domingo, 5 de janeiro de 2014

Nossa escola contra a Dengue

PROJETO: Nossa escola contra a Dengue



    A questão ambiental vem sendo discutida mundialmente como meio fundamental para manter a vida na Terra. A própria Constituição Brasileira atual estabelece a necessidade de mudanças do comportamento humano em relação ao meio ambiente e criar a consciência da responsabilidade individual sobre o coletivo.
   A questão ambiental, no ensino de primeiro grau, centra-se principalmente no desenvolvimento de valores, atitudes e posturas éticas, e no domínio de procedimentos, mais do que na aprendizagem de conceitos.
    O ponto central de toda atividade da escola é o aluno. É nele que estará voltada toda a nossa atenção para a programação execução deste projeto. O aproveitamento pedagógico das atividades desenvolvidas é de suma importância.
    A escola pode e deve aproveitá-las para aproximar-se da realidade do aluno e, em conseqüência agir em benefício do seu desenvolvimento.
    Este Projeto justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue neste bairro, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a nossa Escola resolveu abraçar e disseminar esta campanha por todo o bairro, com o fim de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.
    Justifica-se este projeto pela relação harmônica do indivíduo com o meio ambiente, no sentido de preservar, prevenir e equilibrar o uso dos recursos naturais.

Objetivo Geral
          Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social.  
Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e conseqüentemente da sociedade. Conhecer sobre os cuidados que se deve ter para evitar o crescimento de focos do mosquito. Auxiliando para melhoria da sociedade e conscientizar os adultos sobre a importância de previr o mosquito da Dengue.

Objetivos Específicos
 Refletir sobre a necessidade das medidas preventivas para o bem estar social. Criar atitudes organizadas para o cuidado da família e conseqüentemente da sociedade. Valorizando a saúde e os meios da conservação da mesma.
 Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
 Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
 Desenvolver com os alunos uma ação crítica, reflexiva e educativa.
 Esclarecer sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue.
 Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito da Dengue.
 Mobilizar alunos e a comunidade escolar num esforço conjunto de preservação do ambiente, adotando a coleta seletiva do lixo.
 Identificar a forma correta de coleta e tratamento do lixo, categorias de materiais que o compõe. (plástico, metais, restos de alimento e papeis).
 Listar os materiais recicláveis.
 Explicar o destino do lixo. (aterro sanitário, reaproveitamento, venda, reciclagem e doações.).
 Compreensão de que o lixo não pode ser mantido a céu aberto, solos rasos e em leitos de rios.
 Apropriar-se o conhecimento sobre o risco que apresenta à saúde, o uso de produtos químicos e a queima do lixo através da poluição do ar atmosférico.
 Saber as diversas maneiras de aproveitamento dos lixos inorgânicos.
 Explicar a reutilização dos lixos biodegradável.
 Alertar sobre os danos provocados pelos lixos ao meio ambiente.
 Mostrar a forma correta de eliminar o lixo, orgânico e inorgânico.

Metodologias / Procedimentos:
 Identificar no setor onde mora como é o critério de coleta do lixo.
 Discussão sobre conhecimentos prévios que cada aluno traz sobre a questão do meio Ambiente (lixo, água).
 Textos informativos ou científicos envolvendo o tema.
 Jornais / revistas.
 Manchetes atuais da imprensa – de rádios, jornais e televisão.
 Levantamento de hábitos de higiene praticado pelos alunos em relação ao tema na sala de aula e no pátio da escola.
 Coletar experiências vividas pelos alunos no sentido de coletar – aproveitamento, reciclagem do lixo.
 Pesquisar entre os alunos quais informações a família possuem a respeito das doenças causadas pela falta de higiene com o ambiente (água-lixo).
 Documentário “Ilha das Flores”.
• Atividade de campo (visita em algumas ruas do bairro observando o armazenamento, coleta do lixo e conservação dos bueiros).

Recursos Utilizados
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, poesias e versos.

Metodologia
 Leitura de texto informativo / discussão
 Leitura de poesias e/ ou músicas / discussão
 Leitura de texto recreativo
 Caça - palavra
 Cruzadinhas
 Montagem de cartazes
 Trabalhar com receitas de comidas típicas
 Atividade matemática com problematizarão.
 Pesquisa
 Maquetes
 Aulas práticas
 Excursões, pelo pátio da escola e memorial do cerrado
 Filmes científicos e históricos
 Cartilha Educativa
 Exposição dos trabalhos no pátio da escola.
 Conversa informal sobre o tema em questão.
 Momento de questionamento sobre o tema.
 Pesquisa nas principais fontes de comunicação.
 Desenho interpretativo da prevenção.
 Entrevista com adultos que já foram picados pelo mosquito e o que fazem para evitá-lo. Construção de um painel ensinando a prevenir o mosquito.
 Organizar apresentação com Power Point. (para que as crianças tenham acesso aos recursos tecnológicos).
 Elaborar uma música combatendo o mosquito.
 Ronda pela escola a procura de focos de Dengue.
 Software educativo (da dengue).

Avaliação
A avaliação será dada mediante a abordagem do tema, dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto e através de: observações diárias, montagem de painéis, relatório, apresentação de trabalhos, mudança de comportamento, através das atitudes, interesse e participação, domínio nas apresentações na “Exposição das Atividades Artístico-Culturais dos Ciclos e EAJA”.

Atividade
 Visitas nas vizinhanças.
 Relatório – Atividade de campo.
 Fotografias.
 Produção de textos.
 Atividades lúdicas.
 Mural de trajetória: Pessoas com Dengue... Pessoas evitando a Dengue;
 Confecção de uma lembrancinha do mosquito da Dengue.
• Cartazes


Nenhum comentário:

Postar um comentário