Sequência
didática para trabalhar com nome e sobrenome das crianças
1. Justificativa: As crianças da educação infantil
se encontram em uma etapa em que a formação da identidade é algo extremamente
preponderante para a estrutura de suas personalidades, de suas relações com
sigo mesma, com outras pessoas e com o mundo. E uma vez que a formação da
identidade está intimamente relacionada ao conhecimento do nome e sobrenome,
como também com a construção de uma autoimagem positiva faz-se necessário então
o desenvolvimento dessa proposta de atividades.
2.
O que as crianças irão aprender
com a sequência didática: (objetivos):
·
Descobrir
que todas as coisas tem nome;
·
Conhecer
a bibliografia de Toquinho e algumas de suas obras;
·
Saber que
gente tem nome e sobrenome;
·
Escrever
o sem primeiro nome;
·
Conhecer
a história do seu nome;
·
Escrever
seu sobrenome;
·
Identificar
a primeira letra do seu nome em diferentes contextos;
·
Refletir
sobre a escrita no seu primeiro nome;
·
Identificar
o seu nome e os nomes dos colegas em diferentes situações;
·
Identificar
as pessoas das suas famílias, usando características e nomes;
·
Conhecer
e identificar as partes do copo
·
Perceber
e identificar suas características físicas;
Gente Tem Sobrenome
Toquinho
Todas as coisas têm nome
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim
Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim
O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben
Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim
Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim
Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim
Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Material
que o professor deverá fazer:
·
Cartão de cartolina com o nome do aluno;
·
Lista com o nome de todos os alunos que será
afixado na parede;
·
Folhas mimeografadas divididas em retângulos onde
serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).
1ª Semana: Seu nome, suas características físicas, os nomes
dos colegas, as pessoas da família e as partes do seu corpo.
1º
Dia – Linguagem Verbal: (oral e escrita) e artística:
·
Escrever o poema inteiro (05 anos) em um
cartaz de papel metro com letras garrafais;
·
Apresentar o poema às crianças – comentar
sobre de que gênero se trata: poético e falar sobre quem escreveu (mostrar uma
imagem do autor);
·
Na rodinha: falar sobre quem é Toquinho;
·
Ler o poema em voz alta para as crianças;
·
Solicitar que as crianças pesquisem em
revistas e livros gravuras das coisas que aparecem no poema, recorte e
coletivamente ilustrem as margens do cartaz que será exposto na sala;
Linguagem artística:
·
Comentar com as crianças que além desse poema
Toquinho também escreveu outros poemas e de que a maioria deles foi musicado;
·
Citar e apresentar algumas das obras de
Toquinho para as crianças:
- AQUARELA (música) – colocar pra tocar e
pedir que as crianças escutem prestando atenção nas partes porque vão ter que
desenhar;
-
Construir com as crianças em folhas A3 – cartazes ilustrativos da letra da
música: cola cada parte em um cantinho e pede para que as crianças desenhe o
que corresponde usando tinha guache – pode ser em 4 grupos ou individuais;
-
Expor as produções das crianças no pátio;
2º
Dia: Linguagem Verbal: (oral e escrita):
·
Ler o poema em voz alta para as crianças;
·
Realizar uma leitura oral coletiva com todas
as crianças juntas;
·
Questionar: Qual é o nome do poema? Fala
sobre o que?
·
Trabalhar só com a 1ª e 2ª estrofe – explicar
o que é uma estrofe;
·
Fazer uma nova leitura oral coletiva com as
crianças só das estrofes abaixo:
TODAS AS
COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA E JARDIM
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
CASA, JANELA E JARDIM
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
·
Questionar: Estas estrofes estão
afirmando o que?
·
Qual é o nome das coisas que aparece na
primeira estrofe?
·
E na segunda?
·
Listar na lousa os nomes das coisas do
poema que as crianças forem citando e fazer a leitura oral coletiva com elas;
·
Conversar com as crianças: Todas as
coisas tem nome? E nós, temos nomes? Os nomes das pessoas podem ser iguais? O
que é que as pessoas têm no nome que é diferente das outras coisas? Quando as
pessoas têm nomes iguais o que é que faz a diferença?
·
Comentar: Assim como as coisas tem
nomes, nós também temos um nome pelo qual somos chamados pelas pessoas:
professora, colegas, pais, amigos... Discutir sobre a importância do nome
(serve para nos identificar, identificar nossas coisas, etc.);
·
Pedir para que cada criança fale o seu
nome – lista-los na lousa (construindo a agenda da turma) – em ordem alfabética
(explicar); - perguntar quem é que tem o nome começado pela letra: A, B, C e assim sucessivamente;
·
Na rodinha questionar: Se a criança
gosta do nome e por quê? Comentar sobre a questão do preconceito que não deve
existir em relação a nenhum nome;
·
Ler coletivamente a lista dos nomes
construída;
·
Enquanto ler – sinalizar com as crianças
qual é a primeira letra do nome de cada uma;
·
Chamar o aluno entregando seu cartão;
·
Atividade escrita: trabalhando com as
fichinhas dos nomes (entregar folha mimeografada) para que as crianças observem
as fichas escrevam o seu nome;
·
Para
casa: Atividade escrita com o nome e a letra inicial dos nomes
das crianças;
3º Dia: Linguagem verbal (ouvir/falar) e
Linguagem da brincadeira:
·
Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono
ou algum colega o reconheça;
·
Roda de conversa (questionar e deixar que as
crianças apresentem suas respostas: Além do nome que cada um tem o que mais
pode servir para nos identificar e nos diferençar de outras pessoas)? A cor e o
formato dos olhos, a cor da pele? O
formato do rosto, da boca, o jeito de ser, de falar, de se vestir? Os gostos e
preferências?
·
Brincadeira da caixa (caixa com um espelho dentro,
embrulhada como presente): conversar com as crianças antes explicando que vai
passar a caixinha surpresa que tem um presente para cada um dentro, que ao som
da música quando for dado o sinal, a criança deverá abrir a caixa e olhar lá
dentro qual é o seu presente, mas não deverá contar a ninguém o que viu.
Música: A caixinha da surpresa agora vai passar e se para
na minha mão lá no fundo eu vou olhar...
Abra,
veja será que tem o que?
Abra,
olhe, agora vamos vê!
- Depois
que todas as crianças abrirem e se verem dentro da caixa, o educador deverá
questionar ainda na rodinha: com cada um: O que foi que você viu fulano (falar
o nome da criança) o que sentiu? Ir perguntando a cada um: Qual é a cor dos
olhos que você viu? E os cabelos? A boca? – ressaltar sobre a questão das
diferenças de cor, raça, cabelos, viver, vestir, etc.; das misturas do povos:
negros, índios, asiáticos
- Pedir
para que cada criança com cartolina e usando diferentes materiais faça uma
moldura (porta retrato) para dentro desenhar o seu autorretrato e embaixo
escreva o seu nome. – as crianças levarão o porta retrato para casa;
Para casa: Atividade de pesquisa: A
história do nome: Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar
com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas
tais como:
Essa é a
história do meu nome:
_ Meu
nome é:_________________________________________
- Quem
escolheu?_____________________________________
- Por que
escolheu?___________________________________
- O que
significa?_____________________________________
·
Combinar com a turma que o relato será no dia
seguinte.
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
·
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no
dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde
pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber
qual atitude tomar frente a este problema.
Mandar
também: Uma folha mimeografada onde a criança deverá:
EU SOU ASSIM...
MEU
NOME É:
- A
cantoneira da folha será criada pela criança na sala no outro dia, utilizando
diferentes materiais disponibilizados pelo professor: contas, folhinhas,
pedacinhos de papéis e emborrachados picados, fita, bicos, etc.
4º Dia: Linguagem verbal (oral e escrita
e Linguagem artística):
·
Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica
do dono. Os alunos devem identificar quem é.
·
Retomar a atividade da entrevista que passou para
casa – roda de conversa onde as crianças irão relatar sobre a entrevista feita
em casa, uma a uma - Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e
ilustrá-la se quiser;
·
Interessante: Em papel pardo o professor
poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no
mural.
Observações:
Cobrar a atividade de todas as crianças;
·
Retomar a atividade 2 que passou para casa,
disponibilizar os materiais e pedir para que as crianças criem a cantoneira da
folha com os materiais disponibilizados;
·
Atividade de pesquisa na classe: pesquisar em
livros e revistas várias palavras que comecem com a 1ª letra do seu nome,
recorta e colar;
5º Dia: Linguagem Verbal: (escrita):
·
Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno
que deverá entregar ao dono;
·
Pintura a dedo usando guache: Entregar uma folha
mimeografada para as crianças e pedir que observando as fichas tracem o seu
nome (só o primeiro) na folha sendo que a 1ª letra deverá ser pintada com uma
cor diferente das demais letras;
·
Atividade escrita: Com a 1ª letra do nome;
·
Trabalhar com a música:
CABEÇA,
OMBRO, JOELHO E PÉ:
·
Comentar: cada um tem um nome que é SEU e tem
um corpo que é formado por partes: com um boneco – ir desmontando e mostrando a
cada criança cada parte e questionando a função de cada uma;
·
Atividade de colagem e montagem do corpo
humano formando um boneco ou boneca em uma folha mimeografada:
“MEU
CORPO ESTÁ FORMADO ASSIM..”.
·
A professora irá afixar na sala um cartaz do
corpo humano com os nomes das partes escritos com letras garrafais e as
crianças observando os nomes de cada uma das partes do corpo humano, deverão
escrevê-las nas partes correspondentes nos bonecos montados na folha;
·
Para
casa: Atividade de Pesquisa: Minha família é assim...
Muito obrigada por disponibilizar esse material, vai me ajudar imensamente.
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