PLANEJAMENTO ANUAL TEMAS TRANSVERSAIS CULTURA
RELIGIOSA
CONTEÚDOS
OBJETIVOS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1ª ETAPA
• Respeito Mútuo
• Convívio Escolar
- Respeitar todo ser humano,
independentemente de sua origem social,
etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
etnia, religião, sexo, opinião e cultura.
- Valorizar o respeito mútuo
como condição necessária para o
convívio social, democrático: respeito ao outro e exigência de igual
respeito para si.
convívio social, democrático: respeito ao outro e exigência de igual
respeito para si.
- Conhecer as formas legais de
lutar contra o preconceito.
- Zelar pelo bom estado das
dependências da escola.
- Valorizar o patrimônio
cultural e o zelo pela sua conservação.
- Compreender o lugar público
como patrimônio de todos, cujo zelo é
dever de todos.
dever de todos.
- Diferenciar respeito mútuo de
respeito unilateral.
• Realização de jogos e
brinquedos em que os educadores executem e
descriminem as semelhanças e diferenças entre pessoas humanas e os animais a
sua relação com o meio ambiente.
descriminem as semelhanças e diferenças entre pessoas humanas e os animais a
sua relação com o meio ambiente.
• Canção escravos de Jó, bom dia
e outras.
• Realizar passeios onde
observar os danos causados pelo uso
indevido da ciência.
indevido da ciência.
2ª ETAPA
Justiça
- Convívio escolar
- Reconhecer as situações em que a equidade represente a
justiça (como por
exemplo, algumas regras diferentes para crianças menores, das séries
iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.).
exemplo, algumas regras diferentes para crianças menores, das séries
iniciais, em função de sua idade, altura, capacidades, etc.).
- Compreender a necessidade de leis que definem direitos e
deveres.
- Conhecer e compreender a necessidade das normas escolares
que definem
direitos e deveres dos agentes da instituição.
direitos e deveres dos agentes da instituição.
- Conhecer os próprios direitos dos alunos e os respectivos
deveres.
- Identificar as formas de ação diante das situações em que
os direitos do
aluno não estiverem respeitados
aluno não estiverem respeitados
- Reconhecer as situações em que a igualdade representa
justiça (como, por
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários).
exemplo, as regras de funcionamento da classe, o cumprimento de horários).
- Identificar as situações em
que a injustiça se faz presente.
- Repúdio à injustiça
• Realização de mímicas,
dramatização para demonstrar várias
situações.
situações.
• Montar com os alunos os
direitos e os deveres em um cartaz.
• Aproveitar as situações da
própria classe para identificar a
injustiça e a justiça.
injustiça e a justiça.
3ª ETAPA
• Diálogo
• Convívio
- Usar e valorizar o diálogo como instrumento para
esclarecer conflitos.
- Coordenar as ações entre os alunos, mediante o trabalho em
grupo.
- Formular perguntas, que ajudem a referida
compreensão.
- Expressar clara e precisa as idéias, opiniões e
argumentos, de forma a ser
corretamente compreendido pelas outras pessoas.
corretamente compreendido pelas outras pessoas.
- Favorecer a disposição para ouvir idéias, opiniões e
argumentos alheios e
rever pontos de vista quando necessário.
rever pontos de vista quando necessário.
• Dramatizações dos papeis que
os diferentes membros da família
desempenham no dia a dia.
desempenham no dia a dia.
• Realizar piquenique dentro da
escola (pátio) onde as possa se
trabalhar as boas maneiras tais como: ouvir, dar opiniões respeitar e
partilhar.
trabalhar as boas maneiras tais como: ouvir, dar opiniões respeitar e
partilhar.
4ª ETAPA
• Solidariedade
- Convívio escolar
- Identificar as situações em que a solidariedade se faz
necessária
- Reconhecer as formas de atuação solidária em situações
cotidianas (em
casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades
públicas, por exemplo)
casa, na escola, na comunidade local) e em situações especiais (calamidades
públicas, por exemplo)
- Resolver problemas presentes na comunidade local, por meio
de variadas
formas de ajuda mútua.
formas de ajuda mútua.
- Conhecer a possibilidade de uso de serviços públicos
existentes, como
posto de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e a forma de acesso a eles.
posto de saúde, corpo de bombeiros e polícia, e a forma de acesso a eles.
- Cultivar a sensibilidade e a disposição para ajudar as
outras pessoas,
quando isso for possível e desejável.
quando isso for possível e desejável.
- Contar as histórias bíblicas,
Bom Samaritano encontrado em (João,
Lucas, Marcos) Monitoramento.
Lucas, Marcos) Monitoramento.
- Realizar campanhas de roupas
usadas brinquedos usado para uma
determinada entidade.
determinada entidade.
- Levar a criança a valorizar o
serviço público e não somente
criticá-lo, fazendo a comparação com sua falta como seria.
criticá-lo, fazendo a comparação com sua falta como seria.
Fonte: Andréia Dedeana para Grupo Professores Solidários
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