quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pedagogia de projetos



 

Pedagogia de projetos


A escola moderna busca centralizar-se no aluno, seu crescimento e seu ajustamento. A Pedagogia dos projetos: é um dos encaminhamentos para alcançar tal fim. Como também, visa a ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto a realidade e às suas várias dimensões: onde o aluno aprende participando, vivenciando sentimento, tomando atitudes dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.

A participação do Aluno na elaboração do Projeto


O Projeto é uma atividade intencional, em que o aluno deixa de ser mero aprendiz do conteúdo de uma área qualquer do conhecimento e formas como sujeito cultural. Num projeto a responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais. A problemática deverá partir de seu contexto sociocultural e aos alunos caberá construir respostas pessoais e originais.

Fases de um Projeto


O objetivo central de um projeto é a construção de um problema, que exigirá o desenvolvimento de habilidades, atitudes e moverá uma gama de conhecimentos para sua solução. Um projeto percorre várias etapas: a escolha do objetivo central, formulação do problema, planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.A partir dessas considerações poderemos situar a Pedagogia dos Projetos como uma proposta de interação pedagógica, que possibilita os educandos ao decidirem, opinarem, debaterem, constroem a sua autonomia, perpassando o ambiente escolar e, sobretudo, tornando-se consciente de seu compromisso social.

Etapas do Projeto


Apresentação - é a partir que descreve a realidade em que está inserida a escola. É o momento onde se identificam as principais necessidades, bem como as possibilidades de superá-las.
Justificativa – é o momento que vai demonstrar onde se quer chegar. É o anúncio das propriedades, a partir do tema e das áreas de estudo, deixando claro o tipo de aluno que se pretende formar, apresentando ainda o que se pretende alcançar, em cada disciplina, bem como as formas de desenvolver e avaliar o projeto.
Fundamentação – é a apresentação da abordagem adotada, respaldada na concepção da teoria utilizada na vivência do projeto.
Objetivo Geral – são as proposições concretas que buscam aproximar o real do desejado. Torna-se importante a determinação dos objetivos e o seu detalhamento.
Áreas de Ensino – detalhamento das disciplinas , definidas dos objetivos específicos e dos conteúdos programáticos de cada disciplina.
Procedimentos Metodológicos – formas de concretizar os objetivos para desenvolver o projeto. Apresentação das situações didáticas.
Cronograma – distribuição dos períodos (dias, meses, anos) de realização das etapas.
Avaliação – principal orientador do projeto deverá ser concebidas como diagnóstica, entendida como avaliação do processo. Requer que todos assumam numa atitude crítica, reflexiva, investigativa, tomando como base: a observação, os depoimentos de todos envolvidos e a produtividade.
Referências Bibliográficas – indicação da bibliografia utilizada para realização do projeto.

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