sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS



PROJETO VIAJANDO PELO MUNDO DAS FÁBULAS

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Recontar fábulas por meio do texto dramático;
• trabalhar expressão vocal e desenvolver habilidades manuais.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá saber que uma mesma história pode ser (re)contada de diversas maneiras por pessoas diferentes. Para isso, o professor pode recontar algum conto de fadas, como Chapeuzinho Vermelho, de diferentes modos: por meio de fantoches, se vestindo como Chapeuzinho ou como Lobo e dramatizando os diálogos, por meio de desenhos, etc. Pode ainda solicitar aos alunos da turma que também recontem a história.
Importante: nesse momento, sugere-se um conto de fadas ao invés de uma fábula, porque parte-se do pressuposto de que o conto de fadas já faz parte do repertório de gêneros conhecidos pelos alunos que os ouvem e reproduzem oralmente desde as primeiras séries na escola. Isso, talvez, não ocorra com a fábula.
Estratégias e recursos da aula
• Atividades em círculo para facilitar a contação de fábulas;
• atividades em duplas na construção do teatro de fantoches;
• imagens de personagens de fábulas para incentivar alunos na reprodução oral das histórias;
• recurso de vídeo para mostrar um teatro de fantoches;
• material reciclável para a produção do cenário e dos fantoches para a encenação das fábulas.
Aula 1
Atividade 1

A proposta inicial é que os alunos estejam sentados, em círculo, para ouvirem a contação de fábulas. O professor escolherá três fábulas para ler em voz alta aos alunos.
Importante: o professor deverá treinar a leitura anteriormente, a fim de caracterizar por meio da voz cada um dos personagens da fábula, assim como poderá utilizar expressões fisionômicas que atraiam o interesse dos alunos. Isso propiciará o contato dos estudantes com o texto dramático.
Seguem algumas sugestões de fábulas que poderão ser contadas pelo professor em sala de aula:
A lebre e a tartaruga (La Fontaine)
A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga.
– Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada.
– Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga.
– É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre. No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada
para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na
disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou.
A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante,
passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a
tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...
Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.

A cigarra e as formigas (Esopo)
Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de trigo. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado completamente molhados. De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me dêem um pouco de trigo! Estou com uma fome danada, acho que vou morrer.
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra os princípios delas, e perguntaram:
- Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
- Para falar a verdade, não tive tempo – respondeu a cigarra. – Passei o verão cantando!
- Bom... Se você passou o verão cantando, que tal passar o inverno dançando? – disseram as formigas, e voltaram para o trabalho dando risada.
Moral: Os preguiçosos colhem o que merecem.

O leão e o ratinho (Esopo)
Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e sol tou o leão.
Mor al: Uma boa ação ganha outra.
Atividade 2
Após a contação de histórias, o professor mostrará aos alunos uma imagem correspondente a cada uma das fábulas lidas e solicitará que os estudantes se organizem em até três grupos para recontar oralmente a história referente ao desenho.
Importante: nesse momento, os alunos terão total autonomia para se organizar e recontar a história como quiserem.

Aula 2
Atividade

Nesta aula, o professor explicará aos alunos que a tarefa deles será, em duplas, encenar uma fábula por meio do teatro de fantoches. Para isso, o professor levará para a sala de aula muitas fábulas escritas. O docente poderá consultar sites de busca da internet para sugerir fábulas aos alunos.
Sugestão: http://www.metaforas.com.br/infantis/default.asp Acesso em 06/08/09.
Antes de dar início à escolha das fábulas, o professor deverá mostrar aos alunos um vídeo com teatro de fantoches para que eles possam entender como acontece esse tipo de encenação. Um recurso legal é utilizar as fábulas encenadas por meio do teatro de fantoches disponibilizadas no site:
http://br.video.clipta.com/As_Fabulas_-_O_Leao_e_o_Rato__v9b23ba2eaf1c499cdae0 Acesso em 06/08/09.
Depois de assistido o vídeo, o professor deverá ressaltar o material utilizado para a construção dos personagens, o cenário, a disposição dos personagens em cena, a própria cena que, nesse caso, contou com a presença do narrador, mas também com a fala dos personagens. Seguidamente à discussão e à composição do teatro de fantoches, os alunos, sentados em duplas, terão um tempo determinado pelo professor para lerem as fábulas (xerox) trazidas pelo docente e trocá-las entre si, já intencionando a escolha da fábula que irão encenar.
Depois de escolhida a fábula, os alunos deverão lê-la tanto em voz silenciosa quanto em voz alta. Duplas diferentes podem escolher a mesma fábula. Então, o professor deverá se atentar à possibilidade disso acontecer e já estar preparado com, pelo menos, três cópias de cada história. Feito isso, os estudantes organizarão o texto para representar a narrativa por meio de fantoches.
Importante: caso o texto não contenha o discurso direto, o professor deverá auxiliar os alunos a criarem falas para os personagens – uma readaptação –, uma vez que, no texto dramático, a presença do narrador é dispensável, o que não implica, entretanto, em sua ausência.
Decididos os papéis de cada aluno na encenação, estes deverão iniciar o planejamento para a confecção de fantoches. Terão de pensar, em duplas, como construirão seus personagens, o material que utilizarão, o cenário, etc. Enfim, deverão pensar nos preparativos para a execução da encenação teatral. Essa preparação inclui a leitura do texto em casa pelo aluno, conforme decisão da dupla, e a busca por materiais que facilitarão a construção dos fantoches e a encenação. O professor poderá fazer uma parceria com o professor de artes para a realização da atividade.
Aula 3
Atividade

E ssa aula será destin a da apen as à confecção dos fantoches. Os bonecos poderão ser feitos com cartolina desenhada e recortada, presos em lápis ou canetas, improvisados com massinha, ou ainda algum tipo de material reciclado, como garrafas plásticas que o aluno deverá trazer de casa. Já o cenário poderá ser único para todas as encenações ou também construído, individualmente, com papelão pelos próprios alunos. Tudo dependerá do rendimento da turma e o compromisso dos estudantes com a proposta.
Aula 4
Atividade

Nessa aula, os alunos terão a oportunidade de ensaiar a encenação, testando os fantoches no cenário e organizando suas falas.
Importante: o professor, nesse momento, será fundamental para dar direcionamento ao texto teatral, por isso, deverá assistir aos alunos nos ensaios e contribuir com dicas para melhorar a performance dos estudantes.
Aula 5
Atividade

Chegou o momento de assistir à apresentação das peças pelos alunos.
Atividades complementares
Caso o trabalho tenha rendido boas performances, o professor poderá combinar com a direção da escola uma apresentação no anfiteatro ou biblioteca escolar para os demais alunos da escola. Os estudantes, com certeza, se sentirão muito motivados a apresentar seu trabalho.
Recursos Complementares
Sugestão de leituras para o professor:
BORDIGNON, Terezinha. Teatro com as mãos. Disponível em:
http://piquiri.blogspot.com/2007/04/teatro-com-as-mos.html Acesso em 06/08/09.

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