Projeto: Valores e Sentimentos
OBJETIVO
* Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
* Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
Formulação dos Problemas
Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. Pesquisar atividades de voluntariado.
Tempo da Atividade: 2 meses
Material
* Levantamento das entidades beneficentes que seriam destinados os alimentos arrecadados.
* Músicas, mensagens e orações elaboradas pelos alunos;
* Estatuto da Criança e do Adolescente;
* Textos de reflexão sobre valores;
* Cartolinas para cartazes, aparelho de vídeo;
* Máquina fotográfica
Planejamento
1º Sensibilização 2º Concretização 3º Integração 4º Exposição
Temas Transversais
* ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
* SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
* PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
* Sensibilização: Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola. Comece o projeto com um texto de reflexão para cada grupo e este com um tema diferente, como: gratidão, amor, liberdade, ociosidade, perdão, sexualidade, bondade, família, construção do ser, o arriscar para crescer, etc.
* Concretização: Ministrar palestras aos alunos, visitas às famílias carentes da comunidade local e aos funcionários afastados da escola; mensagens positivas de incentivo e gratidão aos funcionários e professores da escola, músicas e orações, lembretes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em cada sala e muito outras atividades que os próprios alunos idealizar.
* Exposição: Documentar através de vídeo e fotografias;
OBJETIVO
* Proporcionar o espírito de solidariedade e despertar uma consciência de coletividade.
* Ir além da doação de alimentos, mas entender que o importante é ajudar o próximo.
Formulação dos Problemas
Colocar em discussão os valores e sentimentos que temos com os outros em sala de aula. Pesquisar atividades de voluntariado.
Tempo da Atividade: 2 meses
Material
* Levantamento das entidades beneficentes que seriam destinados os alimentos arrecadados.
* Músicas, mensagens e orações elaboradas pelos alunos;
* Estatuto da Criança e do Adolescente;
* Textos de reflexão sobre valores;
* Cartolinas para cartazes, aparelho de vídeo;
* Máquina fotográfica
Planejamento
1º Sensibilização 2º Concretização 3º Integração 4º Exposição
Temas Transversais
* ÉTICA: diálogo, respeito mútuo, solidariedade. Sensibilização e valorização do colega, do professor e funcionários da própria escola como instrumento para esclarecer os conteúdos.
* SAÚDE: participação do aluno em casa, na escola e nos lugares públicos. O desenvolvimento de hábitos saudáveis.
* PLURALIDADE CULTURAL: diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas. Relações de amizade, valorizando a liberdade de escolha de vínculos socioafetivos como elemento de liberdade de consciência e de associação. Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Execução
* Sensibilização: Procurar sensibilizar os alunos para a valorização do colega, do professor e dos funcionários da própria escola. Comece o projeto com um texto de reflexão para cada grupo e este com um tema diferente, como: gratidão, amor, liberdade, ociosidade, perdão, sexualidade, bondade, família, construção do ser, o arriscar para crescer, etc.
* Concretização: Ministrar palestras aos alunos, visitas às famílias carentes da comunidade local e aos funcionários afastados da escola; mensagens positivas de incentivo e gratidão aos funcionários e professores da escola, músicas e orações, lembretes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em cada sala e muito outras atividades que os próprios alunos idealizar.
* Exposição: Documentar através de vídeo e fotografias;
Nenhum comentário:
Postar um comentário