ATIVIDADES
DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS- séries iniciais
* Retrato de
pato
O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.
Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".
Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.
O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.
Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.
E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!
No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!
A discussão não parava
E cada qual mais gritava.
Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"
Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.
Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.
Responda:
1. Quem escreveu a poesia?
2. Que nome ele deu à poesia?
3. Quando o pato foi tirar retrato?
4. Quem tirou o retrato do pato?
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
E cada qual mais gritava".
a) Quem discutiu?
b) Porque houve essa discussão?
_____________________________________________________________________________________
O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.
O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.
Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".
Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.
O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.
Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.
E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!
No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!
A discussão não parava
E cada qual mais gritava.
Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"
Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.
Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.
Responda:
1. Quem escreveu a poesia?
2. Que nome ele deu à poesia?
3. Quando o pato foi tirar retrato?
4. Quem tirou o retrato do pato?
5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?
6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.
7. " A discussão não parava
E cada qual mais gritava".
a) Quem discutiu?
b) Porque houve essa discussão?
_____________________________________________________________________________________
Uma história
eu vou contar
Já fui cabo de vassoura. Sou cavalo-de-pau. Estive quase a ser lenha. Ou lixo,
que ainda é mais triste. Sem falar no meu passado mais antigo, de quando fui
árvore.
Vida incerta é a de madeira, explorada e escravizada pelo bicho homem. Onde
estivermos nós, subindo em árvore, com tronco, folha e ramos vários, lá chega o
homem.
E quando o homem chega, quase sempre “dá galho...” Feliz é a planta ou
árvore carregada de frutos ou flores. Em geral é poupada, embora roubada nas
flores e frutos... Mas, nos outros casos, machado e fogo nos perseguem... E
nada podemos fazer.
O bicho
homem, que se intitula, vaidoso, de “homo sapiens”, palavras de uma língua
esquecida, cuja tradução é “cara sabido”, é orgulhoso, convencido e, muitas
vezes, cruel.
Mas tem realmente, uma força contra a qual nada podemos. Até hoje não entendi
bem esse estranho poder desse bicho terrível.
Orígenes
Lessa
1. Qual é a
opinião do cabo de vassoura a respeito do homem?
2. O que o
narrador-personagem já foi? E o que ele é agora?
3. Qual é a
opinião do autor sobre a vida de madeira?
4. Qual é a
opinião do narrador sobre o homem?
5. O que
você diria para defender o homem de tudo o que o cabo de vassoura falou a seu
respeito?
6. Os
personagens que aparecem no texto são:
(
) um cavalo-de-pau
( ) uma flor
(
) o homem
(
) um animal da floresta
(
) um
menino
( ) uma lata de lixo
7. Quem
conta a história é:
(
) narrador-personagem ( conta a história e faz parte dela)
(
) narrador-observador ( conta a história e não participa dela)
8. Este
texto é narrado segundo a opinião do:
(
) homem
( ) do cavalo-de-pau.
9. Marque a
alternativa que contém o mesmo significado da frase em destaque;
E quando o
homem chega, quase sempre “dá galho”...
(
) com a vinda do homem, quase sempre é chato.
(
) com a chegada do homem, quase sempre dá problema.
(
) com o aparecimento do homem, quase sempre vem boas novas.
10. Marque x
na alternativa que destaca o antônimo (contrário) das palavras destacadas:
A) Vida certa é
a de madeira.
(
) falsa
( )
incerta
( ) correta
B) O
bicho homem é humilde e, muitas vezes, bondoso.
(
)
malvado
( )
caridoso
( ) esperto
C) E
quando o homem chega quase sempre dá galho.
(
) todas as
vezes
( ) nunca
( ) de vez em quando
Imagine
que você é uma árvore. O que faria para não virar lenha?
Pense a respeito e escreva um pequeno texto falando sobre o assunto.
Márcia
Alexandra
Dona Celeste
morava na Tijuca quando, certo dia, um menino da vizinhança a viu muito triste
a janela e perguntou:
-
Que é que tu tem?
- Hoje as
coisas estão pretas. Não tenho cozinheira, nem arrumadeira. Dá vontade de
sumir.
O menino
olha a senhora com pena e diz:
- Não faz
mal, dona Celeste. A gente faz. A gente ajuda.
E sumiu.
Daí a pouco
aparece com uma turma de meninos da vizinhança e distribui as tarefas: um vai
lavar cozinha, o outro vai cuidar dos pratos, o terceiro se encarrega de
descascar cenouras e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.
Só que ,
para lavar a varanda, ele ia molhar o pano no tanque do quintal e cruzava a
sala encerada, deixando-a imunda.
Para não
magoar a meninada dona Celeste foi engolindo tudo.
Quando a
colaboração terminou estava ela com o seguinte resultado: cinco pratos
quebrados, duas xícaras estilhaçadas, oito copos rachados, a sala imunda, duas
estatuetas raras partidas e o cuco do relógio estrangulado, pois o menino
quisera arrematar o serviço dando corda.
O
pirralhinho, ao fim de tudo, convidou:
- A senhora
que ver a varanda como ficou?
De fato
estava um brinco, se não reparasse, inadvertidamente, nas jarras de plantas
derrubadas e no lixo escondido por detrás das portas.
- Agora a
senhora está contente?
Tinha que
estar. Dona Celeste adora crianças e não ia dar esse desgosto ao Claudinho.
E, ao sair,
o menino tem um rasgo final de generosidade:
- Amanhã
a gente vem limpar o resto.
Pedro Bloch
Interpretação
do texto
1) Numere os
fatos na ordem dos acontecimentos:
( )
O menino disse que ia ajudar dona Celeste.
( )
Dona Celeste disse que as coisas estavam pretas.
( )
O menino levou uma turma de crianças da vizinhança para ajudar dona Celeste.
( )
O menino se preocupou com a aparência triste de dona Celeste.
( )
As crianças foram fazendo o que podiam.
2) Retire
do texto a frase usada por dona Celeste para dizer ao menino que as coisas não
iam bem. Use aspas.
__________________________________________________
3) Por que
as coisas não iam bem para dona Celeste? ________________________________
_____________________________________
_____________________________________
4) Complete
o quadro com o porquê dos acontecimentos abaixo:
FATO
|
CAUSA
|
O menino
deixou a sala encerada imunda.
|
|
Dona
Celeste ia engolindo tudo.
|
5)
Consequência é o resultado de uma ação. Marque o que for consequência da
colaboração das crianças:
( ) Jarras de plantas derrubadas.
( ) Jarras de plantas derrubadas.
( )
Lavar a cozinha.
( )
Objetos quebrados.
( )
Descascar cenouras.
( )
O cuco do relógio estrangulado.
( )
Lixo escondido atrás da porta.
6) Por que
dona Celeste tinha que estar contente, apesar de tudo? _____________________
__________________________________________
7) Observe a frase abaixo e depois faça o que se pede:
__________________________________________
7) Observe a frase abaixo e depois faça o que se pede:
”A
varanda estava um brinco.”
a) Qual o
significado da palavra destacada?_________________________________________
b) Que outros significados há para a mesma palavra:
b) Que outros significados há para a mesma palavra:
significado
1:__________________________________
frase:_______________________________________
significado 2:_________________________________
frase:_______________________________________
frase:_______________________________________
significado 2:_________________________________
frase:_______________________________________
8) Retire do
texto o que se pede:
a) A frase que tenha o mesmo significado que a frase abaixo:
O menino, entusiasmado com o que tinha feito, teve o impulso de querer ajudar mais ainda a dona Celeste.
__________________________________________________
a) A frase que tenha o mesmo significado que a frase abaixo:
O menino, entusiasmado com o que tinha feito, teve o impulso de querer ajudar mais ainda a dona Celeste.
__________________________________________________
b) A frase dita por uma das crianças, onde foi usada uma linguagem informal:
_______________________________________
9) Escreva o nome do personagem relacionado a palavra destacada:
”... e para
si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.”______________
10) Observe as frases e complete:
a) Os meninos agiram bem.
o contrário da palavra destacada é_____________
10) Observe as frases e complete:
a) Os meninos agiram bem.
o contrário da palavra destacada é_____________
Essas
palavras indicam:
( ) o modo como os meninos agiram.
( ) o modo como os meninos agiram.
( )
as características dos meninos.
b) Claudinho
era um mau menino.
O contrário
da palavra destacada é______________________
Essas palavras indicam:
( ) o modo como os meninos agiram.
Essas palavras indicam:
( ) o modo como os meninos agiram.
( )
as características dos meninos.
c) Então,
bem é o contrário de ______________________
bom é o contrário de ______________________
bom é o contrário de ______________________
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Observe as
gravuras a seguir e crie uma história, dando um início, meio e fim para elas,
seguindo a sequencia das gravuras.Não esqueça de:
Apresentar
os personagens;
Contar
detalhadamente o que aconteceu;
Dar
uma conclusão para a história. Lembre-se, conclusão é o desfecho para todos os
acontecimentos.
Use uma
folha separada para realizar a redação. Não esqueça do título, pontuação e
parágrafos. Ao receber sua história corrigida você deve reescreve-la no lugar
determinado.
Karina
Araújo - Professores Solidários
Amélia é uma velhinha muito ativa e
trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador
ouviu um barulho e perguntou-lhe:
—
A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia
pensou, pensou e respondeu:
—
Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O
cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador,
se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de
graça.
— Muito bem! –
disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia,
então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou
satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não
disse que não era galinha?!
O cobrador riu e
deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M.
M. Passos. Adaptação de conto popular.
1-Responda:
a) Qual
o nome do personagem principal?
b) Qual
a profissão do outro personagem?
c) Quantos
parágrafos têm esse texto?
d) Onde
se passa a história?
e) Escreva
a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles
na história.
f) Você
acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por
quê?
g) Você
já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a
resposta for positiva, descreva como aconteceu!
2. Substitua
as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A
velhinha é esperta.
______________________
b) O
cobrador teimou.
__________________________
c) — Muito
bem! – disse o cobrador seguro.
__________________
3. Escreva o
antônimo das palavras abaixo:
a) barulho ____________________________
b) desço
_______________________________
c)
satisfeito ____________________________
d) concordo
__________________________
4. Escreva
as palavras no plural:
a) nuvem
_______________________
b) gás
____________________________
c) quintal
_________________________________
d) anel
________________________
5. Reescreva
as frases no singular:
a) Os
girassóis estão cheios de formigas.
b) Os
anéis enfeitam as mãos.
c) Os
pires das xícaras são azuis.
d) Os
cães dormem nos canis dos quintais.
6-.Escreva
as palavras no diminutivo:
a) amigo
______________________________
b) menina
__________________________
c) irmão
__________________________
d) chinelo
______________________________
7. Escreva
as palavras no aumentativo:
a) sofá
_____________________
b)
tatu __________________
c) boca
_____________________
d) barca
________________________
8. Se a
palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no
masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão
_________________________
b)
imperatriz _____________________
c)
rei __________________________
d)
cão _______________________
9. Complete
as frases com “cumprimento(s)”, “comprimento”, “sexta” ou “cesta”:
a)
Chapeuzinho Vermelho levava uma _________ de frutas para a vovó.
b) Os noivos
receberão os ___________ na Igreja.
c) Luiza é a
________ aluna da fila.
d) O que
importa é o ___________ do nosso dever.
e) A parede
tinha dois metros de ___________.
10.
Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos equivalentes:
a) amor de
mãe ________
b) rosto de
anjo _________
c) proteção
de pai ______________
d) azul do
céu ____________________
e) aula de
noite ____________
O CÃO E SEU
REFLEXO
Um cão
estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de
carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a
um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro
lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio
reflexo brilhando.
O cão não se
deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um
pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele
pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e
feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão.
Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem
nada.
MORAL: Quem
tudo quer tudo perde.
Esopo
Esopo
ATIVIDADES
1) Por
que o cão largou seu pedaço de carne?
a) ( ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) ( ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) ( ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) ( ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
a) ( ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) ( ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) ( ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) ( ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.
2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) ( ) anunciar um produto.
b) ( ) dar instruções.
c) ( ) transmitir ensinamento.
d) ( ) Mostrar pesquisa.
3) O texto trata principalmente da:
a) ( ) coragem do cão.
b) ( ) fome do cão.
c) ( ) ambição do cão.
d) ( ) sabedoria do cão.
4) O fato principal que ocorreu na narrativa foi:
a) ( ) a grande fome do cão.
b) ( ) o sentimento de orgulho do cão.
c) ( ) a sombra que o cão viu no rio.
d) ( ) a ponte que o cão atravessou.
5)
O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
a) ( ) um pedaço de frango.
b) ( ) um pedaço de carne.
c) ( ) um pedaço de peixe.
d) ( ) um pedaço de linguiça.
6)
Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas pelo povo, que
geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir
combina mais com o ensinamento da fábula lida?
a) ( ) Quem não tem cão, caça com gato.
b) ( ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
c) ( ) Quem tudo quer, tudo perde.
d) ( ) Quem avisa, amigo é.
7) O
cão conseguiu o que queria? Por quê?
8) Esta
fábula nos ensina algo? O quê?
9) Se você
estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?
10)
Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?
Frankrauchia
Borges de Almeida
O HOMEM E A GALINHA
Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
Ruth Rocha
1) O texto
recebe o título de O homem e a galinha. Por que a história recebe
esse título?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.
2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia
4) Era uma vez um homem que tinha uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.
5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
e) bem antigo
6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
7) O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que cofnia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
8) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a):
a) causa
b) modo
c) explicação
d) conseqüência
e) comparação
9) A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história
10) Que elementos demonstram que a galinha passou a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete
11) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
e) o ovo
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.
2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia
4) Era uma vez um homem que tinha uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.
5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
e) bem antigo
6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
7) O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que cofnia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
8) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a):
a) causa
b) modo
c) explicação
d) conseqüência
e) comparação
9) A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história
10) Que elementos demonstram que a galinha passou a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete
11) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
e) o ovo
João
Donizete
O
CONSELHEIRO
CONTAM QUE
UM CERTO LAVRADOR POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA E UM BOI QUE O
TRABALHO ABATERA.
UM DIA, O
BOI QUEIXOU-SE AO BURRO E PERGUNTOU-LHE:
”NÃO TERÁS Ó
IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”
O BURRO
RESPONDEU: “FINGE-TE DE DOENTE E NÃO COMAS TUA RAÇÃO. VENDO-TE ASSIM, NOSSO AMO
NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO E TU DESCANSARÁS”.
DIZEM QUE O
LAVRADOR ENTENDIA A LINGUAGEM DOS ANIMAIS, E COMPREENDEU O DIÁLOGO ENTRE O
BURRO E O BOI.
NA MANHÃ
SEGUINTE, VIU QUE O BOI NÃO COMERA A SUA RAÇÃO: DEIXOU-O E LEVOU O
BURRO EM SEU LUGAR. O BURRO FOI OBRIGADO A PUXAR O ARADO O DIA TODO,
E QUASE MORREU DE CANSAÇO. E LAMENTOU O CONSELHO QUE DERA AO BOI.
QUANDO
VOLTOU À NOITE PERGUNTOU-LHE O BOI:
- COMO
VAI, QUERIDO IRMÃO?
- VOU
MUITO BEM, RESPONDEU O BURRO. MAS OUVI ALGO QUE ME FEZ ESTREMECER POR TUA
CAUSA. OUVI NOSSO AMO DIZER: “ SE O BOI CONTINUAR DOENTE, DEVEREMOS MATÁ-LO
PARA NÃO PERDERMOS SUA CARNE”. MINHA OPINIÃO É QUE TU COMAS TUA RAÇÃO E VOLTES
PARA TUA TAREFA A FIM DE EVITAR TAMANHO INFORTÚNIO”.
O BOI
CONCORDOU, E DEVOROU IMEDIATAMENTE TODA A SUA RAÇÃO. O LAVRADOR ESTAVA OUVINDO,
E RIU.
ESTUDO DO
TEXTO
1. O
CONSELHEIRO DE QUE FALA O TÍTULO DO TEXTO É:
A) O
BOI;
B) O
BURRO;
C)
O LAVRADOR.
2. DE QUEM
PARTIU A INICIATIVA, ISTO É, O DESEJO DO CONSELHO: DO BOI OU DO BURRO?
JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA BASEANDO-SE NO TEXTO:
3. POR QUE O
BOI FOI PEDIR CONSELHO AO BURRO?
4. O
CONSELHO DADO PELO BURRO TEVE ALGUM EFEITO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA, COM
PALAVRAS DO TEXTO:
5. FOI BOM
PARA O BURRO TER DADO O CONSELHO AO BOI? POR QUÊ?
6. O BURRO
FICOU PREJUDICADO PELO CONSELHO QUE DEU AO BOI. COMO CONSEGUIU SAFAR-SE DA NOVA
SITUAÇÃO?
7.
A QUALIDADE DO BURRO QUE MAIS SE DESTACA NA HISTÓRIA É:
A) A
ESPERTEZA;
B)
A MALDADE; C)
A PREGUIÇA;
8.
A CARACTERÍSTICA DOLAVRADOR QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO É:
A) A
PACIÊNCIA
B)
A COMPREENSÃO; C)
A ESPERTEZA
9 – ASSINALE
A ALTERNATIVA QUE MELHOR SE RELACIONA COM O TEXTO:
A) O BOI É
UM ANIMAL PREGUIÇOSO;
B) O BURRO É
UM ANIMAL BEM BURRO MESMO;
C) O BURRO É
UM ANIMAL ESPERTO;
10. ESSE
TEXTO PERTENCE AO TIPO DE HISTÓRIA COM O GÊNERO FÁBULA POR QUE:
A) É UMA
HISTÓRIA IMAGINÁRIA CUJAS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS QUE CONVERSAM, E ATRÁS DA
HISTÓRIA ESCONDE UM ENSINAMENTO.
B) É UMA
HISTÓRIA MUITO BACANA, BEM INTERESSANTE, O QUE CARACTERIZA UMA FÁBULA.
C) É UMA
HISTÓRIA INVENTADA
11. EM “
POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA”, A PALAVRA EM DESTAQUE
SIGNIFICA:
A)
PREGUIÇA;
B) FALTA DE TRABALHO
C) POUCO TRABALHO
12. EM: “O
NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR”, A EXPRESSÃO SUBLINHADA
SIGNIFICA:
A) QUE O BOI
E O BURRO SE AMAVAM COMO IRMÃO;
B) PATRÃO,
DONO;
C) QUE O
DONO GOSTAVA DOS DOIS ANIMAIS;
13. NO
TRECHO: “NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO”. A PALAVRA EM
DESTAQUE LAVRAR É O MESMO QUE:
A)
PLANTAR
B)
LAVAR
C)
CLAREAR
14. NA FALA:
“NÃO TERÁS, Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”, A
EXPRESSÃO GRIFADA SIGNIFICA:
A)
CONSELHO
B)
FOLGA
C)
TRABALHO
15. ILUSTRE
O TEXTO:
1)
Leia o texto abaixo e responda às questões seguintes.
Quem tem medo de aranha?
A maior parte das
pessoas tem pavor de aranhas.
Mas não é uma aranha magrinha.Em geral
, só temos medo daquelas aranhas enormes e bem peludas.
Sorte das pequenas e azar nosso.
Muito usadas nos filmes de terror ,
as aranhas peludas ,
como a caranguejeira , e o escorpião ganharam fama de maus.Pois saiba que as aranhas mais venenosas e cuja picada pode trazer problemas para você são as pequenas.
E o escorpião , ao contrário
do que se divulga ,
só ataca quando é machucado__
um pisão , por exemplo.
A caranguejeira não possui um
veneno potente ,
capaz de fazer mal ao ser humano.
O escorpião possui veneno mais tóxico que o da aranha.
Sua picada causa muita dor e inchaço.
O soro contra a picada do escorpião é o antiescorpiônico ou antiaracnídeo.
Revista Zá
Caranguejeira é um tipo de :
a)( ) escorpião
b)( )
caranguejo
c)( ) aranha
d)( )
soro
Leia:”O escorpião possui veneno
mais tóxico que o da aranha.
Sua picada causa
muita dor e inchaço.” A palavra “sua” refere-se:
a)( )
ao escorpião
b)( )
ao veneno
c)( )
à aranha
d)( )
ao tóxico
O objetivo do texto é informar sobre:
a)( )
como cuidar
de aranhas e escorpiões.
b)( )
o veneno das aranhas e dos escorpiões.
c)( )
os animais utilizados em filmes de terror.
d)( )
como vivem as aranhas e os escorpiões.
2)Leia o texto abaixo e responda às questões seguintes.
DE PECINHA EM PECINHA
Para criar mosaicos os artistas costumam fazer um desenho em papel.Depois
, passam a figura para a superfície onde vão colar as pecinhas que definirão o trabalho.Elas podem ser grudadas com cola
, cimento ,
gesso ou outro material qualquer.
Para conseguir essas peças
, eles
vão cortando vidro ou cerâmica com ferramentas apropriadas
,
que lembram um alicate.É possível usar pedacinhos
quadrados , retangulares , triangulares e até
redondos , dependendo do efeito
que o artista quer dar ao seu trabalho.
Revista Recreio
O título do texto pode ser:
a)( ) Como criar mosaicos
b)( )
A vida dos artistas.
c)( )
Ferramentas importantes.
d)( )
Desenhos em papel.
Este texto serve para:
a)( )
contar como é a vida dos artistas.
b)( )
ensinar a recortar tirinhas de papel.
c)( )
explicar como de constrói um mosaico.
d)( )
mostrar como trabalha um bom
pintor.
Leia
a frase:”Elas podem ser grudadas com cola
, cimento ,
gesso ou outro material qualquer”.
Nesta frase , a palavra “elas”
se refere às:
a)( ) pecinhas
b)( )
artistas
c)( )
ferramentas
d)( )
pinturas
3)Leia o texto e
responda às questões.
.
Não solte pipas em dias de chuva ou quando há relâmpagos.
.Não solte pipas perto de fios telefônicos ou elétricos ou de antenas.
Procure lugares abertos como praças ,
parques , campos de futebol etc.
.Se a pipa enroscar nos fios
, não tente tirá-la. Sempre é melhor perder a pipa do que a vida.
.Não use linha metálica
,
como fio de cobre de bobinas.
.Use luvas para não queimar as mãos
na linha.
.Olhe bem onde pisa
, especialmente para trás.
.Cuidado com ruas
e lugares movimentados.
.Atenção com motos e bicicletas:
a linha
pode ser perigosa para elas.
.Não use linha cortante(cerol).É facílimo cortar
as pessoas com elas, e inclusive você mesmo.
.
Não empine pipas sobre lajes e telhados
, pois uma queda poderá ser fatal.
Qual é o melhor título para o texto que você leu?
a)( )
Dicas de segurança para empinar pipas.
b)( )
Como usar o vento para empinar pipas.
c)( )
Roupas e equipamentos para soltar pipas.
d)( )
O que você deve usar para empinar pipas.
Luvas devem ser usadas para:
a)( )
enroscar as linhas metálicas
b)( )
proteger as mãos de queimaduras
c)( )
segurar os fios telefônicos e elétricos
d)( )
desenroscar a pipa dos fios elétricos
A linha pode ser perigosa para motos e bicicletas porque:
a)( )
as crianças são muito distraídas.
b)( )
os motoqueiros dirigem sem atenção.
c)( )
pode causar algum acidente grave.
d)( )
pode ficar molhada com a chuva.
O texto que você leu serve para:
a)( )
contar uma história
b)( )
vender brinquedos
c)( )
divertir as pessoas
d)( )
orientar as pessoas
4)Leia o texto abaixo:
PORQUE O GALO CANTA AO AMANHECER?
O galo é um verdadeiro despertador.
Ao nascer do dia ,
ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando.
O cocoricó tem
a função de assustar qualquer desafiante.
É o jeito que
ele encontrou para controlar seu território.
Geralmente,
o galinheiro tem um único galo
,
pois só um sobreviveria à disputa pela liderança.
Marcelo Duarte
De acordo com o texto , o galo canta ao amanhecer:
a)( )
para acordar quem não tem despertador.
b)( )
porque só há um galo em cada galinheiro
c)( )
para manter seu poder no galinheiro
d)( )
porque precisa avisar que o dia nasceu.
Cassiana
Carla Marçal
Os direitos
das crianças segundo Ruth Rocha
Mas criança
também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer no escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Atividades:
1) Qual o título do poema?
R=____________________________________________________________
2) Quem é o autor (a) do poema?
_______________________________________________________________
3) De quantos versos é composto o poema? E de quantas estrofes?
Versos =________________________________
Estrofes =_______________________________
4) Você concorda com estes direitos que a autora descreve no seu poema? Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Circule os verbos de acordo com a legenda:
Verde > Da primeira conjugação
Vermelho > Da segunda conjugação
Azul > Da terceira conjugação
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...
Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.
Descer no escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.
Atividades:
1) Qual o título do poema?
R=____________________________________________________________
2) Quem é o autor (a) do poema?
_______________________________________________________________
3) De quantos versos é composto o poema? E de quantas estrofes?
Versos =________________________________
Estrofes =_______________________________
4) Você concorda com estes direitos que a autora descreve no seu poema? Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Circule os verbos de acordo com a legenda:
Verde > Da primeira conjugação
Vermelho > Da segunda conjugação
Azul > Da terceira conjugação
DE QUE COR
É?
(Luciana de Almeida)
Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor!
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.
A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento:
VERMELHA, quando está com raiva;
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!
1)- Estudando o texto:
a)- Título:
b)- Autora:
c)- A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?
2)- De que cor você pintaria:
a)- a saudade?
b)- a dor?
c)- o amor?
d)- a tristeza?
e)- a preguiça?
3)- Forme frases com as palavras:
a)- céu:
b)- amarelo:
c)- contente:
d)- cansada:
(Luciana de Almeida)
Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor!
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.
A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento:
VERMELHA, quando está com raiva;
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!
1)- Estudando o texto:
a)- Título:
b)- Autora:
c)- A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?
2)- De que cor você pintaria:
a)- a saudade?
b)- a dor?
c)- o amor?
d)- a tristeza?
e)- a preguiça?
3)- Forme frases com as palavras:
a)- céu:
b)- amarelo:
c)- contente:
d)- cansada:
O MÉDICO
FANTASMA
Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
— Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não — replicou o outro.
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.
Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São
Paulo. Cia das letrinhas, 1997 (texto adaptado para fins didáticos).
INTERPRETANDO O TEXTO
1) Assinale a alternativa correta:
a) No início do texto, onde estavam os personagens?
( )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
( )Os garotos estavam na porta do cemitério.
( ) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.
b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério?
( ) Para acompanhar um enterro.
( ) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
( ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.
c) O que era necessário para ganhar a aposta?
( ) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
( ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
( ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.
d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
( ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
( ) Sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.
( ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.
2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.
3) Você ficou com medo? Por quê?
4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma?
5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio?Por que?
Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
— Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não — replicou o outro.
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.
Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São
Paulo. Cia das letrinhas, 1997 (texto adaptado para fins didáticos).
INTERPRETANDO O TEXTO
1) Assinale a alternativa correta:
a) No início do texto, onde estavam os personagens?
( )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
( )Os garotos estavam na porta do cemitério.
( ) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.
b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério?
( ) Para acompanhar um enterro.
( ) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
( ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.
c) O que era necessário para ganhar a aposta?
( ) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
( ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
( ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.
d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
( ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
( ) Sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.
( ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.
2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.
3) Você ficou com medo? Por quê?
4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma?
5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio?Por que?
Texto: A onça-pintada
A onça-pintada é considerada como o símbolo da coragem. É muito temida por todos os animais.
Move-se, silenciosamente, com a cabeça baixa. É difícil perceber quando vai atacar porque seu pêlo, cheio de manchas, confunde-se com o mato.
Ela nada nos rios e riachos.
RESPONDA EM SEU CADERNO
a) Como a onça pintada é considerada?
b) Marque as respostas corretas:
A onça pintada é temida por todos os animais. Isso quer dizer que:
( ) É uma ótima caçadora e muito feroz.
( ) É um animal calmo.
( ) Ela nada nos rios e riachos.
c) Por que é difícil perceber a sua presença?
d) Por que ela pode desaparecer do planeta?
Risque o que mostra sobre o que o texto fala:
( ) Informações sobre a onçA
( ) O desaparecimento das onças.
Marcadores: INTERPRETAÇÃO
DE TEXTO
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
Interpretando o Texto
1- Identifique os pares de rimas presentes.
2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
3-Quem é o personagem principal do texto?
4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
Interpretando o Texto
1- Identifique os pares de rimas presentes.
2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
3-Quem é o personagem principal do texto?
4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
JOÃO-DE-BARRO
ENGENHEIRO (Adaptado de André de Carvalho)
Dona Graúna era a professora velha e boazinha que ensinava às avezinhas da floresta a ler, escrever e contar. Tinha os olhos pequenos e óculos enorme por cima do nariz e, quando se zangava, ficava de cara vermelha e agitava as asas.
Acontece que, quase sempre, dona Graúna estava de cara vermelha e agitando as asas, porque todos os seus alunos eram levados da breca. Todos, não. Havia Joãozinho, um pássaro pardo e estudioso, que ficava quieto, prestando atenção à aula, enquanto os outros faziam estripulia.
Dona Graúna elogiava: “Este Joãozinho vai longe... É aluno como os do meu tempo”. E aí ficava falando duas horas de como era no tempo dela.
Enquanto os outros alunos pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, o Joãozinho estudava.
E, quando não estava na aula estudando, quase nunca acompanhava os colegas pelos passeios na floresta. Tinha uma mania esquisita e todos riam dele. Joãozinho gostava de ficar brincando com barro. Ia para a beira dos regatos e ficava amassando barro, bom o bico, fazendo coisas. Um dia, quando o Pintassilguinho o viu brincando, pôs-lhe um apelido gozado: João-de-Barro. Depois disto, todo o mundo na escola passou a chamá-lo assim. Mas Joãozinho não se importava com o apelido e, para dizer bem a verdade até gostava dele.
Uma manhã, saiu de casa com aqueles planos todos e, escolhendo um jenipapeiro bem bonito, começou a trabalhar. Ia ao regato, amassava barro e o trazia no bico, até o galho escolhido, no pé de jenipapo. Seus antigos colegas, como sempre, passaram por ali e riam dele. Achavam muito engraçado aquelas paredes fracas que o Joãozinho estava erguendo, no alto da árvore.
Mas, depois de um mês, ninguém mais ria. Até pelo contrário, todos tinham os olhos arregalados de espanto: Joãozinho havia construído, no alto da árvore, um palacete, com dois andares, portas e tudo. E havia se mudado de um feio ninho de capim – como os de todos os seus amigos – para aquela casinha linda!
Ah! Aí é que foi. Nunca a passarela da floresta teve tanta inveja. Mas o que fazer? Nenhum dos outros passarinhos tinha sido bom estudante e nem tinha conhecimentos e técnica para fazer planos e projetar uma casinha daquelas. E tiveram mesmo de se contentar em continuar vivendo em ninhos de capim.
Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.
VOCABULÁRIO
1. Assinale a expressão que tem o mesmo significado das expressões abaixo:
a) Todos os alunos de dona Graúna eram levados da breca.
( ) eram muito comportados.
( ) eram um pouco bagunceiros
( ) eram muito bagunceiros
b) “...e, para dizer bem a verdade até gostava dele”.
( ) falar francamente
( ) falar com alegria
( ) falar com tristeza
c) Dona Graúna agitava as asas quando se zangava.
( ) fechava as asas
( ) encolhia-se toda
( ) mexia as asas
2. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando os antônimos:
(Cuidado! Vão sobrar parênteses!)
( 1 ) velha ( ) terminou
( 2 ) estudioso ( ) falavam alto
( 3 ) cochichavam ( ) iniciou
( 4 ) trazia ( ) falavam baixo
( 5 ) começou ( ) vadio
( ) nova
( ) levava
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Leia atentamente o texto.
2. Complete:
O texto é formado de ____ parágrafos. Numere-os.
3. Copie do texto o elogio de Dona Graúna a João-de-Barro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Numere de 1 a 5, pela ordem dos acontecimentos no texto:
( ) Os pássaros sentem inveja de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro inicia a construção de sua casa.
( ) Os pássaros zombam de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro passa a morar numa casa de barro.
( ) João-de-Barro dedica-se ao estudo.
5. Numere a 2ª coluna pela 1ª:
( 1 ) Os pássaros sentiram inveja de Joãozinho ( )porque ele era bom aluno.
( 2 ) Dona Graúna elogia Joãozinho ( )quando viram sua casa.
( 3 ) Os outros pássaros brincavam ( )depois que construiu sua nova casa
( 4 ) João-de-Barro deixou o ninho de capim ( ) porque não se interessava
pelos estudos.
Dona Graúna era a professora velha e boazinha que ensinava às avezinhas da floresta a ler, escrever e contar. Tinha os olhos pequenos e óculos enorme por cima do nariz e, quando se zangava, ficava de cara vermelha e agitava as asas.
Acontece que, quase sempre, dona Graúna estava de cara vermelha e agitando as asas, porque todos os seus alunos eram levados da breca. Todos, não. Havia Joãozinho, um pássaro pardo e estudioso, que ficava quieto, prestando atenção à aula, enquanto os outros faziam estripulia.
Dona Graúna elogiava: “Este Joãozinho vai longe... É aluno como os do meu tempo”. E aí ficava falando duas horas de como era no tempo dela.
Enquanto os outros alunos pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, o Joãozinho estudava.
E, quando não estava na aula estudando, quase nunca acompanhava os colegas pelos passeios na floresta. Tinha uma mania esquisita e todos riam dele. Joãozinho gostava de ficar brincando com barro. Ia para a beira dos regatos e ficava amassando barro, bom o bico, fazendo coisas. Um dia, quando o Pintassilguinho o viu brincando, pôs-lhe um apelido gozado: João-de-Barro. Depois disto, todo o mundo na escola passou a chamá-lo assim. Mas Joãozinho não se importava com o apelido e, para dizer bem a verdade até gostava dele.
Uma manhã, saiu de casa com aqueles planos todos e, escolhendo um jenipapeiro bem bonito, começou a trabalhar. Ia ao regato, amassava barro e o trazia no bico, até o galho escolhido, no pé de jenipapo. Seus antigos colegas, como sempre, passaram por ali e riam dele. Achavam muito engraçado aquelas paredes fracas que o Joãozinho estava erguendo, no alto da árvore.
Mas, depois de um mês, ninguém mais ria. Até pelo contrário, todos tinham os olhos arregalados de espanto: Joãozinho havia construído, no alto da árvore, um palacete, com dois andares, portas e tudo. E havia se mudado de um feio ninho de capim – como os de todos os seus amigos – para aquela casinha linda!
Ah! Aí é que foi. Nunca a passarela da floresta teve tanta inveja. Mas o que fazer? Nenhum dos outros passarinhos tinha sido bom estudante e nem tinha conhecimentos e técnica para fazer planos e projetar uma casinha daquelas. E tiveram mesmo de se contentar em continuar vivendo em ninhos de capim.
Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.
VOCABULÁRIO
1. Assinale a expressão que tem o mesmo significado das expressões abaixo:
a) Todos os alunos de dona Graúna eram levados da breca.
( ) eram muito comportados.
( ) eram um pouco bagunceiros
( ) eram muito bagunceiros
b) “...e, para dizer bem a verdade até gostava dele”.
( ) falar francamente
( ) falar com alegria
( ) falar com tristeza
c) Dona Graúna agitava as asas quando se zangava.
( ) fechava as asas
( ) encolhia-se toda
( ) mexia as asas
2. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando os antônimos:
(Cuidado! Vão sobrar parênteses!)
( 1 ) velha ( ) terminou
( 2 ) estudioso ( ) falavam alto
( 3 ) cochichavam ( ) iniciou
( 4 ) trazia ( ) falavam baixo
( 5 ) começou ( ) vadio
( ) nova
( ) levava
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1. Leia atentamente o texto.
2. Complete:
O texto é formado de ____ parágrafos. Numere-os.
3. Copie do texto o elogio de Dona Graúna a João-de-Barro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Numere de 1 a 5, pela ordem dos acontecimentos no texto:
( ) Os pássaros sentem inveja de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro inicia a construção de sua casa.
( ) Os pássaros zombam de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro passa a morar numa casa de barro.
( ) João-de-Barro dedica-se ao estudo.
5. Numere a 2ª coluna pela 1ª:
( 1 ) Os pássaros sentiram inveja de Joãozinho ( )porque ele era bom aluno.
( 2 ) Dona Graúna elogia Joãozinho ( )quando viram sua casa.
( 3 ) Os outros pássaros brincavam ( )depois que construiu sua nova casa
( 4 ) João-de-Barro deixou o ninho de capim ( ) porque não se interessava
pelos estudos.
O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
Interpretando o Texto
1- Identifique os pares de rimas presentes.
2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
3-Quem é o personagem principal do texto?
4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
6- E você, o que responderia para ele?
Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática
2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.
3- Copie completando.
Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.
4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjuntos:
café favor
puder
salão nuvens
junto galinha
caderno
canto médico
música gramática
tônica
sílaba também
5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona Paroxítona Proparoxítona
(última) (penúltima) (antepenúltima)
6 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação
7 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995
Interpretando o Texto
1- Identifique os pares de rimas presentes.
2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?
3-Quem é o personagem principal do texto?
4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
6- E você, o que responderia para ele?
Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática
2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.
3- Copie completando.
Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.
4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjuntos:
café favor
puder
salão nuvens
junto galinha
caderno
canto médico
música gramática
tônica
sílaba também
5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona Paroxítona Proparoxítona
(última) (penúltima) (antepenúltima)
6 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação
7 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.
Resolva as
Questões Abaixo:
1) Em um
estacionamento há carros e motos. O número de motos é o triplo do número de
carros. Somando-se o número de pneus, obtemos 60. Qual é o número de carros e
de motos neste estacionamento? Os estepes não são considerados.
a) 18
carros e 6 motos
b) 5 carros e 15 motos
c) 6 carros e 18 motos
d) 21 carros e 7 motos
e) 7 carros e 21 motos
b) 5 carros e 15 motos
c) 6 carros e 18 motos
d) 21 carros e 7 motos
e) 7 carros e 21 motos
2) Em um
armário cabem exatamente, sem sobrar espaço vazio, 24 caixas pequenas, ou 12
caixas grandes. Se nele eu colocar 5 caixas das grandes, quantas ainda poderei
colocar das pequenas para ocupar todo o espaço restante?
a) 11
b) 12
c) 13
d) 14
e) 15
b) 12
c) 13
d) 14
e) 15
3) Estou
fazendo uma viagem de moto e já percorri 5/17 do trajeto, tendo
consumido de 5 litros de combustível. Quantos reais gastarei para fazer todo o
percurso, sabendo-se que o litro do combustível custa R$ 3,00?
a) R$ 51,00
b) R$ 35,00
c) R$ 102,00
d) R$ 42,00
e) R$ 59,00
b) R$ 35,00
c) R$ 102,00
d) R$ 42,00
e) R$ 59,00
4) Em 2009
eu e meu irmão tínhamos respectivamente 45 e 40 anos. Em qual ano a minha idade
era dobro da dele?
a) 1965
b) 1969
c) 1970
d) 1972
e) 1974
b) 1969
c) 1970
d) 1972
e) 1974
5) Juntos
Xavier e Yuri possuem 20 carrinhos, no entanto Xavier possui 4 carrinhos a mais
que Yuri. Quantos carrinhos possuem respectivamente Xavier e Yuri?
a) 8
e 12
b) 12 e 8
c) 16 e 4
d) 4 e 16
e) 16 e 8
b) 12 e 8
c) 16 e 4
d) 4 e 16
e) 16 e 8
6) A soma de
quatro números consecutivos é igual a 74. Qual seria o próximo número da
sequência para termos cinco números consecutivos?
a) 18
b) 19
c) 20
d) 21
e) 22
b) 19
c) 20
d) 21
e) 22
7) Em uma
empresa os seus três vendedores receberam uma certa quantidade de brindes a
serem distribuídos aos seus clientes. O primeiro recebeu 3/7 do
total, mais 10 unidades. O segundo 1/6 do total, menos 5 unidades. O
terceiro ficou com os 80 brindes restantes. Quantos eram os brindes no total?
a) 210
b) 630
c) 420
d) 315
e) 378
b) 630
c) 420
d) 315
e) 378
8) Para a
festinha de meu filho mandei comprar 4 dúzias de suco e 3 dúzias de refrigente,
o que me custou R$ 258,00. Se ao invés das 3 dúzias, eu tivesse comprado 2
dúzias de refrigerante, eu teria gasto R$ 228,00. Qual o preço unitário do
suco?
a) R$
2,80
b) R$ 3,40
c) R$ 3,50
d) R$ 3,60
e) R$ 4,00
b) R$ 3,40
c) R$ 3,50
d) R$ 3,60
e) R$ 4,00
9) Numa
festinha de crianças, 300 docinhos iriam ser divididos igualmente entre as 50
crianças presentes, mas por um motivo qualquer todos os meninos foram embora
mais cedo, então os docinhos foram repartidos em partes iguais entre as
meninas, que acabaram ganhando 9 doces a mais do que iriam ganhar inicialmente.
Quantas eram as meninas e quantos eram os meninos?
a) 35
meninas e 15 meninos
b) 15 meninas e 35 meninos
c) 25 meninas e 25 meninos
d) 30 meninas e 20 meninos
e) 20 meninas e 30 meninos
b) 15 meninas e 35 meninos
c) 25 meninas e 25 meninos
d) 30 meninas e 20 meninos
e) 20 meninas e 30 meninos
10) Um
doceiro torrou amendoins para serem vendidos na porta de uma escola e os
colocou em saquinhos de 50 gramas. Se tivesse usado saquinhos de 80 gramas,
teria dado para 21 saquinhos a menos. Quantos gramas de amendoim ele torrou?
a) 1100
g
b) 1700 g
c) 2100 g
d) 2800 g
e) 3200 g
b) 1700 g
c) 2100 g
d) 2800 g
e) 3200 g
Bom dia, Gostaria da resolução dos exercícios de matemática.
ResponderExcluirAtt
Christine