domingo, 12 de maio de 2013

intervenção






1 – APRESENTAÇÃO

A Escola _________ não difere de outras escolas públicas, nos últimos anos, tem enfrentado grandes desafios, devido a transformações sociais ocorridas nas últimas décadas. São desafios de todas as ordens sociais, econômicos, culturais, éticos, morais ( entre outros). Dentre esses desafios  o que tem afligido os profissionais é o relacionamento humano em relação a comportamentos. Neste contexto ou situação a maior preocupação da Equipe de profissionais da escola é focada na indisciplina que se instaurou  na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, isso não significa que a unidade não tenha problemas em outras turmas, que são casos individualizados, mas neste dois últimos anos o foco das atenções tem se voltado especificamente para esta turma.
            Os professores, na ânsia de cumprirem o seu papel de educadores comprometidos, se defrontam com problemas em ensinar aos alunos: que fazem barulho, que falam alto, que gritam que são inquietos, que não se interessam em apreender os conteúdos escolares, que visam “desligados” enfim, que rejeitam o que a escola e o professor têm a oferecer.
            Diariamente nos deparamos com professores desestimulados, que se queixam dos alunos, o 6º ano é a turma que mais tem causado preocupações com relação a falta de disciplina e consequentemente o baixo rendimento escolar.

            Este projeto de intervenção tem o objetivo de identificar os fatores que tem causado a carência de limites e valores morais por parte dos alunos, especificamente do 6º ano do Ensino Fundamental e que serão estendidos a todas as turmas da Unidade.
A  algum tempo a questão da indisciplina  deixou de ser um evento particular da escola para ser tornar um dos grandes problemas escolares da atualidade, por ser considerado um obstáculo para  o rendimento da aprendizagem.
Para analisar o fenômeno da indisciplina no 6º ano e em outros casos específico da unidade, vamos partir do olhar  do professor, por acreditarmos que eles vivenciam cotidianamente  os problemas em sala de aula.
Assim, nosso objetivo é verificar quais são as concepções sobre a indisciplina na sala de aula, mas o nosso olhar também será direcionado aos alunos e a equipe técnica – pedagógica da escola e o Conselho Deliberativo.
Diante da situação –problema instaurado, o grande desafio neste projeto é para toda equipe de profissionais que atuam na escola- docente e não docentes – que a partir daqui devem refletir, propor e repensar as estratégias de ação pedagógica no cotidiano escolar.
Assim, todas as ações de intervenção, serão entendidas como uma especificidade ampla, que não corresponderá não somente a transformação de uma turma, mas  de forma geral toda a unidade.

2 – JUSTIFICATIVA

O projeto de intervenção que executaremos na Escola Estadual Zeferino José de Mattos, primeiramente  considerara a situalização da  escola, o mapa econômico, social ,cultural e histórico da comunidade a qual está inserida. Não é interessante aqui ofuscar todos os resultados positivos que se obteve nas duas últimas décadas, onde desejos e legitimação de conhecimentos, valores e ideais num espaço tramado por sujeitos que se entrecruzaram durante esses últimos vinte anos.
Nesse projeto o argumento central é que a indisciplina representa um problema a ser pensado sob a perspectiva da gestão escolar. É uma força que coloca em questão o próprio projeto pedagógico da escola, na medida em que consegue afetar não somente as iniciativas e práticas dos professores, mas as finalidades mais amplas que se deseja atingir dentro da sala de aula, que devem ser a aprendizagem, socialização, acesso à cultura e formação do cidadão.
Há várias dimensões a buscar dentro da leitura desta questão. Porque a indisciplina é mais acentuada no 6º ano do Ensino Fundamental.
A questão colocada anteriormente refere-se ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Zeferino José de Mattos, o que nos fornece a ideia de intervir e atuar mais diretamente com esta turma. A perspectiva aqui apresentada reflete a percepção de todos os profissionais da escola que ressaltam nas expressões de indisciplina da turma.
Essas expressões de indisciplina vêm produzindo um mal estar dentro da escola. Estão presentes diversos sinais de uma crise disciplinar que vem ocorrendo dentro do ambiente escolar e mais especificamente dentro da sala de aula.
•- falta de compromisso com os deveres escolares dentro e fora da sala de aula.
•- não há cuidados com o material didático, ocasionando constantes perdas dos materiais de uso diário.
•- faltas da aula sem justificativa plausível.
• - movimentação física constante dentro da sala de aula.
• - uso de vocabulário inadequado ( palavrões) para agredir colegas e direcionados a alguns professores.
• - queda no rendimento de escolaridade. ( entre outros )
Esses sinais de indisciplina revelam ao olhar dos profissionais da escola a necessidade de uma intervenção, tendo em vista as circunstâncias e dilemas com os quais a escola vem lidando.
Em meio à situação vivenciada por todos os profissionais que trabalham direta e indiretamente  com a turma, o que se coloca é a necessidade de uma tomada de decisões baseada em uma linha de ações capazes de transformar este cenário em sala de aula e originar soluções que realmente sejam efetivas.
Além disso, nos parece necessário superar essas dificuldades em casos isolados em todas as turmas da unidade. Assim, as ações serão consideradas válidas dentro de toda comunidade escolar, com a finalidade de produzir uma visão coletiva, que alimente e direcione os esforços de toda a equipe no sentido que não ocasione espaço de esvaziamento das iniciativas empreendidas.
É importante destacar que as diretrizes para o enfrentamento da indisciplina, estejam afinados com o projeto pedagógico da escola, e que as ações asseguradas  empreendidas devem refletir a visão pedagógica da escola, onde explicita o que entende por educar.

3 – PROBLEMÁTICA

                 A  indisciplina como um obstáculo e um complicador  ao exercício do trabalho pedagógico dentro do ambiente escolar.


4-  – OBJETIVOS

3.1 – GERAL
                Conhecer as estratégias dos professores, pais e equipe pedagógica em relação à disciplina em sala de aula de alunos do 6º(sexto ano) e em geral ____________________ para coletivamente, ressignificar essas estratégias de modo a obter resultados mais significativos no tocante a um comportamento mais adequado no ambiente escolar.

3.2 – ESPECÍFICOS
*      Verificar qual a metodologia de trabalho utilizada para lidar com os problemas de indisciplina na sala de aula.
*      Conferir qual a participação dos pais, em relação ao comportamento do filho (a).
*      Produzir material escrito (dados - informações) para uma possível intervenção nos problemas referentes à relação Professores/alunos – Pais/escola.
*      Focar questões disciplinar nos aspectos gerais da turma.
*      Relacionar todas as situações problemas que envolvem questões disciplinar.



4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

Na atualidade, há uma vasta literatura sobre a temática indisciplinar escolar. São resultados de pesquisas que procuram identificar os fatores que tem causado a carência de limites. Diante das leituras de alguns autores, pode se observar varias causas de indisciplina no interior das salas de aula.
            Pesquisadores como Freud e Piaget, segundo La Taille (1996), concordam em situar a origem da moralidade na relação da criança com seus pais e o importante sentimento de amor nesta relação. Para Freud, a interiorização das proibições paternas constitui-se uma imagem ideal de si que servirá como medida empregada para avaliar o próprio valor como pessoa, para Piaget, interiorização das regras corresponde a uma assimilação nacional destas e uma nova exigência moral: reciprocidade, respeitar e ser respeitado.
            Taille (1996, p.22) diz que “a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente as falhas da pedagogia, pois esta em jogo o lugar que a escola ocupa hoje na sociedade, o lugar que a  criança e o jovem ocupam, o lugar que a moral ocupa”.
            Porém, Rego (1996, p.100) defende que “o comportamento indisciplinado esta diretamente relacionado a ineficiência da pratica pedagógica desenvolvida: metodologias que subestimam a capacidade dos alunos, constantes ameaças visando o silencio da turma.”
            Segundo Camargo (2000), pais e professoras são fundamentais na constituição de filhos e alunos como cidadãos. Mas afirma que se torna difícil assumir a responsabilidade na educação dos filhos/alunos quando a sociedade esta carente de valores éticos e morais.
            Por Rabello, (2002:69) “Sem saber como lidar com os filhos, os pais acabam não colocando limites para que os filhos respeitem colegas, professores, funcionários”. Assim, que a sociedade vem sofrendo transformações e a razão desta esta na instituição família. Muitos pais não impõem limites aos seus filhos, não corrigem, não estabelecem normas convivências, não apresentam padrões de conduta de acordo com a tese de que o comportamento é aprendido, podemos dizer que a família tem responsabilidades também com a indisciplina.
            Nos termos de Silva (2004), a palavra indisciplinar é habitualmente utilizada para definir todo e qualquer comportamento que seja contrario as regras, às normas e as leis estabelecidas por uma Instituição, no caso em estudo, as escolas.
            Aquino (1996) descreve que a instituição escolar encontra-se dentro de um contexto onde os limites não são mais valorizados, a mudança de calores sociais e individuais sofre a cada dia transformações, projetando, dentro das escolas, sujeitos sem disciplina.
            Para entender mais profundamente a disciplina e a Indisciplina na sala de aula (Araújo. 1996) nos diz que:
Os distúrbios disciplinares são um dos grandes problemas pedagógicos e morais da atualidade e, junto a violência, vêm comprometendo a busca por uma educação de qualidade, e urgente busca o entendimento sobre os fenômenos e procurar saídas para seu enfrentamento para a construção da qualidade na educação ou, em ultima instancia, para a formação e instrução de gerações futuras que tenham com meta viver em sociedades democráticas, solidarias justas.  (p.?)

            Então,  o referido autor procura entender a indisciplina como a quebra de leis, regras, normas estabelecidas na sociedade ou em uma organização. Desta forma ele entende que a indisciplina relaciona-se com o não cumprimento dessas regras. 
            Vasconcellos (1997) também direciona seus estudos para a temática da Indisciplina na sala de aula, como em seu texto “Os desafios da Indisciplina em Sala de Aula”, ele trata o problema da indisciplina a partir de sua complexidade e dá ideias para seu enfrentamento.
            Para Vasconcellos, a questão da disciplina, para possíveis enfrentamentos, pede ajuda de varias áreas do conhecimento como a Sociologia, Antropologia, Psicanálise, Ética, Política, Psicologia, Economia, História, Tecnologias, Comunicação Social, além dos próprios saberes pedagógicos trabalhados dentro da escola.
            É necessário, portanto abordar através de intensa leitura, observações in Lócus, a relação professor – aluno, quais as características da indisciplina na turma do 6º ano da Escola Estadual Zeferino José de Mattos e de outros possíveis alunos em toda a unidade. Conhecer os fatos deve orientar as práticas escolares, para isso é necessário investigação, de modo que se encontre permeabilidade e mude as relações dentro da sala de aula.



5 – METODOLOGIA

                Serão participantes desse estudo, trinta famílias (pai, mãe, responsável) de alunos do 6º  ano do Ensino Fundamental,     todos os alunos das turmas da Unidade que apresentam comportamento que considera –se inadequado, oito professores que compreendem as três áreas do conhecimento, coordenadora pedagógica, Articuladora da Aprendizagem, gestora da Unidade, funcionários de apoio da Escola Estadual Zeferino José de Mattos   situada a Avenida Belém s/nº, localizada no Bairro Zeferino II, no município de São José de Quatro Marcos. Os alunos da turma serão os mediadores das famílias, através de convites escrito, que ficara a cargo da escola.
            Os profissionais da Escola serão convidados através de Oficio Circular com informações sobre a temática a ser tratada com pais e alunos.
            O projeto de intervenção da escola será efetivado de diversas    fases  e permeados pela pesquisa bibliográfica e documental.
As reflexões obtidas através  dos encontros com pais, alunos e profissionais terão como base a ação que inicia de forma empírica que é concebida e realizada com uma ação em busca da solução de um problema detectado e no qual os participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo participativo.
            Desta forma, consideramos importante esta maneira de enfrentamento do problema – indisciplinar – para elaboração do projeto de intervenção.
            As ações serão flexíveis, onde vão ocorrer um ir e vir entre as fases, características dos envolvidos com a situação problema.

5.1 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Fase exploratória
- Expectativa de interessados
- Tipo de participação dos envolvidos
- Realização de encontros com profissionais, pais e alunos
- Coleta de dados
- Análise e interpretação de dados
- Procedimentos legais
- Cronograma de atividades
- Resultados obtidos
- Referencias Bibliográficas.

5.2 – PESQUISA – AÇÃO.
Serve de base para a exploração  de alguns fatos, servirá para o ponto de partida da ação, já que esta tem como base a realidade da escola.

5.3 – CARACTERÍSTICAS DOS SUJEITOS
Serão envolvidos na busca de solução para o problema de indisciplina na sala de aula do 6º ano, oito professores, equipe técnica – pedagógica,  Conselho Deliberativo e trinta famílias dos alunos deste 6º ano e todos os alunos da unidade de maneira menos específica.
5.4 – ABORDAGENS DA PESQUISA
A pesquisa será realizada, através de conteúdos sociais, como as de Sastre & Moreno ( 2000) e Araújo(2000) na qual buscaram respectivamente entender a evolução dos sujeitos do sexo masculino e feminino em relação  a ética e a justiça e sobre as relações entre a afetividade, cognição, e conflitos morais.  Assim, toda a pesquisa será permeada por várias reflexões de grandes pesquisadores da temática.

5.5- ESTRATÉGIAS –RECURSOS DA PESQUISA
Como instrumentos da pesquisa utilizarão conflitos reais dentro das salas de aula, análise das situações problemas, relação entre pais e filhos, relação alunos /professores, associados a pesquisas bibliográficas que evidenciam a importância de conteúdos sociais na construção  de raciocínios morais.
5.6 -  COLETA DE DADOS.
As técnicas utilizadas na pesquisa-ação serão resultados das entrevistas de grupo ( pais /alunos/ professores) e entrevistas individuais, questionários aplicados aos profissionais que trabalham direta e indiretamente com alunos dentro do ambiente escolar.


6.0-  CRONOGRAMA DA PESQUISA

A pesquisa sobre a temática indisciplina seguirá o cronograma estabelecido por todo o grupo de profissionais que atuará nas intervenções dentro da escola e as datas previstas do curso.
CRONOGRAMA DE AÇÕES
Ações – 2010
Mar.
Abr.l
Maio
Jun.
Jul.
Agos.
Set.
Out.
Nov.
Obs.

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I -CONTEXTO ETIMOLÓGICO E TEÓRICO DA INSDISCIPLINA ESCOLAR

1.1– Conceito indisciplina
1.1    – Indisciplina na Escola: A visão dos diferentes elementos da Comunidade Escolar
1.2    – Visão sócio- histórica e Psicológica sobre as possíveis causas da indisciplina
1.3    – A importância da família na produção da indisciplina
1.4    – Indisciplina:  Sistema de Ensino na Escola Democrática
1.5     
CAPITULO II- O COTIDIANO ESCOLAR: SUAS REGRAS E NORMAS

2.1 – A  leitura pedagógica da indisciplina
2.2 – A visão social do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente )entendida por professores e a família
2.3 – Regras e Normas necessárias para o convívio escolar
2.4- Concepções: Aluno desrespeitador, sem limites e desinteressado
2.5 – Fatores que afetam a indisciplina escolar – transformação social – ambiente         familiar – escola – professor – aluno

CAPITULO III- APRESENTAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E RESULTADOS DOS DADOS
     3.1 - Relatório descritivo dos dados coletados
     3.2-  Interpretação das informações 
     3.3- Descrição da Escola
      3.4 - Resultado dos dados pesquisados
     3.5- Propostas Pedagógicas a partir do problema investigado

CONSIDERAÇOES FINAIS
REFERÊNCIAS (WEB) BIBLIOGRÁFICAS
ANEXOS


7 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ANTUNES,: C.: Certos passos que são passos certos.In: professor bonzinho=aluno difícil: a questão da indisciplina em sala de aula. 6ªed.Petrópolis,RJ.: Vozes,2007,fasc.10,p.54et seq.
CAMARGO,JS.: Pais e Professores à beira de um ataque de nervos entre  o limite e o poder. Arquivos do Apodoc,v.4.2, p,61, jul/dez,2000.
REGO,T.C.R.; A indisciplina do ponto de vista dos professores e dos alunos. In: Aquino, J.G (org ). Indisciplina na Escola.11 ed. São Paulo: Summus, 1996.p 87 et seq.

TAYLLE,Y.de L. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: Aquino, J.G (org ). Indisciplina na Escola.11 ed. São Paulo: Summus, 1996.p 87 et seq.
ARAUJO,f Ulisses.: Disciplina,Indisciplina e a Complexidade do cotidiano escolar, ( 1996 )
VASCONCELLOS, Celso dos S.: Os Desafios da Indisciplina em Sala de aula. São Paulo: Fde, 1997. 

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