domingo, 12 de maio de 2013
PROJETO: NO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA
PROJETO: NO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA
PÚBLICO ALVO: Alunos de 1ª à 4ª série
PERÍODO:
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto tem como finalidade despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita. È um trabalho voltado para formação de um novo leitor capaz de entender a sociedade em que vive e de transformá-la.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, deixa claro que, para aprender a ler e a escrever é preciso pensar sobre a escrita e que ela representa graficamente a linguagem. O aluno precisa ler e escrever, embora que ainda não saiba.
Desse modo, faz-se necessário utilizar portadores de textos que sejam da vivência do aluno, ou seja, que realmente se sabe de cor. Os textos mais adequados são parlendas, trava-línguas, canções, charadas, embalagens comerciais, anúncios, folhetos, propagandas, rótulos, etc.
2. JUSTIFICATIVA
Visando contribuir com o desenvolvimento da capacidade dos alunos de 1ª à 4ª série, de ler com compreensão, percebeu-se a necessidade de constituir um projeto que traga a familiarização com gêneros textuais diversos.
Além disso, é desejável abordar as características gerais desses gêneros, de como eles se organizam, estrutura textual, de que eles costumam tratar, para que servem e que recursos linguísticos costumam usar.
Portanto, é pretensão desse projeto trabalhar os cinco eixos necessários à aquisição da língua escrita:
1: compreensão e valorização da cultura escrita;
2: apropriação do sistema de escrita;
3: leitura;
4: produção de textos escritos
5: desenvolvimento da oralidade.
3. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a linguagem oral e escrita de forma criativa e dinâmica, propiciando atividades que estimulem o interesse pelos mais variados gêneros textuais.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o aluno a:
1: despertar o interesse pela leitura;
2: promover contato com diferentes tipos de textos;
3: desenvolver habilidades de leitura;
4: tornar a leitura prazerosa e atrativa.
4. METODOLOGIA
O presente projeto será desenvolvido mediante o auxilio do facilitador de aprendizagem com a participação ativa dos alunos. Desse modo, faz-se necessário utilizar algumas técnicas para que esses alunos sintam-se motivados à ingressarem no mundo da leitura e da escrita. As técnicas a serem utilizadas são:
1: leitura realizada na biblioteca e na sala de aula (literatura infantil);
2: leitura compartilhada de diferentes gêneros textuais (A biblioteca: mesa alfabeto);
3: cântico e interpretação oral de músicas (Karaokê: mesa alfabeto);
4: reconto e reescrita de histórias (A biblioteca: mesa alfabeto);
5: localização de palavras num texto (A casa de doces: mesa alfabeto);
6: escrita de palavras e nomes que iniciam ou terminam com uma determinada sílaba (O jardim da casa: mesa alfabeto);
7: produção de textos a partir de gravuras ( A biblioteca: mesa alfabeto);
8: criação do cantinho da leitura com diversas tipologias textuais (sala de aula);
9: confecção de cartazes contendo diferentes gêneros (sala de aula);
5 RECURSOS:
1. Mesa Educacional Alfabeto;
2. Literatura infantil;
3. Jornais, revistas, embalagens, receitas, etc.
4. DVD, televisão, retroprojetor, etc.
6. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através do acompanhamento do desempenho dos alunos e da participação e enteresse dos mesmos no decorrer das atividades propostas, tanto individual como coletiva.
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Apostila do Curso de Capacitação Tecnológica Mesa Educacional Alfabeto; Formação de Educadores, Positivo Informática S.A.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário