quinta-feira, 2 de maio de 2013

Departamento d eEnsino_Leitura


           Secretaria   Municipal  de   Educação  Cultura  e Desporto
                                  
                                  Apresentação
  

            A leitura é o modo mais  prazeroso e eficaz de adquirir    conhecimento. Não há dúvida de que existem outros meios de informações porém ,  a  leitura possibilita uma intimidade maior com as idéias,  nos ensina a pensar e é pensando que se adquire  cultura.
                                          Justificativa

       É  com  intenção  desse  projeto, proporcionar aos nossos alunos o despertar para a leitura, onde se faz necessário uma conscientização   para aprender e reconhecer que é por meio da leitura  que se aprende a   linguagem  escrita  e   que  isso  é   a   condição   básica  para   produzir   textos    de   qualidade.

Objetivo   Geral

    Desenvolver   o  gosto   pela    leitura, não  só  como  fonte de prazer,  como também compartilhar com os  outros  algo  de  que   se  goste.

Objetivos   Específicos:

·       Despertar no aluno o interesse em relação aos mais diferentes tipos  de  textos  e o desejo de lê-los  por iniciativa própria.
·       Promover a imaginação criativa
·       Tornar a aula de leitura  algo  que quebre  a rotina diária
·       Tomar conhecimento de dados sobre a vida e obra dos autores escolhidos.
·       Sensibilizar e estimular o aluno para as artes literárias e dramatizações.
·       Escolher livros para apreciar e ler.
·       Elaborar um livro com poemas preferidos fazendo ilustrações.
·       Fazer distinção  entre textos poéticos dos demais tipos de textos.


Metodologia:

·       Para  atingir  as  metas  , a  metodologia  empregada  segue  uma  linha  de  ação  que  podem  ser  realizadas  conforme  indicado  abaixo.

·       A socialização das atividades produzidas irão ser apresentadas em praça pública,  onde estaremos  pondo em  evidência a oralidade como forma de incentivo e  expressividade.

·       Além das apresentações em palco, cada escola   apresentará   seu  stand  de  acordo  com  o  que  foi   trabalhado  durante   os    dias   propostos  pelo   projeto.

·       O projeto  poderá   ser   vivenciado   e   apresentado    por     meio    de  várias    sugestões  como :


                            Sugestões  

·       Produções de textos
·       Confecção  de  livrinhos  
·       Ilustrações     de  poesias
·       Confecção de cartazes
·       Gêneros   textuais    diversificados
·       Poemas  textos   em   forma  de  teatro
·       Apresentação   de   Paródias
·       Textos  musicais
·       Biografia de autores diversos
·       Fábulas
·       Cineminha
·       Reporteca
·       Danças
·       Literatura     de   Cordel
·       Fantoches 
·       Embolada


Programação

Escola Andrea Aguiar:  Abertura  do  Projeto
Fazer a  Coreografia  da música : Um bom Livro de  Xuxa
Francisca  Rocha  :  Jogral   sobre a importância da  leitura
 (sugestão: fazer as plaquinhas   com as  citações )
Senador Antônio Farias:     Dramatizar  um  poema.
Padre Borges:  Peça   (   A  linda rosa juvenil    )
Antônio Emídio:   Música Marmelada do sitio do Pica- pau Amarelo (alunos  caracterizados)
Mário Domingues :      Dramatização de uma Fábula
Creches :      Turma  do  Chaves
Santa Teresinha :  O  Buraco do Tatu (Poema de Sérgio Caparelli).Cada estrofe um aluno   citando  caracterizando  o  texto.
Carlos de Lima :  Ilustração    do  Poema   (As borboletas.)Alunos  caracterizados.
Escola  Santo Antônio:  Dramatizar o   poema   os  catadores  de  papel   de 
( Roseana Murray) .
Escola  Cansa Cavalo:     Fantoches
Escola   Capivarinha  :  Literatura de Cordel
Escola  Engenho Cobras e   Capivara  :  Embolada    
Escola Engenho  Pitombeiras:    Paródia
Escola Engenho These: Textos  Musicais
         “O melhor de cada um, garante o melhor de todos.”(AD)

          DISTRIBUIÇÕES  DAS  BARRACAS
 
 Escola Andréa  Aguiar:   Apresentar uma biblioteca
 Francisca  Rocha  :  Barraca dos Gêneros Textuais
Senador Antônio Farias:     Biografia dos autores
Padre Borges:  Meninos  caracterizados com  de acordo com a peça Linda Rosa Juvenil.
Antônio Emídio:   Comidas típicas do Sítio do Pica - Pau  Amarelo
Mário Domingues :     Barraca das Fábulas 
Creches :      Turma   do  Chaves
Santa Teresinha :   Poema  Ilustrado
Carlos de Lima :   Barraca dos  Poemas
Escola  Santo Antônio:  Material reciclável
Escola  Cansa Cavalo:  Fantoches
Escola   Capivarinha  : Cordel
Escola  Engenho Cobras e   Capivara  : Embolada
Escola Engenho  Pitombeiras: Paródias
Escola Engenho  These  :Textos Musicais

O  conhecimento é a única realidade que se multiplica quando é dividido .                         
                                     
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário