PUBLICO ALVO - alunos do 2º e 3º ano
ÁREAS DE CONHECIMENTOS: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Ensino Religioso, Arte, Educação física
CONTEÚDOS A SEREM EXPLORADOS : leitura, interpretação e produção de textos.
DURAÇÃO: Um ano letivo
II- APRESENTAÇÃO-
Este
projeto visa a busca de alternativas pedagógicas que possam auxiliar o
processo ensino aprendizagem. Descreve:Princípios
organizacionais↔Trabalho coletivo Identificação de problemas, busca de
estratégias, superação de fragilidades do contexto escolar.
III-FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Os
dados do IDEB da escola 16 de Junho (5,3) nos anos iniciais
(http://ideb.inep.gov.br/) e o Projeto pedagógico da escola, trazem como
objetivos:
Objetivos
Estratégicos –Elevar o desempenho acadêmico dos alunos - Melhorar as
praticas pedagógica da escola ( PPP da escola 16 de Junho 2013)
Os
índices estatísticos final da escola ano 2012 trazem os seguintes
dados:-reprovação- 18% no 2º ano e 13% no 3º ano.(documento interno e
ata da escola)
De
acordo com Diretrizes Operacionais sobre conselho de classe, conselho
de professores e competências do orientador educacional, supervisor
escolar e psicólogo educacional- Rondônia 2010, amparado pela Portaria
0436/10 GAB SEDUC – 2010 compete ao supervisor escolar.
A
Supervisão Escolar deverá desenvolver suas competências baseada na
portaria N.0436/10- GAB/SEDUC, em 19 de março de dois mil e dez,
cabendo-lhe planejar, coordenar, supervisionar, orientar e avaliar as
atividades a serem desenvolvidas na Escola, subsidiando a prática
pedagógica dos profissionais da escola, bem como proporcionar suporte e
direcionamento para o desenvolvimento das competências e atribuições,
para que o corpo docente possa atuar com maior eficácia no processo de
ensino-aprendizagem.(Portaria 0436/10 GAB SEDUC – 2010).
Ao
orientador cabendo-lhe ajudar os alunos juntamente com os professores
em seu desenvolvimento pessoal e compreender o comportamento dos mesmos,
ajudando na formação de uma consciência critica que o levará ao
desenvolvimento de suas potencialidades em consonância com a portaria Nº
0436/10 GAB/SEDUC.
Instrumentais tais como provinha Brasil 2012.
A
Provinha Brasil permite aos professores e gestores obter mais
informações que auxiliem o monitoramento e avaliação dos processos de
desenvolvimento da alfabetização oferecida nas escolas públicas
brasileiras( Guia de correção e interpretação dos resultados p.03/2012)
.IV- JUSTIFICATIVA
Pesquisa
em todo mundo, mostram a necessidade da leitura e interpretação de
texto, de produções coerentes e coesas para o sucesso profissional e
acadêmico nas diversificadas áreas de trabalho
Atendendo
a solicitações dos professores, pais, alunos na reconstrução do PPE, da
Escola 16 de Junho, que é: construir uma educação de qualidade,
priorizando a busca pelo saber, motivo que levou a escolha pelo projeto:
“LEITURA A CHAVE DO SUCESSO" para os alunos do 2° ao 3° ano, uma vez
que apresentaram maior numero de reprovação escolar no ano de 2012.
A
reprovação no ano de 2012, foi de 18% no 2º ano e 13% no 3º ano. Após
análise desta realidade optou-se,em comum acordo que a escola precisaria
desenvolver projetos que motivasse a leitura, interpretação e produção
de textos, uma vez que se os alunos precisam melhorar as habilidades e
competências leitoras e escritoras.
V-OBJETIVO
-
Incentivar a leitura de mundo e a construção do conhecimento através da
leitura de: livros, fichas de leituras, adaptações de clássicos
literários, documentários, conhecendo e refletindo para facilitar a
compreensão de textos narrativos, dissertativos e informativos,
possibilitar uma análise do uso da linguagem verbal, não verbal e mista
nas diversas situações de comunicação.
5.1- HABILIDADES
-Estimular o prazer pela leitura;
-Conhecer diferentes tipos de linguagem, no caso a linguagem verbal culminado com a linguagem não verbal;
-Refletir
sobre a importância da linguagem não verbal no mundo moderno, do seu
uso como forma de influenciar os interlocutores do processo
comunicativo.;
-Privilegiar
tal modalidade de produção nos mais diferentes contextos de usos,
procurando revelar práticas concretas de leitura e escritas tecidas no
emaranhado de aspectos políticos, psicológicos, culturais e históricos
que atravessam a compreensão das situações do dia a dia;
-Realizar a reescrita de textos;
-Realizar a releitura com objetivo de compreender melhor o texto;
-Mostrar aos alunos que uma boa leitura pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso profissional.
A curto prazo- (1º bimestre)
-Possibilitar o contanto com o mundo da leitura
-Realizar atividades diferenciadas;
A médio prazo- (2º e 3º bimestre)
-Despertar o interesse pela leitura;
- Conhecer parte do acervo da sala de leitura;
- Despertar habilidades para ouvir uma boa leitura;
A longo prazo (4º bimestre)
-Ler com desenvoltura;
-Interpretar e argumentar sobre acontecimentos contidos nos textos lidos;
-Criar estratégias de argumentação nas produções de textos.
VI- METAS
Auxiliar na elevação do índice de aprovação de 82% para 88% nos 2º ano e de 87% para 90% nos 3º anos.
V II- METODOLOGIA
Conversar
com a equipe administrativa, pedagógica, de apoio e professores sobre a
necessidade de novas estratégias para elevar os índice estatísticos de
2012.
Ações
desenvolvidas pelo professor 2º e 3º anos em parceria com a coordenação
pedagógica, orientação escolar e direção da escola.
-Avaliação diagnostica dos alunos;
Construção de planejamento anual, com base nas habilidades leitoras e escritoras ;
-Pesquisar
na internet letras de música com o tema relacionado ao transito,
cidadania, valores, seleção e impressão das mesmas, providenciar música
mp3 para cantar com os alunos, e apresentar no momento cívico realizado
pela escola.
Trabalhar
rodas de leitura, onde o professor deverá contar fábulas, histórias
infantis, incentivando assim os alunos a gostarem da leitura.
Ações desenvolvidas pelos alunos
ARTE- Coreografia de música
LÍNGUA PORTUGUESA,-Trabalhar a oralidade dos alunos ao recontarem as histórias ouvidas.
MATEMÁTICA- lateralidade nas coreografias musicais
HISTÓRIA- Identificar o tempo onde ocorreu os fatos
ENSINO RELIGIOSO- Compreender a mensagem que o texto trás, fazendo um paralelo com os fatos do dia-a dia
- Pequenos Contos de Fada
Ações serem desenvolvidas pelo professor:
Pesquisar
na internet pequenas fábulas, seleção e impressão das mesmas,
providenciar papel cartão para confecção das fichas de leituras contendo
as fábulas, selecionar junto a coordenadora do video , pequenas fábulas
para serem exibidas para os alunos, procurar parceria com pessoas que
tenham habilidades de contar fábulas, para contá-las aos alunos,
procurar a sala de leitura para selecionar junto a coordenadora textos e
livros sobre fábulas, planejar as aulas e envolver os alunos
motivando-os a quererem ler sempre mais.
Realizar a avaliação sobre o projeto, anotando os pontos positivos e negativos do projeto
Ações desenvolvidas pelos alunos
ARTE- Ilustração de fábulas.
LÍNGUA PORTUGUESA,-Leitura, interpretação e reescrita de pequenas fábulas.
MATEMÁTICA- anotações do número de fábulas trabalhadas no bimestre
HISTÓRIA- Identificar o tempo onde ocorreu os fatos
CIENCIAS- Os cuidados com o trânsito para não prejudicar a saúde
ENSINO RELIGIOSO- Compreender a mensagem que o texto trás, fazendo um paralelo com os fatos do dia-a dia
Ações : - Literatura de cordel e Paródia
Ações serem desenvolvidas pelo professor em parceria com a supervisão escolar:
Pesquisar
na internet literatura de cordel seleção e impressão das mesmas,
providenciar papel cartão para confecção das fichas de leituras contendo
as poesias de cordel, selecionar junto a coordenadora do vídeo ,
pequenas histórias de literatura de cordel, para serem exibidas para os
alunos, procurar parceria com pessoas que tenham habilidades de contar
cordel, para contá-las aos alunos, procurar a sala de leitura para
selecionar junto a coordenadora textos e livros literatura de cordel,
planejar as aulas e envolver os alunos motivando-os a quererem ler
sempre mais, e aventurar produzir pequenos cordéis.
Transformar música de sucesso em paródia, usando o tema transito.
Realizar a avaliação sobre o projeto, anotando os pontos positivos e negativos do projeto
Ações desenvolvidas pelos alunos
ARTE-Ilustrações dos cordéis.
LÍNGUA PORTUGUESA,-Leitura, interpretação e reescrita de cordéis.
MATEMÁTICA- Anotações do número de cordéis trabalhadas em sala de aula
HISTÓRIA- Identificar o tempo onde ocorreu os fatos
ENSINO RELIGIOSO- Histórias bíblicas em cordel
CIENDIAS- Medidas preventivas em relação ao transito.
Ações : - Contos de Fada e Poesias
Ações serem desenvolvidas pelo professor:
Pesquisar
na internet de contos de fada, e poesias, seleção e impressão das
mesmas, providenciar papel cartão para confecção das fichas de leituras
contendo as fábulas, selecionar junto a coordenadora do vídeo: fábulas
para serem exibidas para os alunos, procurar a sala de leitura para
selecionar junto a coordenadora livros sobre fábulas, planejar as aulas e
envolver os alunos motivando-os a quererem ler sempre mais, realizar
pequenas dramatizações sobre os contos de fadas e apresentá-las para
outras sala de aula.
garantir tempo para que as poesias sejam recitadas.
Realizar a avaliação sobre o projeto, anotando os pontos positivos e negativos do projeto.
Ações desenvolvidas pelos alunos
ARTE- Produção de história em quadrinhos sobre os contos de fadas, e declamação de poesias.
LÍNGUA PORTUGUESA,-Leitura, interpretação e reescrita de pequenas fábulas.
MATEMÁTICA- Anotações do número de fábulas trabalhadas no bimestre
HISTÓRIA- Identificar o tempo onde ocorreu os fatos
ENSINO RELIGIOSO- Compreender a mensagem que o texto trás, fazendo um paralelo com os fatos do dia-a dia
AÇÃO CONSTRUÇÃO DE DICIONARIO DE GIRIAS
Pesquisa em casa, na internet sobre gírias depois digitá-las, transformando em dicionário de gíria-
Despertar habilidade de leitura, escrita e produção de texto.
- AÇÃO PARTICIPAÇÃO NO CONCURSO DE LEITURA
Inscrição
no concurso de leitura , no qual a escola receberá um livro Quinho e o
seu cãozinho- Laé de Souza- Eco arte editora- acompanhado de caderno de
exercícios, para incentivar a leitura e produção de texto. Projeto de
leitura destinado a alunos do ensino fundamental, a partir do 2º ano (1ª
série), até o ensino médio. Que tem como objetivos incentivar o hábito
da leitura e estimular a criatividade dos jovens. Aprovado pelo
Ministério da Cultura desde 2000, o projeto é desenvolvido com
excelentes resultados em escolas estaduais e municipais em todo o
Brasil. Junto com os livros, a escola também recebe material didático
(folhas pautadas para redação e questionários e um caderno de atividades
para turmas do infantil) para aplicação do projeto em sala de aula.
-AÇÃO
PARTICIPAÇÃO EM OFICINA SOBRE SISTEMA DE AVALIAÇÃO realizada em Vilhena
pelos professores do 2º ano e supervisora escolar, na oficina de
apropriação dos resultados do – MARÇO 2013.
Cantinho de leitura nas salas do 2º e 3º anos com a coleção recebida do MEC- cantinho de leitura nas salas de aula 1º e 2º ano.
Participação uma vez por mês nos
momentos cívicos com leituras, poesias, etc. incentivando os a pesquisa,
leitura, oralidade e expressividade.
Utilização
da sala de recursos mesas educacionais para- atividades diversificadas,
leitura, jogos, etc, visando assim despertar habilidades motoras,
leitoras e de cálculos.
A Orientação escolar conversará bimestralmente com os alunos com baixo rendimento utilizando os seguintes instrumentais.
- Motivos alegados pelo Aluno (a)
- Motivos alegados pelo (a) Professor(a):
- Medidas Preventivas:
Aluno (a)
Colorado do Oeste,............de .............................de 2013.
FICHA DE CONTROLE DO ALUNO INFREQÜENTE
1. Dados da Escola:
Escola Estadual de Ensino Fundamental 16 de Junho
Avenida Rio Madeira nº 4870 / Colorado do Oeste – RO
2. Dados de Identificação do (a) Aluno (a):
Nome: ...........................................................................................................
Data de nascimento: .....................................................................................
Filiação: .......................................................................................................
Endereço: ........................................................Fone: ...................................
Local de trabalho do Pai: .............................................................................
Local de trabalho da Mãe: ...........................................................................
3. Histórico da Situação Escolar:
Ano: ................... Turma: ....................... Turno: ...........................................
Data das Faltas: ..............................................................................................
Nome do (a) Professor (a): .............................................................................
Data da comunicação: ....................................................................................
Assinatura do (a) Professor (a): .....................................................................
4. Medidas tomadas pela escola:
Data e forma de convocação do (a) responsável: ...........................................
.........................................................................................................................
O responsável foi encontrado: ........................................................................
Data de comparecimento do (a) responsável: .................................................
Motivos alegados para as faltas: .....................................................................
Encaminhamentos feitos pela escola: .............................................................
...............................................................................
Ass. do (a) Aluno (a)
Ass. do (a) ResponsáveL
FICHA DE ACOMPANHAMENTO DISCENTE
Nome:....................................................................Ano:.....Turma:.....Turno:.......
Data de nascimento:...........................................................Idade:........................
Pai: ...........................................................Mãe: .....................................................
Endereço: ..............................................................Fone: .....................................
Professora: .................................................................................Ano: .................
DATA AÇÃO NEGATIVA MEDIDAS PREVENTIVAS
-FICHA DE ENCAMINHAMENTO DISCENTE
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
ALUNO ANO TURMA AÇÃO NEGATIVA
Será elaborado o plano de ação integrado supervisão, orientação e direção escolar.
-CRONOGRAMA DE AÇÕES INDIVIDUAIS PARA 2013
ATIVIDADE RESPONSÁVEL PELA AÇÃO MÊS
Convocar e presidir reuniões Direção Fev a dez
Prestar esclarecimentos aos pais e comunidade escolar Direção Fev a dez
Estabelecer regras comuns observando a legislação vigente Direção Fev a dez
Vistoria diária nas instalações físicas da escola Direção Fev a dez
Proporcionar
espírito de liderança na organização da escola participando e
cooperando no andamento das atividades. Direção Fev a dez
Acompanhar
e avaliar de forma participativa a execução do currículo em vigor,
visando a adoção de medidas e a correção de eventuais disfunções.
Direção Fev a dez
Zelar pelo cumprimento das disposições contidas no regulamento interno da escola Direção Fev a dez
Organizar a escola para receber os professores Supervisão Jan
Reunião de abertura do ano de 2013 Direção /Supervisão fev
Coordenar conselho de classe Supervisão- Direção e Orientação. Fev a dez
Atuar junto aos professores para detectar dificuldades e juntos procurar saná-las Supervisão Fev a dez
Articular a execução dos projetos Supervisão Fev a dez
Acompanhar o processo ensino/aprendizagem. Supervisão Fev a dez
Acompanhar os diários de classe. Supervisão Fev a dez
Acompanhar o corpo docente individualmente quando se fizer necessário. Supervisão Fev a dez
Facilitar e promover a coordenação integrada favorecendo a interdisciplinaridade; Supervisão Fev a dez
Subsidiar o trabalho do professor por meio de textos, vídeos, auxiliando na escolha do material didático. Supervisão Fev a dez
Relatório das atividades desenvolvidas pela Supervisão. Supervisão Fev a dez
Reunir-se com a direção, professores e supervisão para sanar as dificuldades de indisciplina dos alunos. Orientação Fev a dez
Realizar visitas domiciliares aos alunos problemáticos. Orientação Fev a dez
Promover atividades de interação escola, família e comunidade. Orientação Fev a dez
Promover a interação do corpo discente nas atividades escolares programadas. Orientação Fev a dez
Promover visitas às salas de aula com temas variados, conforme as necessidades das turmas. Orientação Fev a dez
Providenciar encaminhamento da FICAI ao Conselho Escolar Orientação Fev a dez
AVALIAÇÃO
Continuamente no decorrer das atividades letivas.
Referencial bibliográfico
Diretrizes
Operacionais sobre conselho de classe, conselho de professores e
competências do orientador educacional, supervisor escolar e psicólogo
educacional- Rondônia 2010,
Portaria 0436/10 GAB SEDUC – 2010.
Portaria 0446/2013
PPP da escola 16 de Junho 2013)
Referencial curricular de Rondônia 2013
(http://ideb.inep.gov.br/ acessado em março 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário