PROJETOS E PLANOS DE AULA - meio ambiente
Projeto: "Dedo verde"
Público alvo:
De berçário I à jardim II
Autores:
Toda equipe docente e coordenadora pedagógica
Justificativa:
O projeto de Educação Ambiental é uma das metas de trabalho de nossa escola, tendo como princípios a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural , o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade.
Objetivos Geral:
Estimular a participação de professores, funcionários, pais e alunos resgatando e fortalecendo a responsabilidade pelas questões ambientais. O envolvimento da escola com o tema educação ambiental gera a necessidade de conhecimento e informação para que se possa desenvolver um trabalho adequado com as crianças.
Objetivos Específicos:
· estimular a implantação de um viveiro de mudas e arbonização na escola;
· reduzir, reciclar, repensar, reutilizar;
· sensibilizar o aluno sobre as questões ambientais, através da arte e das brincadeiras;
Projetos por turmas:
· Berçário I – Projeto Soprinho (ar);
· Berçário misto - Projeto Passos Molhados (água);
· Berçário II - Projeto Mãos à Terra;
· Maternal I A e B - Projeto Cházinho;
· Maternal II A e B - Projeto Sementinha;
· Jardim I A e B - Estação das Flores;
· Jardim II A e B - Salada, saladinha (projeto complementar de artes “Tarcila”).
Culminância
Construção de um viveiro, nos fundos da escola, com a participação de todas as turmas, sob orientação das educadoras , pais e colaboradores desta escola e “Mostra Pedagógica” como forma de mostrar todo processo do projeto do ano letivo.
Bibliografia
· Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto.
· Educação Ambiental com crianças pequenas – Relato de Experiência – seção Cotidiano (pesquisa Google).
· Instituto “o direito por Um Planeta Verde” Legislação – Lei nº 9.798, de 27 de abril de 1999.
Berçário I
Projeto: "Soprinho"
Tema: Ar (o fôlego da vida)
Público alvo: berçário I (crianças de 3 meses a 9 meses)
Autores:
Justificativa: este trabalho visa possibilidade as crianças a ter seu primeiro conceito de ar, vento, a qual faremos experiências e brincadeiras. Como poderemos usar o ar em nossas brincadeiras, qual brinquedos precisam de vento para funcionar.
Objetivos: ajudar às crianças a aprender através de situações lúdicas, conhecendo o meio em que vivem.
Conteúdos: ar e vento, clima
Materiais utilizados:
· bexigas;
· Cartazes,
· Cata-vento,
· Papeis diversos,
· Brinquedos.
Culminância: festa da bexiga, Cata-vento
Bibliografia:
· Referencial Curricular para a educação Infantil
· (MORENO) Jean Carlos, (JUNIOR) Antonio Fontoura Coleção Vitória Regia; estudos sociais.
· Fonte internet
Berçário Misto
Projeto: "Passos Molhados"
Tema: Água
Período: de fevereiro a dezembro
Público Alvo: Berçário Misto (crianças de 9 meses à 1,04)
Justificativa:
Vemos a necessidade da água como um elemento indispensável para nossas vidas, nossa saúde e para o meio em que vivemos.
Objetivos:
· Explorar o meio ambiente;
· Ter contato com a água, explorando-a;
· Valorizar sua importância para os seres vivos;
· Manifestar interesse e curiosidade por esse elemento;
· Estabelecer contato com pequenos animais aquáticos;
· Reconhecer os principais estados da água (liquido, sólido e gasoso) e suas diferentes temperaturas.
Conteúdo:
· Conversa sobre a água;
· Banho diário – banho de piscina;
· Brincadeiras com água;
· Sensação (gelo);
· Observação da chuva;
· Histórias relacionadas à água, ao meio ambiente;
· Registrar nosso trabalho.
Materiais utilizados:
1. Livros de histórias;
2. Gelo;
3. Água;
4. Tintas;
5. Pincéis, espumas, rolinhos para pintura;
6. Diversos papéis;
7. Bexigas;
8. Pratinhos de papelão.
Culminância
Confecção de um aquário.
Avaliação
A avaliação será constante (todos os dias) observando a curiosidade, o envolvimento e o interesse das crianças pelo meio ambiente e pela água.
Bibliografia
Livro: REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL - SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INFANT
Berçário II
Projeto: "Mãos a Terra"
Tema: Terra
Público alvo: Berçário II crianças de 1 a 2 anos
Justificativa:
Observamos a necessidade de inserir as crianças na conscientização do meio ambiente e sua preservação , conhecendo assim seus elementos principais.
Objetivos:
Explorar o meio ambiente para que os alunos possam estabelecer contato com o solo e pequenos animais, manifestando curiosidade e interesse:
· Observar o desenvolvimento das plantas;
· Reconhecer o solo como um ambiente onde habitam seres de várias espécies;
· Reconhecer a importância do solo para as plantas;
· Valorizar a preservação do meio ambiente.
Conteúdos:
· Terra;
· Água;
· Seres vivos;
· Meio ambiente.
Materiais utilizados:
· Terra;
· Água;
· Mudas e/ou sementes de plantas, flores e verduras;
· Vasos, latas e garrafas descartáveis;
· Livros, sulfite, giz de cera, guache etc.
Metodologia:
· Roda de conversa sobre as plantas e os seres vivos;
· Passeio pela unidade escolar vivenciando o meio ambiente, estabelecendo contato com o solo, as plantas e pequenos animais;
Culminância: Colher as verduras, preparar uma deliciosa salada, auxiliando os alunos na sua preparação e saboreá-la juntamente com a refeição do dia.
Bibliografia:
· Site www.faber_castell.com.br
· Referencial Curricular de Educação Infantil
· Revista Nova Escola/Editora Abril
Maternal I A e B
Projeto: "Cházinho"
Tema: chá, cheiro e curas ( plantas medicinais)
Autores:
Justificativa:
Vemos a necessidade de mostrar para as crianças a importância que as plantas tem em nossa saúde como a prevenção e até cura de algumas doenças.
Objetivo:
1. Conscientizar a importância do uso de plantas medicinais à saúde;
2. Valorizar recursos naturais;
3. Preservar o ambiente, cuidar das plantas.
Conteúdos:
· A importância das plantas medicinais para a saúde;
· O trabalho com a terra;
· A semente, o começo de tudo;
· Os elementos para a planta ( alimantaçao da palnta)
· As ervas medicinais prontas (chá)
Materiais utilizados:
· Sementes ou mudas;
· Terra e água;
· Utensílio para a plantar as plantas;
· Pazinhas.
Culminância
A planta já plantada e o chá.
Bibliografia:
· Alimentos Saudáveis “Guia pratico para uma alimentação rica e saudável” .
· SPETHMANN (Carlos Nascimento); Medicina alternativa de A a Z ; 6ª edição: julho de 2003.
Maternal II
Projeto: "Sementinha"
TEMA: Hortaliças
ÁREAS: Artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade e identidade e autonomia
LEITORES: Professores, alunos, pais e toda comunidade escolar envolvida
JUSTIFICATIVA
A promoção da saúde permite que as pessoas adquiram maior controle sobre sua qualidade de vida. Através da adoção de hábitos saudáveis, não só os indivíduos mas também suas famílias e comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável a vida cotidiana.
Portanto este projeto propõe ampliar o conhecimento dos alunos, ensinando a cada um a cuidar melhor da alimentação, pois, enxergamos que uma das melhores formas de promover a saúde é através da escola.
OBJETIVOS:
Estimular a criança a ter uma alimentação equilibrada e balanceada com hábitos alimentares saudáveis, evitando assim doenças e promovendo um bom desenvolvimento físico, psíquico e social.
Oferecer atividades de experimentação com: cheiro, gosto, duro, mole, quente, frio, cores e espessura.
CONTEÚDO:
· Proteção a saúde enfatizando os nutrientes de cada hortaliças, evitando doenças causadas por má alimentação.
· Orientação sobre cuidados de armazenamento e higiene ao preparar os alimentos.
· Preparação da terra(adubação).
· Nutrientes necessários para a planta.
· Contato com a terra.
· Utilização de sucatas para o plantio tais como, caixas e saquinhos de leite, garrafas descartáveis, latinhas.
· Preparação de alimentos (degustação)
· MATERIAIS UTILIZADOS:
· Papéis e tintas de diversas cores;
· Sucatas;
· Cola;
· Tesoura;
· Fita crepe;
· Espaços na escola para a implantação de horta;
· Sementes e mudas;
· Adubo.
· PROCEDIMENTO;
· Propiciar a ampliação destes conhecimentos, convidando a criança a participar de forma lúdica e prazerosa de atividades de culinária: preparando salada e suco por exemplo.
· Orientação sobre a importância das hortaliças na medicina alternativa.
· Passeios em grupos por locais onde haja horta, para que as crianças possam conhecer e apreciar
ainda melhor as hortaliças.
· CULMINÂNCIA: Implantação de horta com participação das crianças.
· BIBLIOGRAFIA:
· Livro: “Jogos, projetos e oficinas”
· “Medicina alternativa de A a Z”.
Jardim I A e B
Projeto: “Estação das Flo
PÚBLICO ALVO: Jardim I A e I B.
AUTORAS:
JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
OBJETIVOS:
· Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
· Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
· Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
CONTEÚDO:
· Atividades orais e escritas;
· Plantio de diferentes mudas;
· Floreira;
· Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
· Brincadeiras;
· Músicas e Danças;
· Móbiles;
· Culinária (apresentação de chá);
· Pinturas, Dobraduras e Recortes;
· Matérias recicláveis (sucatas);
· Histórias com fantoches;
· Confecção de livros;
· Técnicas de pintura;
· Máscaras de flores trabalhadas;
· Argila;
· Massinha de modelar;
· Confecção de esculturas em flores;
· Painéis;
· Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
· Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
· Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.
MATERIAS UTILIZADOS:
· Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bubina, crepom, laminado).
· Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
· Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
· Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
· Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
· Sementes e mudas.
CULMINÂNCIA
Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.
BIBLIOGRAFIA:
· Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
· Revista Nova Escola – Setembro 2006.
· Projetos Escolares – Educação Infantil.
AVALIAÇÃO:
Avaliação continua;
Coletivo: plantações e passeio;
Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala
Jardim II A e B
Projeto: "Salada, saladinha"
TEMA: verduras e legumes.
DURAÇÃO: março a novembro
PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B
AUTORAS:
JUSTIFICATIVA:
Por meio, da ação continua e gradual deste projeto, pretendendo fazer com os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou seja, não fazer do ato de se alimentar uma obrigação, e sim um hábito prazeroso, saudável e nutritivo.
OBJETIVOS:
· Identificar diferentes tipos de alimentos;
· Desenvolver a atenção e a percepção;
· Estimular a criatividade e a imaginação;
· Desenvolver o senso crítico;
· Desenvolver a cooperação em grupo na elaboração de um plantio saudável;
· Desenvolver a coordenação motora, os sentidos, as habilidades e opiniões opostas;
· Trabalhar com as crianças o respeito para com a natureza e consigo mesma;
· Conhecer as cores, formas, texturas, aromas e sabores, por meio, dos alimentos;
· Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação;
· Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
· Adquirir cuidados com a saúde e higiene;
· Levar o aluno a encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde;
· Aprender a plantar e colher;
· Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;
· Compreender o valor nutritivo dos alimentos;
· Diferenciar quais as partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos);
· Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo.
CONTEÚDOS:
· Jogos e brincadeiras;
· Musicas e dança;
· Histórias e cantinhos;
· Plantio de diversas mudas;
· Terrário;
· Boneco de alpiste;
· Horta de garrafa pet;
· Culinária;
· Listas;
· Preservação de nosso viveiro (coleta de lixo);
· Construção com sucatas;
· Dobraduras, recortes, pintura;
· Fantoches de frutas, legumes;
· Experimentos;
· Quebra-cabeça;
· Jogo da memória e dominó;
· Bingo de frutas;
· Atividades orais e escritas;
· Confecção de livro (mundo maravilhoso)
· Técnicas de pintura;
· Máscaras;
· Massinha de modelar;
· Criação de esculturas (legumes e elementos tirados da natureza);
· Brincadeiras de feira e supermercado;
· Painel de frutas, verduras e legumes;
· Textos: parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas;
· Exposição das telas (Tarsila do Amaral);
· Passeio: a feira, ao bosque, ao horto florestal.
MATERIAIS UTILIZADOS:
· Papel (sulfite, cartolina, bubina, cartão, fantasia, crepom, laminado);
· Giz de cera e de lousa;
· Sucata (garrafa pet);
· Tesoura, cola, guache, lápis de cor, caneta hidrocor;
· E.V.A;
· Mural e cartazes;
· Horta (viveiro);
· Sementes e mudas (legumes, verduras, frutas);
· Pinturas;
· Desenhos;
· CD de músicas;
· Livros pedagógicos;
· Pote de vidro (terrário);
· Tela;
· Sala de aula, páteo, sombras das árvores, passarela, parque e outros;
CULMINÂNCIA: Feira do verde, onde poderemos expor toas as nossas plantações (viveiro) com degustações tiradas direto da terra.
AVALIAÇÃO: Contínua através da participação e interesse dos alunos.
BIBLIOGRAFIA:
· Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.
· Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
· Revista Guia Prático do Professor de Educação
Projeto: "Nós no mundo de Tarsila"
DURAÇÃO: Março a dezembro
PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B
AUTORAS:
JUSTIFICATIVA:
O projeto pretende tornar compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo das obras de arte da artista plástica Tarsila do Amaral, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte. Procurando estabelecer com os alunos um diálogo sobre o material que será apresentado e ensinando-as a observarem despertar-se-á o gosto pelas obras de arte. A criança será desafiada a interpretar as obras de arte observando os elementos utilizados como: cores, formas, traços e idéias e com liberdade poderá criar, representar e construir seus conceitos.
OBJETIVOS:
· Conhecer a biografia da artista plástica;
· Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;
· Interpretar obras de arte, compreendendo sua função comunicativa;
· Estabelecer relações entre obras de arte e os conteúdos propostos em sala;
· Participar de atividades envolvendo a pesquisa para conhecermos a vida e algumas obras de Tarsila do Amaral;
· Representar por meio de desenho a releitura de algumas obras da artista;
· Desenvolver o senso crítico;
· Estimular a criatividade e a imaginação;
· Valorizar e respeitar a nossa cultura artística.
CONTEÚDO:
1. Folha de papel (sulfitão, A4, papelão, cartolina, microondulado, etc);
2. Giz de cera;
3. Tinta guache diversas cores;
4. Lápis de cor;
5. Anilina de diversas cores;
6. Pincéis;
7. Técnicas de pintura;
8. Tinta vegetal e de terra.
Cronograma
MÊS
|
ATIVIDADES
|
MARÇO
|
História: Apresentação de Tarsila aos alunos. Quem foi e o que representa.
|
ABRIL
|
Releitura da Tela: Auto- Retrato 1923
|
MAIO
|
Releitura da tela: Feira 1924
|
JUNHO
|
Releitura da tela: Vendedor de frutas 1925
|
JULHO
|
Releitura da tela: Floresta 1929
|
AGOSTO
|
Releitura da tela: Sol poente 1929
|
SETEMBRO
|
Releitura da tela: O lago 1928
|
OUTUBRO
|
Releitura da tela: A lua 1928
|
NOVEMBRO
|
Releitura da tela: O ovo 1928
|
DEZEMBRO
|
Mostra pedagógica: Exposição das telas
|
AVALIAÇÃO:
Será feita através da observação dos alunos e de suas produções.
BIBLIOGRAFIA:
Coleção aprendendo com a arte: Tarsila do Amaral para crianças e educadores. Campinas: Árvore do Saber, 2005.
Coleção aprendendo com a arte: Vida e Obra. Vol. 1. Tarsila do Amaral, a Primeira Dama da Arte Brasileira. Campinas: Educação e Cia, 2005
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