TEMA: Eu Faço Parte Dessa História...
PROBLEMA:
Como
maneira de diversificar a forma de aprender e ensinar, a escola aderiu a
estas novas formas de trabalhar a produção textual, pois já não se faz
necessário escrever sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito; é preciso
incentivar o educando a criar e escrever a sua própria história de
várias formas e com novos contextos. Ás vezes os Professores trabalham
as informações de acordo com seu plano de trabalho, procurando
desenvolver junto aos seus alunos as habilidades que não os levam a
criticar, sugerir, ler, interpretar e até mesmo de escrever sobre
diversos assunto. Tais habilidades são indispensáveis nessa sociedade em
que tudo envolve muita interpretação. O professor como mediador tem
papel fundamental na articulação destas informações, principalmente na
filtração para o uso na educação. A busca através da pesquisa
proporciona muitas descobertas, principalmente quando os mesmos produzem
as suas próprias informações. Alunos resgatam sua auto-estima ao
descobrir que sua produção pode ser trabalhada por outros colegas,
valorizando ainda mais a sua produção. O trabalho com informativos ou
jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem
ganhando campo em muitas escolas, principalmente por possibilitar um
universo de abordagens. O projeto “jornal Escolar” visa proporcionar
informações institucionais e educativas a toda comunidade, onde a
finalidade principal está em despertar a produção e participação direta
dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de
habilidades.
O “Jornal escolar” visa a
superar o baixo rendimento dos alunos, a partir da melhoria da leitura e
da escrita, bem como estimular a expressão oral e produção textual. As
matérias publicadas incluem tipos e gêneros textuais diferentes,
presentes no convívio social e na vida do aluno: artigos de opinião,
poesias, notícias, concursos, acrósticos, charges, dicas (saúde,
esporte, trabalho, vivências), recados, bilhetes, cartas, crônicas,
contos, diários, receitas, entrevistas, histórias em quadrinhos,
resenhas (livros, filmes), adivinhações, charadas, desafios matemáticos
etc.
PÚBLICO ALVO:
O projeto será direcionado a
educadores, equipe técnica e educandos do 4º ciclo ( 8ª série) do ensino
fundamental de uma escola pública estadual da cidade de Canavieiras-BA.
JUSTIFICATIVA:
O jornal, como fonte primária de
informação (FARIA, 2005) pode ser considerado um dos mais importantes
instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e
sociedade. Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu
contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos,
principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de
conhecimentos. A interpretação, a produção, os erros ortográficos e
gramaticais, a falta de criatividade são fatos que preocupam a educação
atualmente, mesmo com tantas inovações metodológicas, a forma com que o
sistema avalia nossos alunos continua a mesma. As avaliações que medem
os índices de níveis de aprendizados cobram muito a interpretação e a
produção. Conseqüentemente professores buscam na medida do possível
trabalhar vários tipos de linguagem textual para tentar amenizar os
índices. Um jornal como recurso didático possibilita o trabalho com
diversos textos, além de despertar nos alunos habilidades como:
pesquisar, produzir, criticar, interpretar, discernir, corrigir, etc.
OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL
Utilizar a produção do jornal
para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à
composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham
trazer informações construtivas de nível institucional e educacional à
comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estimular a leitura e escrita;
- Despertar a criatividade; -
Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;
- Promover a integração dos alunos;
- Divulgar informações institucionais e educacionais;
- Trabalhar informações e temas atuais;
- Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações;
- Incentivar a cooperação;
- Elaborar uma produção significativa;
- Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
REVISÃO DE LITERATURA:
Segundo TAJRA (2001: 137), A
produção de textos é um dos componentes mais importantes para a
consolidação de nossos conhecimentos. Quem se expressa, expressa-se em
função de alguma situação e finalidade; quem conclui desenvolve uma
visão critica sobre algo. O jornal também proporciona um trabalho
interdisciplinar, já que na elaboração do roteiro poderá ser
distribuídas editorias de outras áreas, além do português. Qualquer
produção exige do produtor uma prévia preparação e pesquisa, essa
sistematização desperta as habilidades, resgata a auto - estima e
participa à comunidade os fatos e trabalhos desenvolvidos na escola.
Um trabalho de produção pode
desenvolver algumas habilidades de linguagem, escrita e oralidade,
através de instrumentos como o computador e recursos didáticos como
jornais e revistas. Sistematizar as ações é fator fundamental para o
desenvolvimento do projeto, considerando sempre alguma flexibilidade no
que diz respeito à seleção de editoriais e grupo de trabalho. A
importância de produzir, pesquisar, revisar e desenvolver várias
habilidades nos leva a considerar um grande percentual de aproveitamento
e consequentemente chegar a uma produção significativa.
METODOLOGIAS
O desenvolvimento do projeto
terá inicio com a escolha do grupo de trabalho. No segundo momento será
atribuído um nome ao jornal escolar, através de sugestões de alunos da
escola e avaliada por votação e equipe de professores e integrantes da
equipe do jornal. O terceiro momento será para a definição e
distribuição das reportagens abordadas. Observando que estas deverão ser
produzidas pelos próprios educando e deverão conter assuntos
relacionados com o Colégio Estadual Osmário Batista. E que todas as
matérias do jornal deverão ter a participação de professores que fazem
parte do colégio, principalmente aqueles que já estão a mais tempo no
quadro efetivo. A pesquisa e produção serão trabalhadas com professor de
português e Inglês responsáveis pelas turmas organizadoras do jornal.
Em seguida inicia-se a fase de esquematização e designer no laboratório
de informática, também com professor responsável. Nessa etapa do projeto
serão definidos pelos alunos envolvidos, os padrões, modelos, letras e
cores. Só depois de revisado os textos é que será iniciada a digitação
do trabalho. Para finalizar, o projeto terá uma nova revisão seguindo a
última fase, a de impressão.
RECURSOS
HUMANOS
HUMANOS
Alunos do 4º ciclo do ensino fundamental;
Professores, estagiárias
Equipe técnica e gestores da escola.
MATERIAIS
Jornais antigos e atuais;
Revistas;
Papel A4 ou A6 para impressão;
Impressora jato de tinta colorida;
Computador;
Internet;
Livros e documentos históricos;
Cadernos;
Mídias de CD;
CRONOGRAMA:
MÊS ATIVIDADES PARA DESENVOLVER
AGOSTO
04 - 07 -Apresentar o programa para a diretora da escola;
-Fazer a seleção das turmas na
escola que participará do projeto e apresentar o projeto para as
professoras das turmas selecionadas;
10-20 - Coletar materiais ( livros, documentos, revistas, edições antigas de jornais, etc);
- selecioná-los para a realização das atividades e entregá-los para os professores, estimulando-os para a elaboração do projeto;
24-31 - Definir as turmas que participarão do projeto;
- Capacitar professores e equipe técnica que desenvolverão as atividades;
SETEMBRO
01-04 - Distribuir os temas que serão trabalhados por grupos ou turmas;
07-11 - Aplicar as oficinas para a confecção dos textos ( matérias) do jornal em Português e Inglês;
-Iniciar a avaliação dos alunos, registrando as oficinas realizadas com seus respectivos resultados;
-Produzir relatório das atividades para a avaliação;
14-18 - Escolha de modelos e padrões de designer (laboratório) e conhecimento do programa a ser trabalhado;
-Primeira digitação no programa Publisher e impressão para revisão;
25 -Apresentação do trabalho para a comunidade
26 - Apresentação do trabalho para a comunidade
-Produção de relatório final;
-Revisão de relatório final.
27 -Entrega de relatório final.
RESULTADOS ESPERADOS
O projeto em questão será
avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar, quanto aos temas e
ações desenvolvidos durante e depois pela repercussão dentro do
contexto. Como o trabalho passa por várias etapas de revisão, será
observada em cada grupo de trabalho a participação ativa em todas as
tarefas desenvolvidas, em todas as revisões e visita no laboratório. Ao
trabalhar caminhos percorridos para a solução do erro (sem saber que
errou) conseguimos encontrar as falhas e corrigi-lás sem que ofenda o
aluno e/ou diminua sua auto-estima, desta forma incluir e não excluir
nossos alunos. Toda construção acontece pela verificação e depuração de
caminhos. Ao avaliar, não queremos medir conhecimentos, mas verificar
falhas em nossa prática como mediadores e tentar outros métodos e
metodologias que nos ajude a corrigi-lás.
REFERÊNCIAS:
• LAGE, Nilson S. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2000
• PENA, Felipe S. Jornalismo Literário. São Paulo: Contexto, 2006
• SANTA’ANA, Armando S. Propaganda – Teoria, Técnica e Prática. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998
Nenhum comentário:
Postar um comentário