domingo, 5 de janeiro de 2014

Planejamento Anual Temas Transversais-Cultura Religios

PLANEJAMENTO ANUAL TEMAS TRANSVERSAIS CULTURA RELIGIOSA  
CONTEÚDOS 
OBJETIVOS 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES 
1ª ETAPA 
•         Respeito Mútuo 
•         Convívio Escolar 
-         Respeitar todo ser humano, independentemente de sua origem social,
etnia, religião, sexo, opinião e cultura. 
-         Valorizar o respeito mútuo como condição necessária para o
convívio social, democrático: respeito ao outro e exigência de igual
respeito para si. 
-         Conhecer as formas legais de lutar contra o preconceito. 
-         Zelar pelo bom estado das dependências da escola. 
-         Valorizar o patrimônio cultural e o zelo pela sua conservação.
-         Compreender o lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é
dever de todos. 
-         Diferenciar respeito mútuo de respeito unilateral. 
•         Realização de jogos e brinquedos em que os educadores executem e
descriminem as semelhanças e diferenças entre pessoas humanas e os animais a
sua relação com o meio ambiente. 
•         Canção escravos de Jó, bom dia e outras. 
•         Realizar passeios onde observar os danos causados pelo uso
indevido da ciência. 
2ª ETAPA 
Justiça 
- Convívio escolar 
- Reconhecer as situações em que a equidade represente a justiça (como por
exemplo, algumas regras diferentes para crianças menores, das séries
iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.). 
- Compreender a necessidade de leis que definem direitos e deveres. 
- Conhecer e compreender a necessidade das normas escolares que definem
direitos e deveres dos agentes da instituição. 
- Conhecer os próprios direitos dos alunos e os respectivos deveres. 
- Identificar as formas de ação diante das situações em que os direitos do
aluno não estiverem respeitados 
- Reconhecer as situações em que a igualdade representa justiça (como, por
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários). 
-         Identificar as situações em que a injustiça se faz presente. 
-         Repúdio à injustiça 
•         Realização de mímicas, dramatização para demonstrar várias
situações. 
•         Montar com os alunos os direitos e os deveres em um cartaz. 
•         Aproveitar as situações da própria classe para identificar a
injustiça e a justiça. 
3ª ETAPA 
•         Diálogo 
•         Convívio 
 - Usar e valorizar o diálogo como instrumento para esclarecer conflitos. 
- Coordenar as ações entre os alunos, mediante o trabalho em grupo. 
- Formular perguntas, que ajudem a referida compreensão. 
- Expressar clara e precisa as idéias, opiniões e argumentos, de forma a ser
corretamente compreendido pelas outras pessoas. 
- Favorecer a disposição para ouvir idéias, opiniões e argumentos alheios e
rever pontos de vista quando necessário. 
•         Dramatizações dos papeis que os diferentes membros da família
desempenham no dia a dia. 
•         Realizar piquenique dentro da escola (pátio) onde as possa se
trabalhar as boas maneiras tais como: ouvir, dar opiniões respeitar e
partilhar. 
4ª ETAPA 
•         Solidariedade 
- Convívio escolar 
- Identificar as situações em que a solidariedade se faz necessária 
- Reconhecer as formas de atuação solidária em situações cotidianas (em
casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades
públicas, por exemplo) 
- Resolver problemas presentes na comunidade local, por meio de variadas
formas de ajuda mútua. 
- Conhecer a possibilidade de uso de serviços públicos existentes, como
posto de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e a forma de acesso a eles. 
- Cultivar a sensibilidade e a disposição para ajudar as outras pessoas,
quando isso for possível e desejável. 
-         Contar as histórias bíblicas, Bom Samaritano encontrado em (João,
Lucas, Marcos) Monitoramento. 
-         Realizar campanhas de roupas usadas brinquedos usado para uma
determinada entidade. 
-         Levar a criança a valorizar o serviço público e não somente
criticá-lo, fazendo a comparação com sua falta como seria. 
Fonte: Andréia Dedeana para Grupo Professores Solidários


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