PROJETO
DE FUTEBOL
O QUE
OS ALUNOS PODEM APRENDER?
Faremos com que os alunos tenham uma formação mais adequada, no referido
esporte, sabendo discernir situações "problemas que surjam"
habilidades motoras, capacidades físicas, de maneira natural e sem
constrangimentos.
Conseguir uma correta aprendizagem das ações técnicas, táticas, individuais, no
grupo, que permitam um bom desenvolvimento em competição.
Desenvolver a preparação física voltada para conseguir uma formação
multilateral, através das capacidades: velocidade, força e resistência.
Aprofundar o ponto de vista teórico, noções sobre o regulamento de jogos e
aplicações do mesmo.
Conseguir, através desse esporte, a sensibilidade de união, de equipe, do
grupo, a responsabilidade e respeito aos colegas e adversários, principalmente
a escola.
ESTRATÉGIAS
A SEREM DESENVOLVIDAS
Levando-se em conta que o futebol é um esporte de hábitos adquiridos, teremos
três princípios básicos:
Trabalho
teórico: este trabalho é importante, pois a criança terá a sua disposição, as
noções importância da educação física na sua vida e conhecimento do jogo com
suas regras e sistemas.
Trabalho
recreativo e formativo: este trabalho é desenvolvido em forma de jogos
recreativos em que o aluno irá adquirir o prazer para o jogo de futebol.
Trabalho
desportivo propriamente dita: neste trabalho iremos dar noções dos jogos e
atividades motoras ligadas nas atividades em questão.
COMO
INICIAR OS CONHECIMENTOS
Pretendemos transmitir e fixar fundamentos básicos, despertando paralelamente
os gosto pelas atividades físicas e esportivas, para que o aluno busque
motivação para desenvolver suas habilidades na modalidade.
RECURSOS
PEDAGOGICOS
Serão utilizados os seguintes recursos:
Texto
das regras de futebol (campo oficial)
Fitas
de vídeos cassetes didáticas
Matérias
esportivos (bolas, cordas, cones, etc...).
Colchonetes
para exercícios
CONEXÕES
COM OUTRAS DISCIPLINAS E SABERES
Em
Geografia trabalharemos, o clima, o relevo, pontos cardeais.
Em
Ciências corpo humano, e a saúde.
Em
Historia de onde surgiu o futebol, e suas raízes.
Em
Português estudaremos gramática, ortografia, produção de texto, interpretação
de texto, verbos, entre outros.
Em
Matemática, trabalharemos os quatros operações, números ordinais, cardiais,
fracionários, decimais, e inteiros.
ATIVIDADES
PARA TODA TURMA
Desenvolvermos um jogo completo, baseado em regras básicas do futebol, sendo
elas respeitadas durante o jogo.
ATIVIDADE
EM GRUPO
Dividiremos a turma, em grupos de quatro alunos, desenvolvendo as seguintes
atividades:
Marcação
Drible
Passes
ATIVIDADE
INDIVIDUAL
Nas
atividades individuais cada aluno trabalhara como conduzir a bola, o domínio da
bola, com o peito, com o pé direito e esquerdo e com a coxa.
AVALIAÇÃO,
O QUE COMPREENDERAM.
O melhor método de avaliação desenvolvido ate hoje é aquele que o professor
observa seus alunos na execução de seu esporte, efetuando comparações de suas
habilidades, vendo se os alunos conseguem conhecer os seus limites e as
possibilidades de seu corpo.
Nas habilidades a avaliação será feita de testes elaborados pelo professor.
Também será avaliada a participação do aluno na área social, através de
observação do professor no que tange as atividades realizadas pelo aluno em
relação aos seus companheiros e adversários.
PORTIFÓLIO
Nós
estudantes trataremos das atividades físicas, motoras, culturais, sociais e
afetivas.
Através
de jogos que são muito importantes para a vida das crianças, auxiliamos ao seu
desenvolvimento e socialização.
Nas
atividades, tudo deve ser renovado, dando oportunidades para que as crianças
compreendam e entendam as ordens dadas, saibam reagir diante da situação
apresentada,m com raciocínio rápido, de acordo com os interesses do
aluno.Exigindo a cada dia uma maior atualização e superação de nos professores
que permitam garantir uma sólida formação física, técnica, tática de nossas
crianças, possibilitando não somente atingir os níveis atuais de resultados
esportivos, mas também no futuro, estes possam ser superados,
CONCLUSÃO
Concluímos
que é de grande importância para escola e principalmente, para os estudantes a
realização deste trabalho, tendo em vista que o mesmo potencializara o amor e a
dedicação dos estudantes pela escola.Isso porque fará com que o aluno, como
representante legitimo de sua comunidade e escola impenhe-se no sentido de
vê-la incluída entre aqueles que tenham trabalho serio e bonito a ser feito e
mostrado alem de seus limites físicos.
Essas
turmas iram amenizar o problema social com a falta de opção e lazer,
propiciando uma melhor integração escola comunidade viabilizando o melhor
desenvolvimento esportivo para os alunos.
Estagiária:
Claudia Vasconcellos
O DIA
DO ÍNDIO
TEMA:
O Índio
JUSTIFICATIVA:
Esse
tema foi escolhido por perceber que as crianças demonstraram grande interesse e
curiosidade quando abordado o assunto, querendo assim conhecer um pouco dessa
cultura. Nesse sentido pretende-se com esse tema proporcionar a alegria,
descontração e conhecimento, despertando o interesse por novos saberes.
OBJETIVO
GERAL:
Conhecer
um pouco da história, dos hábitos e costumes indígenas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Reconhecer
a influencia indígena em nossa vida.
Compreender
e respeitar os índios e sua cultura.
Utilizar
as diferentes linguagens, corporal, oral, escrita, plástica e cênica.
Brincar,
expressando as emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Pesquisar
o modo de vida dos índios de nossa região (Guaramirim).
Comparar
através de fotos e gravuras o modo de vida dos índios, antes e dos dias de
hoje.
QUESTIONAMENTOS:
Porque
os índios moravam no mato?
Os
índios comem pessoas?
Os
índios tem irmãos?
Eles
não ficavam doentes?
Os
índios iam na escola?
Ainda
existe índio?
Porque
os índios usam roupa?
Como
os índios dançavam se não tinha cd?
Os
índios não tem medo dos animais?
Os
índios sabiam escrever?
Porque
os índios se pintam?
Os
indiozinhos brincavam de carrinho e de boneca?
As
crianças dos índios tinham professora?
METODOLOGIA:
Labirinto.
Tracejado.
Cruzadinha.
Ligar
os conjuntos iguais.
Pinte
o quadrado que tem mais elementos.
Colorir
o triângulo com menos elementos.
Faça
um risco na última oca.
Colorir
a oca do meio.
Pintura
com giz de cera, lápis e guache.
Modelagem
de utensílios indígenas com argila.
Confecção
das vestimentas e adornos, com jornal, penas de aves e milho.
Montagem
de armas e instrumentos musicais.
Maquiagem
de índio.
Dramatização
com fantoches de dedo.
Desfile
das crianças caracterizadas de índio.
Expressão
corporal com danças e jogos.
Cantar,
ouvir e dançar músicas relacionadas ao tema.
Jogos:
passeio na floresta, dança da chuva, índio vivo, índio morto; estátua.
Natureza
e Sociedade:
Pesquisar
no mapa da região, os locais onde ainda são encontrados agrupamentos indígenas.
Como
vivem, como se mantêm, as tarefas que realizam.
Conversação
sobre a alimentação dos índios, batata, mandioca (aipim), milho, frutas
encontradas na mata.
Higiene
pessoal, a importância da mesma, escovação de dentes, unhas limpas e cortadas,
cabelos cortados e limpos, como limpar os ouvidos.
O que
são ocas, de que eram construídas, onde dormiam.
Vídeo:
Pocahontas, assistir e conversar sobre.
Ética
e Cidadania:
A importância
do índio na formação da nação brasileira.
Comparar
o moda de vida dos índios de antigamente com os de hoje.
Montar
um índio com o contorno de um aluno, em papel kraft, as crianças irão trabalhar
dentro do contorno fazendo, olhos, boca, nariz, orelhas e colorir. Depois de
pronto recortar e colar na parede.
Juntos
escolher um nome para o índio, fazer uma ficha e fixar junto ao desenho.
Roda
da conversa sobre os direitos e deveres dos índios, também sobre preconceito.
Respeitar
o índio, pois é um ser humano como nós.
Movimento:
Coordenação
motora, através de exercícios como: recortar, rasgar, amassar, fazer bolinhas,
manipulação de revistas e jornais, colagem.
Pular
dançar, correr.
Manipular
peças de encaixe.
Equilíbrio:
andar somente em cima da faixa.
Andar
na ponte.
Subir
e descer na árvore
Linguagem
oral e escrita:
Construção
de pequenos textos coletivos sobre as descobertas realizadas.
Identificar
a letra I de índio no seu nome e dos colegas.
Leituras
sobre os indígenas.
Sons
de índio usando as vogais, ex: uuuuuu, iiiiii, aaaaa, eeeee, ooooo.
Pesquisa
com os pais:
De que
eram feitas as ocas?
Qual
era a alimentação dos índios?
O que
eles vestiam? O que vestem hoje?
Como o
índio vivia com a natureza?
Contos
indígenas.
Trabalhos
em grupos e individuais.
Descobrir
o significado de algumas palavras indígenas como:
Mandioca:
Uma indiazinha de um ano chamada Mani faleceu, e em sua sepultura nasceu uma
planta bonita e grande, tornou-se conhecida como mandioca, uma mistura de mani
e oca.
Guaraná:
um menino (curumim) da tribo maués faleceu e por ser considerado um menino que
trazia sorte á tribo, tupã, o deus determinou que tirassem os olhos da criança
e o regassem com lágrimas. Dele nasceu então a planta da vida, o guaraná.
Vitória
– Régia: Uma moça índia ao avistar jaci a lua, refletindo nas águas de um lago,
não resistiu a magia e atirou-se no lago, desaparecendo nas águas. Jaci
comovida a transformou em uma flor que flutua, a vitória-régia a estrela das
águas.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Durante
esse trabalho pude perceber nitidamente o interesse dos alunos em adquirir
novos conhecimentos. Apesar da pouca idade das crianças, onde o tempo de concentração
é pouco, ouve muita discussão e interesse por parte das mesmas, conversas
produtivas e alegres.
Percebi
que quanto mais as crianças são desafiadas e envolvidas nas atividades, elas se
animam e acabam contagiando a todos, em especial a família, levam para casa o
que aprenderam e trazem para a escola todo fato ou histórias contadas pelos
pais. Também cobravam dos pais quando a professora pedia para trazer algum
material de casa.
Ouve
socialização, compreensão e afeto entre as crianças. Isso acontece a partir do
momento em que o professor leva para a sala de aula assuntos do interesse da
criança, abrindo espaço para questionamentos, perguntas, tornando as atividades
prazerosas e significativas. Em todo o momento me senti segura quanto ao seguimento
das atividades.
Professora
Ana Maria Castro - 2º ano do Ensino Fundamental/ S.B.Campo/SP
Jornal
na Sala de Aula
Objetivos:
-
Estimular os alunos a encontrarem preferências por assuntos tratados nos
jornais e a indicação daqueles que são rejeitados por alguma razão.
-
Ensinar o aluno a selecionar os fatos, organizando-os, analisando-os,
criticando-os.
-
Levá-los a desenvolver operações e processos mentais que concorram para a
contribuição do conhecimento.
-
Motivá-los a ler de forma crítica, aumentando a cultura e desenvolvendo assim,
suas capacidades intelectuais.
Atividades
desenvolvidas:
-
Elaboração de textos jornalísticos e publicitários;
-
Criação da capa do jornal e posterior concurso para escolher a melhor;
-
Ilustrações e fotos para serem utilizadas respectivamente em cada uma das
colunas e seções do jornal;
-
Confecção de charges, tirinhas, cruzadinhas, receitas, horóscopos e
propagandas.
Avaliação:
Será feita mediante a produção do jornal e exposição do mesmo no mural da
escola.
Após o término será analisado com os alunos os seguintes questionamentos:
- O
que aprendi e com que estratégias?
- Que
dificuldades encontrei?
- O
que nos ajudou a resolver essas dificuldades?
Revisão
de textos na alfabetização – 1º ano
Assunto
- Pontuação
Tempo
necessário: Aproximadamente 10 aulas
Introdução
Ensinar
a revisar textos é um conteúdo que deve ser tratado desde as séries iniciais. O
aluno precisa incorporar tais conhecimentos gradativamente, ampliar e fazer uso
deles com o objetivo de deixar seus textos mais comunicativos, ou seja,
objetivos na comunicação de idéias. Para isso, é necessário que o professor:
utilize
diferentes tipos de textos pertinentes à série, colocando seus alunos em
contato com bons modelos;
selecione
em qual aspecto da revisão (coerência, ortografia, acentuação ou aspectos
coesivos e de pontuação) o aluno focará a atenção, já que não é possível tratar
de todos os aspectos ao mesmo tempo.
Este
plano de aula propõe uma atividade cujo foco é a Pontuação. Nem sempre os
alunos chegam à correção plena dentro do que havia sido proposto. Mas o
objetivo não é alcançar a perfeição. O que importa é apresentar questões
pertinentes nas situações didáticas, fazendo com que a turma reflita e avance.
Objetivos
Com
esta atividade o aluno deve ser capaz de:
construir
um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
perceber
que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento
do leitor;
constatar
que, na maioria das vezes, há mais de uma possibilidade de pontuação;
desenvolver
a capacidade de argumentação;
desenvolver
a atitude de colaboração.
Recursos
didáticos
lousa
e giz ou papel Kraft e pincel atômico; ou retroprojetor, transparência e caneta
hidrográfica
papel
e lápis
Organização
da sala
Em
pequenos grupos - duplas ou trios - para realização da atividade de escrita.
No
coletivo, quando acontece a socialização das produções de cada sub-grupo.
Desenvolvimento
da atividade/ procedimentos
Apresente
um texto curto sem nenhuma marcação gráfica tais como ponto, maiúscula,
travessão, parágrafo etc. Piadas são bastante interessantes para o exercício,
desde que os alunos tenham tido contato com esse tipo de texto);
Peça
aos alunos para marcar as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal;
Solicite
que eles reescrevam o texto, utilizando as pontuações que julguem adequadas;
Socialize
para todo o grupo as diversas possibilidades apresentadas pelos diferentes
sub-grupos;
Discuta
a adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes
formas.
Avaliação
Durante
o desenvolvimento da atividade, é possível avaliar como o aluno:
utiliza
em outros contextos de produção escrita, os conhecimentos que constrói a
respeito da pontuação (veja o 1º objetivo);
usa
seus conhecimentos diante do texto para pontuá-lo a fim de atribuir significado
a ele (veja o 2º e o 3º objetivos);
argumenta
para defender o seu ponto de vista (veja o 4º objetivo);
colabora
com o grupo (veja o 5º objetivo)
Contextualização
A
revisão é um procedimento difícil para escritores iniciantes, pois requer
distanciamento do próprio texto. As crianças nas séries iniciais são capazes de
corrigir textos produzidos por outras pessoas mas, em se tratando dos seus
próprios, dificilmente fazem uso desse conhecimento. Por isso, é interessante
propor que as crianças comparem seus textos com os produzidos por outras
pessoas e os analise em grupo. Isso deve ser feito em parceria e com quem já
sabe fazer uso do procedimento da revisão. O professor deverá orientar o
trabalho lançando questões que façam os alunos refletir e avançar, tais como:
Onde
começa e termina a fala de tal personagem?
Por
que você usou este ponto neste lugar?
O
trecho pontuado por vocês está fazendo sentido? Explique o sentido desta frase.
Faz
diferença usar a vírgula ou o ponto neste trecho? Por quê? Depois, cada
agrupamento deve apresentar seu texto pontuado. Trata-se de uma ocasião rica
para discutir e refletir, pois certamente surgirão diferentes formas de
pontuar. Os alunos terão oportunidade de argumentar a validade ou não de cada
trabalho apresentado.
Aprofundamento
do conteúdo
Tradicionalmente,
a gramática ensina que a pontuação é um conjunto de sinais que orienta a
entonação da leitura em voz alta. Informações do tipo: "Usem o ponto final
quando estiverem cansados. A vírgula serve para indicar uma paradinha. Usa-se
ponto de interrogação para perguntar...", provavelmente estão embasadas na
história da escrita, quando os livros eram escritos à mão, sem espaços entre as
palavras e a leitura era feita em voz alta. Quem pontuava e dava um sentido ao
texto era o leitor.
"A
prática de leitura silenciosa disseminou-se a partir da produção de livros em
escala industrial... Hoje, quando o texto impresso é formatado para ser lido
diretamente pelo olho, sem precisar passar pela sonorização do que está
escrito, esta função, de estreitar o campo das possibilidades de interpretação
indicando graficamente as unidades de processamento e sua hierarquia interna,
pertence ao escritor." (PCN - Língua Portuguesa - MEC/1997)
Bibliografia
Parâmetros
Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: de 1ª a 4ª série, Secretaria de
Educação Fundamental, Brasília, 1997
Por
trás das letras, Telma Weisz, FDE, São Paulo, 1992
PROJETO Música no Ensino Fundamental
1. Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos.
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
3.DURAÇÃO: 1 mês
4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a importância da música na nossa vida.
• Saber diferenciar diversos ritmos musicais.
• Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares.
• Identificar vários instrumentos.
• Criar o hábito de fazer uma audição consciente.
• Motivar para a vivência da música.
• Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora.
• Identificar materiais da região que se prestem à criação e novos instrumentos.
• Enriquecer com uso de novos instrumentos.
• Propiciar a socialização através de atividades em conjunto.
5. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos é necessário que o educador esteja pronto para permitir e estimular a participação do grupo espontaneamente em atividades musicais, em pesquisas e descobertas de sons, ritmos e melodias.
É indispensável que a música seja percebida e expressada antes de mais nada com o próprio corpo, sendo o ritmo e elemento musical que mais cedo e com mais força toda criança, precisa compreendê-lo através dos movimentos do corpo, como também, a própria a melodia, a intensidade, o timbre, todos os movimentos corporais podem ser vivenciados através da expressão corporal.
A educação musical abordada atualmente como música criativa. Pois ao ouvirem e interpretarem músicas através da expressão corporal livre e brincarem muitas e muitas vezes com os instrumentos, alguns grupos mostram desejo de tocar de forma mais organizada. O educador pode então estimular a formação da bandinha. A criança vai descobrindo a natureza dos sons e a partir de uma melodia, criar arranjos de vozes, instrumentos, levando a criança a criar músicas, elas precisam ter um vocabulário musical, isto é, representa por meios de sons livres, pesquisando sons, acompanhando ritmos com instrumentos simples, a prendem a cantar pequenas canções ou ouvir música clássica e popular em diferentes ocasiões.
• O ouvir é muito importante para nós nos comunicarmos. Claro que estamos ao mesmo tempo ouvindo, vendo, sentindo todas as coisas. O nosso olhar e nossos ouvidos são bastante espertos, pois vemos e ouvimos só o que queremos.
• Explorar os instrumentos quanto a cor, forma, textura, peso, espessura, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-lo, a partir do momento em que a criança é capaz de segurar qualquer instrumento, começa para ela, a apaixonante experiência de tocar uma música.
• Os instrumentos vão proporcionar as crianças a oportunidade para realizar ações como sacudir, bater, raspar, produzindo efeitos sonoros variados. Assim ela satisfaz ao mesmo tempo sua necessidade de movimento e sua curiosidade.
• Com o trabalho com instrumentos também desenvolvemos habilidades cognitivas, afetivo-sociais e psicomotoras. Cada educador, entretanto, com seu grupo, poderá descobrir outras habilidades, desde que olhe com curiosidade, espírito criativo e criador os materiais que tem a sua disposição.
• Com o trabalho interdisciplinar abrangeremos muito mais o aprendizado do aluno.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Música:
TERRA, PLANETA ÁGUA
( Guilherme Arantes)
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO E DESÁGUA
NA CORENTE DO RIBEIRÃO
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS RONCO DE TROVÃO
E DEPOIS DORMEM TRANQUILAS
NO LEITO DOS LAGOS, NO LEITO DOS LAGOS
ÁGUA DOS IGARAPÉS ONDE IARA MÃE D’AGUA
É MISTERIOSA CANÇÃO
ÁGUA QUE O SOL EVAPORA PRO CÉU VAI EMBORA VIRAR NUVENS DE ALGODÃO
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇÃO
GOTAS DE ÀGUA DA CHUVA
TÃO TRISTES SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS
QUE ENCHARCAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA, PRO FUNDO DA TERRA
TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA
Com a música trabalharemos:
• Leitura e Interpretação da música
• Exploração do vocabulário
• Pesquisa sobre autores de algumas músicas
• Pesquisa e construção de instrumentos musicais
• Atividades de matemática
• Atividades de ciências
• Atividades de educação física
• Atividades de educação artística
• Atividades de história e geografia
7. RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
( Para aguçar a curiosidade das crianças quanto a descoberta dos sons - caso o prof. queira)
• Bambu
• Frigideira de ferro
• Pedrinhas
• Conchinhas
• Rolhas
• Latas de refrigerante
• Coco maduro
• Verniz
• Lixa
• Corda
• Cabo de vassoura
• Galho de árvore
• Tampinhas
• Elásticos
• Copo de plástico
• Cilindro de bambu
• Arame de caderno
• Arame cozido
• Caixa de madeira
• Linha indiana
• Peneira de taquaras
• Chapinhas (tampinhas)
• Lâmpadas queimadas
• Cola branca
• Jornais (úmidos)
• Caixas de fósforos
• Latas (Nescau, neston,etc.)
• Papel de cimento (pacotes)
• Barbante
• Tesouras
• Palitos de fósforo
• Fita adesiva, Fita dupla face, Fita crepe
• Papel dobradura
• Plástico adesivo
• Furadeira
• Ferro
• Tampa de panela
• Madeira
• Grãos (arroz, milho, feijão, sagu, etc.)
• Botões
• Garrafas descartáveis
• Aparelho de som
• CDs
• Pincel atômico
• Colheres
• Socador de alho
• Ralador de queijo
• Martelo
• Prego
• Serrote
• Talhadeira
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos. Verificar se o aluno:
• Participou das atividades
• Se ele discutiu sobre a interpretação da música
• Se participou das pesquisas
• Se aplicou o vocabulário, (seus sinônimos), corretamente
• Assimilou o aprendizado
• Se conseguiu fazer a interpretação desejada
• Se conseguiu construir um instrumento musical
• Se participou coletivamente das atividades
9. BIBLIOGRAFIA
Caderno de Formação,Vivências Artísco-Pedagógicas, p. 59, UNESP, 2.004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Qualificação profissional para o magistério. Educação artística: Música e artes plásticas. Livro 4, 2ª. ed., Rio de Janeiro. Funtevê, 1986.
www.mec.gov.br- Fundação Mario Covas
www.novaescola.com.br
1. Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental
2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos.
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade.
3.DURAÇÃO: 1 mês
4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.
4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a importância da música na nossa vida.
• Saber diferenciar diversos ritmos musicais.
• Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares.
• Identificar vários instrumentos.
• Criar o hábito de fazer uma audição consciente.
• Motivar para a vivência da música.
• Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora.
• Identificar materiais da região que se prestem à criação e novos instrumentos.
• Enriquecer com uso de novos instrumentos.
• Propiciar a socialização através de atividades em conjunto.
5. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos é necessário que o educador esteja pronto para permitir e estimular a participação do grupo espontaneamente em atividades musicais, em pesquisas e descobertas de sons, ritmos e melodias.
É indispensável que a música seja percebida e expressada antes de mais nada com o próprio corpo, sendo o ritmo e elemento musical que mais cedo e com mais força toda criança, precisa compreendê-lo através dos movimentos do corpo, como também, a própria a melodia, a intensidade, o timbre, todos os movimentos corporais podem ser vivenciados através da expressão corporal.
A educação musical abordada atualmente como música criativa. Pois ao ouvirem e interpretarem músicas através da expressão corporal livre e brincarem muitas e muitas vezes com os instrumentos, alguns grupos mostram desejo de tocar de forma mais organizada. O educador pode então estimular a formação da bandinha. A criança vai descobrindo a natureza dos sons e a partir de uma melodia, criar arranjos de vozes, instrumentos, levando a criança a criar músicas, elas precisam ter um vocabulário musical, isto é, representa por meios de sons livres, pesquisando sons, acompanhando ritmos com instrumentos simples, a prendem a cantar pequenas canções ou ouvir música clássica e popular em diferentes ocasiões.
• O ouvir é muito importante para nós nos comunicarmos. Claro que estamos ao mesmo tempo ouvindo, vendo, sentindo todas as coisas. O nosso olhar e nossos ouvidos são bastante espertos, pois vemos e ouvimos só o que queremos.
• Explorar os instrumentos quanto a cor, forma, textura, peso, espessura, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-lo, a partir do momento em que a criança é capaz de segurar qualquer instrumento, começa para ela, a apaixonante experiência de tocar uma música.
• Os instrumentos vão proporcionar as crianças a oportunidade para realizar ações como sacudir, bater, raspar, produzindo efeitos sonoros variados. Assim ela satisfaz ao mesmo tempo sua necessidade de movimento e sua curiosidade.
• Com o trabalho com instrumentos também desenvolvemos habilidades cognitivas, afetivo-sociais e psicomotoras. Cada educador, entretanto, com seu grupo, poderá descobrir outras habilidades, desde que olhe com curiosidade, espírito criativo e criador os materiais que tem a sua disposição.
• Com o trabalho interdisciplinar abrangeremos muito mais o aprendizado do aluno.
6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Música:
TERRA, PLANETA ÁGUA
( Guilherme Arantes)
ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO
ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO E DESÁGUA
NA CORENTE DO RIBEIRÃO
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS RONCO DE TROVÃO
E DEPOIS DORMEM TRANQUILAS
NO LEITO DOS LAGOS, NO LEITO DOS LAGOS
ÁGUA DOS IGARAPÉS ONDE IARA MÃE D’AGUA
É MISTERIOSA CANÇÃO
ÁGUA QUE O SOL EVAPORA PRO CÉU VAI EMBORA VIRAR NUVENS DE ALGODÃO
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇÃO
GOTAS DE ÀGUA DA CHUVA
TÃO TRISTES SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS
QUE ENCHARCAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA, PRO FUNDO DA TERRA
TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA
Com a música trabalharemos:
• Leitura e Interpretação da música
• Exploração do vocabulário
• Pesquisa sobre autores de algumas músicas
• Pesquisa e construção de instrumentos musicais
• Atividades de matemática
• Atividades de ciências
• Atividades de educação física
• Atividades de educação artística
• Atividades de história e geografia
7. RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
( Para aguçar a curiosidade das crianças quanto a descoberta dos sons - caso o prof. queira)
• Bambu
• Frigideira de ferro
• Pedrinhas
• Conchinhas
• Rolhas
• Latas de refrigerante
• Coco maduro
• Verniz
• Lixa
• Corda
• Cabo de vassoura
• Galho de árvore
• Tampinhas
• Elásticos
• Copo de plástico
• Cilindro de bambu
• Arame de caderno
• Arame cozido
• Caixa de madeira
• Linha indiana
• Peneira de taquaras
• Chapinhas (tampinhas)
• Lâmpadas queimadas
• Cola branca
• Jornais (úmidos)
• Caixas de fósforos
• Latas (Nescau, neston,etc.)
• Papel de cimento (pacotes)
• Barbante
• Tesouras
• Palitos de fósforo
• Fita adesiva, Fita dupla face, Fita crepe
• Papel dobradura
• Plástico adesivo
• Furadeira
• Ferro
• Tampa de panela
• Madeira
• Grãos (arroz, milho, feijão, sagu, etc.)
• Botões
• Garrafas descartáveis
• Aparelho de som
• CDs
• Pincel atômico
• Colheres
• Socador de alho
• Ralador de queijo
• Martelo
• Prego
• Serrote
• Talhadeira
8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos. Verificar se o aluno:
• Participou das atividades
• Se ele discutiu sobre a interpretação da música
• Se participou das pesquisas
• Se aplicou o vocabulário, (seus sinônimos), corretamente
• Assimilou o aprendizado
• Se conseguiu fazer a interpretação desejada
• Se conseguiu construir um instrumento musical
• Se participou coletivamente das atividades
9. BIBLIOGRAFIA
Caderno de Formação,Vivências Artísco-Pedagógicas, p. 59, UNESP, 2.004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Qualificação profissional para o magistério. Educação artística: Música e artes plásticas. Livro 4, 2ª. ed., Rio de Janeiro. Funtevê, 1986.
www.mec.gov.br- Fundação Mario Covas
www.novaescola.com.br
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