Planejar atividades
diferenciadas : A coordenação pedagógica
deve prever maneiras de ajudar o corpo docente a desenvolver atividades e
intervenções que atendam às necessidades dos alunos e a acompanhar a evolução
dos diversos grupos.
Informar os pais : Os pais dos estudantes que
fazem reforço têm de ser informados sobre o plano de ação para que eles não
percam o ano e o andamento dos trabalhos.Obter o comprometimento do aluno : Conversas individuais ajudam
a pontuar os avanços e mostrar a eles a importância em participar do reforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário