Gênero Textual Poesia em Projeto
Didático
Apresentação
A poesia está presente em nosso cotidiano seja na
forma de comerciais, vídeo, mensagens de e-mails, músicas, livros e revistas.
Na escola, ela merece um destaque, pois é possível analisá-la de forma ampla,
aumentando o conhecimento sobre sua estruturação. O Projeto “Gênero textual
poesia em projeto didático” tem como foco principal a interação dos alunos com
a poesia, estudando a metrificação, a rima, inclusive analisando tais poesias,
como também criando seus próprios textos poéticos. Na programação curricular,
dentro da Língua Portuguesa, as oitavas séries apresentam o estudo da poesia.
Sendo assim, a opção de escolher estas turmas deve-se ao fato de agregar a
produção prazerosa de poesia ao estudo teórico deste gênero textual.
Objetivo geral: Explanar o que é gênero textual através de
experiências de produção textual com temática livre e características não
fugindo do gênero específico: poesia, levando à aproximação dos alunos ao
gênero textual em questão.
Objetivos específicos:
• Analisar poesias, suas formas, características,
emoções, etc., em livros na Biblioteca da Escola e em sites disponíveis na web;
• Estudar tipos de rima e metrificação dos versos;
• Planejar uma produção textual com temática livre
com turmas de alunos de oitava série dentro do gênero em questão;
• Explanar o que é gênero textual através da
própria produção de textos;
• Analisar a produção da turma, escolhendo,
trimestralmente, textos para publicação;
• Preparar um livro impresso e colocar no acervo da
Biblioteca da escola;
• Divulgar todos os trabalhos em Wiki da turma,
criado para este fim, permitindo a emissão de comentários na página.
Público alvo:
Alunos da oitava série
Passos do trabalho:
1- Demonstração de textos poéticos de autores de
renome como: Cecília Meireles, Mário Quintana, Fernando Pessoa, e outras
poesias disponíveis na Internet;
2- Reflexão e análise, em sala de aula, sobre as
características possíveis no gênero poesia;
3- Estudos sobre tipos de rimas e metrificação dos
versos, analisando algumas poesias;
4- Momento de debate, em sala de aula, enfocando os
pontos principais para a produção textual: emoção, reflexão, escolha ou não de
vocábulos, etc.;
5- Redação de texto poético com temática livre;
6- Socialização das produções entre os colegas,
permitindo a escolha dos melhores textos para serem colocados no mural da sala
e da Escola;
7- Momento de descontração com declamação das
poesias produzidas pelos alunos em sala de aula;
8- Divulgação dos textos selecionados em livro a
compor o acervo da Biblioteca;
9- Construção de blog da turma para divulgação de
todos os textos produzidos a cada trimestre.
Considerações gerais:
Acreditando na idéia de produzir poesia, analisar o
gênero, e com isso obter sucesso junto à turma de alunos, pelo prazer que a
poesia proporciona, apostamos nesta proposta didático-pedagógica de Projeto.
Além de ocorrer produção textual, acrescenta-se a análise
do gênero textual poesia, em torno de um tema livre e significativo ao aluno,
portanto contando com a participação particular na escolha do tema para seu
texto e concluindo com a divulgação dos melhores textos bem como de declamação
diante da turma. A metrificação e a tipologia de rima são estudos relevantes,
inclusive constando em concursos e vestibulares, portanto é muito importante
conhecer, mesmo porque constam na lista de conteúdos programáticos para oitava
série.
A satisfação dos alunos e professores em participar
do projeto está na sua divulgação posterior através de livro e no Wiki da
turma, permitindo que todos os alunos da Escola conheçam os textos. Também é
possível enviar o link da página do Projeto na web a amigos, outros
professores, enfim a divulgação é imensa, pois a página do wiki pode ser
tornada pública.
Avaliação A avaliação ocorrerá durante
todo o processo de aplicação do projeto, ou seja, será constante, contínua e
diagnóstica.
. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL – Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa.
Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.
BRAIT, Beth. Língua e Linguagem. 2ª edição, Ática. São Paulo: 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário