Plano de intervenção para o Ensino Eundamental
1.TEMA:
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
Comportamento
2.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
3. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
*Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
*Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
*Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
*Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
*Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
*Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
5.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
6- Metodologia:
*Apresentar filmes sobre a família;
*Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
*Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
*Produzir um mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
*Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
*Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7- CONTEÚDOS:
*Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
*Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
*História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
*Ciências; higiene e corpo humano;
*Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo e outros valores morais.
8.ATIVIDADES:
*Releitura de filme sobre a família;
*Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
*Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
*Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
*Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
*Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
*Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
A FAMILIA NO AMBIENTE ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.
SUBTEMAS:
Família
Escola
Criança
Comportamento
2.JUSTIFICATIVA:
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais, é considerado um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida escolar.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
3. OBJETIVO GERAL:
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
*Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
*Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
*Trabalhar o lógico-matemático, lingüística e produção de textos coletivos;
*Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
*Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
*Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
5.DESENVOLVIMENTO:
Conversação;
Filmes;
Cantigas de roda
Histórias;
Músicas;
Contos;
Passeio na casa dos alunos;
Promover jogos;
Piquenique;
Conversação sobre a família;
Origem do nome;
Álbum do nome;
Pesquisa da família montando a árvore geanológica;
Trazer fotografias da família;
Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
Ajudante do dia;
Corpo humano;
Cuidado com as coisas alheias.
6- Metodologia:
*Apresentar filmes sobre a família;
*Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e conto partindo do tema;
*Discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
*Produzir um mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
*Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno, partindo do ajudante do dia;
*Trabalhar com os conteúdos sobre higiene e fazer com que eles se reflitam também em casa.
7- CONTEÚDOS:
*Linguagem oral e escrita: textos coletivos, utilização da escrita, recorte de palavras relacionadas com o tema, leitura de textos complementares;
*Lógico-matemático: contagem de letras, gravuras e situações-problemas
*História e Geografia: árvore geanológica, comparar fotos passadas e atuais da criança/escola e criança/ família, localização da escola em relação da residência de cada aluno;
*Ciências; higiene e corpo humano;
*Ensino Religioso; confecção de cartazes, ressaltar a importância do trabalho em grupo e o respeito ao próximo e outros valores morais.
8.ATIVIDADES:
*Releitura de filme sobre a família;
*Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
*Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de histórias infantis (Os três porquinhos) e visitas (casa dos alunos) ou de recortes de revistas;
*Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
*Recorte de revistas ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
*Partindo do tema higiene, pedir para que as crianças tragam de casa, rótulos de produtos de higiene para colar num painel de onde se fará outras atividades: (com que letra começa..., quantidade de letras etc);
*Trabalhar vários textos coletivos a partir do tema do dia.
9.AVALIAÇÃO:
Será feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
Poderá também gostar de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário