Um recurso a
favor da alfabetização
Como surgiu a
proposta?
Surgiu da
observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos
que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e
outros textos de conteúdo conhecido).
A observação
dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo
diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
O que se pode
aprender
O caderno de
leitura possibilita:
• Trabalhar
com textos reais, de diferentes gêneros
• Apresentar
um repertório de textos conhecidos das crianças
• Organizar os
textos trabalhados em classe
• Desenvolver
atividades de leitura compartilhada
• Incentivar
as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional
• Socializar
com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula
• Promover a
leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou
necessitarem
• Criar um
referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de
produzir outros textos.
Que textos
selecionar?
O caderno de
leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas,
quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E
outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para
compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros
Quais os objetivos?
O caderno de
leitura tem como objetivos principais:
• Incentivar a
prática da leitura e o desejo de ler
• Possibilitar
o contato direto das crianças com textos reais
• Ampliar a
diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• Garantir um
repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta
para a escrita de outros textos
• Incentivar
as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• Apresentar
situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e
ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• Desencadear
atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• Favorecer
algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido,
sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos
diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• Ajudar as
crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
Desde quando?
O caderno de
leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
• Com as
crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se
reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios
principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a
qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação
gráfica). Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar
textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos
conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser
escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo
diferente, que escrevemos com letras...
• A partir dos
6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta
para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo
professor.
Alguns
cuidados com o caderno de leitura
É importante:
• Garantir, na
página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para
que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na
escola
• Deixar, em
seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
• Garantir uma
boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de
tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
• Incentivar
as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
• Apresentar
às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
• Manter a
diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
• Não permitir
a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os
textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias
• Deixar claro
que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule
além da escola..
Nenhum comentário:
Postar um comentário