PROJETO:QUALIDADE DE VIDA
Clientela: 4/5 anos
Duração: Aproximadamente 6 meses podendo estender-se ao longo do ano
JUSTIFICATIVA
A abordagem desse assunto ocorre devido a preocupação dos educadores com
o bem estar comum dentro de nossa escola, com ações que possam provocar o
desdobramento fora desse espaço escolar, pois há o compromisso do corpo docente
com as questões mais abrangentes da sociedade como cidadania e leitura do
mundo, sendo assim a ed. infantil desenvolverá um projeto direcionado à
qualidade de vida, priorizando neste momento, os aspectos da nossa vivência
como
*bem estar físico e emocional ( lazer, amizade, afetividade,relação
intra e interpessoal, higiene)
*direitos, deveres e valores éticos
* meio ambiente( reciclagem,reaproveitamento do lixo, água)
* saúde ( alimentação, esporte, higiene)
OBJETIVO GERAL
O referente projeto tem como objetivo auxiliar na mudança de hábitos
buscando melhorar a qualidade de vida, sensibilizando as crianças e a
comunidade escolar através de discussões, observações, pesquisas e vivências
sobre os temas, promovendo ações que orientem os alunos e familiares a
praticarem hábitos na sua vida cotidiana que visem tanto o bem estar comum como
o bem estar físico.
CONTEÚDOS
Ao longo do projeto serão exploradas as diferentes linguagens
*oral
* escrita
*gráfica
* musical
* corporal
* lógico-matemática
* socialização
* sociedade/escola
*meio ambiente ( recursos naturais)
DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos o projeto com o acolhimento dos nossos alunos buscando
conhecer sua vivência através de relatos, pesquisas... Após serão realizadas
atividades coletivas dentro e fora do espaço escolar desdobrando outros
enfoques da proposta.
Durante dois meses iniciais serão trabalhados questões direcionadas a relacão intra e interpessoal do grupo( aluno, funcionários, pais e responsáveis) através de atividades e dinâmicas como forma de acolher, conhecer e valorizar as vivências dos nossos alunos. Após o período de reconhecimento serão enfocadas questões relacionadas a água e a alimentação para uma qualidade de vida melhor. Concomitantemente serão exlorados assuntos do convívio social como direitos, deveres e valores éticos através das experiências do cotidiano escolar
Durante dois meses iniciais serão trabalhados questões direcionadas a relacão intra e interpessoal do grupo( aluno, funcionários, pais e responsáveis) através de atividades e dinâmicas como forma de acolher, conhecer e valorizar as vivências dos nossos alunos. Após o período de reconhecimento serão enfocadas questões relacionadas a água e a alimentação para uma qualidade de vida melhor. Concomitantemente serão exlorados assuntos do convívio social como direitos, deveres e valores éticos através das experiências do cotidiano escolar
O desenvolvimento do projeto se fará com as seguintes propostas:
* atividades lúdicas
* pesquisas
* experiências
*relatos
*culinária
*contação de histórias
* atividades de sensibilização que envolvam os sentidos
*atividades de sensibilização
* visitas pedagógicas fora do espaço escolar
FONTES DE INFORMAÇÃO
* vídeos
*passeios
*pesquisa
*experiência
*reportagens
*troca de informações entre as turmas
SÍNTESE
Organização de todos os materias e atividades desenvolvidas ao longo do
projeto.
AVALIAÇÃO
Participação de todos na rotina da escola, através de hábitos que levem
ao bem estar comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário