POESIA
E POEMA
Como sabemos a importância de
trabalharmos os Gêneros Textuais , sugerimos
este mês, abordar o Gênero Poético no qual durante o mês podemos
explorar vários autores : como Elias José, Ziraldo,Manoel Bandeira, Sérgio Capparelli, Cecília
Meireles, Vinícius de Morais ,Etc .
Enfatiza-se a
necessidade de educadores, principalmente nas séries inicias, pois o aluno só
cria hábito se for iniciada desde muito
cedo, trabalharem com poesia na sala de
aula .
O objetivo não é
transformar os discentes em grandes escritores de poemas, até porque se precisa
ter dom para esta arte, mas sim transformá-los em leitores aptos a interpretar
e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos.
É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem
tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos
apresenta diferenças:
Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade.
Sugerir emoções por meio de uma linguagem.
Poema: obra em
verso, composição poética, arte de retratar no papel a poesia.
Verso: cada linha
de uma estrofe.
Estrofe: conjunto de
versos.
Rima : É a
coincidência de sons entre palavras, especialmente no final dos versos.
Disposição das estrofes : Classificação quanto ao número de versos
Dístico : 2 versos
|
Setilha: 7 versos
|
Terceto : 3
versos
|
Oitava: 8 versos
|
Quarteto : 4 versos
|
Nonas: 9 versos
|
Quintilha: 5 versos
|
Décimas
: 10 versos
|
Sextilha: 6 versos
|
Irregulares: mais de 10
versos
|
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/
Roteiro
Queremos
descobrir o que os alunos já sabem sobre poesia, ampliando seu repertório
através de atividades de leituras, escrita, declamações, pesquisa, análise e interpretação,
exposição de idéias e composições.
v Familiarizar
o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler,
ouvir e criar poemas
v Trabalhar de forma interdisciplinar, desenvolvendo o
ritmo, a entonação de voz e expressão
v Propiciar
aos alunos contato com diversos tipos de linguagens, textos, autores ·
v Despertar o
prazer pela leitura de poemas.
v Despertar o
interesse pela literatura, pela poesia.
v Recitar
poesia explorando os recursos existentes.
v Reconhecer os
poemas em suas diversas formas.
v Destacar autores consagrados que escreveram e
escrevem para o público Infanto- juvenil.
Metodologia:
ü Fazer uma lista dos
autores preferidos pelos da turma.
ü Seleção de poesias de
acordo com os autores indicados pelos alunos
ü Conversar com a turma
sobre alguns aspectos importantes do poema: características ( rima, versos e
estrofes)
ü Apresentação de poesia de
autores escolhidos pela turma
ü Conhecer poemas
consagrados da literatura ( pesquisa – internet )
ü Declamação de poesias.
ü Organização de murais com os autores
ü Produção de um poema coletivo e/ou individual.
ü Leitura
de poesias no começo e no final da aula;
ü Construção
de painéis com a poesia trabalhada;
ü Ilustração
da poesia trabalhada;
ü Apresentação
dos elementos que aparecem na poesia por meio de gravuras ou objetos;
ü Apresentação
de poesias através de diferentes linguagens – pinturas, paródias, colagens,
varal, desenhos, coral, painéis, murais, etc.
Avaliação:
Por meio de observação acerca do
envolvimento dos alunos nas atividades propostas; a maneira como cada aluno
relaciona-se afetivamente com os demais colegas; a habilidade que eles têm com
a linguagem oral nos momentos de interação; a fluência na leitura e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário