quarta-feira, 1 de maio de 2013

contos



Introdução :
O conto é um veículo de narrativas que também utiliza a comunicação visual num registro histórico e dinâmico da realidade, atendendo às diferentes necessidades do homem quanto a sua sintonia com o mundo. Assim, constituiu-se num importante recurso pedagógico de registro das transformações realizadas pelo homem, que faz a história através do tempo, desenvolvendo sua consciência crítica. Sendo assim, se é necessário fundamentar a  presença do conto na escola, considerar a natureza, interdisciplinar e complementar com diferentes dinâmicas a sua importância cultural, social, histórica e artística

JUSTIFICATIVA
Normalmente os contos são muito atraentes para crianças de todas as idades e o trabalho com esse tipo de gênero possibilita o desenvolvimento de várias habilidades  e conteúdos, promovendo  o interesse pela leitura, desenvolvendo a imaginação, a criatividade e a linguagem. Tendo em vista a necessidade em desenvolver o hábito de leitura tanto para alunos quanto profissionais da educação, atender as exigências e as funções da escrita e da fala  no seu cotidiano, faz-se retornar a leitura como ponto de partida para o desenvolvimento intelectual, social e cultural, apresentando de forma criativa e prazerosa diversos livros englobando literatura infantil e juvenil.
Objetivos:
   Desenvolver e/ou ampliar o gosto pela leitura como instrumento de: compreensão do mundo, aquisição de conteúdos e lazer.

Levar o aluno a conhecer vários contos que falem de: amor, problemas sociais, ética, família e outros;
Estimular a participar estabelecendo comparações com outras formas de narrar;
Produzir através de temática escolha de texto do gênero;;
Despertar interesse prazeroso pela leitura;
Provocar o gosto pela diversidade textual;
Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
 Oportunizar a criatividade, imaginação, humor ;
Conhecer diversas Histórias infantis;
 Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
 
Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;

• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;

-Temas Transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

Conteúdos - Ensino Fundamental
O Conto: aspectos históricos.
Características, organização e estrutura do conto: recursos linguístico, foco narrativo, personagens, trama, elementos cronológicos  e  psicológicos.
 Análise e interpretação: conteúdo, contexto de produção e de  recepção.
  Hans Christian Andersen;
Irmãos grimm

 Interpretação: História e Arte.
Procedimentos Metodológicos.
• Leitura de vários contos (atuais), de fadas, Hans Christian Andersen;
• Textos;
• Encenação de Contos;
•Exposição de cartazes e painéis.
Recursos Materiais e Didáticos.
• Cartazes; painéis; papéis diversos, canetinhas, etc;
• Câmara Fotográfica e Filmadora
• Giz e lousa;
•Coletânea de livros (contos), caderno de registros;
• Xerox de alguns contos, scanners e digitação.
Competências e Habilidades.
• Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meio de organização cognitiva da realidade pela constituição e informação.
• Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
• Analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações.
• Entender a natureza das tecnologias da informação como integração de diferentes meios de comunicações, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias.
• Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida.
• Aplicar os recursos lingüísticos e expressivos da linguagem oral em contextos específicos.
• Estabelecer comparação entre textos.
• Sintetizar elementos significativos dentro de uma narrativa.
• Reconhecer a multiplicidade de possibilidades de interpretação de um texto literário.
• Reconhecer os elementos construtivos característicos do conto.
• Utilizar os recursos lingüísticos e expressivos do gênero.
• Interpretar textos em relação a seu conteúdo, contexto de produção e leitura.
•Avaliação
• Avaliação Diagnóstica.
• Avaliação contínua em todas as etapas do projeto.
• Participação, desempenho individual e coletivo de todos os alunos envolvidos.
• Interpretação e entendimento das atividades propostas no desenvolver do projeto.
• Auto – avaliação, aplicação de questionário para a apreciação dos alunos quanto aos trabalhos.
Auto-avaliação da Professora.

Período: Todo o ano letivo
Público Alvo: Alunos de 5ª a 8ª séries

-Desenvolvimento:

Das oficinas: Usar material reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os moldes já serão entregues devidamente riscados e cortados. Os alunos se dividirão em grupos de trabalho e orientados por professora e estagiárias, executarão as atividades estipuladas.
(Algumas peças já se encontravam à disposição da turma, adquiridas anteriormente, pela escola).

Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o planejamento das atividades.

Da teia de histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um ambiente propício e agradável.
Colocar no baú as fantasias e acessórias confeccionados e numeradas, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o número de peças nele contidas.(Ao colocar as peças , exibi-las novamente às crianças relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na história, etc).
Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:

Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...
Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú.
A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto.
A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.

-Avaliação:
Ao final de cada módulo, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram, ou como gostaria...

Bibliografia: BARRIE, J. M..Peter Pan e outras histórias. Rio de Janeiro, Gamma. Histórias da Carochinha. São Paulo, Ática,1987,p.23-



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