quarta-feira, 1 de maio de 2013

CONSCIÊNCIA NEGRA


CONSCIÊNCIA NEGRA

Passeando pela net, encontrei alguns materiais sobre Consciência Negra e montei esse Plano de Atividades



PLANO DE ATIVIDADES
CONSCIÊNCIA NEGRA

TEMA: O Despertar da Identidade Negra
PÚBLICO-ALVO: Crianças de 4 à 6 anos – Educação Infantil
Crianças de 7 a 10 anos –Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA:
O presente Plano de atividades, intitulado “O Despertar da Identidade Negra na Educação Infantil, traduz a necessidade de caráter social e político da escola de desenvolver nas crianças, desde cedo, uma consciência crítica que possibilite ações e atitudes positivas.
Responsável pelo processo de socialização, a escola estabelece relações entre crianças brancas e negras, possibilitando a convivência com diferentes raças e gêneros e a construção da identidade. Ao vivenciar essa proposta volta-se para a observação das diferenças enquanto características e abandonam-se preconceitos que ao longo do tempo da história serviam para a desvalorização dos atributos individuais. Levando-se em consideração que é preciso educar o indivíduo para a convivência saudável no espaço em que está inserido, ao propor este trabalho, busca-se a compreensão de como são construídas as relações raciais.
A importância disso consiste na quebra de preconceitos, inclusão social e promoção da equidade.
"A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei”. (Constituição da República Federativa do Brasil - Art. 5ºinciso XLII)
OBJETIVO GERAL:
- Possibilitar o desenvolvimento de valores básicos para a consciência da mistura das três raças que deu origem ao povo brasileiro, para o respeito ao outro e a si mesmo e para que compreendam, respeitem e valorizem a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática.
SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
 Pesquisar palavras• em jornais e revistas
 Registrar palavras pesquisadas•
 Ler texto•
 • Observar o mapa mundi
 Expressar a diferença entre 13 de maio e o 20 de• novembro
 Escrever palavras relacionadas ao tema•
 Registrar numerais,• reconhecendo as quantidades
 Identificar o calendário mensal como parte• integrante do calendário anual
 Demonstrar ações de irmandade,• fraternidade
 Reconhecer o número de letras das palavras•
 Localizar e• identificar distâncias
 Pesquisar gravuras/fotos•
 Expressar situações• vivenciadas ligadas à religiosidade
 Identificar palavras que representem o• nome de alimentos de origem Africana
 Resolver pequenos problemas•
 Emitir opinião sobre o que é preconceito racial
 Ouvir músicas relacionadas• ao tema e mostrar o que percebeu na letra e no som das músicas
 Reconhecer• som afro
 Participar ativamente da Oficina do Corpo•
 Demonstrar sua• compreensão da história tempo de escravidão fazendo ilustração
 Confeccionar• maquetes de um quilombo
 Ilustrar a música Canto das três Raças•
 Participar da construção do retrato étnico da turma
 Confeccionar pequenos• chocalhos, peças de vestuários, utensílios de mesa
 Participar da montagem• do painel da fraternidade
 Demonstrar a compreensão das histórias Capoeira• Menina bonita do laço de fita,,Amigo do rei- Ruth Rocha
 Participar da• Oficina de beleza
 Participar ativamente das brincadeiras
 Descobrir o sentido de algumas lendas de origem afro.•
 Culinária Afro –Feijoada e outras comidas
 DESCONSTRUINDO O 13 DE MAIO
 Pesquisa em• jornais e revistas das palavras: Trabalho, escravo, Brasil, Portugal e África.
 Identificação de palavras pesquisadas através de caça-palavras•
 Leitura do texto “Zumbi pensava diferente”
 Observação do mapa mundi para• localização do Brasil, África, Portugal.
 Decomposição da palavra PALMARES• para formação de novas palavras.
 ZUMBI DOS PALMARES - O DIA 20 DE NOVEMBRO
 Roda de conserva enfocando a diferença entre o dia 13 de• maio e o dia 20 de novembro
 Tentativa de escrita de palavras•
 Registro• de numerais comparando quantidades
 Exploração do calendário mensal•
 Exploração do calendário anual com observação de datas que marcam a história de negro
 RELIGIOSIDADE
 Construção de um glossário com• palavra de origem africana
 Rodas de conversa enfocando a irmandade dos• homens, que todos somos iguais.
 Exposição de ervas presentes principalmente• na cultura afro
 Contagem de número de letras das palavras•
 Localização• identificando distâncias: Perto longe a partir da fala do narrador ao afirmar que os negros cativos vinham de muito longe.
 Pesquisa de gravuras ou fotos• que demonstrem atos fraternos entre brancos e negros.
 Música:
Audição da música “O conto das três Raças” (Clara• Nunes)
Exploração de sons afros: tambor, atabaque,• berimbau
 ARTES:
 Ilustração da História Tempo de Escravidão (através• de pintura com guache)
 Confecção de fantoches com perfil afro;•
 Construção de retrato étnico da turma: produção de mural com fotos e frases que traduzem as características étnicas e culturais das crianças;
 Formação de• painel coletivo com personalidades negras que alcançaram a fama;
 Construção• de maquete de um quilombo;
 Confecção de chocalhos, atabaque e• berimbau.
 LITERATURA:
 Sugerimos as histórias: O ratinho branco e o grilo sem Asas; Menina bonita do laço de fita e a lenda Negrinho do Pastoreio. O amigo do Rei Ruth Rocha e Gibi Zumbi

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela

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