SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
ROTEIRO DE
ATIVIDADES PARA O MÊS DE JUNHO
DATAS
|
ATIVIDADES
|
05 /05
|
DIA DA ECOLOGIA
O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5
de junho, assim como o Dia do Meio Ambiente. O dia é importante para gerar
discussões e reflexões sobre a poluição do ar, do solo e da água;
desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo
humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e
das florestas, extinção de animais, dentre outros.
|
12/05
|
O Dia dos Namorados é uma data
comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e
apaixonados. É tradição a troca de presentes,bombons e cartões com mensagens
de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é
comemorada em 12 de junho.
|
13/05
24/05
29/05
|
Festas Juninas :
Depois do Carnaval, o evento mais
esperado do calendário brasileiro são as festas juninas,que animam todo
o mês de junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas
típicas em homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São
Pedro.Naturalmente as festas juninas fazem parte das manifestações
populares mais praticadas no Brasil.
Incentivar nos alunos o gosto pelas
festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e
ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas,
brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina
|
FESTA JUNINA
Comidas e Bebidas típicas
Monte um cardápio variado com comidas típicas.
Distribua pratos individuais, acondicionados em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados,
relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
Comidas e Bebidas típicas
Monte um cardápio variado com comidas típicas.
Distribua pratos individuais, acondicionados em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados,
relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
Salgados
|
Doces
|
Bebidas
|
||||
|
|
• água,
• cerveja, • chocolate quente, • quentão, • suco, • vinho quente, • refrigerante |
BRINCADEIRAS
Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça",
Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha. As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta.
Cadeia - brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão.Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando. É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.
Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.
Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.
Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...
Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido - pode ser um tomate ou uma batata - numa colher até chegar à linha de chegada.
Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço.
Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.
Pescaria: pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes.Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.
Mimica: Utilize um chapéu de palha para colocar vários papéis dobrados com as letras de músicas Juninas. Seu convidado deve retirar com palitinhos de aperitivos um dos papéis. Somente com o uso de mímica, ele deve passar ao grupo a música "pescada".
Outras brincadeiras: gincanas, toca do carrinho, vira lata, canaleta, corrida de saco,
pau de sebo e bingo, casamento caipira roleta...
Brinquedos: touro mecânico, bingo, Pau de Sebo, Cadeia, Tobogã, Banho na Boneca,
Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça",
Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha. As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. Um adulto ou uma criança entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta.
Cadeia - brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão.Você paga e os policiais prendem quem está te incomodando. É você quem decide por quanto tempo o sujeito fica preso.
Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
Corrida de três pés: cada jogador amarra a sua perna esquerda à perna direita do parceiro e, assim, os dois pulam até a linha de chegada. Ganha a dupla que chegar antes.
Bingo: compre um jogo de bingo em qualquer loja de brinquedo e coordene a brincadeira. O vencedor leva para casa uma prenda.
Tiro ao alvo - tem de todo tipo: latas empilhadas, boca do palhaço, alvo redondo...
Obviamente, quem conseguir acertar o alvo leva o prêmio.
Corrida com ovo na colher: cada participante corre equilibrando um ovo cozido - pode ser um tomate ou uma batata - numa colher até chegar à linha de chegada.
Boca do palhaço: desenhe um palhaço em uma cartolina com uma boca bem grande e aberta. Recorte com estilete o espaço da boca - deixando os lábios. As crianças deverão acertas bolinhas pequenas - pode ser de tênis ou frescobol - na boca do palhaço.
Jogo das argolas: coloque várias garrafas em um dos cantos da sala para que as crianças tentem acertar argolas. Delimite a distância com que as crianças deverão fazer as tentativas passando fita crepe no chão. Use a fita crepe para fixar as garrafas - de plástico, para não haver acidentes -no chão. Dê preferência às garrafas de 700ml, que são menores e cubra-as com papel colorido por fora.Cada garrafa corresponde a um brinde diferente. O jogador escolhe o presente que quer ganhar e tenta acertar uma argola no pino correspondente.
Pescaria: pode ser na água ou na areia. Os pescadores têm que conseguir pegar os peixes, que correspondem a diferentes brindes.Recorte peixinhos e outros animais marinhos em uma cartolina. Com fita adesiva, cole um clipe em cada bichinho e finque-os em uma bacia com areia. Para fazer a varinha, amarre um barbante na ponta de um graveto de madeira. Na outra extremidade do barbante, amarre um clipe, com a lateral aberta, de modo a parecer com um anzol.
Mimica: Utilize um chapéu de palha para colocar vários papéis dobrados com as letras de músicas Juninas. Seu convidado deve retirar com palitinhos de aperitivos um dos papéis. Somente com o uso de mímica, ele deve passar ao grupo a música "pescada".
Outras brincadeiras: gincanas, toca do carrinho, vira lata, canaleta, corrida de saco,
pau de sebo e bingo, casamento caipira roleta...
Brinquedos: touro mecânico, bingo, Pau de Sebo, Cadeia, Tobogã, Banho na Boneca,
SUGESTÃO DE CASAMENTO CAIPIRA :
PADRE/NOIVOS/PAIS
DA NOIVA/PAIS DO NOIVO/CONVIDADOS( todos os demais da dança)
( fazer o
casamento antes das danças ou da quadrilha)
Padre:
Vamo dá início ao casório de Nhá Maria e Nhô Zé. Ocês sabem o que tão
fazendo? Vê bem…qundo vinhé os guri, noite inteira chorando…Vixi Maria: (olha o
pai da noiva): mas vale a pena, né?( Olha os noivos): uai, cadê o noivo?( A
noiva chora e o pai, furioso, procura e traz o noivo)
Padre:
Intão vamo pros finarmente, antes que dê o bode.Si arguém soubé de arguma
coisa, que fale logo.Nhá Maria, qué arrecebê Nho Zé pra Marido?
NOIVA: –
To doidinha pra isso…Padre: Nhô Zé, quê arrecebê Nhá Maria pra muié?
NOIVO:-
Num sei si quero…PAI DA NOIVA:(atrás do Noivo): -Hum …Hum…
NOIVO: –
Intão eu quero.
PADRE:(
Fazendo o sinal da Cruz) Já tão casado, vão cuida da obrigação!
PAIS DO
NOIVOS: Viva os Noivos!
PAI DA
NOIVA: Vamo dancá pessoar, num quero vê ninguém triste nesse arraiá!!!
(COMEÇA A
QUADRILHA OU QUALQUER OUTRA DANÇA).
ASSUNTOS QUE PODEM SER TRABALHADOS
A vida
dos Santos Padroeiros dessas festas
Comemorações
feitas.
Pelas
Igrejas: com missas, novenas, procissões,benção dos pães, quermesses.
Nas escolas:
com quadrilhas,brincadeiras,comidas.
Quermesses:
Cidade Junina,Morro da Nova Cintra e outras.
A vida do
Homem do Campo – Vestuários, alimentação, costumes, transporte, animais, plantações,
comparação da vida na cidade e no campo, a interdependência campo X cidade.
O
inverno: Alimentação e vestuário adequados, hábitos de higiene e conservação da
saúde.
Alimentos
próprios das Festas Juninas.
Os
perigos dos fogos e dos balões ( história : o Balãozinho teimoso)
Dramatizações.
Vocabulário:
Trabalhar com a criança o significado de termos como: Arraial,Balão, Caipira,
Casamento, Capela,Dança,Quermesse, Quadrilha,Festa Junina,etc
A FESTA JUNINA NA NOSSA
ESCOLA.
- Pesquisa sobre a participação e importância de um evento como este, com a família;
- Ornamentação da Sala de aula, com bandeiras, correntes...
- Apresentação de um novo amigo e vestir o novo amigo com roupas adequadas a festa junina (cada dia será levado para casa por um aluno);
- Desenho do "nosso amigo caipira"
- Retomada da pesquisa na hora da rodinha;
- Pintura, recorte e colagem de bonecos caipira articulados;
- Ouvir, cantar e dançar músicas típicas para apresentação;
- Construir com massa de modelar, alimentos e bonecos típicos a festa junina;
- Confecção de diversas fogueiras;
- Pintura e recorte de uma caipira de tranças
- Sessão cinema com pipocas- Filme Chico Bento;
- Retomada do filme na rodinha e desenhos sobre o mesmo;
- Pintura desenho e recorte de um boneco grande;
- Montagem do boneco grande;
- Confecção de balões para ornamentar a festa;
- Pescaria das cores;
- Desfile caracterizado de caipira entre duas turmas;
- Brincadeiras entre as turmas (corrida do saco);
- Brincadeira entre as turmas (corrida com o "ovo" na colher);
- Brincadeira entre as turmas (corrida do prendedor);
- Brincadeira entre as turmas (Bola na boca do palhaço)
- Brincadeiras entre as turmas (Boliches de latas);
- Festa Junina - Apresentação de danças.
O
Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de
namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons
e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no
Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados
Unidos, por exemplo, a
comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).
História da data
(14 de fevereiro) - Origem do Dia de São Valentim
A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.
Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.
História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)
No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”. Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.
OS 10
MANDAMENTOS DA ECOLOGIA*
1-Ame a natureza como a ti mesmo.
2-Não defenderás a natureza com palavras em vão, mas através
de atos.
3-Guardarás as matas e as florestas.
4-Protegerás a fauna e todas as formas de vida.
5-Não matarás.
6-Não pecarás contra a pureza dos rios, evitando a poluição
ambiental.
7-Não furtarás a fertilidade da terra com queimadas e agrotóxicos.
8-Não pronunciarás blasfêmias, dizendo que o lucro e o progresso
justificam os teus crimes.
9-Não desejarás para o teu próprio proveito que os rios sejam
envenenados com o lixo industrial.
10-Não cobiçarás objetos e adornos cuja fabricação necessita
do sacrifício de muitos animais.
(Valéria Conceição Moura)
Preservar
o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e
rico em recursos naturais no futuro.Vamos aproveitar o dia 5 de Junho e listar
quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se
todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!Segue
algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:
Água
Escovando os
dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.Lavando a louça - desligue a
água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas. Tomando banho -
nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a
torneira.
Energia
Desligue as luzes - ao sair do seu
quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
Desligue aparelhos eletrônicos - não
deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo
utilizado. Ar condicionado - utilize com moderação!
Lavando
roupa suja - dedique dias
da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua
capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.Passando roupa -
também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e
desliga.
Lixo
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana.
Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos
em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico. Desta forma, você estará
fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será
reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.
Transportes
As emissões de gases emitidos pelos
transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas
atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
A
caminho da escola –
Utilizar os transportes coletivos é sempre
mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo
veículo melhor.
Se você vai de carro para a escola, que tal
combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude
consciente, você aproveita e faz novos amigos!Agora, se a sua escola é perto de
casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do
nosso planeta, e da sua saúde também!
MEIO AMBIENTE (RITMO: A CASA/VINICIUS DE
MORAES)
Era uma
floresta, cheia de bichos
Tamanduás,
onças e grilos
Macacos, cobras e um leão
E também, camaleão
Tinha flores, bem coloridas
Árvores raras e margaridas
Tudo era lindo, mas que peninha
Nossa floresta, devastadinha
Árvores cortadas e flores murchas
Animais morrendo, mas que angústia
Mas tudo isso, tem solução
Basta agirmos com o coração
Vamos cuidar do meio ambiente
Pra todo mundo, ficar contente
Macacos, cobras e um leão
E também, camaleão
Tinha flores, bem coloridas
Árvores raras e margaridas
Tudo era lindo, mas que peninha
Nossa floresta, devastadinha
Árvores cortadas e flores murchas
Animais morrendo, mas que angústia
Mas tudo isso, tem solução
Basta agirmos com o coração
Vamos cuidar do meio ambiente
Pra todo mundo, ficar contente
DRAMATIZAÇÃO
Ana
, Inês e o Meio Ambiente
Inês: Eu
fiz um jardim
Ana: Sério
Inês?
Inês: É
eu fiz no quintal de casa, ainda é pequeno, mas eu vou fazer um jardim
enooorme.
Ana: Quero
fazer um também, me ajuda?
Inês: Ajudo
sim.
Ana: Vamos
plantar o que?
Inês: Eu
estou plantando flores, e vou plantar uma árvore também, acho bonita aquelas
árvores altas que chegam no céu.
Ana: Não
chegam no céu, você esta exagerando.
Inês: É,
mas existem árvores altas.
Ana: Igual
aquelas na casa do Rafael.
Inês: São
bonitas né?
Ana: Aham...
Inês: Mas
lembra daquelas árvores que tinham perto da sua casa, onde parecia uma
floresta?
Ana: Derrubaram
tudo
Inês: Pra
que?
Ana: Acho
que iam fazer uma casa lá, mas não fizeram ate hoje.
Inês: Que
coisa feia derrubar árvores
Ana: E
acredita que encheram de lixo lá?
Inês: Sério?
Ana: Aham...
Onde já se viu derrubar trilhares de árvores para colocar LIXO no lugar.
Inês: Não
tinham trilhares de árvores Ana.
Ana: Mas
tinham muitas e mesmo que tivesse uma, é errado derrubar árvores e jogar lixo
na rua, lembra que a professora ensinou?
Inês: Acho
que os adultos não aprenderam isso na escola.
Ana: Mas
nos podemos ensinar a eles né?
Inês: Podemos,
mas é complicado, você viu como o Bruno demorou pra aprender este assunto?
Imagine os adultos quanto tempo não vão levar. É melhor pedir a professora
sabe?
Ana: Verdade,
então mais tarde vamos pedir a professora pra ela ensinar aos adultos a não
cortar árvores e jogar lixo na rua. Inês: E como vamos fazer pros adultos
virem pra escola?Ana: Depois nos vemos isso, mas você vai me ajudar mesmo
com o meu jardim? Inês: Claro que sim.
Amanda
Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário