Projeto Festa Junina -Educação Infantil -2012
Objetivos:
Compreender
a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore
brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Linguagem Oral e Escrita:
- Demonstrar autonomia na escolha de livros para “ler” e apreciar.
- Identificar a escrita de seu nome e dos colegas nas diversas situações do cotidiano;
Perceber a função social da leitura e da escrita através de diversos usos da língua;
Atividades:
§ Roda de conversas sobre a origem das festas juninas;
§ Deixar que as crianças relatem suas opiniões a respeito do assunto em pauta.
§ Escuta da fala das crianças, fazendo perguntas pertinentes ao assunto, incentivando-as a elaborarem melhor suas respostas.
§ Ouvir e recontar as histórias contadas.
§ Permitir que as crianças ditem letras de músicas tradicionais das festas juninas, e a professora escreva.
§ Ler ainda que de forma não convencional a letra da canção escolhida e ditada pelas crianças, destacando a palavra de trabalho.
§ Elaborar listas do que tem nas festas juninas.
§ Escrever espontaneamente palavras relacionadas à Festa Junina da escola.
§ Organização
de leitura em que as próprias crianças: Estabeleçam uma relação entre o
que é falado e o que está escrito (embora ainda não saibam ler
convencionalmente). Nessas atividades de “leitura”, as crianças devem
saber o texto de cor e tentar localizar onde estão escritas determinadas
palavras.
§ Precisam
descobrir o sentido do texto apoiando-se nos mais diversos elementos,
como nas figuras que o acompanham, na diagramação, em seus conhecimentos
prévios sobre o assunto, no conhecimento que têm sobre algumas
características próprias do gênero etc.
§ Escrita dos nomes em todos os trabalhos;
Linguagem Matemática:
- Construir a noção de tempo a partir de vivências e atividades propostas;
- Resolver situações-problema, utilizando o raciocínio lógico-matemático;
- Ordenar os elementos de uma classe, a partir de uma ou mais diferenças
- Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram.
Atividades:
· Construção
do calendário do mês de junho pelas crianças, para que identifiquem os
dias da semana, e visualizem o dia correspondente ao mês.
· Contar e recontar os colegas de classe, objetos variados, e elementos do conjunto das coisas que encontramos nas festas juninas.
· Brincar
de faz de conta utilizando elementos da festa junina.Ex: Barraquinha de
doces; salgados, bebidas, etc. Usando dinheiro confeccionado de R$1,00
até R$5,00.
Natureza e sociedade:
Conscientizar as crianças sobre o perigo dos balões, nesta época do ano;
· Utilizar, com ajuda dos adultos, fotos, relatos e outros registros para a observação de paisagens do campo e da cidade.
· “Como
é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?”, “Será que todas
as crianças utilizam os mesmos meios de transporte que utilizamos? Será
que elas brincam das mesmas brincadeiras? Quais serão os alimentos
preferidos delas?”
· Conversa
com as crianças utilizando como suporte fotografias, cartões postais e
outros tipos de imagens que retratem as paisagens variadas. (textos
informativos e literários, músicas, documentários e filmes que façam
referências a outras paisagens).
· Realizar pesquisas sobre a origem das festas juninas
Atividades:
- Pesquisar as consequências desastrosas dos fogos de artifícios e balões usados para alegrar as festas juninas;
- Observação e percepção das mudanças que ocorrem na paisagem local, conforme a variação do dia e da noite, a sucessão das estações do ano, a passagem dos meses e dos anos, a época das festas etc, para que elas aprendam a estabelecer relações entre essas mudanças.
- Estabelecer as diferenças do há na roça e na cidade.
- Pesquisar origem das festas de: São João, Santo Antônio e São Pedro e a relação que elas tem com as festas Juninas.
Linguagem Plástica e Visual:
§ Explorar
as características, propriedades e possibilidades de manuseio de
diversos materiais, entrando em contato com formas diversas de expressão
artística;
§ Conhecer a diversidade de produções artísticas, como desenhos, pinturas,
Realizar espontaneamente desenhos sobre o tema Festa Junina ou desenho ilustrativo das histórias contadas;
Atividades:
· Desenhar espontaneamente personagens de história contadas pela professora.
· Confeccionar trabalhos utilizando recortes e colagem de palito coloridos para montagem de barraquinhas;
· Dobraduras e pinturas de bandeirinhas e balões.
Linguagem Musical e Movimento:
Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
Desenvolver a memória musical através de repertório variado de canções;
Atividades:
· Identificar elementos da música para se expressar interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
· Propor
as crianças cantarem uma música: rápido, devagar, com a boca aberta,
bem alto, bem baixinho, com a boca fechada, com os dentes cerrados, com a
língua de fora, fazendo biquinho, chorando, rindo, imitando a voz da
bruxa, do lobo, da criancinha, do anão, do gigante, dizendo segredo...,
para que as crianças percebam as qualidades do som.
· Ouvir, cantar e dançar músicas tradicionais de festa junina para apresentarem no evento escolar.
· Ensaiar a quadrilha para ser apresentada na festa da escola.
· Criação
de pequenas canções, onde as crianças podem fazer rimas com seus
próprios nomes e dos colegas, com nomes de frutas, cores, assuntos e
acontecimentos vivenciados no dia-a-dia.
Identidade e Autonomia:
· Participar de situações que envolvam a relação com o outro.
· Participar de brincadeiras e da exploração de diferentes brinquedos.
Atividades:
· Imitar
de ações que representem diferentes pessoas, utilizando vários meios de
comunicação social: Assistindo a TV, imitando um personagem da TV;
Ouvindo rádio ou imitando um radialista, etc.
· Brincar de telefone com fio, confeccionando-o com copos de guaravita e linha grossa ou barbante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário