PROJETO
RESGATANDO
Título do Projeto: Resgatando Valores
Público Alvo: Comunidade Escolar
Duração: 08 meses
Início: Março
Término: Novembro
APRESENTAÇÃO
Os
valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana,
onde os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade, às
normas ou critérios de conduta que afetam todas as áreas da nossa atividade,
como a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça, a
solidariedade, a honestidade. Os valores morais são indispensáveis à
convivência humana. Já os valores religiosos referem-se às relações dos homens
com Deus. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo,
verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos
para ser feliz. A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos
valores religiosos.
O que tem nos
preocupado é a negação desses valores em virtude da busca do desenvolvimento
individual e social. Há consenso de que os valores estão se degradando e/ou se
modificando pela emergência de novos valores. Essa instabilidade ou mesmo perda
de referencial pode se definir como uma “crise de valores”, onde se observa uma
descrença e, conseqüentemente, um abandono dos valores humanos considerados até
então como os mais nobres do ponto de vista social, até mesmo o bem mais
precioso do ser humano, a vida, está sendo banalizado e perdido por motivos
fúteis.
Atualmente a
indisciplina, a rebeldia, o envolvimento dos jovens com álcool e drogas e os
insatisfatórios índices de aprendizagem tem sido a grande preocupação da escola
e dos pais. Acredita-se que chegamos a esse ponto devido à falta de uma
educação pautada na moral e nos valores.
Partindo da certeza
de que são os valores que nos tornam humanos, o presente projeto tem a
finalidade de resgatar esses valores.
JUSTIFICATIVA
Trabalhar
valores humanos, seus conceitos e suas práticas se fazem necessário, pois é
papel da escola oferecer um ensino significativo capaz de fornecer bases
culturais e criar hábitos que tornem possível viver em sociedade.
Este
projeto partiu da necessidade de canalizar problemas cotidianos em sala de
aula, individual ou coletivo, que impedem ou prejudicam o bom desenvolvimento
educacional, estendendo-se às famílias, fazendo com que todos possam refletir e
cultivar os valores necessários para a vida em sociedade.
A inserção de
valores na escola ganhará mais força ao permearem com a postura dos educadores,
pois o professor inspira queira ele ou não. Portanto, o presente projeto
permitirá ao professor refletir com bastante carinho e cautela sobre seus
verdadeiros valores, não os valores professados pela boca, mas os que ele
pratica, se ele quiser tomar para si conscientemente a tarefa de ajudar a
formação de um sistema de valores pelos alunos.
OBJETIVOS
Geral:
Promover reflexão
ampla sobre os valores humanos incentivando a prática desses valores no
dia-a-dia. Contribuir na formação de pessoas na busca e na defesa constante dos
valores sociais já esquecidos por grande parte de nossas famílias.
Específicos:
v Resgatar os valores
humanos como: a verdade, o respeito, o amor, a honestidade, entre muitos
outros;
v Analisar as
próprias atitudes;
v Respeitar todo ser
humano independente de religião, origem social, etnia, sexo, opinião e cultura;
v Preencher o tempo
ocioso das crianças, no momento em que estão fora da escola formal, com idéias
construtivas de valores;
v Contribuir para a
formação de cidadãos autênticos;
v Auxiliar os pais e
professores na educação das nossas crianças;
v Criar ambiente de
respeito e harmonia;
v Diminuir as
atitudes agressivas nas escolas, família e comunidade;
v Promover a paz.
METODOLOGIA
v Apresentação do
projeto, explicando o que será trabalhado durante o ano;
v Montar a “Árvore
dos Valores no pátio da escola, onde cada turma, estendendo-se aos pais, irá
colar as suas folhas com frases ou pequenas mensagens mencionado a importância
dos valores;
v Assistir a filmes
que abordem determinados valores e permitam a reflexão e discussão sobre o
tema; (ver Anexos)
v Leitura de textos informativos
e fábulas envolvendo os valores humanos; (ver anexos)
v Confeccionar um
“Dicionário dos Valores”;
v Cada turma irá
confeccionar a “escada dos Valores”, onde serão traçados objetivos e regras de
convivência a serem alcançados no mês. A turma que primeiro chegar ao topo
ganhará uma manhã/tarde de cineminha com pipoca;
v Realização de
dinâmicas;
v Trabalhar com
músicas; (ver anexos)
v Criação do “Jornal
Mural” sobre a importância da família;
v Confecção de
cartazes sobre a importância de zelar pela nossa escola, onde a turma será
responsável por cobrar uns dos outros que cumpram o que pedem os cartazes;
v Realização do “Dia
da Família na Escola”, com oficinas, apresentações e sorteios de brindes;
v Trabalhar o
verdadeiro sentido da Páscoa e os valores relacionados a ela;
v Confecção de
murais sobre Valores, pela escola;
v Aplicação de
atividades escritas para enriquecer os temas trabalhados;
v Exposição sobre
pessoas que fizeram a diferença ajudando ao próximo com o tema “Pessoas Extraordinárias”;
v Relatos de
experiências e atitudes de ajuda ao próximo;
v Acróstico com os
valores;
v Palestra sobre
Valores Humanos.
AVALIAÇÃO
Dar-se-á
por meio do feedback, sem atribuir valor numérico, onde os professores irão
extrair o que aconteceu de positivo e negativo durante a realização de cada
ação, permitindo assim novos estímulos.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse
existir. 3. ed. Campinas: Papirus, 2002.
COBRA, Nuno A semente da vitória. 30. ed. São Paulo: Senac, 2002.
GAUDÊNCIO, Paulo Minhas razões, tuas razões. 9. ed. São Paulo: Palavras
e Gestos, 2002.
MARTINELLI, Marillu Conversando sobre educação em valores. São Paulo:
Fundação Peirópolis, 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário