quinta-feira, 30 de maio de 2013

O que avaliar na Alfabetização?


O que sabem as crianças ao final do  Ciclo Inicial de Alfabetização

Por que essa é uma questão importante?

 Os resultados do Saeb apontam para poucas habilidades de leitura desenvolvidas na 5º ano e 9ano do EF, além da necessidade de  domínio da leitura e escrita.
No Plano Nacional de Educação: a meta de  que toda criança leia aos oito anos de idade.

A alfabetização é função essencial do Ciclo  Inicial e é preciso pensar estratégias para que ela se efetive...

A finalidade da avaliação é garantir que a escola ensine aquilo que é preciso ensinar

Possibilitar que as escolas, os sistemas de ensino confrontem o que seu ensino é com o que deveria ser, para confirmar o que fazem ou redefinir rumos.

                                O que avaliar   na    Alfabetização?
           
              Concepções de alfabetização e letramento

 Língua: interação entre sujeitos em contextos sociais específicos.
 Alfabetização: apropriação do sistema de escrita em seus aspectos gráficos e formais.
 Letramento: práticas sociais de leitura e escrita que se constituem na interação entre sujeitos ou grupos de sujeitos.
 Papel da escola: instância de aprendizagem da escrita em seus aspectos gráficos e formais e de vivências de práticas de letramento

                                                           I. Apropriação do Sistema de Escrita
D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
D3 Reconhecer palavras como unidades gráficas.
                                                                II. Práticas de Leitura
D4 Ler palavras.
D5 Ler sentenças.
D6 Localizar informação explícita em um texto.
D7 Inferir informação em um texto.
D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9 Identificar o tema central de um texto.
D11 Interpretar textos não verbais e textos que articulam
elementos verbais e não verbais.
D12 Identificar o gênero do texto.
D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
D18 Reconhecer relações entre partes de um texto,
identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação

                             Elementar II – 100-125

Identificam letras do alfabeto;
Identificam os espaçamentos adequados entre as palavras e estas enquanto unidade gráfica;
Contam sílabas de uma palavra  lida ou ditada;
Leem palavras formadas por sílabas não canônicas;
Localizam informações em frases, pequenos avisos, bilhetes curtos e poemas simples;
Identificam a finalidade de textos de gênero familiar como receitas, bilhetes, poesias.

Básico – 125-150

Localizam informações em textos curtos, de gênero familiar e com poucas informações;
Realizam inferências em textos não verbais e inferem o sentido de palavras ou expressões a partir do contexto;
Reconhecem expressões próprias da oralidade

Desejável – A partir de 150

Localizam informações em textos mais   extensos, desde que o texto se apresente em
gênero familiar; identificam o tema de um texto indicado pelo título e por meio de pistas textuais;

Inferem informações em textos de linguagem mista com temática e vocabulário familiares;
Identificam gêneros por meio de pistas  textuais como tipo de linguagem, organização na página;

Percebem relações de causa-consequência  em textos de linguagem mista, percebem relações lógico-discursivas de tempo e lugar, estabelecem relações de substituição pronominal e lexical.


 fonte : Saepe

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