Pedagogia de projetos
A
escola moderna busca centralizar-se no aluno, seu crescimento e seu
ajustamento. A Pedagogia dos projetos: é um dos encaminhamentos para alcançar
tal fim. Como também, visa a ressignificação do espaço escolar, transformando-o
em um espaço vivo de interações, aberto a realidade e às suas várias dimensões:
onde o aluno aprende participando, vivenciando sentimento, tomando atitudes dos
fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos.
A participação do Aluno na elaboração do Projeto
O Projeto é uma atividade intencional,
em que o aluno deixa de ser mero aprendiz do conteúdo de uma área qualquer do
conhecimento e formas como sujeito cultural. Num projeto a responsabilidade e
autonomia dos alunos são essenciais. A problemática deverá partir de seu
contexto sociocultural e aos alunos caberá construir respostas pessoais e
originais.
Fases de um Projeto
O objetivo central de um projeto é a
construção de um problema, que exigirá o desenvolvimento de habilidades,
atitudes e moverá uma gama de conhecimentos para sua solução. Um projeto
percorre várias etapas: a escolha do objetivo central, formulação do problema,
planejamento, execução, avaliação e divulgação dos trabalhos.A partir dessas
considerações poderemos situar a Pedagogia dos Projetos como uma proposta de
interação pedagógica, que possibilita os educandos ao decidirem, opinarem,
debaterem, constroem a sua autonomia, perpassando o ambiente escolar e,
sobretudo, tornando-se consciente de seu compromisso social.
Etapas do Projeto
Apresentação - é a partir que descreve a realidade
em que está inserida a escola. É o momento onde se identificam as principais
necessidades, bem como as possibilidades de superá-las.
Justificativa – é o momento que vai demonstrar onde
se quer chegar. É o anúncio das propriedades, a partir do tema e das áreas de
estudo, deixando claro o tipo de aluno que se pretende formar, apresentando
ainda o que se pretende alcançar, em cada disciplina, bem como as formas de
desenvolver e avaliar o projeto.
Fundamentação – é a apresentação da abordagem
adotada, respaldada na concepção da teoria utilizada na vivência do projeto.
Objetivo Geral – são as proposições concretas que
buscam aproximar o real do desejado. Torna-se importante a determinação dos
objetivos e o seu detalhamento.
Áreas de Ensino – detalhamento das disciplinas ,
definidas dos objetivos específicos e dos conteúdos programáticos de cada
disciplina.
Procedimentos Metodológicos – formas de concretizar os objetivos
para desenvolver o projeto. Apresentação das situações didáticas.
Cronograma – distribuição dos períodos (dias,
meses, anos) de realização das etapas.
Avaliação – principal orientador do projeto
deverá ser concebidas como diagnóstica, entendida como avaliação do processo.
Requer que todos assumam numa atitude crítica, reflexiva, investigativa,
tomando como base: a observação, os depoimentos de todos envolvidos e a
produtividade.
Referências Bibliográficas – indicação da bibliografia utilizada
para realização do projeto.
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