Secretaria Municipal
de Educação Cultura e Desporto
Apresentação
A
leitura é o modo mais prazeroso e eficaz
de adquirir conhecimento. Não há
dúvida de que existem outros meios de informações porém , a leitura
possibilita uma intimidade maior com as idéias,
nos ensina a pensar e é pensando que se adquire cultura.
Justificativa
É com
intenção desse projeto, proporcionar aos nossos alunos o
despertar para a leitura, onde se faz necessário uma conscientização para aprender e reconhecer que é por meio da
leitura que se aprende a linguagem
escrita e que
isso é a
condição básica para
produzir textos de
qualidade.
Objetivo Geral
Desenvolver o
gosto pela leitura, não só
como fonte de prazer, como também compartilhar com os outros
algo de que
se goste.
Objetivos Específicos:
·
Despertar
no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos de
textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria.
·
Promover
a imaginação criativa
·
Tornar
a aula de leitura algo que quebre
a rotina diária
·
Tomar
conhecimento de dados sobre a vida e obra dos autores escolhidos.
·
Sensibilizar
e estimular o aluno para as artes literárias e dramatizações.
·
Escolher
livros para apreciar e ler.
·
Elaborar
um livro com poemas preferidos fazendo ilustrações.
·
Fazer
distinção entre textos poéticos dos
demais tipos de textos.
Metodologia:
·
Para atingir
as metas , a
metodologia empregada segue
uma linha de
ação que podem
ser realizadas conforme
indicado abaixo.
·
A
socialização das atividades produzidas irão ser apresentadas em praça
pública, onde estaremos pondo em
evidência a oralidade como forma de incentivo e expressividade.
·
Além
das apresentações em palco, cada escola
apresentará seu stand de
acordo
com o que foi trabalhado
durante os dias
propostos pelo projeto.
·
O
projeto poderá ser
vivenciado e apresentado
por meio
de várias sugestões
como :
Sugestões
· Produções de textos
· Confecção
de livrinhos
· Ilustrações
de poesias
· Confecção de cartazes
· Gêneros
textuais diversificados
· Poemas
textos em forma
de teatro
· Apresentação
de Paródias
· Textos musicais
· Biografia de autores diversos
· Fábulas
· Cineminha
· Reporteca
· Danças
· Literatura
de Cordel
· Fantoches
· Embolada
Programação
Escola
Andrea Aguiar: Abertura do
Projeto
Fazer a Coreografia da música : Um bom Livro de Xuxa
Francisca
Rocha : Jogral sobre a importância da leitura
(sugestão:
fazer as plaquinhas com as citações )
Senador
Antônio Farias:
Dramatizar um poema.
Padre
Borges: Peça ( A linda rosa juvenil )
Antônio Emídio: Música Marmelada do sitio do Pica- pau
Amarelo (alunos caracterizados)
Mário
Domingues : Dramatização
de uma Fábula
Creches
: Turma do
Chaves
Santa Teresinha :
O Buraco do Tatu (Poema de Sérgio Caparelli).Cada
estrofe um aluno citando caracterizando o
texto.
Carlos de Lima :
Ilustração do
Poema (As borboletas.)Alunos caracterizados.
Escola Santo Antônio: Dramatizar o poema
os catadores de
papel de
( Roseana Murray) .
Escola Cansa Cavalo: Fantoches
Escola Capivarinha
: Literatura de Cordel
Escola Engenho Cobras e Capivara
: Embolada
Escola Engenho
Pitombeiras: Paródia
Escola Engenho These: Textos Musicais
“O melhor de
cada um, garante o melhor de todos.”(AD)
DISTRIBUIÇÕES
DAS BARRACAS
Escola
Andréa Aguiar: Apresentar
uma biblioteca
Francisca
Rocha : Barraca
dos Gêneros Textuais
Senador
Antônio Farias: Biografia dos autores
Padre
Borges: Meninos
caracterizados com de acordo com
a peça Linda Rosa Juvenil.
Antônio
Emídio: Comidas típicas do Sítio do Pica - Pau Amarelo
Mário Domingues :
Barraca das Fábulas
Creches : Turma do Chaves
Santa
Teresinha : Poema Ilustrado
Carlos de
Lima : Barraca dos Poemas
Escola
Santo Antônio: Material reciclável
Escola
Cansa Cavalo: Fantoches
Escola
Capivarinha : Cordel
Escola
Engenho Cobras e Capivara : Embolada
Escola
Engenho Pitombeiras: Paródias
Escola
Engenho These :Textos
Musicais
O conhecimento é a única realidade que se
multiplica quando é dividido .
Nenhum comentário:
Postar um comentário