Visando uma melhor
convivência em sala de aula e ressaltando a importância do trabalho coletivo no
processo de construção do conhecimento rumo a um desenvolvimento social baseado
na justiça e no respeito mútuo; propusemos durante o ano de 2010, fazer uma
reflexão sobre os valores na escola dando continuidade no lar.
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta escola e em muitas outras.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não podemos ter, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
Objetivos
Este projeto visa a valorização do ser humano, resgatando a
importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e
partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e da
autonomia.
Sensibilizar os
alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente
agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões
sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos
desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina
na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas
atitudes que causam a indisciplina.
Desenvolvimento:
Cada professor confeccionará com seus alunos um mural:
“ O jardim das virtudes” (sugestão / cada sala poderá fazer um
concurso entre os alunos e escolherem o próprio nome) neste mural haverá
joaninhas ( uma para da criança) as joaninhas receberão suas pintinhas, após
seus respectivos donos demonstrarem atitudes voltadas para a construção e
vivência de valores.
Os alunos segundo os quais suas joaninhas receberem a maior quantidade de pintinhas receberá um menção honrosa ao final do ano letivo.
Os alunos segundo os quais suas joaninhas receberem a maior quantidade de pintinhas receberá um menção honrosa ao final do ano letivo.
Eu e o outro
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças,
respeitar os colegas, professores e funcionários desenvolver atitudes de
solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades
especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: 2o bimestre
SUBTEMAS:
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Textos, poesias,
mensagens, fábulas;
Criação do Estatuto
da Sala (com regras e multas);
Discussão sobre as
necessidades básicas do homem;
Debate sobre os
idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes
realidades e situações;
Produção de texto,
Relatório e ilustração;
Dinâmicas;
Confecção de matérias
para o jornal Oficina de Ideias;
Entrevistas com
especialistas;
Amigo Anjo, correio
elegante;
Exploração de
cartazes, figuras e mensagens;
Conversa sobre os
temas trabalhados.
Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ? Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso
município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e
soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns
problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:
Agosto: Destruição do ambiente escolar, o que fazer com o lixo
Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz
Outubro: As crianças (diferentes realidades) Novembro: Doenças e
vícios
Dezembro: Avaliação
do projeto e culminância
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Pesquisa sobre os
temas abordados;
Debate, filmes;
Cartazes, painéis;
Campanhas de e
solidariedade , Confecção de panfletos para distribuição nas campanhas;
Recorte e estudo de
reportagens;
Confecção de matéria
para o jornal Oficina de Ideias, sobre o tema;
Trocar experiências e
partilhar o conhecimento adquirido;
Júri simulado sobre
os temas propostos;
Dinâmicas e
vivências;
Palestra e
entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais);
Dramatizações;
Poesias, textos
informativos, fábulas, mensagens;
Exploração de
figuras;
Exploração de
situações atuais e do dia-a-dia, relatórios;
5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo
6- CULMINÂNCIA
7-AVALIAÇÃO
A avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas
e auto-avaliação, através de:
Debate após cada Unidade de Estudo,
para ver o que foi aprendido, o que mudou o que poderá mudar;
Ficha de desempenho, preenchida pela
própria criança, após o debate;
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