PROJETO ADAPTAÇÃO ED.INFANTIL
Propiciar momentos de leitura e escrita
por meio de materiais diversificados, contribuindo para o letramento, e para
que os educandos convivam harmoniosamente estabelecendo um bom relacionamento
com os colegas, professora e todos os funcionários da escola. Para que cada criança se perceba como sujeito participante na escola.
5 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer diferentes representações de comunicação
· Ler imagens em filmes, livros, revistas entre outros.
· Diferenciar diferentes gêneros textuais.
· Construir o desenvolvimento da linguagem oral e escrita
· Utilizar as regras de boas maneiras no seu dia-a-dia e em seu convívio
social
· Produzir e interpretar por meio de desenho, escrita, movimento corporal.
· Diferenciar e identificar números, formas, cores e tamanhos variados por
meio de seqüência (maior ao menor e vice versa)
· Expressar seus desejos e necessidades por meio da interação, para que a
criança se sinta acolhida, observando as regras de convivência
6 – SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Apresentação da
estagiária para os educandos do Jardim II, e diálogo sobre como acontecerão às
atividades e as aulas, já iniciando algumas combinações para o bom andamento de
todas as atividades e aulas;
Dinâmica: Amigo oculto do crachá: Em círculo será entregue a cada um o
crachá com o nome, o educando será apresentado à turma, e posteriormente será o
educando que recebeu o crachá que fará a entrega do próximo crachá para o
colega.
Ilustração com fundo musical: Cada um irá se ilustrar no crachá, neste
momento será dialogado sobre as características físicas de cada pessoa, os
membros superiores e inferiores: cabeça, olhos, nariz, boca, orelhas, pescoço,
braços, mãos, pernas, pés para que construam sua imagem tendo conhecimento das
partes do corpo;
Chamada por meio do crachá: Todos os dias após pegarem os crachás,
serão observados quem está presente na sala de aula e colocado a figura de uma
carinha expressando alegria, para identificar, valorizar e incentivar quem está
presente na escola.
Contagem oralmente do número meninas e meninos presentes na sala, para
identificarem números e quem faltou à aula
Mural do Tempo: Identificar como está o dia: chovendo, nublado,
ensolarado, sol entre nuvens;
Construção do alfabeto da caixa surpresa: Em meia folha de cartolina A4
colocar impresso as letras do alfabeto em letra de forma maiúscula, na outra
parte da folha será colado figuras que iniciam com as letras do alfabeto, que
estarão na caixa surpresa, cada educando irá retirar uma figura e colar na
letra correspondente, abaixo das figuras também será colado o nome de cada
aluno de acordo com a inicial de cada nome.
Caixa surpresa com espelho: para identificar-se a si mesmo
Atividades orais em roda de conversa (dar oportunidade a criança de
contar sobre o final de semana, descrever ações seqüenciais).
Reconhecer que cada lugar tem suas regras; (casa, escola)
Oportunizar as crianças a fazer escolhas na rotina diária e nas
brincadeiras, exercitando responsabilidades;
Jogos da memória com números, bingo com nomes
Trabalhos manuais (colorir desenhos, identificando as imagens)
Dramatizar história que envolva movimento com o corpo
Ouvir cantigas trabalhando os movimentos do corpo
Assistir a filme reconhecendo imagem e sons
Brincadeiras no pátio, roda, estatua e outras
Observar o dia e desenvolver o vocabulário do tempo (ensolarado,
chuvoso, nublado)
Utilizar os termos em cima, na frente, atrás, direita, esquerda, ao lado
7 – AVALIAÇÃO
Avaliação acontecerá no dia-a dia, através da observação e registros dos
acontecimentos, avanços, dificuldades e desenvolvimento das crianças. Como a turma tem 28 alunos, observaremos por dia individualmente 5
alunos. O projeto será flexível a mudanças para
acompanhar o interesse da turma.
8 – RECURSOS
· Lápis de cor, tesoura, cola, folhas (tamanho A4, para atividades
xerocadas)
· Áudio: aparelho para CD e DVD; televisão
· Espelho (pequeno)
· Blocos lógicos
· Crácha ( Será utilizado como chamada, e diariamente as crianças farão um
desenho sobre o assunto trabalhado naquele dia)
9 – REFERÊNCIAS
BARRETO, Marisa. A Nova Pré –Escola. Jardim II. Bolsa Nacional do Livro: 2004, Volume: I, I
Nenhum comentário:
Postar um comentário