quinta-feira, 30 de maio de 2013

ENSINANDO COMO PREVENIR USANDO FANTOCHES E PARÓDIAS


ENSINANDO COMO PREVENIR USANDO FANTOCHES E PARÓDIAS

       (Entram a escova, o creme dental, o dente e o fio dental cantando a paródia da música:
                                   ‘’Aquarela’’ – de Toquinho)

Todos: Numa boca qualquer eu percebo um dentinho amarelo/ e com 5 ou 6 cáries é fácil saber o mistério: / chocolates e doces na mão, a escova no armário / e se sinto doer vou correndo chamar o Dr. Mário. / Se um pinginho de açúcar cair no meu dentinho branco igual papel / num instante imagino um montão de bichinhos morando no céu... Da minha boca, vai furando, cariando todos os dentes / vai doendo / enfeiando a minha boca ao sorrir. / Culpa minha, eu / não cuidei de ti, faltou carinho pra ti preservar / o dentista / é meu amigo / só tem ele pra me ajudar / eu prometo / pra mim mesmo/ vou cuidar dos dentes/ não vou chorar. Culpa minha, eu / não cuidei de ti, prometo agora te preservar/te preservar
Dente: Estou me sentindo tão fraco! Acho que vou cair.
Escova: Ora, acalme-se, Dentinho. Você já não é mais um dente de leite, não vai cai tão fácil assim.
Creme: Você agora já tem o seu diploma de dente permanente, você só cai se alguém empurrar, oh quero dizer arrancar.
Dente: E quem iria arrancar um dente saudável como eu? Vejam como sou bonitão!
(entra a Dona Cárie)
Fio dental: Bonitão e sujão, né? Todos podem ver as sujeirinhas em você quando estás de perfil.
Dente: Meu dono não costuma me escovar após as refeições e antes de dormir. Agora estou passando vergonha na frente de todos os meus amiguinhos...
Cárie: Não cuidou! A cárie atacou.! he, he, he!
Escova: Sai para lá Dona Cárie, nós vamos resolver essa situação.
Fio Dental: Todos os dentes são muito importantes para a nossa saúde.
Creme: É verdade, vocês sabiam que os dentes possuem diversas funções?
Dente: Claro, afinal sou um dente, né? Os que ficam na frente servem para cortar os alimentos, os caninos servem para rasgar e os dentes lá de trás servem para triturar, amassar e moer os alimentos.
Escova: Eu tenho um amigão que pode nos ensinar a cuidar dos dentes. Vamos chamá-lo ? Dr. Mário, Dr. Mário... Vem nos ensinar a escovar?
(entra o dentista. Ele deita a escova próximo ao dente e vai escovando, enquanto todos cantam a paródia da música ‘’Requebra’’ – Olodum)
Todos: Escova, escova, escova sim / pode escovar / pode rir pra mim (2 vezes). Em cima, Em cima, Em cima, Em cima, ô ô ô ô, escova assim./ Embaixo, Embaixo. Embaixo, Embaixo, ô ô ô ô, escova aqui. Pode circular, vai e vem pra cá / Pode circular, vai e vem pra cá/ Escova!!! Escova: Que maravilha ver tudo limpinho, não é creme dental?.
Creme: É isso mesmo.
Escova: Na hora da escovação, o meu amigo creme dental com flúor sempre me acompanha no combate às cáries.
Dente: Então eu tenho que andar com uma escova por onde eu for e usá-la com creme dental que tenha flúor, sempre que eu comer algo? É muito incômodo.
Cárie: É incômodo demais Dentinho. E você vai ficar muito gasto, não dê confiança pra essa turma!
( a escova dar um empurrão na dona Cárie )
Escova: A senhora pode nos dar licença, por favor?! Olha aqui, Dentinho, por que você não deixa pra comer doces, balas, sorvetes só depois da refeição? Aí você faz uma limpeza só. E nunca vai ter dor no seu dente!
Dente: Ai, ai, só de pensar nos doces já sinto dor de cabeça.
Fio Dental: (rindo) ih, ih, e você já viu dente sentir dor de cabeça?
Escova: Onde está doendo Dentinho?
Cárie: Atua veneno! Atua veneno!
Dente: Acho que... aqui, e ali também... ás vezes dói o corpo todo.
(Canta a paródia da cantiga popular ‘’o elefante’’)
A dor de dente incomoda muita gente / Quando em dois dentes incomoda incomoda, incomoda muito mais / se tem de tudo, mas não tem escova de dente / Significa que você ta imprudente / se quer saúde e saúde total / comece pela saúde bucal / saúde/ pela saúde bucal .
Fio dental: Vamos ouvir o que o dentista tem para nos ensinar?
(entra o Dentista)
Dentista: Oi pessoal, viram que turminha legal? Então não se esqueçam: É importante manter os dentes livres do perigo. Usem sempre escova, o creme dental com flúor e o fio dental. E todas as informações sobre saúde bucal que vocês aprenderem passe-a para sua família. Previnam-se contra a formação da cárie, mal hálito, e da doença da gengiva e caprichem no sorriso.
Escova: Vamos cantar para a mamãe para ela nunca se esquecer que saúde começa mesmo é pela boca?
(cantam a marquinha de carnaval, ‘’Mamãe eu quero’’).

Todos: Mamãe eu quero, Mamãe eu quero, Mamãe eu quero escovar./ me dá o creme me dá a escova, / e o fio dental que também vai ajudar / Mamãe eu quero, Mamãe eu quero, Mamãe eu quero escovar / Já tenho creme, que tem o flúor, e o meu dentinho bem mais forte vai ficar. / Mamãe eu quero / Mamãe eu quero / Mamãe eu quero sorrir, Com dentes fortes e bem limpinhos, e sem doenças para poder ser mais feliz./ Cuide filhinho, da sua dentição / Cuide do dentinho e se livre do bichão / Escove bem os dentes, tenha uma boa educação, Escove bem os dentes, tenha uma boa educação


                  
Autor descomhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário