terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PROJETO RESGATANDO VALORES

PROJETO RESGATANDO VALORES
Público alvo
O projeto será aplicado em toda a escola ( turmas do 1º ao 9º anos) (Out/Nov./Dez)
APRESENTAÇÃO
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas.
O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um.
OBJETIVOS
 Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade;
 Agrupar fatores que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições presentes entre nós;
 Direcionar os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
 Palestra e/ou oficinas com temas direcionados aos pais dos adolescentes.
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental, divididos e organizados por tópicos:
 Amor
 Amizade
 Bondade
 Compaixão
 Coragem
 Honestidade
 Esperança
 
 Felicidade
 Generosidade
 Humildade
 Inteligência
 Justiça
 Obediência e Disciplina
 Paciência
 Paz
 Respeito
 Responsabilidade
 Solidariedade
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
 Vídeos e filmes (mãos talentosas, a corrente do bem, desafiando gigantes, a virada, entre outros);
 Revistas;
 Músicas;
 Jornais
 Materiais recicláveis;
 Entrevistas;
 Palestra;
 Aulas extraclasses para pesquisa e levantamento de dados.
 Data show
DESENVOLVIMENTO
Os temas abordados dentro da proposta dos valores serão trabalhados com as turmas divididas em equipes com os seguintes recursos:
 Dramatização;
 Slides, vídeos ou cartazes;
 Paródias
 Histórias de vida.
Ação dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas relacionados a valores, para as turmas onde serão feitos comentários, opiniões e produções de textos.
 Matemática: gráficos e estatísticas das consequências da violência no estado e no país.
 Língua Portuguesa: conceito e dramatização da realidade de um dos valores e produções textuais.
 Inglês: tradução de letras de musicas, elaboração de história em quadrinhos e dicionário de acordo com o tema selecionado.
 Geografia: valorização das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
 História: relatório sobre filmes assistidos.
 Ciências: valores ambientais.
 Arte: confecção de artigos natalinos para a decoração da escola visando à observação do trabalho cooperativo.
 Ensino religioso: arrecadar material escolar para doação em hospitais, lar dos idosos, etc. e estudo de passagens bíblicas.
 Educação física: expressão corporal.
CONCLUSÃO DO PROJETO:
A culminância do nosso trabalho acontecerá na semana de 12 a 16 de dezembro com alunos e professores numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma relacionando os temas abordados pelos mesmos. Os alunos deverão apresentá-los em forma de peça teatral, paródias, jograis e ações representadas através de painel fotográfico e slides em Power Point.
AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário