PROJETO RESGATANDO VALORES
Público alvo
O projeto será aplicado em toda a escola ( turmas do 1º ao 9º anos) (Out/Nov./Dez)
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a
construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu
educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel,
frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres
dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem
adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista,
que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma
perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando
pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com
distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias
da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma
educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das
crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na
prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os
valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e
aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e
essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações
democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e
adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético,
proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que
possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio
da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma
sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de
cada um.
OBJETIVOS
Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos
valores na comunidade;
Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as
tradições presentes entre nós;
Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e
evolução social.
Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar,
com participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos
e organizados por tópicos:
Amor
Amizade
Bondade
Compaixão
Coragem
Honestidade
Esperança
Fé
Felicidade
Generosidade
Humildade
Inteligência
Justiça
Obediência e Disciplina
Paciência
Paz
Respeito
Responsabilidade
Solidariedade
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas
possíveis:
Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando
gigantes, a virada, entre outros);
Revistas;
Músicas;
Jornais
Materiais recicláveis;
Entrevistas;
Palestra;
Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
Data show
DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores
serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes
recursos:
Dramatização;
Slides, vídeos ou cartazes;
Paródias
Histórias de vida.
Ação dos
professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua
disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas
relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões
e produções de textos.
Matemática: gráficos e estatísticas das consequências
da violência no estado e no país.
Língua Portuguesa: conceito e dramatização da
realidade de um dos valores e produções textuais.
Inglês: tradução de letras de musicas,
elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema
selecionado.
Geografia: valorização das relações entre as
pessoas e textos sobre valores.
História: relatório sobre filmes assistidos.
Ciências: valores ambientais.
Arte: confecção de artigos natalinos para a
decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
Ensino religioso: arrecadar material escolar
para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas.
Educação física: expressão corporal.
CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na semana de 12 a 16 de
dezembro com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada
por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão
apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis e ações representadas
através de painel fotográfico e slides em Power Point.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua
participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos
durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes
situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário