Projeto: CURTINDO A LEITURA
JUSTIFICATIVA: Ler e escrever com eficiência é o resultado
esperado no final do processo de alfabetização, mais que precisa ser construído
durante o ano escolar, dia a dia, mediante ações planejadas, acompanhadas e
avaliadas. Ler deve ser um ato prazeroso. Precisa ser desenvolvida como hábito
salutar a ser praticadas durante toda a vida. Cada turma deverá ter a sua
disposição um acervo adequado aos diferentes momentos da alfabetização, ou
seja, o nível de cada série por isso, na rotina da aula, é reservado este
momento para trabalhar o Curtindo a
leitura. A cada dia, as
estratégias devem ser variadas: leitura em voz alta pelo professor / aluno,
individual, em dupla, coletiva, silenciosa, dramatizada, reconto de histórias
dentre outras. O professor deve também aproveitar esse tempo para avaliar o
desempenho da leitura dos alunos.
SUGESTÕES: Sugestões de prêmio que serão distribuídos para os alunos
sorteados nas apresentações do s livros lidos: (Confeccionado pela Professora)
Coroas (rei
e rainha)
Crachás
(prender com clips no uniforme do aluno): Círculo de Leitura
Faixas:
“Curtindo as Leituras”
Chapéu (Dobradura): Campeão na leitura
Medalha:
“Honra ao Mérito” – Curtindo as Leituras!
Cartaz de um
Pergaminho (Prender no pescoço do aluno - Mensagem sobre o momento)
Viseira na
cabeça: “Grande leitor”
Cartaz:
Silêncio! Estamos curtindo as leituras (colocar na porta no horário da leitura)
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Despertar e incentivar o interesse pela leitura;
·
Desenvolver habilidades linguísticas;
·
Enriquecer o vocabulário;
PERÍODO: 1 MÊS
SERÍE: 1º, 2º, 3º e 5º ANO.
ESTRATÉGIAS:
HORA DOS RELATOS: todos os alunos sentados, em formato de um
círculo, para a realização do Curtindo as Leituras. Será convidada uma pessoa
da comunidade (pais) para recontar um relato pessoal.
Em seguida
as crianças recontam no caderno de Produção de texto.
MOMENTO LITERÁRIO: todos os alunos sentados em círculo, após a
leitura do livro, fará um sorteio de duas crianças para fazer apresentação do
livro lido no “Palanquinho Literário”. Sugestões de questões para a
apresentação (A Professora entrega para o aluno as questões abaixo):
Parte que
mais gostou e justificar sua resposta;
Parte que
não concordou e justificar a sua resposta;
No final
elas serão coroadas. Elas ficarão até o final da aula com as coroas.
REPORTER POR UM DIA: todos os alunos sentados, em formato de um
círculo, para a Leitura dos livros Literários. Será escolhida uma criança para
ser o repórter por um dia. As perguntas deverão ser direcionadas para o
questionamento do livro lido pelo entrevistado. Sugestões de perguntas:
Qual é o
título do livro que você leu?
Quais são os
personagens? O que fazem dentro da história?
Como é a
personagem mais importante?
Qual é a
parte que mais lhe chamou atenção? Por quê?
Em seguida
as crianças partem para a Produção de texto:
Mostre três
cenas importantes, por escrito ou por desenhos em quadrinhos, com legendas.
Copie da
leitura um parágrafo de que você mais gostou.
Você gostou
da leitura? Justifique a sua resposta.
EXPOR NOTÍCIA: as crianças trazem de casa uma “Notícia da Semana”. A Professora
faz um sorteio entre as crianças que irão apresentar (três crianças). Uma das
Crianças escolhida será o Apresentador do Jornal das “Notícias de Última Hora”.
Em seguida as outras duas crianças apresentam. Depois as noticias serão exposta
no mural da sala para apreciação de todos os alunos.
Sugestões de
perguntas (Digitar e colocar em uma caixa):
De qual
fonte você retirou a notícia?
Em que data
foi publicada?
Qual é a
manchete da notícia?
Qual é o
assunto tratado nela?
Por que essa
notícia lhe chamou atenção?
Conte a seus
colegas o que se fala na notícia que você selecionou.
HORA DO CAUSO: No momento integração do “Curtindo as Leituras”, fará um sorteio
para que duas crianças apresentem esse momento. A Professora faz as inferências
e em seguida todas as crianças registram no Caderno de Produção.
CAUSO: História inventada ou verdadeira que pode se contada de uma forma
maior.
CÍRCULO DE LEITURAS: todos os alunos sentados, em formato de um
círculo para a realização da leitura. Serão sorteadas duas crianças para
apresentem esse momento. A Professora faz as inferências e as crianças recontam
a história no caderno de Produção de Texto.
Observação:
O prêmio de participação às crianças sorteadas usará até o final da aula um
“crachá” escrito “Círculo de Leitura”.
TRANSMISSÃO VIA TV (TV GRANDE DE PAPELÃO –
Confeccionada pela Professora): Crianças sentadas em círculo, para a realização
da leitura. A Professora fará um sorteio de seis crianças para apresentarem
esse momento que será apreciado pelas as demais crianças. Serão formadas três
duplas (entrevistador/entrevistado). No final da apresentação cada dupla
receberá uma medalha confeccionada pela Professora escrita “Honra ao mérito” –
Curtindo as Leituras!
(As
perguntas serão repassadas pela Professora para o entrevistador).
§ Qual é o
título do seu livro?
§ Em que
lugar aconteceu à cena?
§ O que você
mais gostou no livro? Por quê?
§ O que não
gostou? Por quê?
§ Se você
fosse vender esse livro o que diria para os leitores?
Faça o mesmo
com as outras duplas.
RECEITA CULINÁRIA: Solicitar para os alunos trazerem de casa
livros de culinárias ou receitas. Em seguida solicitar para cada aluno escolher
sua receita predileta, escrever no caderno de Produção de texto e socializar
com a turma. Se for possível, faça o dia da culinária, execute com a turma uma
receita.
PAINEL DE TEXTO: O professor pedirá aos alunos que tragam de
casa textos variados, façam a socialização com a turma (sortear os alunos) em
seguida deverão ser fixados os textos em mural para que os alunos tenham
conhecimento.
LENDO E ESCREVENDO: O Professor solicita a leitura dos livros do
Cantinho de Leitura. Em seguida solicita aos alunos que escrevam no caderno de
produção de texto um parágrafo que mais gostou justificando a sua resposta.
Ilustre o texto.
COLETÂNEA DE TEXTOS (CADERNO DE LEITURA): O Professor
pedirá aos alunos que tragam de casa textos que serão lidos naquele dia (Leitura
Individual e silenciosa). Em seguida socializarão os textos com os colegas,
depois a Professora recolhe e cola no caderno que ficará a disposição dos
alunos no “Cantinho de Leitura”. Sugestões de textos: Gêneros trabalhados no
Fluxo das Aulas
CONTRA OU A FAVOR? A Professora escolhe um livro do Cantinho de
Leitura e ler para os alunos em seguida solicitar do aluno argumenta a favor ou
contra do livro.
Logo após a
argumentação solicitar para os demais registrarem no caderno de Produção de
Texto.
PARECER DO LIVRO LIDO: todos os alunos sentados, em formato de um
círculo para a realização da leitura. Serão sorteadas três crianças para
apresentarem esse momento. A Professora solicita um aluno para explicar a
Introdução do livro lido, o outro a conclusão e o terceiro explica se houve ou
não relação entre a introdução e a conclusão.
LEITURA COMPARTILHADA: a Professora apresenta para os alunos os
livros do Cantinho de Leitura e solicita para os alunos escolherem um. Em
seguida a Professora tira cópia e distribui para todos os alunos lerem. Todos
os alunos sentados, em formato de um círculo. A Professora inicia a
apresentação do livro: capa, páginas e ilustração. Depois cada criança ler a
sua parte (sequência). Cada aluno recorta o seu texto e cola no caderno de
Produção, justificando o que mais gostou ou não. No texto sublinhe as palavras
desconhecidas e procura o sinônimo no dicionário. No final a Professora faz as
inferências e as considerações finais.
PESCANDO LEITURA: (A Professora deverá confeccionar um
aquário: caixa cheia de pó de serragem, peixinhos feitos de EVA e numerados de
acordo com os grupos). Os alunos serão divididos em grupos (três) para a
realização da leitura, cada grupo recebe um número. A Professora convida um
aluno para sortear os grupos que irão apresentar. Um aluno apresenta a capa, o
segundo a introdução e o terceiro a conclusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário