O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização
Por que
essa é uma questão importante?
Os resultados do Saeb apontam
para poucas habilidades de leitura desenvolvidas na 5º ano e 9ano do EF, além
da necessidade de domínio da leitura e
escrita.
No
Plano Nacional de Educação: a meta de que
toda criança leia aos oito anos de idade.
A
alfabetização é função essencial do Ciclo
Inicial e é preciso pensar estratégias para que ela se efetive...
A
finalidade da avaliação é garantir que a escola ensine aquilo que é preciso
ensinar
Possibilitar
que as escolas, os sistemas de ensino confrontem o que seu ensino é com o que
deveria ser, para confirmar o que fazem ou redefinir rumos.
O que avaliar na Alfabetização?
Concepções de alfabetização e letramento
Língua: interação entre sujeitos em
contextos sociais específicos.
Alfabetização: apropriação do sistema de
escrita em seus aspectos gráficos e formais.
Letramento: práticas sociais de leitura
e escrita que se constituem na interação entre sujeitos ou grupos de sujeitos.
Papel da escola: instância de aprendizagem da
escrita em seus aspectos gráficos e formais e de vivências de práticas de letramento
I. Apropriação do Sistema de Escrita
D1
Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
D2
Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
D3
Reconhecer palavras como unidades gráficas.
II. Práticas de Leitura
D4
Ler palavras.
D5
Ler sentenças.
D6
Localizar informação explícita em um texto.
D7
Inferir informação em um texto.
D8
Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
D9
Identificar o tema central de um texto.
D11
Interpretar textos não verbais e textos que articulam
elementos
verbais e não verbais.
D12
Identificar o gênero do texto.
D13
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
D16
Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
D18
Reconhecer relações entre partes de um texto,
identificando
os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
D23
Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação
Elementar
II – 100-125
Identificam
letras do alfabeto;
Identificam
os espaçamentos adequados entre as palavras e estas enquanto unidade gráfica;
•Contam sílabas de uma palavra lida ou ditada;
•Leem palavras formadas por sílabas não
canônicas;
•Localizam informações em frases, pequenos
avisos, bilhetes curtos e poemas simples;
•Identificam a finalidade de textos de
gênero familiar como receitas, bilhetes, poesias.
Básico – 125-150
Localizam
informações em textos curtos, de gênero familiar e com poucas informações;
Realizam
inferências em textos não verbais e inferem o sentido de palavras ou expressões
a partir do contexto;
Reconhecem
expressões próprias da oralidade
Desejável – A partir de 150
Localizam
informações em textos mais extensos,
desde que o texto se apresente em
gênero
familiar; identificam o tema de um texto indicado pelo título e por meio de
pistas textuais;
Inferem
informações em textos de linguagem mista com temática e vocabulário familiares;
Identificam
gêneros por meio de pistas textuais como
tipo de linguagem, organização na página;
Percebem
relações de causa-consequência em textos
de linguagem mista, percebem relações lógico-discursivas de tempo e lugar, estabelecem
relações de substituição pronominal e lexical.
fonte : Saepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário