Plano de Ação da "Coordenação Pedagógica"
1: INTRODUÇÃO:
A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras corroborarão para um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.
2:JUSTIFICATIVA:
A dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do supervisor, requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da supervisão pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.
Este plano é flexível de acordo com as necessidades reais da escola e de toda a clientela nela atendida
3: OBJETIVO GERAL:
O trabalho do Coordenador Pedagógico visa traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade, promover necessárias articulações para construir alternativas que ponham a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas, oferecendo a comunidade escolar uma educação com qualidade, no intuito de formar cidadãos críticos e democráticos.
4: OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Elaborar o plano de ação pedagógica;
Promover e participar das reuniões de pais e professores;
Prestar assistência técnico-pedagógica de forma direta ao corpo docente e, indiretamente, ao corpo discente;
Estudar, pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar troca de experiências entre professores;
Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los;
Detectar constantemente as deficiências na aprendizagem;
Acompanhar o desenvolvimento dos planos, a fim de que haja um trabalho interdisciplinar, onde possamos atender com eficiência toda a clientela da instituição;
Avaliar a execução dos planos;
Promover o aumento do rendimento escolar qualitativamente.
5: ATIVIDADES:
Elaboração do planejamento anual;
Participação nas reuniões administrativas;
Reuniões para elaboração dos planos;
Orientação em conjunto e individual;
Auxílio e vistoria nas avaliações;
Acompanhamento e avaliação dos planos;
Participação nas reuniões de Pais e Professores;
Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos;
Reuniões pedagógicas;
Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;
Observação e assistência contínua;
Diálogos individuais;
Conversas informais;
Estudos, pesquisas e seleção de conteúdos;
Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;
Identificação das prioridades de cada turma;
6: METODOLOGIA DE TRABALHO:
O método de trabalho é simples, dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
7: AVALIAÇÃO:
A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de;
Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
Observação diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
Visitas, Conversas, Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
8: PERÍODO DE EXECUÇÃO:
Durante todo ano letivo de 2011.
9: CONCLUSÃO:
O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, do apoio da Direção da Escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto, precisamos angariar a confiança de todos como fruto do bom desempenho de nosso trabalho, para que possamos trabalhar sob um clima completamente familiar, proporcionando assim, maior intercâmbio entre escola-comunidade. Somente assim teremos êxito nesta grande batalha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário