quarta-feira, 1 de maio de 2013

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS- séries iniciais


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E PORTUGUÊS- séries iniciais
* Retrato de pato

O pato ganhou sapato
Foi logo tirar retrato.

O macaco retratista
Era mesmo um grande artista.

Disse ao pato: "Não se mexa
Para depois não ter queixa".

Olhe pra cá direitinho:
Vai sair um passarinho.

O passarinho saiu,
Bicho assim nunca se viu.

Com três penas no topete
E no rabo apenas sete.

E como enfeite ele tinha
Um guizo em cada peninha.
Pousou no bico do pato:
- Eu também quero retrato!

No retrato saio só eu,
Pra mandar a minha vó!

A discussão não parava
E cada qual mais gritava.

Passa na rua um polícia.
"Uma briga? Que delícia!"

Entra como um pé de vento
Prende tudo num momento.

Mário Quintana, Pé de Pilão, Ática.


Responda:

1. Quem escreveu a poesia?

2. Que nome ele deu à poesia?

3. Quando o pato foi tirar retrato?

4. Quem tirou o retrato do pato?

5. O passarinho saiu realmente. Como era ele?

6. Escreva o que o passarinho disse quando pousou no bico do pato.

7. " A discussão não parava

E cada qual mais gritava".

a) Quem discutiu?

b) Porque houve essa discussão?
_____________________________________________________________________________________
Uma história eu vou contar

            Já fui cabo de vassoura. Sou cavalo-de-pau. Estive quase a ser lenha. Ou lixo, que ainda é mais triste. Sem falar no meu passado mais antigo, de quando fui árvore.
            Vida incerta é a de madeira, explorada e escravizada pelo bicho homem. Onde estivermos nós, subindo em árvore, com tronco, folha e ramos vários, lá chega o homem.
             E quando o homem chega, quase sempre “dá galho...” Feliz é a planta ou árvore carregada de frutos ou flores. Em geral é poupada, embora roubada nas flores e frutos... Mas, nos outros casos, machado e fogo nos perseguem... E nada podemos fazer.
O bicho homem, que se intitula, vaidoso, de “homo sapiens”, palavras de uma língua esquecida, cuja tradução é “cara sabido”, é orgulhoso, convencido e, muitas vezes, cruel.
            Mas tem realmente, uma força contra a qual nada podemos. Até hoje não entendi bem esse estranho poder desse bicho terrível.
            Orígenes Lessa

1. Qual é a opinião do cabo de vassoura a respeito do homem?

2. O que o narrador-personagem já foi? E o que ele é agora?

3. Qual é a opinião do autor sobre a vida de madeira?

4. Qual é a opinião do narrador sobre o homem?

5. O que você diria para defender o homem de tudo o que o cabo de vassoura falou a seu respeito?

6. Os personagens que aparecem no texto são:
(   ) um cavalo-de-pau                         (   ) uma flor
(   ) o homem                                                    (   ) um animal da floresta
(   ) um menino                                     (   ) uma lata de lixo

7. Quem conta a história é:
(   ) narrador-personagem ( conta a história e faz parte dela)
(   ) narrador-observador ( conta a história e não participa dela) 

8. Este texto é narrado segundo a opinião do:
(    ) homem                               (   ) do cavalo-de-pau.

9. Marque a alternativa que contém o mesmo significado da frase em destaque;

E quando o homem chega, quase sempre “dá galho”...
(   ) com a vinda do homem, quase sempre é chato.
(   ) com a chegada do homem, quase sempre dá problema.
(   ) com o aparecimento do homem, quase sempre vem boas novas.

10. Marque x na alternativa que destaca o antônimo (contrário) das palavras destacadas:
A)   Vida certa é a de madeira.
(   ) falsa                                      (   ) incerta                            (   ) correta

B)   O bicho homem é humilde e, muitas vezes, bondoso.
(   ) malvado                             (   ) caridoso                           (   ) esperto

C)   E quando o homem chega quase sempre dá galho.
(   ) todas as vezes                    (   ) nunca                             (   ) de vez em quando

 Imagine que você é uma árvore. O que faria para não virar lenha?

   Pense a respeito e escreva um pequeno texto falando sobre o assunto.

Márcia Alexandra

                   Dona Celeste morava na Tijuca quando, certo dia, um menino da vizinhança a viu muito triste a janela e perguntou:
                 - Que é que tu tem?
- Hoje as coisas estão pretas. Não tenho cozinheira, nem arrumadeira. Dá vontade de sumir.
O menino olha a senhora com pena e diz:
- Não faz mal, dona Celeste. A gente faz. A gente ajuda.
E sumiu.
Daí a pouco aparece com uma turma de meninos da vizinhança e distribui as tarefas: um vai lavar cozinha, o outro vai cuidar dos pratos, o terceiro se encarrega de descascar cenouras e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.
Só que , para lavar a varanda, ele ia molhar o pano no tanque do quintal e cruzava a sala encerada, deixando-a imunda.
Para não magoar a meninada dona Celeste foi engolindo tudo.
Quando a colaboração terminou estava ela com o seguinte resultado: cinco pratos quebrados, duas xícaras estilhaçadas, oito copos rachados, a sala imunda, duas estatuetas raras partidas e o cuco do relógio estrangulado, pois o menino quisera arrematar o serviço dando corda.
O pirralhinho, ao fim de tudo, convidou:
- A senhora que ver a varanda como ficou?
De fato estava um brinco, se não reparasse, inadvertidamente, nas jarras de plantas derrubadas e no lixo escondido por detrás das portas.
- Agora a senhora está contente?
Tinha que estar. Dona Celeste adora crianças e não ia dar esse desgosto ao Claudinho.
E, ao sair, o menino tem um rasgo final de generosidade:
-  Amanhã a gente vem limpar o resto.
Pedro Bloch

Interpretação do texto

1) Numere os fatos na ordem dos acontecimentos:

(      ) O menino disse que ia ajudar dona Celeste.
(      ) Dona Celeste disse que as coisas estavam pretas.
(      ) O menino levou uma turma de crianças da vizinhança para ajudar dona Celeste.
(      ) O menino se preocupou com a aparência triste de dona Celeste.
(      ) As crianças foram fazendo o que podiam.

2)  Retire do texto a frase usada por dona Celeste para dizer ao menino que as coisas não iam bem. Use aspas.
__________________________________________________


3) Por que as coisas não iam bem para dona Celeste? ________________________________
_____________________________________

4) Complete o quadro com o porquê dos acontecimentos abaixo:

FATO
CAUSA

O menino deixou a sala encerada imunda.

Dona Celeste ia engolindo tudo.

5) Consequência é o resultado de uma ação. Marque o que for consequência da colaboração das crianças:

(      ) Jarras de plantas derrubadas.
(      ) Lavar a cozinha.
(      ) Objetos quebrados.
(      ) Descascar cenouras.
(      ) O cuco do relógio estrangulado.
(      ) Lixo escondido atrás da porta.

6) Por que dona Celeste tinha que estar contente, apesar de tudo? _____________________
__________________________________________

7) Observe a frase abaixo e depois faça o que se pede:


                                  ”A varanda estava um brinco.”

a) Qual o significado da palavra destacada?_________________________________________

b) Que outros significados há para a mesma palavra:

significado 1:__________________________________
frase:_______________________________________

significado 2:_________________________________
frase:_______________________________________


8) Retire do texto o que se pede:
a) A frase que tenha o mesmo significado que a frase abaixo:

O menino, entusiasmado com o que tinha feito, teve o impulso de querer ajudar mais ainda a dona Celeste.
__________________________________________________



b) A frase dita por uma das crianças, onde foi usada uma linguagem informal:
_______________________________________

9) Escreva o nome do personagem relacionado a palavra destacada:
”... e para si o menino reservou a tarefa de lavar a varanda.”______________

10) Observe as frases e complete:
a) Os meninos agiram bem.
o contrário da palavra destacada é_____________


Essas palavras indicam:
(      ) o modo como os meninos agiram.
(      ) as características dos meninos.

b) Claudinho era um mau menino.
O contrário da palavra destacada é______________________

Essas palavras indicam:
(      ) o modo como os meninos agiram.
(      ) as características dos meninos.

c) Então, bem é o contrário de ______________________
                 bom é o contrário de ______________________


PROPOSTA DE REDAÇÃO

Observe as gravuras a seguir e crie uma história, dando um início, meio e fim para elas, seguindo a sequencia das gravuras.Não esqueça de:


        Apresentar os personagens;
        Contar detalhadamente o que aconteceu;
        Dar uma conclusão para a história. Lembre-se, conclusão é o desfecho para todos os acontecimentos.

Use uma folha separada para realizar a redação. Não esqueça do título, pontuação e parágrafos. Ao receber sua história corrigida você deve reescreve-la no lugar determinado.

 Karina Araújo - Professores Solidários

             Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
                 — A senhora está levando uma galinha na cesta?
                  Amélia pensou, pensou e respondeu:
                 — Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
                 O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
                 — Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de
graça.
                 — Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
                  Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
                 — Cocorocó!...
                 — Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
                 O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
                                                               Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.


1-Responda:

a)    Qual o nome do personagem principal?

b)    Qual a profissão do outro personagem?

c)    Quantos parágrafos têm esse texto?

d)    Onde se passa a história?

e)    Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.

f)     Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?

g)    Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!

2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
______________________
b) O cobrador teimou.
__________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
__________________
3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho ____________________________
b) desço _______________________________
c) satisfeito ____________________________
d) concordo __________________________

4. Escreva as palavras no plural:
a) nuvem _______________________
b) gás ____________________________
c) quintal _________________________________
d) anel ________________________


5. Reescreva as frases no singular:

a)    Os girassóis estão cheios de formigas.

b)    Os anéis enfeitam as mãos.

c)    Os pires das xícaras são azuis.

d)    Os cães dormem nos canis dos quintais.

6-.Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo ______________________________
b) menina __________________________
c) irmão __________________________
d) chinelo ______________________________

7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá _____________________
b) tatu  __________________
c) boca _____________________
d) barca ________________________

8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão _________________________
b) imperatriz  _____________________
c) rei  __________________________
d) cão  _______________________

9. Complete as frases com “cumprimento(s)”, “comprimento”, “sexta” ou “cesta”:

a) Chapeuzinho Vermelho levava uma _________ de frutas para a vovó.
b) Os noivos receberão os ___________ na Igreja.
c) Luiza é a ________ aluna da fila.
d) O que importa é o ___________ do nosso dever.
e) A parede tinha dois metros de ___________.

10. Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos equivalentes:
a) amor de mãe ________
b) rosto de anjo _________
c) proteção de pai ______________
d) azul do céu ____________________
e) aula de noite ____________
O CÃO E SEU REFLEXO

Um cão estava se sentindo muito orgulhoso de si mesmo. Achara um enorme pedaço de carne e a levava na boca, pretendendo devorá-lo em paz em algum lugar.
Ele chegou a um curso rio e começou a cruzar a estreita ponte que o levava para o outro lado. De repente, parou e olhou para baixo. Na superfície da água, viu seu próprio reflexo brilhando.
O cão não se deu conta que estava olhando para si mesmo. Julgou estar vendo outro cão com um pedaço de carne na boca.
Opa! Aquele pedaço de carne é maior que o meu, pensou ele. Vou pegá-lo e correr. Dito e feito. Largou seu pedaço de carne para pegar o que estava na boca do outro cão. Naturalmente, seu pedaço caiu na água e foi parar bem no fundo, deixando-o sem nada.


MORAL: Quem tudo quer tudo perde.
       Esopo

ATIVIDADES 
  1)     Por que o cão largou seu pedaço de carne?
a) (  ) Porque atravessou um rio procurando alguma coisa.
b) (  ) Porque deixou que o pedaço menor fosse levado pelo rio.
c) (  ) Porque ficou privado dos dois pedaços de carne.
d) (  ) Porque julgou que o outro cão tinha um pedaço maior.

  2) O texto foi escrito com o objetivo principal de:
a) (  ) anunciar um produto.
b) (  ) dar instruções.
c) (  ) transmitir ensinamento.
d) (  ) Mostrar pesquisa.

  3) O texto trata principalmente da:
a) (   ) coragem do cão.
b) (  ) fome do cão.
c) (  ) ambição do cão.
d) (   ) sabedoria do cão.

  4) O fato principal que ocorreu  na narrativa foi:
a) (   ) a grande fome do cão.
b) (   ) o sentimento de orgulho do cão.
c) (   ) a sombra que o cão viu no rio.
d) (   ) a ponte que o cão atravessou.

  5) O que o cão segurava enquanto atravessava o rio?
  a)  (   ) um pedaço de frango.
  b)  (    ) um pedaço de carne.
  c)   (  ) um pedaço de peixe.
  d)   (  ) um pedaço de linguiça.

  6)  Provérbios são ditados populares, ou seja, frases ditas pelo povo, que geralmente têm a intenção de ensinar algo. Responda: qual provérbio a seguir combina mais com o ensinamento da fábula lida?
   a)  (  ) Quem não tem cão, caça com gato.
  b)  (  ) Quem semeia vento, colhe tempestade.
  c)   (  ) Quem tudo quer, tudo perde.
  d)   (  ) Quem avisa, amigo é.

7)  O cão conseguiu o que queria? Por quê?

8) Esta fábula nos ensina algo? O quê?

9) Se você estivesse no lugar do cão, faria a mesma coisa? Por quê?

10)   Por que o cão largou o seu pedaço de carne para pegar outro pedaço?

Frankrauchia Borges de Almeida


O HOMEM E A GALINHA

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
- Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
- Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
- É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
- Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
- E se ela não botar mais ovos de ouro?
- Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Então o marido disse:
- Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
- E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
- Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.

                                                                                                            Ruth Rocha

1) O texto recebe o título de O  homem e a galinha.  Por que a história recebe esse título?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.

2) Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

3) Qual das características a seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia

4) Era uma vez um homem que tinha uma  galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.

5) Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
e) bem antigo

6) A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.

7) O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que cofnia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.

8) O homem ficou contente. O conteúdo dessa frase indica um (a):
a) causa
b) modo
c) explicação
d) conseqüência
e) comparação

9) A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história

10) Que elementos demonstram que a galinha passou  a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete

11) Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
e) o ovo
 João Donizete

O CONSELHEIRO

CONTAM QUE UM CERTO LAVRADOR POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA E UM BOI QUE O TRABALHO ABATERA.
UM DIA, O BOI QUEIXOU-SE AO BURRO E PERGUNTOU-LHE:
”NÃO TERÁS Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”
O BURRO RESPONDEU: “FINGE-TE DE DOENTE E NÃO COMAS TUA RAÇÃO. VENDO-TE ASSIM, NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO E TU DESCANSARÁS”.
DIZEM QUE O LAVRADOR ENTENDIA A LINGUAGEM DOS ANIMAIS, E COMPREENDEU O DIÁLOGO ENTRE O BURRO E O BOI.
NA MANHÃ SEGUINTE, VIU QUE O BOI NÃO COMERA A SUA RAÇÃO: DEIXOU-O E LEVOU O BURRO EM SEU LUGAR. O BURRO FOI OBRIGADO A PUXAR O ARADO O DIA TODO, E QUASE MORREU DE CANSAÇO. E LAMENTOU O CONSELHO QUE DERA AO BOI.
QUANDO VOLTOU À NOITE PERGUNTOU-LHE O BOI:
 - COMO VAI, QUERIDO IRMÃO?
 - VOU MUITO BEM, RESPONDEU O BURRO. MAS OUVI ALGO QUE ME FEZ ESTREMECER POR TUA CAUSA. OUVI NOSSO AMO DIZER: “ SE O BOI CONTINUAR DOENTE, DEVEREMOS MATÁ-LO PARA NÃO PERDERMOS SUA CARNE”. MINHA OPINIÃO É QUE TU COMAS TUA RAÇÃO E VOLTES PARA TUA TAREFA A FIM DE EVITAR TAMANHO INFORTÚNIO”.
O BOI CONCORDOU, E DEVOROU IMEDIATAMENTE TODA A SUA RAÇÃO. O LAVRADOR ESTAVA OUVINDO, E RIU.

Descrição: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9-B5yQt0J4aqSSNsjKKqk5YPqk3N-sqzC9A6AZKVUTLIjDBzc9w
ESTUDO DO TEXTO

1. O CONSELHEIRO DE QUE FALA O TÍTULO DO TEXTO É:
A) O BOI;                                              B) O BURRO;                                                C) O LAVRADOR.

2. DE QUEM PARTIU A INICIATIVA, ISTO É, O DESEJO DO CONSELHO: DO BOI OU DO BURRO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA BASEANDO-SE NO TEXTO:

3. POR QUE O BOI FOI PEDIR CONSELHO AO BURRO?

4. O CONSELHO DADO PELO BURRO TEVE ALGUM EFEITO? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA, COM PALAVRAS DO TEXTO:

5. FOI BOM PARA O BURRO TER DADO O CONSELHO AO BOI? POR QUÊ?


6. O BURRO FICOU PREJUDICADO PELO CONSELHO QUE DEU AO BOI. COMO CONSEGUIU SAFAR-SE DA NOVA SITUAÇÃO?



7. A QUALIDADE DO BURRO QUE MAIS SE DESTACA NA HISTÓRIA É:
A) A ESPERTEZA;                                B) A MALDADE;                                            C) A PREGUIÇA;


8. A CARACTERÍSTICA DOLAVRADOR QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO É:
A) A PACIÊNCIA                                     B) A COMPREENSÃO;                              C) A ESPERTEZA


9 – ASSINALE A ALTERNATIVA QUE MELHOR SE RELACIONA COM O TEXTO:
A) O BOI É UM ANIMAL PREGUIÇOSO;
B) O BURRO É UM ANIMAL BEM BURRO MESMO;
C) O BURRO É UM ANIMAL ESPERTO;


10. ESSE TEXTO PERTENCE AO TIPO DE HISTÓRIA COM O GÊNERO FÁBULA POR QUE:
A) É UMA HISTÓRIA IMAGINÁRIA CUJAS PERSONAGENS SÃO ANIMAIS QUE CONVERSAM, E ATRÁS DA HISTÓRIA ESCONDE UM ENSINAMENTO.
B) É UMA HISTÓRIA MUITO BACANA, BEM INTERESSANTE, O QUE CARACTERIZA UMA FÁBULA.
C) É UMA HISTÓRIA INVENTADA


11. EM “ POSSUÍA UM BURRO QUE O REPOUSO ENGORDARA”, A PALAVRA EM DESTAQUE SIGNIFICA:
A) PREGUIÇA;                                B) FALTA DE TRABALHO                        C) POUCO TRABALHO


12. EM: “O NOSSO AMO NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR”, A EXPRESSÃO SUBLINHADA SIGNIFICA:
A) QUE O BOI E O BURRO SE AMAVAM COMO IRMÃO;
B) PATRÃO, DONO;
C) QUE O DONO GOSTAVA DOS DOIS ANIMAIS;


13. NO TRECHO: “NÃO TE LEVARÁ PARA LAVRAR O CAMPO”. A PALAVRA EM DESTAQUE LAVRAR É O MESMO QUE:
A) PLANTAR                                                B) LAVAR                                                      C) CLAREAR


14. NA FALA: “NÃO TERÁS, Ó IRMÃO, ALGUM CONSELHO QUE ME SALVE DESTA DURA LABUTA?”, A EXPRESSÃO GRIFADA SIGNIFICA:
A) CONSELHO                                                B) FOLGA                                               C) TRABALHO


15. ILUSTRE O TEXTO:
1) Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.
                 Quem  tem  medo  de  aranha?

 A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas  não  é uma  aranha  magrinha.Em  geral , só  temos  medo  daquelas aranhas  enormes  e  bem  peludas. Sorte  das  pequenas  e  azar nosso. Muito  usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas , como  a  caranguejeira  ,  e  o  escorpião  ganharam  fama  de maus.Pois  saiba  que   as  aranhas  mais  venenosas  e  cuja picada  pode  trazer  problemas  para  você  são  as  pequenas. E  o escorpião  ,  ao  contrário do  que  se  divulga  , só  ataca  quando  é machucado__ um  pisão  , por  exemplo.
 A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de  fazer mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais  tóxico que  o  da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e  inchaço. O soro  contra  a  picada  do  escorpião  é  o  antiescorpiônico  ou antiaracnídeo.

                     Revista  Zá

Caranguejeira  é  um  tipo  de  :
a)(   )  escorpião
b)(   ) caranguejo
c)(   )  aranha
d)(   ) soro

Leia:”O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que  o  da  aranha. Sua picada  causa muita  dor  e  inchaço.”  A  palavra  “sua”  refere-se:
a)(   ) ao  escorpião
b)(   ) ao  veneno
c)(   ) à  aranha
d)(   ) ao  tóxico

O  objetivo  do  texto  é  informar  sobre:
a)(    ) como  cuidar de  aranhas  e  escorpiões.
b)(   ) o  veneno  das  aranhas  e  dos  escorpiões.
c)(   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.
d)(   ) como  vivem  as  aranhas  e  os  escorpiões.

2)Leia  o  texto  abaixo  e  responda  às  questões  seguintes.

                       DE  PECINHA   EM  PECINHA

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um  desenho em  papel.Depois , passam  a  figura  para  a  superfície  onde  vão colar  as  pecinhas  que  definirão  o  trabalho.Elas  podem  ser grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um alicate.É  possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares  e  até redondos  , dependendo  do  efeito que  o  artista quer  dar  ao  seu  trabalho.
          Revista  Recreio

O  título  do  texto  pode  ser:
a)(   )  Como  criar  mosaicos
b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.
d)(   ) Desenhos  em  papel.

Este  texto  serve  para:
a)(   ) contar  como  é  a  vida  dos  artistas.
b)(   ) ensinar  a  recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.
d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.

Leia a  frase:”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se   refere  às:
a)(   )  pecinhas
b)(   ) artistas
c)(   ) ferramentas
d)(   ) pinturas

3)Leia  o  texto  e responda  às  questões.

. Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando  há  relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou  de antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos  de  futebol etc.
.Se  a  pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é  melhor perder  a  pipa  do  que  a  vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos  e  bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa para  elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas  com elas,  e  inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes  e  telhados , pois  uma  queda poderá  ser  fatal.

Qual  é  o  melhor  título  para  o  texto  que  você  leu?
a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.
b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas  e  equipamentos  para  soltar  pipas.
d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.

Luvas  devem  ser  usadas  para:
a)(   ) enroscar  as  linhas  metálicas
b)(   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c)(   ) segurar  os  fios  telefônicos  e  elétricos
d)(   ) desenroscar  a  pipa  dos  fios  elétricos

A  linha  pode  ser  perigosa  para  motos  e  bicicletas  porque:
a)(   ) as  crianças  são  muito  distraídas.
b)(   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c)(   ) pode  causar  algum  acidente  grave.
d)(   ) pode  ficar  molhada  com  a  chuva.

O  texto  que  você  leu  serve  para:
a)(   ) contar  uma  história
b)(   ) vender  brinquedos
c)(   ) divertir  as  pessoas
d)(   ) orientar  as  pessoas

4)Leia  o  texto  abaixo:
           PORQUE  O  GALO  CANTA  AO  AMANHECER?

  O  galo  é  um  verdadeiro  despertador. Ao  nascer  do  dia , ele canta  bem  alto  para  avisar  ao  galinheiro  que  continua  vivo  e no  comando. O  cocoricó  tem a  função  de  assustar  qualquer desafiante. É  o  jeito  que ele  encontrou  para  controlar  seu território. Geralmente, o  galinheiro  tem  um  único  galo , pois  só um  sobreviveria  à  disputa  pela  liderança.
      Marcelo  Duarte

De  acordo  com  o  texto  ,  o  galo  canta  ao  amanhecer:
a)(   ) para  acordar  quem  não  tem  despertador.
b)(   ) porque  só  há  um  galo  em  cada  galinheiro
c)(   ) para  manter  seu  poder  no  galinheiro
d)(   ) porque  precisa  avisar  que  o  dia  nasceu.

Cassiana Carla Marçal
Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha
Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir...

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer no escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Atividades:

1) Qual o título do poema?
R=____________________________________________________________

2) Quem é o autor (a) do poema?
_______________________________________________________________

3) De quantos versos é composto o poema? E de quantas estrofes?
Versos =________________________________
Estrofes =_______________________________

4) Você concorda com estes direitos que a autora descreve no seu poema? Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Circule os verbos de acordo com a legenda:

Verde > Da primeira conjugação
Vermelho > Da segunda conjugação
Azul > Da terceira conjugação
DE QUE COR É?
(Luciana de Almeida)

Abra os olhos ... olhe bem a sua volta...
Quantas cores você viu? Amarelo, alaranjado, verde, azul, anil...
Tudo nesse mundo tem cor!
A gema do ovo da ema é amarela como o sol no céu.
A pena da cauda do pavão é da cor de cada momento:
VERMELHA, quando está com raiva;
AZUL, quando está contente; AMARELA, quando está cansada;
VIOLETA, quando está por um triz. MULTICOLORIDA, quando está feliz!

1)- Estudando o texto:
a)- Título:
b)- Autora:
c)- A autora diz que cada momento tem a sua cor. Por quê?

2)- De que cor você pintaria:
a)- a saudade?
b)- a dor?
c)- o amor?
d)- a tristeza?
e)- a preguiça?

3)- Forme frases com as palavras:
a)- céu:
b)- amarelo:
c)- contente:
d)- cansada:
O MÉDICO FANTASMA

Esta história tem sido contada de pai para filho na cidade de Belém do Pará. Tudo começou numa noite de lua cheia de um sábado de verão.
Dois garotos conversavam sentados na varanda da casa de um deles.
— Você acredita em fantasma? — perguntou o mais novo.
— Eu não! — disse o outro.
— Acredita sim! — insistiu o mais novo.
— Pode apostar que não — replicou o outro.
— Tudo bem. Aposto minha bola de futebol que você não tem coragem de entrar no cemitério à noite.
— Ah, é? — disse o garoto que fora desafiado. Pois então vamos já para o cemitério, que eu vou provar minha coragem.
Assim, os dois garotos foram até a rua do cemitério. O portão estava fechado. O silêncio era profundo. Estava tão escuro... Eles começaram a sentir medo.
Para ganhar a aposta, era preciso atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério. O garoto que tinha topado o desafio correu. Parou na frente do portão e começou a fazer careta para o amigo. Depois se encostou ao portão e tentou bater a mão nele. Foi quando percebeu que ela estava presa.
— Socorro! Alguém me ajude! — ele gritou, desmaiando em seguida.
Nisso apareceu um velhinho vindo do fundo do cemitério, abriu o portão e chamou o outro menino.
— Seu amigo prendeu a manga da camisa no portão e desmaiou de medo. Coitadinho, pensou que algum fantasma o estivesse segurando.
O garoto reparou que o velhinho era muito magro, quase transparente.
— Obrigado. Como é que o senhor se chama?
— Eu sou o médico daqui. Vou acordar seu amigo.
O velhinho passou a mão na cabeça do menino desmaiado e ele despertou na mesma hora.
— Vão pra casa, meninos — ele disse. Já passou da hora de dormir.
E foi assim que os meninos perceberam que tinham conhecido um fantasma e entenderam que não precisavam ter medo de fantasmas, pois esses, apesar de misteriosos, são do bem.

Heloísa Prieto. “Lá vem história outra vez: contos do folclore mundial”. São
Paulo. Cia das letrinhas, 1997 (texto adaptado para fins didáticos).


INTERPRETANDO O TEXTO

1) Assinale a alternativa correta:
a) No início do texto, onde estavam os personagens?
( )Os garotos estavam na escola, brincando no recreio.
( )Os garotos estavam na porta do cemitério.
( ) Os garotos estavam sentados na varanda na casa de um deles.

b) Por que os meninos decidem ir ao cemitério?
( ) Para acompanhar um enterro.
( ) Devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de futebol.
( ) devido a uma aposta que fizeram valendo uma bola de basquete.

c) O que era necessário para ganhar a aposta?
( ) Atravessar a rua e bater a mão no portão do cemitério.
( ) Atravessar a rua e entrar no cemitério.
( ) Atravessar a rua e chamar pelos fantasmas pelo portão do cemitério.

d) Depois de se encostar no portão, o que aconteceu ao garoto?
( ) Sua mão ficou presa no portão, mas ele conseguiu se soltar rapidamente.
( ) Sua mão ficou presa, ele gritou e desmaiou em seguida.
( ) Sua mão ficou presa, ele ficou mudo e desmaiou em seguida.

2) O médico fantasma é uma história sobre medo, um “Conto de assombração”. Descreva o momento mais assustador da história.

3) Você ficou com medo? Por quê?

4) Como os meninos perceberam que o velhinho era um fantasma?

5) Por que será que o desafio era ter que ir ao cemitério à noite? Você aceitaria este desafio?Por que?

Texto: A onça-pintada


A onça-pintada é considerada como o símbolo da coragem. É muito temida por todos os animais.
Move-se, silenciosamente, com a cabeça baixa. É difícil perceber quando vai atacar porque seu pêlo, cheio de manchas, confunde-se com o mato.
Ela nada nos rios e riachos.

RESPONDA EM SEU CADERNO
a) Como a onça pintada é considerada?

b) Marque as respostas corretas:

A onça pintada é temida por todos os animais. Isso quer dizer que:

( ) É uma ótima caçadora e muito feroz.
( ) É um animal calmo.
( ) Ela nada nos rios e riachos.


c) Por que é difícil perceber a sua presença?

d) Por que ela pode desaparecer do planeta?

Risque o que mostra sobre o que o texto fala:

( ) Informações sobre a onçA
( ) O desaparecimento das onças.

O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.
5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?
JOÃO-DE-BARRO ENGENHEIRO (Adaptado de André de Carvalho)

Dona Graúna era a professora velha e boazinha que ensinava às avezinhas da floresta a ler, escrever e contar. Tinha os olhos pequenos e óculos enorme por cima do nariz e, quando se zangava, ficava de cara vermelha e agitava as asas.
Acontece que, quase sempre, dona Graúna estava de cara vermelha e agitando as asas, porque todos os seus alunos eram levados da breca. Todos, não. Havia Joãozinho, um pássaro pardo e estudioso, que ficava quieto, prestando atenção à aula, enquanto os outros faziam estripulia.
Dona Graúna elogiava: “Este Joãozinho vai longe... É aluno como os do meu tempo”. E aí ficava falando duas horas de como era no tempo dela.
Enquanto os outros alunos pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, o Joãozinho estudava.
E, quando não estava na aula estudando, quase nunca acompanhava os colegas pelos passeios na floresta. Tinha uma mania esquisita e todos riam dele. Joãozinho gostava de ficar brincando com barro. Ia para a beira dos regatos e ficava amassando barro, bom o bico, fazendo coisas. Um dia, quando o Pintassilguinho o viu brincando, pôs-lhe um apelido gozado: João-de-Barro. Depois disto, todo o mundo na escola passou a chamá-lo assim. Mas Joãozinho não se importava com o apelido e, para dizer bem a verdade até gostava dele.
Uma manhã, saiu de casa com aqueles planos todos e, escolhendo um jenipapeiro bem bonito, começou a trabalhar. Ia ao regato, amassava barro e o trazia no bico, até o galho escolhido, no pé de jenipapo. Seus antigos colegas, como sempre, passaram por ali e riam dele. Achavam muito engraçado aquelas paredes fracas que o Joãozinho estava erguendo, no alto da árvore.
Mas, depois de um mês, ninguém mais ria. Até pelo contrário, todos tinham os olhos arregalados de espanto: Joãozinho havia construído, no alto da árvore, um palacete, com dois andares, portas e tudo. E havia se mudado de um feio ninho de capim – como os de todos os seus amigos – para aquela casinha linda!
Ah! Aí é que foi. Nunca a passarela da floresta teve tanta inveja. Mas o que fazer? Nenhum dos outros passarinhos tinha sido bom estudante e nem tinha conhecimentos e técnica para fazer planos e projetar uma casinha daquelas. E tiveram mesmo de se contentar em continuar vivendo em ninhos de capim.
Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.


VOCABULÁRIO

1. Assinale a expressão que tem o mesmo significado das expressões abaixo:

a) Todos os alunos de dona Graúna eram levados da breca.
( ) eram muito comportados.
( ) eram um pouco bagunceiros
( ) eram muito bagunceiros


b) “...e, para dizer bem a verdade até gostava dele”.
( ) falar francamente
( ) falar com alegria
( ) falar com tristeza

c) Dona Graúna agitava as asas quando se zangava.
( ) fechava as asas
( ) encolhia-se toda
( ) mexia as asas

2. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, observando os antônimos:
(Cuidado! Vão sobrar parênteses!)
( 1 ) velha ( ) terminou
( 2 ) estudioso ( ) falavam alto
( 3 ) cochichavam ( ) iniciou
( 4 ) trazia ( ) falavam baixo
( 5 ) começou ( ) vadio
( ) nova
( ) levava



INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Leia atentamente o texto.


2. Complete:

O texto é formado de ____ parágrafos. Numere-os.

3. Copie do texto o elogio de Dona Graúna a João-de-Barro.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. Numere de 1 a 5, pela ordem dos acontecimentos no texto:
( ) Os pássaros sentem inveja de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro inicia a construção de sua casa.
( ) Os pássaros zombam de João-de-Barro.
( ) João-de-Barro passa a morar numa casa de barro.
( ) João-de-Barro dedica-se ao estudo.


5. Numere a 2ª coluna pela 1ª:


( 1 ) Os pássaros sentiram inveja de Joãozinho ( )porque ele era bom aluno.
( 2 ) Dona Graúna elogia Joãozinho ( )quando viram sua casa.
( 3 ) Os outros pássaros brincavam ( )depois que construiu sua nova casa
( 4 ) João-de-Barro deixou o ninho de capim ( ) porque não se interessava
pelos estudos.

O CADERNO
Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel
Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.
Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.
O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.
Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

Interpretando o Texto

1- Identifique os pares de rimas presentes.

2-O texto O caderno está organizado em 4 estrofes com 5 versos cada. Agora responda: que tipo de texto é?

3-Quem é o personagem principal do texto?

4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo, solidariedade, tristeza, amizade e fidelidade.

5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria?

6- E você, o que responderia para ele?

Um pouco de Gramática
1- Leia em voz alta as palavras do quadro e escreva-as separando em sílabas:
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática

2- Pinte as sílabas que foram pronunciadas com maior intensidade.

3- Copie completando.

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade.

4 – Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, identifique aquelas que não fazem parte dos conjuntos:


café favor
puder
salão nuvens



junto galinha
caderno
canto médico

música gramática
tônica
sílaba também




5 – Faça um quadro distribuindo as palavras da atividade anterior nas colunas correspondentes. Atenção: observe a posição das sílabas tônicas!
Oxítona Paroxítona Proparoxítona
(última) (penúltima) (antepenúltima)




6 – Reescreva as palavras a seguir, separando-as em sílabas:
a) cafezinho e) companheirismo i) relaxados
b) paralelepípedo f) conversando j) concordaram
c) alegremente g) juramento l) caprichávamos
d) encadernação h) solenidade m) sensação

7 – Pinte a sílaba tônica das palavras da atividade anterior.
Resolva as Questões Abaixo:
1) Em um estacionamento há carros e motos. O número de motos é o triplo do número de carros. Somando-se o número de pneus, obtemos 60. Qual é o número de carros e de motos neste estacionamento? Os estepes não são considerados.
 a) 18 carros e 6 motos
 b) 5 carros e 15 motos
 c) 6 carros e 18 motos
 d) 21 carros e 7 motos
 e) 7 carros e 21 motos


2) Em um armário cabem exatamente, sem sobrar espaço vazio, 24 caixas pequenas, ou 12 caixas grandes. Se nele eu colocar 5 caixas das grandes, quantas ainda poderei colocar das pequenas para ocupar todo o espaço restante?
 a) 11
 b) 12
 c) 13
 d) 14
 e) 15


3) Estou fazendo uma viagem de moto e já percorri 5/17 do trajeto, tendo consumido de 5 litros de combustível. Quantos reais gastarei para fazer todo o percurso, sabendo-se que o litro do combustível custa R$ 3,00?
 a) R$ 51,00
 b) R$ 35,00
 c) R$ 102,00
 d) R$ 42,00
 e) R$ 59,00


4) Em 2009 eu e meu irmão tínhamos respectivamente 45 e 40 anos. Em qual ano a minha idade era dobro da dele?
 a) 1965
 b) 1969
 c) 1970
 d) 1972
 e) 1974


5) Juntos Xavier e Yuri possuem 20 carrinhos, no entanto Xavier possui 4 carrinhos a mais que Yuri. Quantos carrinhos possuem respectivamente Xavier e Yuri?
 a) 8 e 12
 b) 12 e 8
 c) 16 e 4
 d) 4 e 16
 e) 16 e 8


6) A soma de quatro números consecutivos é igual a 74. Qual seria o próximo número da sequência para termos cinco números consecutivos?
 a) 18
 b) 19
 c) 20
 d) 21
 e) 22


7) Em uma empresa os seus três vendedores receberam uma certa quantidade de brindes a serem distribuídos aos seus clientes. O primeiro recebeu 3/7 do total, mais 10 unidades. O segundo 1/6 do total, menos 5 unidades. O terceiro ficou com os 80 brindes restantes. Quantos eram os brindes no total?
 a) 210
 b) 630
 c) 420
 d) 315
 e) 378


8) Para a festinha de meu filho mandei comprar 4 dúzias de suco e 3 dúzias de refrigente, o que me custou R$ 258,00. Se ao invés das 3 dúzias, eu tivesse comprado 2 dúzias de refrigerante, eu teria gasto R$ 228,00. Qual o preço unitário do suco?
 a) R$ 2,80
 b) R$ 3,40
 c) R$ 3,50
 d) R$ 3,60
 e) R$ 4,00


9) Numa festinha de crianças, 300 docinhos iriam ser divididos igualmente entre as 50 crianças presentes, mas por um motivo qualquer todos os meninos foram embora mais cedo, então os docinhos foram repartidos em partes iguais entre as meninas, que acabaram ganhando 9 doces a mais do que iriam ganhar inicialmente. Quantas eram as meninas e quantos eram os meninos?
 a) 35 meninas e 15 meninos
 b) 15 meninas e 35 meninos
 c) 25 meninas e 25 meninos
 d) 30 meninas e 20 meninos
 e) 20 meninas e 30 meninos


10) Um doceiro torrou amendoins para serem vendidos na porta de uma escola e os colocou em saquinhos de 50 gramas. Se tivesse usado saquinhos de 80 gramas, teria dado para 21 saquinhos a menos. Quantos gramas de amendoim ele torrou?
 a) 1100 g
 b) 1700 g
 c) 2100 g
 d) 2800 g
 e) 3200 g

Um comentário:

  1. Bom dia, Gostaria da resolução dos exercícios de matemática.

    Att
    Christine

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