PROJETO RÓTULOS E EMBALAGENS NA ALFABETIZAÇÃO
Título
Aprendendo a ler embalagens e etiquetas
TURMA
Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental
DURAÇÃO
1 semana
Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que
cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são
exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e
de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens.
Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para
o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer
contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de
aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Esta seqüência de trabalho centra-se em atividades de
leitura baseadas numa proposta significativa de alfabetização. Visa, com isso,
formar leitores e escritores, e não apenas decifradores do sistema.
Para organizar essa seqüência é preciso considerar:
- Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau
de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que
conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e etiquetas. O que imaginam
que possa estar escrito e onde podemos encontrá-las.
- Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético.
Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o
significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo.-
As características concretas do grupo. Como se trata de atividades que os
alunos realizarão em grupos, saber o que os alunos já sabem é fundamental para
organizar bons agrupamentos.
- As diferenças individuais. Possivelmente há diferenças
no grupo em relação ao conhecimento sobre os textos com os quais se trabalhará.
Conhecer e levar em conta esse conhecimento é importante para se definir quais
resultados de aprendizagem podem ser esperados.
OBJETIVOS
Ao final das atividades, espera-se que o aluno esteja
apto a:
- Reconhecer situações em que faz sentido buscar
informações nas embalagens e etiquetas.
- Identificar o tipo de informação possível de ser
encontrada em cada texto desses portadores.
- Identificar as principais informações trazidas nas
embalagens e nas etiquetas.
- Utilizar estratégias de leitura para buscar informações
nos textos: antecipar o significado; utilizar as informações não verbais;
utilizar o conhecimento de mundo; auto corrigir
-se quando as antecipações não forem confirmadas pelo
texto.
RECURSOS DIDÁTICOS•
Embalagens de produtos diversos
•Etiquetas ou reproduções das mesmas (destas que vêm
pregadas no interior dos tênis, nas roupas de cama, de mesa e banho e nas
vestimentas pessoais)
•Papel sulfite
•Cola
ORGANIZAÇÃO DA SALA
Cada tipo de atividade exige uma determinada organização.
1ª atividade – pequenos grupos de no máximo 4 alunos.
Garanta que cada grupo tenha alunos com mais informação e aluno com menos
informação.
2ª atividade – com a sala toda. Organize um círculo.
3ª atividade – em pequenos grupos.
Podem ser os mesmos grupos da atividade
1. É importante que os alunos trabalhem com o mesmo grupo
durante um tempo para melhorar o relacionamento com os colegas.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES/PROCEDIMENTOS
1º dia – atividade 1
1º dia – atividade 1
Leve para a classe embalagens e etiquetas que você
recortou. Se não for possível, faça reproduções (tire cópias de embalagens para
manter as características originais do portador). Tente garantir embalagens e
etiquetas de produtos que sejam comuns onde você mora.Isso é importante para
que alunos possam antecipar significados. Se o produto não for conhecido esta
antecipação ficará prejudicada.
Organize grupos.
Cada grupo recebe uma embalagem ou etiqueta.
As crianças devem identificar qual o produto e o que deve
estar escrito.
Entregue a embalagem e peça ao grupo para responder:
Qual é o produto?
Para que ele serve?
O que deve estar escrito na embalagem?
Onde está o nome do produto? (Peça para que apontem).
Quais outras informações devem estar escritas?
Por que existem letras grandes e letras pequenas?
Peça para que colem a embalagem recebida no papel sulfite
e apresente para a sala.
Como lição de casa, solicite aos grupos que procurem
outras etiquetas e embalagens.
2º dia - atividade 2
Vamos achar a embalagem?
Recolha as embalagens trazidas pelos alunos.
Cole-as na lousa.
Organize um círculo com os alunos de forma
que todos possam ver todas as embalagens. Diga à turma que todos vão participar
de um jogo. Você diz o nome de um produto e as crianças devem procurar na lousa
onde está a embalagem correspondente. Combine algumas atitudes com os alunos.
Levantar a mão, por exemplo, quando achar. Se podem ou não levantar do lugar
para procurar melhor. Se precisarem de dicas, devem pedi-las.Comece o jogo.
Fale o nome do primeiro produto. Você pode também iniciar por dicas: “Serve
para escovar o dente”; “ Usamos quando vamos lavar o cabelo”. Chame os alunos
para pegar e embalagem. Explore as informações da embalagem. Verifique o prazo
de validade e discuta por que essa informação aparece na etiqueta. Leia as
informações sobre a composição e armazenamento do produto e todas outras
informações importantes que estão na embalagem.
Discuta com os alunos o que pode acontecer
com alguém que compra um produto sem ler a embalagem.Orientação: Durante o
jogo, vá chamando os alunos. Para aqueles com menos informação dê dicas do tipo
“Começa com a mesma letra do seu nome”, “ Tem seis letras”.Lição de casa: peça
às crianças que perguntem aos adultos com quem moram se costumam ler as
embalagens quando vão comprar algum produto.
3º dia - atividade 3
Leve para a sala de aula etiquetas diversas.
Em pequenos grupos os alunos devem identificar quais mensagens devem estar
escritas em cada uma delas. Pergunte onde podem ser encontradas.
Explore alguns símbolos muito utilizadas por
essas etiquetas, como indicações de como lavar, como passar etc. Você pode
também pedir para identificar o tamanho da roupa, se estiver trabalhando com
peças de vestuário. Como eu posso fazer para ter certeza que a roupa irá me
servir, sem vestir a roupa?
SUGESTÃO PARA TRABALHO
INTERDISCIPLINAR
As atividades com etiquetas e embalagens
permitem fazer conexões com outras áreas de conhecimento. Ao trabalhar com
embalagens, pode-se classificar os produtos por sua origem, discutir processos
de industrialização e uso de tecnologia. Outra possibilidade é a conexão com a
Matemática. As atividades também podem estar relacionadas com a educação para o
consumo e podem possibilitar estudos temáticos: alimentação, brinquedos etc.
AVALIAÇÃO:
Observe a produção dos alunos e registre-a
conforme a pauta de avaliação abaixo:
1-Identifica o produto nas embalagens;
2-Utiliza as imagens e o contexto para
antecipar o significado;
3- Não precisa das imagens para dar
significado ao texto;
4-Reconhece as situações de uso das
embalagens e etiquetas .
BIBLIOGRAFIA:
Psicopedagogia da língua escrita – AnaTeberosky - Editora Unicamp
Psicopedagogia da língua escrita – AnaTeberosky - Editora Unicamp
Escrever e ler – volumes 1 e 2 – Lluís M.
Curto, Maribel M.Morillo e Manuel M. Teixidó – Artes Médicas
Aprendendo Português – César Coll e Ana
Teberosky – E. Ática
Aprendizagem da Linguagem escrita – Liliana
T. Landsmann – E. Ática.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro
e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação
Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades abaixo, eu realizei com os meus
alunos como forma de enriquecer ainda mais, o brilhante trabalho desta autora.
Quando fiz este projeto com uma turminha de
primeiro ano, após seguir as dicas de projeto acima, elaborei outras aitvidades
para dar sequência.
1- coloquei as embalagens no chão e pedi que
agrupassem seguindo algumas orientações como, produtos para limpeza, higiene e
alimentação, então, fizemos um cartaz com alguns;
2- Em seguida, solicitei que agrupassem de
acordo com a letra inicial de cada produto, deixando os rótulos que iniciavam
com a mesma letra, juntos.
3- Por
último, montamos o alfabeto com os rótulos e embalagens selecionados,
pesquisando, conseguimos produtos até para as letras K,W e Y. Depois de pronto,
cada um copiou para seu caderno, os produtos utilizados na confecção do
alfabeto (em ordem
alfabética, é claro);
4-
Levei uma folha com um espaço em branco e uma tabelinha, cada criança ganhou um
BIS (chocolate), depois de saborear, deviam colar o bis no espaço branco da folha
e responder a tabela com as informações
solicitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário